SóProvas



Questões de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais


ID
90643
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Culturas Afro-Brasileira e Africana constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação e

Alternativas
Comentários
  • CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CONSELHO PLENORESOLUÇÃO Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004. (*)Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana..Art. 2° As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática.(*) CNE/CP Resolução 1/2004. Diário Oficial da União, Brasília, 22 de junho de 2004, Seção 1, p. 11.
  • A minha dúvida foi entre a letra A) e C), pesquisando pude ver que a explicação para não ser a letra c) está no parágrafo 2º do art 26-A:
    Os conteúdos referentes a história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministradas no âmbito de todo currículo escolar, em especial nas áreas de educação artisticas e de literatura e história brasileiras.
  • Minha duvida também foi entre a letra  A e C

  • Minha dúvida também foi em relação a letra A e C

  • Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

    (...)

    § 2o  Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

    Como se vê, pela LDB, não é o ensino sistemático de História que tratará do assunto, mas Literatura, Ed. Artística e História 

  • Também fiquei com dúvida e errei, porque a letra C é da LDB estamos falando das Diretrizes que é outro documento diferente. Esta foi meio que pegadinha pra gente galera!!!!

  • Essa questão trata-se da As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Culturas Afro-Brasileira e Africana, tem que ler esse documento para a acertar a questão, é obvio. 

  • Estava  em duvida entre a questao A e cC,,mas acho que pe a questao A

     

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento da Resolução Nº 1, de 17 de junho de 2004 que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O candidato deve indicar a assertiva correta. Vejamos:

    a) Correta.

    "Art. 2° As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática."

    b) Incorreta.

    O erro foi dizer que o ensino superior pode ou não incluir matérias de Étnico-Raciais. Vejam:

    Art. 1° A presente Resolução institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem observadas pelas Instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira e, em especial, por Instituições que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de professores.

    § 1° As Instituições de Ensino Superior incluirão nos conteúdos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos que ministram, a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como o tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes, nos termos explicitados no Parecer CNE/CP 3/2004. 

    c) Incorreta.

    O erro foi dizer que o ensino sistemático de História e Culturas Afro-Brasileira e Africana na educação básica será especificamente como conteúdo do componente curricular de História do Brasil. Na verdade, será no âmbito de todo currículo escolar, mas em especial nas áreas de educação artísticas e de literatura e história brasileiras.

    Art. 3º (...) § 3° O ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, nos termos da Lei 10639/2003, refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Educação Artística, Literatura e História do Brasil."

    d) Incorreta.

    O erro foi dizer que "estabelecem", quando na verdade, é "poderão". Vejam:

    "Art. 4° Os sistemas e os estabelecimentos de ensino poderão estabelecer canais de comunicação com grupos do Movimento Negro, grupos culturais negros, instituições formadoras de professores, núcleos de estudos e pesquisas, como os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, com a finalidade de buscar subsídios e trocar experiências para planos institucionais, planos pedagógicos e projetos de ensino."

    e) Incorreta.

    O erro foi dizer que o exame dos casos de discriminação deve ser evitado. Vejam:

    Art. 6° Os órgãos colegiados dos estabelecimentos de ensino, em suas finalidades, responsabilidades e tarefas, incluirão o previsto o exame e encaminhamento de solução para situações de discriminação, buscando-se criar situações educativas para o reconhecimento, valorização e respeito da diversidade. 

    Gabarito do monitor: A


ID
90646
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Candau (2002), vem crescendo a consciência da positividade do caráter multicultural de cada país do continente latino-americano. Daí decorre a importância da educação intercultural para a afirmação de sociedades democráticas e igualitárias. Todavia, a perspectiva de interculturalidade apresenta uma grande complexidade, não pode ser trivializada. Nessa direção, a autora defende que esse processo é

Alternativas
Comentários
  • Ver o fato inacabado, visão global

ID
262609
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei n.º 1.369/03 institui a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica. Na Educação Infantil este trabalho pode tornar-se prazeroso quando tratado a partir da Literatura Infantil Afro- Brasileira, propiciando

Alternativas
Comentários
  • Pessoal,

    Não consegui encontrar a Lei n.º 1.369/03.

    Somente a Lei 10.639/03.

    Alguém entende de Lei pra me explicar o enunciado?

    :)
  • Acredito que eles tenham errado o enunciado, pois a  Lei que institui a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica é a Lei 10.639 de 09 de Janeiro de 2003.

    Fonte: http://www.sec.ba.gov.br/jp2011/legislacao/lei_10639.pdf
  • GABARITO DA BANCA: LETRA D

    PARA MIM NENHUMA DAS OPÇÕES, E O NÚMERO DA LEI ESTÁ ERRADO.

  • Também não concordo com as alternativas, além disso o enunciado fala de educação infantil e a resposta cita sobre formação crítica dos leitores.

  • Ninguém tentou anular essa questão? Uma banca assim deveria levar um processo, além disso.

  • A lei 10639 não determina tal obrigatoriedade à Educação Básica, apena ao EF e EM, ou seja, nada interfere na Educação Infrantil


ID
406822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando os níveis e as modalidades da educação brasileira,
segundo a LDB n.º 9.394/96, julgue os itens a seguir.

A obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro- brasileira e indígena é exclusiva para os estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio pertencentes a redes públicas .

Alternativas
Comentários
  • Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).
  • § 2o  Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).
  • GAB. ERRADO
    É CABIVEL NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS
  • LDB - Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

    § 1o  O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

    § 2o  Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

    G
    abarito Errado!

  • Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. 


ID
555217
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares definem os pressupostos teórico-metodológicos e as orientações didáticas para as Redes Municipais de Educação.
Com a Lei nº11.645/08, essas diretrizes recomendam um tratamento transversal no currículo, considerando, sobre- tudo, as relações

Alternativas
Comentários
  • A lei estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

  •  Altera a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei n 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

    Art. 1 O art. 26-A da , passa a vigorar com a seguinte redação:

    Art. 2 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

    Brasília, 10 de março de 2008; 187 da Independência e 120 da República.

    LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

    Fernando Haddad


ID
819883
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de:

Alternativas
Comentários
  • Lei 10.639/2003
    Art.1      
    § 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.
  • Texto   LDB - Art. 26.A   inciso 2.

    Gabarito: C


ID
1015447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Considere que, ao analisarem os conteúdos sobre diversidade étnico-racial, os professores de determinada escola da rede tenham sugerido a supressão desse conteúdo do currículo, por considerá-lo irrelevante. Considere, ainda, que tal sugestão tenha sido fundamentada na autonomia da escola para a formulação do currículo e no desinteresse da comunidade pela temática. Nessa situação, deve-se acatar a sugestão proposta por essa escola, dada a inexistência de instrumento legal que obrigue as escolas a trabalharem tal conteúdo

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA.

    Existe um dispositivo legal que INSTITUI DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO - RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANA = RESOLUÇÃO N° 1 , DE 17 DE JUNHO DE 2004, onde vale ressaltar os seguintes dispositivos :

    Art 3 . ins 3° O ensino sistemático de História e Cultura Afro - Brasileira e Afriana na Educação Básica, nos termos da lei 10639/2003, refere-se , em especial, aos componentes curriculares de Educação Artística, literatura e História do Brasil.

    Art. 8 . Os sistemas de ensino promoverão ampla divulgação do Parecer CNE /CP 003/2004 e dessa Resolução, em atividades periódicas com a PARTICIPAÇÃO DAS REDES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, de exposição , avaliação e divulgação dos êxitos e dificuldades do ensino e aprendizagens de história e Cultura Afro - Brasileira e Africana e da Educação das Relações Étnicos - Raciais.


ID
1172431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Conselho Pleno (CP) do Conselho Nacional de Educação (CNE), por meio da Resolução CNE/CP n.º 1/2004, instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Com base nesse instrumento legal, julgue os itens


A Educação das Relações Étnico-Raciais se pauta na mudança de valores e atitudes que eduquem cidadãos acerca da pluralidade cultural. O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, por sua vez, tem por objetivo o reconhecimento e a valorização da identidade, da história e da cultura afro-brasileira, bem como a valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, europeias e asiáticas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Art 2º § 2º - Da resolução nº 1, 17/06/2004

    § 2º O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, européias, asiáticas.



ID
1172434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Conselho Pleno (CP) do Conselho Nacional de Educação (CNE), por meio da Resolução CNE/CP n.º 1/2004, instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Com base nesse instrumento legal, julgue os itens


A partir desse instrumento legal, a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana passaram a ser obrigatórios em todas as etapas e modalidades de ensino da educação brasileira, com destaque para as instituições com programas de formação inicial e continuada de professores.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C


    RESOLUÇÃO Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004.

    Art 1º

    A presente Resolução institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das

    Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem

    observadas pelas Instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira e,

    em especial, por Instituições que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de

    professores.


ID
1172437
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Conselho Pleno (CP) do Conselho Nacional de Educação (CNE), por meio da Resolução CNE/CP n.º 1/2004, instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Com base nesse instrumento legal, julgue os itens


Considere que, durante a comemoração da Semana da Consciência Negra em uma instituição educacional, um professor tenha se recusado a avaliar o trabalho de uma turma porque o tema abordava as religiões de origem africana e, no roteiro da apresentação, havia a simulação de um ritual do candomblé, alegando que sua religião não permitia participar de macumba. A direção da instituição, pautada no direito à diversidade religiosa, respeitou a decisão do professor e prontamente o substituiu na tarefa de avaliar o trabalho, encerrando o assunto. Nesse caso, a atitude da direção foi correta, pois a legislação não pode exigir a sobreposição de um direito em detrimento de outro.

Alternativas
Comentários
  • Art. 5º CF

    VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;


ID
1172440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Conselho Pleno (CP) do Conselho Nacional de Educação (CNE), por meio da Resolução CNE/CP n.º 1/2004, instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Com base nesse instrumento legal, julgue os itens


Na perspectiva de implementar as diretrizes voltadas às culturas afro-brasileira e africana, as instituições de ensino poderão estabelecer canais de comunicação com grupos da sociedade civil organizados em torno da temática.

Alternativas
Comentários
  • pode passar um zap pro pajé


ID
1172443
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Conselho Pleno (CP) do Conselho Nacional de Educação (CNE), por meio da Resolução CNE/CP n.º 1/2004, instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Com base nesse instrumento legal, julgue os itens


Ao estabelecer as diretrizes para a educação das relações étnico-raciais, a referida resolução concebe que essa educação deve estar voltada para a produção do conhecimento, a formação de posturas, valores e atitudes que possam garantir o respeito aos direitos e a valorização da cultura afro-brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Porque não é a educação como um todo que deve estar voltada para a produção do conhecimento, a formação de posturas, valores e atitudes que possam garantir o respeito aos direitos e a valorização da cultura afro-brasileira, mas a educação das relações etnico-raciais, como diz o § 1º do artigo 2º  da Resolução nº 1, 17/06/2004 a seguir. Bons estudos.

    § 1° A Educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo a divulgação e produção de

    conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade

    étnico-racial, tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantam, a todos,

    respeito aos direitos legais e valorização de identidade, na busca da consolidação da democracia

    brasileira.


  • § 1° A Educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantam, a todos, respeito aos direitos legais e valorização de identidade, na busca da consolidação da democracia brasileira. § 2º O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, européias, asiáticas

    Espero ter colaborado!

ID
1249510
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e a Lei nº 9.394/1996 (LDB), NÃO está correta a afirmativa:

Alternativas
Comentários
  • ART.26.
    Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar,em ESPECIAL nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileira.
  • acredito que cabe recurso a esta questão, pois  no texto da lei fala que os conteúdos "serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar" em ESPECIAL nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileira. E na resposta apontada como  CERTA  diz que sera trabalhada UNICAMENTE nas disciplinas de educação artística, literatura e historia do Brasil

  • RESPOSTA: B 

    Pessoal, questão de pura interpretação de texto;  A questão diz "unicamente" , ou seja, que estes conteúdos serão trabalhados única e exclusivamente nestas disciplinas e em nenhuma outra. Já de acordo com o art. 26 diz "em especial", ou seja, poderão ser trabalhados em outras disciplinas mas nas disciplinas educação artística, literatura e historia do Brasil poderão ser prioridade.

  • Com certeza cabe recurso. Quando caem essas limitações, "unicamente, exclusivamente, somente" São as primeiras que elimino. Muito mal formulada essa questão.  Indiquem para comentário.

  • Pessoal, era para assinalar a incorreta. Resposta B, conforme já comentado.

  • Art. 26 A

    § 2º Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar,em ESPECIAL nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileira.

  • Questão bosta 

    Art 3  XII - consideração com a diversidade étnico-racial.             (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)


ID
1316290
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, para a formação de cidadãos conscientes e atuantes no contexto multicultural e pluriétnica do Brasil.

Nesse contexto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: Letra A

  • § 3º Caberá aos conselhos de Educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios desenvolver

    as Diretrizes Curriculares Nacionais instituídas por esta Resolução, dentro do regime de colaboração e da autonomia de entes federativos e seus respectivos sistemas.


ID
1417030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das políticas e ações governamentais na área da educação, julgue os próximos itens. Nesse sentido, considere que a sigla FIES, sempre que utilizada, se refere ao Fundo de Financiamento Estudantil.

O apoio federal à educação escolar indígena organiza-se a partir do protagonismo indígena na condução de seus processos educativos em língua materna e da definição de territórios etnoeducacionais, que compreendem terras indígenas contínuas ocupadas por povos indígenas que partilham tradições e mantêm laços de afinidade linguística, independentemente da divisão político-administrativa do país.

Alternativas
Comentários
  • Art. 1o  A educação escolar indígena será organizada com a participação dos povos indígenas, observada a sua territorialidade e respeitando suas necessidades e especificidades.

    Acredito que o erro está em protagonismo indígena.

  • Li em um fórum que o problema da questão é mencionar "...terras contínuas...". Segundo o comentário, restringiu, uma vez que compreendem também as terras indígenas descontínuas.

  • Com a Constituição de 1988, os índios deixaram de ser considerados como categoria social, em vias de extinção, e passaram a ser respeitados como grupos étnicos diferenciados, com direito a manter "sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições". (CF Art. 231).

    O mesmo texto constitucional, em seu artigo 210, assegura às comunidades indígenas o uso de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem, devendo o Estado proteger as manifestações das culturas indígenas (CF Art. 215).

    Estes dispositivos constitucionais dão sustentação à nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que garante aos povos indígenas, nos artigos 78 e 79, a oferta de educação escolar bilíngüe e inter-cultural.

    Com estes dispositivos legais, garante-se aos índios o direito a uma escola com características específicas, que busque a valorização do conhecimento tradicional vigente em seu meio, ao mesmo tempo que lhes forneça instrumentos para enfrentar o contato com outras sociedades.

    "Os povos indígenas têm o direito de utilizar as suas línguas maternas nos processos educativos escolares."

    O português aparece como segunda língua, em suas modalidades oral e escrita, em seus vários registros - formal, coloquial, e outros.


ID
1531906
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme Munanga, é correto afirmar que o conceito de etnia pode ser definido como

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    De acordo com Munanga, “uma etnia é um conjunto de indivíduos que, histórica ou mitologicamente, têm um ancestral comum; têm uma língua em comum, uma mesma religião ou cosmovisão; uma mesma cultura e moram geograficamente num mesmo território”. Assim, dentre os indivíduos de raça “branca”, “negra” ou “amarela”, podem existir diversas etnias. Por exemplo, na África, cuja população é majoritariamente negra, porém existem diversas etnias com aspectos culturais diferentes entre si. Outro exemplo são os povos indígenas brasileiros (categoria da classificação de raça do IBGE), que pertencem a várias etnias, como Yanomamis, Pataxós, Guaranis.


ID
1532200
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Conselho Nacional de Educação aponta que a obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores. Assim, a Resolução CNE/CP N o 01/2004 determina que o ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica ocorra por meio de

Alternativas
Comentários
  • gabarito A

    Art. 3° A Educação das Relações Étnico-Raciais e o estudo de História e Cultura Afro-

    Brasileira, e História e Cultura Africana será desenvolvida por meio de conteúdos, competências,

    atitudes e valores, a serem estabelecidos pelas Instituições de ensino e seus professores, com o apoio e

    supervisão dos sistemas de ensino, entidades mantenedoras e coordenações pedagógicas, atendidas as

    indicações, recomendações e diretrizes explicitadas no Parecer CNE/CP 003/2004.


ID
1579687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tendo como referência a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue o próximo item, referente à educação básica e aos níveis e modalidades de educação e ensino.

Na LDB, trata-se de diretrizes gerais da educação nacional, sendo apenas tangenciadas questões étnicas e raciais, que são abordadas em legislação posterior que altera o seu texto.

Alternativas
Comentários
  • De fato, como o próprio nome já diz, a LDB tratará de DIRETRIZES GERAIS, apenas tangenciadas questões étnicas e raciais que são temas da Lei 10.639/03 - que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio.


    Alguns de nós eram faca na caveira...

  • tan·gen·ci·ar - Conjugar

    verbo transitivo

    1. [Brasil]  Seguir a tangente de.

    2. Tocar.

    3. Roçar por.

    4. Relacionar-se com.


    "tangenciadas", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/tangenciadas [consultado em 06-12-2016].

     

     

    :)

  • CORRETO

    A LDB cita como princípio da educação nacional,

    XII - Consideração com a diversidade étnico-racial [...]

    E realmente, após a LDB diversos textos legais tratam do assunto da diversidade étnico-racial, por exemplo:

    Lei 12519

    Lei 12796

    Lei 10.639 ...

  • cesp....the mônio


ID
1645555
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre as Políticas Afirmativas, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A questão quer a INCORRETA

     

    Logo, letra C

  • Políticas de ação afirmativa: Ações afirmativas são atos ou medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo estado, espontânea ou compulsoriamente, com os objetivos de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, ... 


ID
1699501
Banca
Instituto Acesso
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

 “Em nossas sociedades cada vez mais diversificadas, torna-se indispensável garantir uma interação harmoniosa entre pessoas e grupos com identidades culturais a um só tempo plurais, variadas e dinâmicas, assim como sua vontade de conviver. As políticas que favoreçam a inclusão e a participação de todos os cidadãos garantem a coesão social, a vitalidade da sociedade civil e a paz. Definido desta maneira, o pluralismo cultural constitui a resposta política à realidade da diversidade cultural. Inseparável de um contexto democrático, o pluralismo cultural é propício aos intercâmbios culturais e ao desenvolvimento das capacidades criadoras que alimentam a vida pública"

In: UNESCO. (2001) Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural.

Com relação ao papel da escola no que concerne a diversidade cultural, assinale a alternativa que aponta as afirmações corretas:

I - Diante da diversidade cultural é papel da escola promover as mesmas oportunidades para todos os estudantes, mas com estratégias diferentes;

II - Para promover a diversidade é preciso formar grupos homogêneos;

III - As diferenças não devem ser abordadas no espaço escolar para evitar conflitos culturais,

IV - A formação de grupos heterogêneos favorece a troca de experiências entre os alunos. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A: I e IV

    I-Correto

    II- a diversidade acontece em grupos heterogêneos(diferentes indivíduos)

    III- Deve ser abordados sim para que todos conheçam a diferenças e a respeitem

    IV- Correto


ID
1699525
Banca
Instituto Acesso
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a diversidade sociocultural do país e com o objetivo de promover a igualdade de acesso e permanência dos indivíduos no sistema regular de ensino e, simultaneamente, combater desigualdades sociais e regionais, assim como preconceitos de qualquer ordem, relacionam-se às politicas educacionais de ação afirmativa e inclusiva:

Alternativas
Comentários
  • Desde quando a lei trata de "povos das águas e das florestas"?

  • Exatamente... quem são os povos das águas e florestas?

  • Acredito que os "povos das águas"  se refere à população ribeirinha.

  • Acredito que a educação aos povos das águas faz referência às sereias! Desculpa pessoal, foi só pra descontrair. Mas apesar de ter acertado a questão, fiquei balançado com a alternativa b, contudo, o macete para a resolução está apenas no potencial interpretativo, pois o comando pede apenas que você estabeleça uma relação do enuciado com uma das seguintes proposições dada.

  • Qual que é a lei que fala sobre os povos das águas e das florestas? Nunca vi isso. Isso é um sinônimo para as comunidades ribeirinhas, por exemplo?

  • Pensei no enunciadao que fala da diversidade e em promover a igualdade.

  • Essa  me deixou  bem confusa ,   ficava entre A  , B , e  D , essa  é  uma pegadinha muito  boa 

  • Vim aos comentários para conferir se alguém sabia referenciar os "povos das águas e florestas". Mas parece que estamos no mesmo barco.

  • Povos das águas e das florestas são: extrativistas, ribeirinhos, pescadores, raizeiros...

  • 2.5.2. Modalidades da Educação Básica Como já referido, na oferta de cada etapa pode corresponder uma ou mais modalidades de ensino: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Básica do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola e Educação a Distância.

  • a) Educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais, educação escolar quilombola, educação escolar indígena, educação do campo e dos povos das águas e das florestas. (Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica: diversidade e inclusão)

  • Decreto 7.352 (política de educação no campo)

     

    Art. 1o  A política de educação do campo destina-se à ampliação e qualificação da oferta de educação básica e superior às populações do campo, e será desenvolvida pela União em regime de colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, de acordo com as diretrizes e metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação e o disposto neste Decreto. 

     

    § 1o  Para os efeitos deste Decreto, entende-se por:

     

    I - populações do campo: os agricultores familiares, os extrativistas, os pescadores artesanais, os ribeirinhos, os assentados e acampados da reforma agrária, os trabalhadores assalariados rurais, os quilombolas, os caiçaras, os povos da floresta, os caboclos e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural; e...

     

     

    Acima é uma definição de "populações do campo". Não encontrei nada sobre povos das águas e florestas fazendo referência a educação inclusiva. Se alguém souber, publique aqui, please. ☺

  • povos de águas e florestas = caiçaras, raizeiros, ribeirinhos, barranqueiros, gerazeiros, seringueiros...

  • Vou te falar... Fiz inúmeras disciplinas na faculdade de sociologia e antropologia e estudei os vazanteiros, geraizeiros, ribeirinhos, indios e etc. Até hoje eu não vi nenhuma classificação como povos das águas e das florestas! Pode até ser uma denominação de um autor, mas isso não é amplamente difundido. Questão bem viajada.

  • Sinceramente, essa questão deveria ser nula! A questão induziu ao erro...

  • Até agora não entendi a questão

    para mim não ouve coesão entre a pergunta e as resposta

    se estiver enganada alguém me corrigir por favor.

  • A Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e Águas (PNSIPCFA) foi aprovada na 14ª Conferência Nacional de Saúde e representa um passo importante na percepção da saúde a partir da ótica da determinação social. A política busca conhecer as peculiaridades para a composição das estratégias e combate às iniquidades. Transversal, a PNSIPCFA articula e integra diferentes áreas de saúde, como saúde do idoso, da mulher e saúde mental. A diretora-substituta de Apoio à Gestão Participativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, Kátia Souto acredita que a política é um passo importante para a melhoria das condições de saúde e da qualidade de vida dessa população, justamente por entender a saúde dentro de sua complexidade, respeitando a peculiaridade do contexto em que está inserido este grupo e elaborando estratégias que compreendam estas diferenças. https://saude.rs.gov.br/saude-da-populacao-do-campo-da-floresta-e-das-aguas

    Ministério da Saúde

    Gabinete do Ministro

    Altera a Portaria nº 2.866/GM/MS, de 2 de dezembro de 2011, que institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF).

    O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e considerando a necessidade de contemplar expressamente a população "das águas" na Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF), instituída pela Portaria nº 2.866/GM/MS, de 2 de dezembro de 2011, resolve:

  • Questão simples, ela pede as ações educacionais para a inclusão, a alternativa D) traz a educação básica logo não poderia ser a alternativa correta pois ela quer as relacionadas a educação inclusiva logo a alternativa A) e a resposta correta, de maneira alguma o enunciado induz o candidato ao erro, como vi aqui nos comentários


ID
1752790
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

  • A referida Resolução deve ser observada apenas por instituições de ensino públicas, excluindo-se as entidades privadas. (ERRADA)

     b)As Instituições de Ensino Superior devem incluir nos conteúdos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos que ministram, a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como o tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes. (CORRETA)

     c) O disposto na Resolução não é de observância obrigatória pelas instituições de ensino, servindo apenas a título de recomendação ou sugestão. (ERRADA

     d) A Educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à cultura africana apenas. (CORRETA)

     e) A Educação das Relações Étnico-Raciais e o estudo de História e Cultura AfroBrasileira, e História e Cultura Africana serão desenvolvidos por meio de um componente curricular específico a ser incluído nos currículos. (ERRADA - MAS MUITAS VEZES  PODEMOS FICAR EM DUVIDA ENTRE ESSA E A B)

  • Erro da E:

     RESOLUÇÃO Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004: Art. 3° A Educação das Relações Étnico-Raciais e o estudo de História e Cultura AfroBrasileira, e História e Cultura Africana será desenvolvida por meio de conteúdos, competências, atitudes e valores, a serem estabelecidos pelas Instituições de ensino e seus professores, com o apoio e supervisão dos sistemas de ensino, entidades mantenedoras e coordenações pedagógicas, [...]

    GAB: B

  • B

  • Art. 1° A presente Resolução institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das

    Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem

    observadas pelas Instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira e,

    em especial, por Instituições que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de

    professores.

    § 1° As Instituições de Ensino Superior incluirão nos conteúdos de disciplinas e atividades

    curriculares dos cursos que ministram, a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como o

    tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes, nos termos explicitados

    no Parecer CNE/CP 3/2004.


ID
1752850
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Ga. B

  • Art. 1° A presente Resolução institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem observadas pelas Instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira e, em especial, por Instituições que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de professores.

    § 1° As Instituições de Ensino Superior incluirão nos conteúdos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos que ministram, a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como o tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes, nos termos explicitados no Parecer CNE/CP 3/2004.

    § 2° O cumprimento das referidas Diretrizes Curriculares, por parte das instituições de ensino, será considerado na avaliação das condições de funcionamento do estabelecimento.


ID
1795045
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Novamente o texto trata-de das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Culturas Afro-Brasileira e Africana .

  •  A) ERRADA . Art. 26-A Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, PÚBLICOS e PRIVADOS, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena 

    B) CERTA. § 1° As Instituições de Ensino Superior incluirão nos conteúdos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos que ministram, a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como o tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes, nos termos explicitados no Parecer CNE/CP 3/2004.

    C) ERRADA. É de cunho OBRIGATÓRIO.

    D) ERRADA. O erro está no APENAS.

    E) ERRADA. Não serão, JÁ ESTÃO INSERIDOS no ordenamento Jurídico( 9.394/96- LDB).

    Bons estudos!!

     

  • Não entendi... Se eu estiver fazendo geologia, engenharia ou biologia eu tenho que ver essas questões etnicos e raciais? Eu não vi nada disso na faculdade!


ID
1821304
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise os trechos correlatos.

I.   “A Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9.394/1996) declara que a finalidade da educação é o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. E, ainda, no Art. 3º, que o ensino deva ser ministrado com observância de princípios de: igualdade de condições para acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância; coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; gratuidade do ensino público nos estabelecimentos oficiais; valorização do profissional da educação escolar; gestão democrática do ensino público na forma dessa lei e da legislação dos sistemas de ensino; garantia de padrão de qualidade; valorização da experiência extraescolar; vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais."

                                              ASSIM

II. “A educação como direito social, conforme o Art. 6º, da Constituição Federal, deverá ser garantido para todos e de forma equânime, por isso os princípios do direito à educação constante na LDB, nos Arts. 2º e 3º.  Com a  nova Lei nº 12.796, de 2013, incluiu‐se nova redação ao Art. 3º,  onde acrescenta como uns dos princípios, a  consideração com a diversidade étnico‐racial."

Assinale a alternativa correta.


Alternativas
Comentários
  • A referida Lei acrescenta o inciso XII ao artigo citado da LDB. Gabarito "C".

  • Excelente Questão!

  •  ARTIGO 3º.  XII - consideração com a diversidade étnico-racial.  (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)

    GABARITO : C

  • c) O trecho I é verdadeiro e II complementa o I.

  • Equânime significa imparcialidade, igualdade, constância

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre a Constituição federal de 1988 (CF/1988) e dos princípios da educação conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n° 9394/1996. O candidato deve indicar a veracidade das assertivas. Vejamos:

    I- Verdadeira.

    LDB: "Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho."

    "Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    • I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
    • II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
    • III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
    • IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;
    • V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
    • VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
    • VII - valorização do profissional da educação escolar;
    • VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;
    • IX - garantia de padrão de qualidade;
    • X - valorização da experiência extraescolar;
    • XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
    • XII - consideração com a diversidade étnico-racial.  (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)
    • XIII - garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.             
    • XIV - respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária das pessoas surdas, surdo-cegas e com deficiência auditiva."     

    II- Verdadeira.

    CF/1988: "Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição."  

    Esta assertiva explica o motivo que foi incluído o inciso XII como princípio da educação. Os direitos sociais sendo de forma "equânime" , isto é, para todos sem distinção, fez necessário colocar como princípio a consideração com a diversidade ético-racial, a fim de que se fortaleça a falta de preconceito racial.

    Portanto, O trecho I é verdadeiro e II complementa o I.

    Gabarito: C


ID
1921804
Banca
Gestão Concurso
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere à Educação das Relações Étnico-Raciais, foi estabelecido na Lei 10.639 de janeiro de 2003, que os conteúdos relativos à História e Cultura Afro-Brasileira e Africana devem ser ministrados:

I. ao longo de todo o currículo escolar, no ensino fundamental e no ensino médio.

II. apenas nas disciplinas de História, Artes e Literatura.

III. preferencialmente nas disciplinas de História, Artes e Literatura.

IV. em especial, no dia 20 de novembro, “Dia da Consciência Negra”.

É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

    Lei 10.639/2003, Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médiooficiais e particularestorna-se obrigatório ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

    § 1º O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negrabrasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

    § 2º Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolarem especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.

     

    Art. 79-B. O calendário escolarincluirá o dia 20 de novembro como 'Dia Nacional da Consciência Negra'."


ID
1934362
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, visando à formação de cidadãos conscientes e atuantes no contexto multicultural e pluriétnico da sociedade brasileira. De acordo com o enunciado, marque o item correto.

Alternativas
Comentários
  • (...) O ensino de história e cultura afro-Brasileira e africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros.




ID
1977775
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, instituídas pela Resolução CNE/CP nº 1/2004, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 22.06.2004, veio oferecer uma resposta à necessidade de aprimoramento das políticas universais comprometidas com a garantia do direito à educação de qualidade para todos e todas. Em 2008, a Lei nº 11.645/2008 altera o artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura dos povos indígenas brasileiros na educação básica de todo o país.

Dessa forma, o Estado deu uma resposta à demanda da população afro-descendente e aos indígenas, assumindo a Política denominada de

Alternativas
Comentários
  • Ações afirmativas são políticas públicas feitas pelo governo ou pela iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades raciais presentes na sociedade, acumuladas ao longo de anos.

    Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todos

  • Ações Afirmativas.

  • Essa Vunesp é outro nível, sempre me dou mal com as questões dela. Precisando estudar mais!


ID
2000032
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir do estabelecimento da Lei no 11.645, de 10 março de 2008, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996), torna-se obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena em

Alternativas
Comentários
  • Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

    FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm

  • A) Público e Médio.

     

    B) estabelecimentos de Educação infantil e de Ensino Fundamental

     

    C) Faltou falar em estabelecimentos privados

     

    D) GABARITO

     

    E) Educação básica e superior não são obrigados

     

     

     

     

  • Todos estabelecimentos de EDUCAÇÃO BÁSICA! Parecer CNE/CEB nº 2/2007, aprovado em 31 de janeiro de 2007

    Inclui a educação Infantil

  • No ensino infantil e superior não é obrigatório.

  • Esta questão requer conhecimentos a respeito da LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996) e das leis posteriores que alteraram a redação de alguns de seus artigos. Aborda mais especificamente a Lei no 11.645, de 10 março de 2008. O candidato deve indicar a alternativa que apresenta os estabelecimentos em que se tornou obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena, a partir da referida lei. 

    A) estabelecimentos de Ensino Fundamental, somente 
    ERRADO - A referida lei tornou obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio. 
    B) estabelecimentos de Educação infantil e de Ensino Fundamental 
    ERRADO - A referida lei tornou obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio. Ela não inclui os estabelecimentos de Educação infantil. 
    C) estabelecimentos públicos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, somente 
    ERRADO - A referida lei tornou obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio públicos e privados. 
    D) todos os estabelecimentos públicos e privados de Ensino Fundamental e de Ensino Médio 
    CORRETO -  A Lei nº 11.645, de 10 março de 2008 altera a LDB, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena". Com esta alteração, passou a vigorar a seguinte redação no Art. 26-A da LDB: “Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. 
    E) todos os estabelecimentos de Educação Básica e de Educação Superior 
    ERRADO - A referida lei tornou obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio. Não inclui outros níveis da educação básica, como a Educação infantil, nem a Educação Superior. 

    A letra D apresenta os estabelecimentos de ensino em que o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena se tornou obrigatório, a partir da Lei no 11.645, de 10 março de 2008, sendo, portanto, a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
2009926
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goiânia - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 assegura às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem. A coordenação das ações escolares de educação indígena está, hoje, sob responsabilidade do Ministério de Educação, cabendo aos estados e municípios, a sua execução. As propostas pedagógicas para os povos indígenas que optarem pela educação infantil devem:

Alternativas
Comentários
  • Lei 9.394 LDB

    Art. 32

    § 3º O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.

     

    ( a citação não é idêntica, porém em toda a lei foi o mais próximo que chequei para justificar a resposta da questão... Caso alguém possua outra informação, favor compartilhar... )

    Desistir, é para os fracos... 

  • DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL :

    Proposta Pedagógica e Crianças Indígenas
    Garantida a autonomia dos povos indígenas na escolha dos modos de educação de suas crianças de 0 a 5 anos de 
    idade, as propostas pedagógicas para os povos que optarem pela Educação Infantil devem:
     -Proporcionar uma relação viva com os conhecimentos, crenças, valores, concepções de mundo e as memórias de seu povo;
     -Reafirmar a identidade étnica e a língua materna como elementos de constituição das crianças;
     -Dar continuidade à educação tradicional oferecida na família e articular-se às práticas socioculturais de educação e cuidado coletivos da comunidade;
    -Adequar calendário, agrupamentos etários e organização de tempos, atividades e ambientes de modo a atender as demandas de cada povo indígena. 

    LETRA D

     

  • Gabarito: D

     

     

     

    ComentáriosÉ o que ventila o art. 78 da lei 9.394 no inciso I:

     

     

     

                                           "I - proporcionar aos índios, suas comunidades e povos, a

     

                                           recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas

     

                                           identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências;"

     

     

     

     

     

    Vale observar que a CF/88 foi utilizada apenas como termo reforçativo no enunciado e não "resolver de acordo com a CF".

  • d) reafirmar a identidade étnica e a língua materna como elementos de constituição das crianças. 


ID
2052676
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É correto afirmar que as ações referentes à educação indígena serão desenvolvidas pelas:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA A)

     

    Segundo o que estabelece o Decreto Federal nº 26/91, em seu art. 2º, as ações referentes à Educação Indígena serão desenvolvidas pelas Secretarias de Educação dos Estados e Municípios em consonância com as Secretarias Nacionais de Educação do Ministério da Educação.

     

    Todas as questões relativas a legislação indigenista estão comentadas nesse link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/legislacao-indigenista-todos-os-cargos-funai-comentario-das-questoes-esaf/

  • olá alguém pode me explicar a questão?

  • Nossa! tem que tomar um cuidado danado com as resposta que são disponibilizadas aqui, sacanagem viu... paga assinatura para dar resposta errada...

  • essa marquei letra A. ou seja pegadinha terrivel. vamos que vamos


ID
2070733
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei n.º 11.645/2008 torna obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio. A propósito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.        

    § 1o  O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.    

    § 2o  Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. 

     

    FONTE:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm


ID
2070766
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Mesmo tendo aumentado o nível de consciência sobre as questões étnico-raciais, não se pode negar que ainda existe uma ideologia racial presente no cotidiano escolar. A respeito desse tema, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A escola não é um campo neutro, mas sim um espaço sociocultural no qual convivem conflitos e contradições.


ID
2131255
Banca
Serctam
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com o intuito de garantir que professores e gestores estejam atentos ao tema, a revisão das DCNEI incluiu em seu artigo 8º, § 1º, a exigência de que a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil explicitasse as ações sobre o tema da diversidade racial. Fundamentadas nessa proposta, as ações da Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem:
I. A apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais de povos diversos, como indígenas e afrodescendentes, com exceção de asiáticos, europeus e de outros países da América, que devem ser estudados a partir do 3º ano do Ensino Fundamental.
II. O reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas, afro-brasileiras, bem como o combate ao racismo e à discriminação.
III. A dignidade da criança como pessoa humana e a proteção contra qualquer forma de violência (física ou simbólica) e negligência no interior da instituição ou praticadas pela família, prevendo os encaminhamentos de violações para instâncias competentes.
Atribuindo (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas, assinale a sequência correta das alternativas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B - F, V, V


ID
2181817
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O art. 26-A da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação: LEI nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008.

Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”

“Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

§ 1º O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.

§ 2º Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.”


A inserção da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e indígena no currículo oficial da rede de ensino vem somar-se a temática da Pluralidade Cultural inserida nos temas transversais do PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) no que diz respeito à

Alternativas
Comentários
  • e)

    valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, e às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira.

  • ATÉ QUEM NÃO TENHA LIDO A LEI QUE FALA SOBRE obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e indígena no currículo oficial da rede de ensino, TERIA ACERTADO AO LER AS ALTERNATIVAS CABULOSAS SUGERIDAS PELA FCC.

    GABARITO:E

  • Valorização das desigualdades socioeconômicas???

  • Em resposta a: "Valorização das desigualdades socioeconômicas???"

     

     

    A questão "diz": no que diz respeito à

    A alternativa E responde: 

    no que diz respeito a valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, e  no que diz respeito às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira.

     

  • eles poderiam marcar com ponto e vírgula a enumeração.

  • A questão está mal formulada, acertei pela exclusão da menos incorreta, achando assim a letra "E" a alternativa com menor índice de erro.

  • QUESTÃO MAL FORMULADA...MSM!!!!

  •  Apesar dos erros, a menos cabulosa é a letra E. Sendo o gabarito da questão. Se não ler a resposta juntamente com o enunciado a questão fica incoerente mesmo. Que coisa, não? 

  • valorização "às desigualdades socioeconômicas"?? Dá não. 

  • a) obrigar por lei o ensino em tempo didático proporcional, das culturas indígena, Afro-descendente e Europeia, visando, desta maneira, uma educação igualitária socialmente, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país igualitário e cordial.

     

    b) valorização de características sócio-culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país que valoriza a exploração da mão de obra afro-brasileira.

     

    c) valorização de características étnicas e culturais de diferentes, incentivando a celebração das minorias raciais em datas e festejos populares como forma de comemorar o convívio existente entre indígenas, Afro-descendentes e migrantes Europeus em um país harmonioso e sem conflitos.

     

    d) valorizar o protagonismo étnico e cultural de diferentes povos e etnias na sala de aula evitando dar voz ao histórico opressor de descendência Europeia, oferecendo ao aluno a escolha entre ter professores indígenas ou afro-descendentes.

     

    e) valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, e às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira. CORRETA

  • estar muito errado a letra E gente ,verbo em elipse inicio da questão diz: valorização ,valorizar ,segue o enunciado e a desigualdades econômicas e as criticas pode uma coisa dessas estra certa?

  • Também me assustei com a aparente falta de paralelismo da alternativa E. Mas a verdade é que ela completa adequadamente o enunciado, vejam:

    A inserção da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e indígena no currículo oficial da rede de ensino vem somar-se a temática da Pluralidade Cultural inserida nos temas transversais do PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) no que diz respeito à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, e às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira.

  • Nossa, tem algumas alternativas extremamente racistas e ainda tem gente que chuta nelas!!!! é pra ficar de cabelo em pé!


ID
2182909
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O estabelecimento de normas de comportamento ético-moral e de combate à discriminação demonstra os valores e atitudes necessário à vida pessoal e à convivência social. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
I. Tomar medidas proativas para coibir a violência e intermediar a resolução de conflitos.
II. Ter compromisso com a expressão e uso de valores democráticos na sala de aula.
III. Promover o respeito as atitudes de uma escolarização ampla e sustentável.
IV. Compreender o impacto negativo do preconceito e da descriminação.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
2182912
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O professor promoveações para combater o preconceito em sala de aula. Dessa forma é correto afirmar:

Alternativas

ID
2230564
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tal como a Lei nº 10.639/2003, a Lei 11.645/2008 estabelece para as instituições oficiais e particulares de ensino, tanto na oferta do ensino fundamental quanto do ensino médio, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro Brasileira. Contudo, os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003.

    "Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

    § 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

    § 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.

  • art. 26-A Lei 9394/1196 - LDB 

    Torna-se obrigatorio o estudo da hisstoria e cultura afro-brasileira e indigena.

    § 2º ... serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E DE LITERATURA E HISTÓRIAS BRASILEIRAS.


ID
2285140
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a classificação da diversidade humana em raças diferentes, o antropólogo Munanga (2003) entende que o maior problema não está nem na classificação como tal, nem na inoperacionalidade científica do conceito de raça, mas em estabelecer uma escala de valores entre as chamadas raças. De acordo com o autor, um conjunto de indivíduos que, histórica ou mitologicamente, têm um ancestral comum; têm uma língua em comum, uma mesma religião ou cosmovisão; uma mesma cultura e moram geograficamente num mesmo território, são considerados pelos estudos atuais como uma

Alternativas
Comentários
  • etnia. um conjunto de indivíduos que, histórica ou mitologicamente, têm um ancestral comum; têm uma língua em comum, uma mesma religião ou cosmovisão; uma mesma cultura e moram geograficamente num mesmo território, são considerados pelos estudos atuais como uma etnia.


ID
2292118
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, altera a Lei nº 9.394, de 20 de novembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diante dessa afirmativa e de acordo com o texto da Lei, marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A 

    A) Nos estabelecimentos públicos de educação infantil e ensino fundamental, torna-se obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena, e (opicional)  nos estabelecimentos privados. 

    Letra da lei 

    "Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira

  • publicos e privados

  • A) Nos estabelecimentos públicos de educação infantil e ensino fundamental, torna-se obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena, e opcional nos estabelecimentos privados.

     

    Ou seja, a letra A tem dois erros.

     

    1º - É obrigatório no Ensino Fundamental e Médio, não na educação infantil.

    2º - Escolas privadas são obrigadas e não opcional.

  • § 1o O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos dahistória e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partirdesses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, aluta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e onegro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuiçõesnas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.


ID
2308723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo à ergonomia no ambiente escolar e ao contexto social nas relações escolares.

A superação das desigualdades educacionais, por meio da promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual, integra as diretrizes nacionais da educação.

Alternativas
Comentários
  • LDB diz:

    Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

     XII - consideração com a diversidade étnico-racial. 

  • Gabarito: Certo

  • O QUE TEM A VER???

    Julgue o item subsequente, relativo à ergonomia no ambiente escolar e ao contexto social nas relações escolares.

    COM A PERGUNTA???

    A superação das desigualdades educacionais, por meio da promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual, integra as diretrizes nacionais da educação.

    Ergonomia consiste no conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas.

    O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano, com o objetivo de gerar o bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentar a sua produtividade.

    ME AJUDEM POR FAVOR!!!!!!

  • Ergonomia e Pedagogia

    A ergonomia estuda a adequação do trabalho ao ser humano e pode contribuir para a melhoria de processos, produtividade, ambiente de trabalho, dentre outros.

    A ergonomia em educação ainda é um campo de estudo que tem muito a contribuir no que se refere à prática pedagógica.

    Neste sentido, devemos observar como a ergonomia se relaciona com a educação e quais as contribuições que ela pode proporcionar ao ambiente escolar e, consequentemente, como pode ajudar a melhorar o rendimento escolar do aluno e a qualidade do trabalho do professor.

    Assim, é tarefa da Ergonomia Educacional, ser um referencial para implementar ações pedagógicas que constituem a base do Programa de Conscientização Postural na Escola (PCPE). Aplicados aos fundamentos, conceitos, referencial teórico e metodológicos da Pedagogia Postural.

    O Conceito da Pedagogia Postural tem por objetivo desenvolver nas Escolas, com apoio do Programa de Conscientização Postural na Escola (PCPE), palestras educativas que possam gerar consciência crítica acerca dos problemas que afetam a postura corporal dos alunos, alterando sua estrutura musculoesquelética e, servindo de instrumento para prevenção de lesões e dores associadas que podem comprometer o rendimento escolar.

    Neste sentido, apoiado nos fundamentos da Pedagogia Postural, procuramos discutir, analisar e mostrar aos alunos posturas corretas que devem ser adotadas para uma melhor interação com os instrumentos pedagógicos que diariamente os jovens utilizam, tais como: o mobiliário escolar, a mochila, o computador, como pegar e transportar objetos pesados, situações do dia-a-dia, etc.

    Pedagogia Postural tem como objetivo a reflexão, ordenação, a sistematização e a construção crítica de conceitos que levem a uma conscientização postural ampla.

    Ao relacionar-se ambiente escolar e postura, observa-se que a problemática é bem diversificada. As crianças e os adolescentes permanecem por um período de quatro a seis horas nas instituições escolares, convivendo com dificuldades ergonômicas no mobiliário com disposição e proporções inadequadas e, no transporte do material escolar. A exposição dos estudantes as acomodações inadequadas do meio escolar faz com que surjam problemas relacionados à postura dos mesmos.

    Hoje se sabe que quanto mais precoce for à intervenção, maior a possibilidade de recuperação, evitando-se a instalação de desvios posturais que podem comprometer a saúde e, consequentemente, o rendimento escolar do aluno.

     

    http://ergonomianasescolas.blogspot.com.br/2011/01/ergonomia-na-sala-de-aula.html

  • Quer dizer que o Brasil não vai pra frente porque tem na Lei que deve existir igualdade regional, de gênero e de orientação sexual? Fale mais sobre isso, André, você deve ter um vasto conhecimento sobre os problemas do país para culpar a lei (que diga-se de passagem, é bem ilusória) por buscar igualdade entre todos os cidadãos. É muito fácil ser homem hetero meu Deus. E não basta ser contra a igualdade de gênero e de orientação sexual, além de tudo é contra a Regional. Muito bacana essa xenofobia que vivemos entre regiões do próprio Brasil, me poupe.

ID
2417599
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para empreender a construção de pedagogias de combate ao racismo e a discriminações, é fundamental que se desfaçam, dentre outros, os seguintes equívocos:

I. esclarecer que ser negro, no Brasil, limita-se às características físicas.

II. enfrentar a afirmação de que os negros se discriminam entre si e que são racistas também.

III. superar a crença de que a discussão sobre a questão racial se limita ao Movimento Negro e a estudiosos do tema e não à escola.

Está correto o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • GAB A


ID
2455267
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

[...]
Art. 2° As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnicosociais positivas, rumo à construção de nação democrática.
[...]
Disponível em: . Acesso em:www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-context/upls/2012/10/DCN-s-Educacao-dasrelaçoes-Etnico-raciais.pdfs 03 out. 2016.
A resolução nº 1, de 17 de junho 2004, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem observadas, especialmente, pelas instituições que

Alternativas
Comentários
  • Gabrito: Letra a

  • RESOLUÇÃO Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004:

    Art. 1° A presente Resolução institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem observadas pelas Instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira e, em especial, por Instituições que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de professores.

    GAB: A


ID
2532928
Banca
ACAFE
Órgão
SED-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em Santa Catarina, o Conselho Estadual de Educação aprovou a Resolução n° 132, de 15/12/2009, a fim de minimizar os processos de discriminação e preconceitos a travestis, transexuais e transgêneros, garantindo-lhes o acesso e a permanência na Educação Básica. Essa normativa passou a vigorar a partir de 2011 e dispõe sobre o nome social nos registros escolares internos e dá outras providências.


O seu artigo 1º afirma: Determinar, quando requerido, que as escolas/instituições vinculadas ao Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina que, em respeito à cidadania, aos direitos humanos, à diversidade, ao pluralismo, à dignidade humana, além do nome civil, incluam o nome social de travestis e transexuais nos (...):

Alternativas
Comentários
  • D) registros escolares internos.


ID
2532931
Banca
ACAFE
Órgão
SED-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação das relações étnico-raciais/ERER tem por alvo a formação de cidadãos, mulheres e homens empenhados em promover condições de igualdade no exercício de direitos sociais, políticos, econômicos, dos direitos de ser, viver, pensar, próprios aos diferentes pertencimentos étnico-raciais e sociais.” Nesse sentido, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina – 2014 p.66/67.

Alternativas
Comentários
  • A ERER reconhece a presença de sujeitos étnicos de matriz africana e indígena no território do conhecimento (currículos oficiais).




ID
2532937
Banca
ACAFE
Órgão
SED-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O posicionamento da escola diante das relações étnico-raciais, de gênero, ambiental e sexual estabelecidas no seu interior compreende a construção identitária positiva em relação ao seu pertencimento étnico-racial, dentre outros. Considerando o exposto, são ações possíveis, exceto:

Alternativas
Comentários
  • c) Exercitar a diversidade como princípio informativo e conceber as datas comemorativas como um fato social de valorização da cultura hegemônica a ser reproduzido na escola. 

  • questão um pouco confusa

  •  c)Exercitar a diversidade como princípio informativo e conceber as datas comemorativas como um fato social de valorização da cultura hegemônica a ser reproduzido na escola. 

    Não deve haver valorização da cultura hegemônica e nem muito menos ela dever ser reproduzida na escola. Abaixo está o significado da palavra.

     

    Significado de Hegemonia

    substantivo feminino : Supremacia, domínio, poder que algo ou alguém exerce em relação aos demais: a Ferrari busca a hegemonia mundial no automobilismo.

    https://www.dicio.com.br/hegemonia/

  • Nenhuma cultura pode sobresair sobre outras.........ou dominar uma outra etc....


ID
2719867
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em 2004, o Ministério da Educação divulgou as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Em 2006, foi lançada a publicação Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais, em que são sugeridas algumas atividades a ser desenvolvidas. Assinale a opção que apresenta determinação, sugestão ou orientação presente nesses documentos.

Alternativas
Comentários
  • d) O ensino de história e cultura africana se fará por diferentes meios, incluindo projetos; para tanto, os estabelecimentos de educação básica, em todos os níveis, precisam providenciar o registro da história não contada dos negros brasileiros.

    Gabarito d)

  • Eu respondi a alternativa A, mas encontrei algo nessa Orientações bem interessante: "São diversas as canções populares trabalhadas na Educação Infantil. Muitas delas tradicionais e com fortes representações negativas e/ou violentas, reforçadoras da dominação, que depreciam a imagem do negro e outros.[...]. Uma delas refere-se ao “Boi da Cara Preta”, e na qual é possível fazer substituições cantando a música utilizando outras cores para o boi, como verde, vermelho, amarelão. A criatividade pode ser explorada ao máximo, buscando substituições que façam sentido cultural para as crianças, cantando essas canções, utilizando-se de outras expressões não preconceituosas. [pg 173]

    O erro da alternativa A é a parte final que diz que se deve manter a originalidade da letra. 

    O Erro da Alternativa B: "Chamamos a atenção para a importância de não realizar atividades isoladas ou descontextualizadas. É importante que a temática das relações étnicoraciais esteja contida nos projetos pedagógicos das instituições, evitando-se práticas localizadas em determinadas fases do ano como maio, abril, agosto, novembro." [pg. 168]

    GAB: D.

  • E qual o erro da C, minha gente???

  • Lucas Bulhões aqui está o erro da C:

    página 239 das Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico Raciais diz:

    "É importante destacar que não se trata de mudar um foco etnocêntrico marcadamente de raiz européia por um africano, mas de ampliar o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira."

  • A questão trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. É importante que o candidato tenha conhecimento do documento para que responda a questão. Portanto, com base no documento vejamos as alternativas: 
    A) Recomenda-se a utilização de músicas e canções populares, literatura e poesias, com prioridade para aquelas que enaltecem a cultura negra, indígena e regional como, por exemplo, Kizomba, Menina Bonita do Laço de Fita, Os Escravos de Jô e As Borboletas, de Vinícius de Morais, tendo-se o cuidado de manter a originalidade da letra. ERRADA a criatividade pode ser explorada ao máximo, buscando substituições que façam sentido cultural para as crianças, cantando essas canções, utilizando-se de outras expressões não preconceituosas. - página 173 
    B) É importante que a temática das relações étnico-raciais esteja contida nos projetos pedagógicos das instituições, com práticas localizadas em determinadas fases do ano para que não seja esquecida. ERRADA é importante que a temática das relações étnico-raciais esteja contida nos projetos pedagógicos das instituições, evitando-se práticas localizadas em determinadas fases do ano como maio, abril, agosto, novembro. - página 168 
    C) Para ampliar a diversidade cultural presente nos currículos, as atividades devem mudar o foco etnocêntrico marcadamente de raiz europeia. ERRADA não se trata de mudar um foco etnocêntrico marcadamente de raiz européia por um africano, mas de ampliar o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira.- página 239 
    D) O ensino de história e cultura africana se fará por diferentes meios, incluindo projetos; para tanto, os estabelecimentos de educação básica, em todos os níveis, precisam providenciar o registro da história não contada dos negros brasileiros. CORRETA O ensino de História e de Cultura Afro-Brasileira, se fará por diferentes meios, inclusive, a realização de projetos de diferentes naturezas, no decorrer do ano letivo, com vistas à divulgação e estudo da participação dos africanos e de seus descendentes em episódios da história do Brasil. página 23. 
    E) No ensino médio, sugere-se apresentar mais cartuns, quadrinhos, vídeos e revistas e apresentar com cuidado os autores clássicos, uma vez que, em muitos, há conotação discriminatória da questão racial. ERRADA Reconhecimento requer a adoção de políticas educacionais e de estratégias pedagógicas de valorização da diversidade, a fim de superar a desigualdade étnicoracial presente na educação escolar brasileira, nos diferentes níveis de ensino.
    Dessa forma, a alternativa que responde a questão é a letra D.
    Gabarito do professor: D

ID
2740165
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No complexo legislativo da educação brasileira, ganha destaque a Resolução que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A aplicabilidade do conteúdo da referida norma deve ser observada pelas instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira, a partir da seguinte proposição:

Alternativas
Comentários
  • ...Este parecer visa a atender os propósitos expressos na Indicação CNE/CP 6/ 2002, bem como regulamentar a alteração trazida à Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pela Lei 10.639/2000, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica...

  • CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/CONSELHO PLENO/DF

     

    RESOLUÇÃO Nº 1, de 17 de junho 2004

     

    Art. 1° A presente Resolução institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem observadas pelas Instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira e, em especial, por Instituições que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de professores.

     

    § 1° As Instituições de Ensino Superior incluirão nos conteúdos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos que ministram, a Educação das Relações Étnico- Raciais, bem como o tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes, nos termos explicitados no Parecer CNE/CP 3/2004.

     

    § 2° O cumprimento das referidas Diretrizes Curriculares, por parte das instituições de ensino, será considerado na avaliação das condições de funcionamento do estabelecimento.


ID
2767213
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As políticas nacionais para a educação das relações étnico-raciais implicam em medidas de ações afirmativas, tais como:

Alternativas
Comentários
  • GAB:. A

  • Reparação, reconhecimento e valorização da cultura afrodescendente.

  • A


ID
2793346
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

São elementos básicos para a organização, estrutura e funcionamento das escolas indígenas:

Alternativas
Comentários
  •  a) localização urbana ou rural, atendimento integrado e ensino ministrado na língua nacional(ERRADO)

     b) localização em terras das comunidades indígenas, exclusividade de atendimento e ensino ministrado na língua materna da comunidade. (CORRETO) 

     c) autorização dos caciques para funcionamento, construção de edificações padrão e sistema de ensino modular(ERRADO)

     d) eleição da língua predominante entre os povos para ministrar o ensino, currículo oficial do Estado e adoção de regimento comum das escolas.  (ERRADO)

     e) adoção de sistema único, formação de professores voltada à execução do plano de trabalho e turmas multisseriadas. (ERRADO)


ID
2793349
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O racismo e os mesmos preconceitos que estão na sociedade permeiam o cotidiano das relações sociais de alunos entre si e de alunos com professores no espaço escolar. O desafio desse convívio e a dificuldade de lidar com esses casos leva alguns educadores a praticarem a política do avestruz ou a sentirem pena dos agredidos. As Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africanas, estabelecem como responsabilidade dos órgãos colegiados das escolas,

Alternativas
Comentários
  • Art. 6° Os órgãos colegiados dos estabelecimentos de ensino, em suas finalidades, responsabilidades e tarefas, incluirão o previsto o exame e encaminhamento de solução para situações de discriminação, buscando-se criar situações educativas para o reconhecimento, valorização e respeito da diversidade.

  • GAB:. A


ID
2814268
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

  • Gab E


    RESOLUÇÃO Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004.


    Art. 2º; § 1° A Educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo a divulgação e produção de

    conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade

    étnico-racial, tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantam, a todos,

    respeito aos direitos legais e valorização de identidade, na busca da consolidação da democracia

    brasileira.

  • GAB: E

    Art. 2° ...

    § 1° A Educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantam, a todos, respeito aos direitos legais e valorização de identidade, na busca da consolidação da democracia brasileira.


ID
2821492
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na realidade brasileira é corriqueira a reprodução de práticas discriminatórias, intolerantes e excludentes no âmbito de instituições educativas. Nesse contexto, a psicologia escolar e educacional pode contribuir para as discussões sobre o tema do combate ao racismo pela via da educação para as relações étnico-raciais. Essa contribuição pode se dar por meio da

Alternativas
Comentários
  • A) conscientização dos professores quanto aos limites existentes no que diz respeito à abordagem da temática étnico-racial uma vez que, como esta não constitui conteúdo curricular, é difícil promover sua articulação aos conhecimentos ensinados. (ERRADO)

    B) fiscalização dos discursos racistas remanescentes no âmbito institucional, a fim de evitar que esses venham à tona, pois podem gerar exposição dos estudantes a situações vexatórias que culminam na perpetuação de violências físicas e simbólicas. (ERRADO) A questão pede uma medida educativa e não fiscal.

    C) atuação voltada especificamente para os sujeitos que pertencem a minorias étnico -raciais, pois estes podem beneficiar-se diretamente de ações de resgate da história das comunidades negras e indígenas bem como das discussões relativas à diversidade cultural, diferentemente dos demais atores das instituições educativas. (ERRADO) A ação deve ser voltada para TODOS, pois TODOS se beneficiam.

    D) proposição de ações interdisciplinares que promovam reflexões sobre atitudes preconceituosas reproduzidas no cotidiano institucional e seus reflexos na produção de sofrimento, adoecimento psíquico e prejuízos à aprendizagem, visando a transformação do modo como as pessoas lidam com a questão racial no nosso país. (CORRETO) Propor, Promover, Visar...interdisciplinariedade, reflexão, transformação...são palavras-chave.


ID
2838538
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Cunha, em Brincadeiras africanas para educação cultural (2016), afirma que existem elementos racistas em alguns jogos que por vezes são citados como de origem afro-brasileira, e que a utilização dessas brincadeiras em aula, sem uma reflexão sobre seu significado e sua construção histórica, termina por contradizer as orientações legais acerca de uma pedagogia antirracista.

Um exemplo de jogo ligado ao contexto da escravidão cuja construção histórica o(a) docente deve problematizar é

Alternativas
Comentários
  • A

  • Muitos negros e índios sofriam diversos castigos físicos, um deles era o chicoteamento.

    Até um século atrás, marinheiros brasileiros de baixas patentes negros sofriam castigos físicos a base da chicotada.

    Logo, dá para deduzir que uma dessas brincadeiras é a chamada "chicotinho" queimada.

  • Chicote-queimado é uma brincadeira em que uma criança tenta alcançar as outras batendo-lhes com um lenço enrolado em forma de chicote.

  • o problema é quando a gente não conhece nenhuma dessas brincadeiras.... fica difícil de responder...


ID
2855386
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A oferta de educação escolar indígena no Estado de Pernambuco está sob a responsabilidade

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B

  • alguém pode me explicar qual motivo de ser letra B? já que na LDB quando a gente se refere a educação indígena remetemos a reponsabilidade para união.


ID
2858878
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir da instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2004), é necessário considerar:

Alternativas
Comentários
  • GAB C


ID
2891005
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Parecer CNE/CP nº 003/2004, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, orienta: “Políticas de reparações e de reconhecimento formarão programas de ações afirmativas, isto é, conjuntos de ações políticas dirigidas à correção de desigualdades raciais e sociais, orientadas para oferta de tratamento diferenciado com vistas a corrigir desvantagens e marginalização criadas e mantidas por estrutura social excludente e discriminatória.” (http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf). O parecer baseia-se no conceito de equidade, que significa tratar os desiguais de forma desigual, e assim, reparar algumas das desigualdades sociais oriundas do processo de escravidão no Brasil. Dentre as ações afirmativas implantadas no país, destacamos a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Assinale a alternativa CORRETA, quanto à reserva de vagas prevista na Lei.

Alternativas
Comentários
  • Art. 1 As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm

  • Nesta questão, deve-se indicar a alternativa correta quanto à reserva de vagas prevista na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. 
    A) As instituições federais de educação superior reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. 
    CORRETO - De acordo com o art. 1o do Parecer, as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação devem reservar, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. 
    B) 50% (cinquenta por cento) do total de vagas das instituições federais de educação superior deverão ser reservadas aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário mínimo e meio) per capita.
    ERRADO - Segundo o art. 1o do Parecer, as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação devem reservar, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. No preenchimento destas vagas, 50% (cinquenta por cento) deve ser reservado aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita. Ou seja, metade das vagas destinadas aos estudantes de escolas públicas deve ser reservada aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo. 
    C) 50% (cinquenta por cento) do total de vagas das instituições federais de educação superior deverão ser reservadas aos estudantes negros, pardos e indígenas. 
    ERRADO - Segundo o art. 1o do Parecer, as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação devem reservar, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. No preenchimento destas vagas, 50% (cinquenta por cento) deve ser reservado aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita. Já de acordo com o art.   3o da referida lei, em cada instituição federal de ensino superior, as vagas de que trata o                 art. 1o devem ser preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. (Redação dada pela Lei nº 13.409, de 2016) 
    D) As instituições federais de ensino técnico de nível médio reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso em cada curso, por turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que cursaram as séries finais do ensino fundamental em escolas públicas. 
    ERRADO - De acordo com o art. 4o da lei, as instituições federais de ensino técnico de nível médio reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso em cada curso, por turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas. 
    E) Em cada instituição federal de ensino técnico de nível médio, 50% das vagas serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação. 
    ERRADO - O art. 4º da lei diz que as instituições federais de ensino técnico de nível médio reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso em cada curso, por turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas. Já segundo o art. 5o, em cada instituição federal de ensino técnico de nível médio, as vagas de que trata o art. 4o devem ser preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo do IBGE. (Redação dada pela Lei nº 13.409, de 2016) 
    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A.
  • Superior

    50% do total para quem cursou integramente o ensino médio em escolas públicas, dentro desses 50%, 50% será destinados para renda menores que1,5 , e em cotas com base no levantamento do IBGE.

    Ensino médio profissional

    50% do total para quem cursou integramente o ensino fundamental em escolas públicas, dentro desses 50%, 50% será destinados para renda menores que1,5 , e em cotas com base no levantamento do IBGE.


ID
2891032
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme Resolução CNE/CEB nº 5, de 22 de julho de 2012, constituem objetivos da Educação Escolar Indígena proporcionar a essas populações, suas comunidades e povos:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º Constituem objetivos da Educação Escolar Indígena proporcionar aos indígenas, suas comunidades e povos:

    I - a recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências;

    II - o acesso às informações, conhecimentos técnicos, científicos e culturais da sociedade nacional e demais sociedades indígenas e não-indígenas.

    Parágrafo único A Educação Escolar Indígena deve se constituir num espaço de construção de relações interétnicas orientadas para a manutenção da pluralidade cultural, pelo reconhecimento de diferentes concepções pedagógicas e pela afirmação dos povos indígenas como sujeitos de direitos.

  • Letra Correta D:

    A: A recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências, excluindo os demais conteúdos escolares pautados na cultura eurocêntrica. O texto não exclui outras culturas, pois afirma "demais sociedades não-indígenas.

    B: O acesso às informações, conhecimentos técnicos, científicos e culturais da sociedade nacional sem diferenciação das demais escolas públicas e privadas, garantindo o direito e a igualdade na educação. Há diferenciação, porque toda a construção do ensino é voltada para a comunidade quilombola.

    C: A recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e da Língua Portuguesa nacional e ciências, excluindo os demais conteúdos escolares pautados na cultura eurocêntrica. (Não estudará de modo específico a língua portuguesa e não excluirá conteúdos de outras culturas não índigenas).

    D: Correta

    E: A recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências com estudos transversais abordados exclusivamente nas unidades curriculares de História e Sociologia. (os estudos são interdisciplinares e não exclusivos para a História e Sociologia).

  • Esta questão solicita que seja indicada a alternativa que contém os objetivos da Educação Escolar Indígena proporcionar a essas populações, suas comunidades e povos, conforme Resolução CNE/CEB nº 5, de 22 de julho de 2012. 
    A) A recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências, excluindo os demais conteúdos escolares pautados na cultura eurocêntrica. 
    ERRADO - Não há exclusão de conteúdos escolares no documento. De acordo com o item I do art. 3º da Resolução, constituem objetivos da Educação Escolar Indígena proporcionar aos indígenas, suas comunidades e povos: a recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências. 
    B) O acesso às informações, conhecimentos técnicos, científicos e culturais da sociedade nacional sem diferenciação das demais escolas públicas e privadas, garantindo o direito e a igualdade na educação. 
    ERRADO - De acordo com o item II do art. 3º da Resolução, constituem objetivos da Educação Escolar Indígena proporcionar aos indígenas, suas comunidades e povos: o acesso às informações, conhecimentos técnicos, científicos e culturais da sociedade nacional e demais sociedades indígenas e não-indígenas. Portando, o documento não faz diferenciação entre escolas públicas e privadas, nem menciona tal questão. 
    C) A recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e da Língua Portuguesa nacional e ciências, excluindo os demais conteúdos escolares pautados na cultura eurocêntrica. 
    ERRADO - Segundo os itens I e II do art. 3º da Resolução Art. 3º, constituem objetivos da Educação Escolar Indígena proporcionar aos indígenas, suas comunidades e povos: I - a recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências. II - o acesso às informações, conhecimentos técnicos, científicos e culturais da sociedade nacional e demais sociedades indígenas e não-indígenas. Não há, portanto, exclusão dos demais conteúdos escolares. 
    D) A recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências; e o acesso às informações, conhecimentos técnicos, científicos e culturais da sociedade nacional. 
    CORRETO - Trata-se do texto dos itens I e II do Art. 3º. Constituem objetivos da Educação Escolar Indígena proporcionar aos indígenas, suas comunidades e povos: I - a recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências; II - o acesso às informações, conhecimentos técnicos, científicos e culturais da sociedade nacional e demais sociedades indígenas e não-indígenas. 
    E) A recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências com estudos transversais abordados exclusivamente nas unidades curriculares de História e Sociologia. 
    ERRADO - O documento menciona a interdisciplinaridade e contextualização na articulação entre os diferentes campos do conhecimento, por meio do diálogo transversal entre disciplinas diversas e do estudo e pesquisa de temas da realidade dos estudantes e de suas comunidades. Não há menção sobre abordagem exclusiva nas unidades curriculares de História e Sociologia. 
    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.

ID
2894524
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução CNE/CP nº 1 de 17 de junho de 2004, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Em casos de discriminação Étnico-Racial em ambientes escolares, o documento prevê:

Alternativas
Comentários
  • Letra Correta: D

    Art. 6° Os órgãos colegiados dos estabelecimentos de ensino, em suas finalidades, responsabilidades e tarefas, incluirão o previsto o exame e encaminhamento de solução para situações de discriminação, buscando-se criar situações educativas para o reconhecimento, valorização e respeito da diversidade.

    § Único: Os casos que caracterizem racismo serão tratados como crimes imprescritíveis e inafiançáveis, conforme prevê o Art. 5o, XLII da Constituição Federal de 1988.

  • Esta questão trata da discriminação Étnico-Racial em ambientes escolares. 
    Vejamos o que dispõe o Art 6º da Resolução CNE/CP nº 1 de 17 de junho de 2004. 
    Art. 6° Os órgãos colegiados dos estabelecimentos de ensino, em suas finalidades, responsabilidades e tarefas, incluirão o previsto, o exame e encaminhamento de solução para situações de discriminação, buscando-se criar situações educativas para o reconhecimento, valorização e respeito da diversidade. 
    § Único: Os casos que caracterizem racismo serão tratados como crimes imprescritíveis e inafiançáveis, conforme prevê o Art. 5o, XLII da Constituição Federal de 1988. 
    Analisemos as alternativas:
    A) Apenas a denúncia na polícia, considerando que racismo é crime imprescritível e inafiançável, conforme prevê o Art. 5º, XLII da Constituição Federal de 1988. ERRADA - Não basta apenas realizar denúncia na polícia é preciso realizar atividades educativas para valorização e respeito da diversidade. 
    B) Todos os casos deverão ser denunciados diretamente no Ministério Público e a escola deverá relatar aos pais em caso de estudante menor de idade, considerando que racismo é crime imprescritível e inafiançável, conforme prevê o Art. 5º, XLII da Constituição Federal de 1988. ERRADA - A resolução não prevê denúncia direta ao Ministério Público. 
    C) Os casos serão tratados apenas em âmbito escolar com sanções disciplinares, conforme regimento próprio da instituição. ERRADA - Os casos que caracterizem racismo serão tratados como crimes. 
    D) A questão será relatada aos colegiados da instituição, que deverá buscar soluções educativas de valorização e respeito à diversidade. Os casos que caracterizem racismo serão tratados como crimes imprescritíveis e inafiançáveis, conforme prevê o Art. 5º, XLII da Constituição Federal de 1988. CORRETA. 
    E) Realização de atividades sócio-educativas e devidas orientações a pais e estudantes, não necessitando de denúncia, pois racismo é crime imprescritível e inafiançável, conforme prevê o Art. 5º, XLII da Constituição Federal de 1988. ERRADA - Os casos que caracterizem racismo serão tratados como crimes e deverão ser denunciados. 
    Portanto, alternativa que responde a questão é a letra D.
    Gabarito do professor: Letra D.
  • Letra D correta

    Os órgãos colegiados são os responsáveis de buscar soluções educativas que respeitem a diversidade, casos considerados como racismo, enquadrara-se no Art 5 da CF.

  • Esta questão trata da discriminação Étnico-Racial em ambientes escolares. 

    Vejamos o que dispõe o Art. 6º da Resolução CNE/CP nº 1 de 17 de junho de 2004

    Art. 6° Os órgãos colegiados dos estabelecimentos de ensino, em suas finalidades, responsabilidades e tarefas, incluirão o previsto, o exame e encaminhamento de solução para situações de discriminação, buscando-se criar situações educativas para o reconhecimento, valorização e respeito da diversidade. 

    § Único: Os casos que caracterizem racismo serão tratados como crimes imprescritíveis e inafiançáveis, conforme prevê o Art. 5o, XLII da Constituição Federal de 1988. 

    Analisemos as alternativas:

    A) ERRADA - Não basta apenas realizar denúncia na polícia é preciso realizar atividades educativas para valorização e respeito da diversidade. 

    B) ERRADA - A resolução não prevê denúncia direta ao Ministério Público. 

    C) ERRADA - Os casos que caracterizem racismo serão tratados como crimes. 

    D) CORRETA. 

    E) ERRADA - Os casos que caracterizem racismo serão tratados como crimes e deverão ser denunciados. 

    Portanto, alternativa que responde a questão é a letra D.

    Autor: Michele Avelar, Graduada em Pedagogia pela UERJ, Especialista em Educação à Distância, Mestra em Educação pela UFRJ e Coordenadora do Centro de Tecnologia Educacional da UERJ, de Pedagogia.


ID
2894542
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010, “institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica”. Para efeito desse Estatuto, considere as seguintes definições:

I. Discriminação racial ou étnico-racial: toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública ou privada.

II. Desigualdade racial: toda situação com fundamentação justa de diferenciação de não acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica.

III. Desigualdade de gênero e raça: assimetria existente no âmbito da sociedade que acentua a distância social entre mulheres negras e os demais segmentos sociais.

IV. População negra: o conjunto de pessoas que se declaram pretas, pardas e indígenas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga.

V. Políticas públicas: as ações, iniciativas e programas adotados pelo Estado no cumprimento de suas atribuições institucionais.

VI. Ações afirmativas: os programas e medidas especiais adotados unicamente pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.


Avalie as definições acima e assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra Correta: C

    I - Correta

    II - Desigualdade racial: toda situação com fundamentação justa (injustificada) de diferenciação de não acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica.

    III - Correta

    IV - População negra: o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas, pardas e indígenas , conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga.

    V - Correta

    VI - Ações afirmativas: os programas e medidas especiais adotados unicamente pela iniciativa privada (privada e Estado) para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.

  • Esta questão trata do Estatuto da Igualdade Racial. 
    Vejamos o que dispõe o Art 1º da Lei nº 12.288: 
    Art. 1o Esta Lei institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica. Parágrafo único. Para efeito deste Estatuto, considera-se:
    I - discriminação racial ou étnico-racial: toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública ou privada;
    II - desigualdade racial: toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica;
    III - desigualdade de gênero e raça: assimetria existente no âmbito da sociedade que acentua a distância social entre mulheres negras e os demais segmentos sociais;
    IV - população negra: o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga;
    V - políticas públicas: as ações, iniciativas e programas adotados pelo Estado no cumprimento de suas atribuições institucionais;
    VI - ações afirmativas: os programas e medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.
    Agora analisemos as alternativas: 
    É importante que o candidato perceba que a banca substitui algumas palavras para tornar as assertivas incorretas. 
    I - CORRETA 
    II -ERRADA - Desigualdade racial: toda situação com fundamentação justa (injustificada) de diferenciação de não acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica.
    III - CORRETA 
    IV -ERRADA- População negra: o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas, pardas e indígenas , conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga.
    V - CORRETA 
    VI - ERRADA - Ações afirmativas: os programas e medidas especiais adotados unicamente pela iniciativa privada (privada e Estado) para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades. 
    Portanto,  I, III e V estão corretas, a alternativa que responde corretamente a questão é a letra C. 
    Gabarito do professor: Letra C.
  • Art. 1 Esta Lei institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.

    Parágrafo único. Para efeito deste Estatuto, considera-se:

    I - discriminação racial ou étnico-racial: toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública ou privada;

    II - desigualdade racial: toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica;

    III - desigualdade de gênero e raça: assimetria existente no âmbito da sociedade que acentua a distância social entre mulheres negras e os demais segmentos sociais;

    IV - população negra: o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga;

    V - políticas públicas: as ações, iniciativas e programas adotados pelo Estado no cumprimento de suas atribuições institucionais;

    VI - ações afirmativas: os programas e medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.

  • É importante que o candidato perceba que a banca substitui algumas palavras para tornar as assertivas incorretas. 

    I - CORRETA 

    II -ERRADA - Desigualdade racial: toda situação com fundamentação justa (injustificada) de diferenciação de não acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica.

    III - CORRETA 

    IV -ERRADA- População negra: o conjunto de pessoas que se declaram (autodeclaram) pretas, pardas e indígenas , conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga.

    V - CORRETA 

    VI - ERRADA - Ações afirmativas: os programas e medidas especiais adotados unicamente pela iniciativa privada (privada e Estado) para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades. 

    Portanto,  I, III e V estão corretas, a alternativa que responde corretamente a questão é a letra C. 

    Autor: Michele Avelar, Graduada em Pedagogia pela UERJ, Especialista em Educação à Distância, Mestra em Educação pela UFRJ e Coordenadora do Centro de Tecnologia Educacional da UERJ, de Pedagogia.


ID
2909185
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução nº 1, de 17.06.2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, orienta as instituições de ensino e seus respectivos sistemas a desenvolverem algumas ações como as destacadas abaixo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Desenvolver programas de formação inicial e continuada somente para professores da educação básica, especialmente Ensino médio, para a aplicação dos conteúdos nas disciplinas de História e Geografia.

    A palavra sublinhada é a charada da alternativa para a questão.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
3039967
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Concórdia - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação à educação das relações étnico-raciais.


( ) Entende-se por raça a construção social forjada nas tensas relações entre brancos e negros, muitas vezes simuladas como harmoniosas, nada tendo a ver com o conceito biológico de raça cunhado no século XVIII e hoje sobejamente superado.

( ) A expressão raça tem sido utilizada para legitimar o preconceito e a exclusão da população africana.

( ) Cabe esclarecer que o termo raça é utilizado com frequência nas relações sociais brasileiras, para informar como determinadas características físicas, como cor de pele, tipo de cabelo, entre outras, influenciam, interferem e até mesmo determinam o destino e o lugar social dos sujeitos no interior da sociedade brasileira.

( ) O termo raça foi ressignificado pelo Movimento Negro que, em várias situações, o utiliza com um sentido político e de valorização do legado deixado pelos africanos.

( ) O emprego do termo étnico, na expressão étnico-racial, serve para marcar que essas relações tensas devidas a diferenças na cor da pele e traços fisionômicos o são também devido à raiz cultural plantada na ancestralidade africana, que difere em visão de mundo, valores e princípios das de origem indígena, europeia e asiática.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Cabe esclarecer que o termo raça é utilizado com freqüência nas relações sociais brasileiras, para informar como determinadas características físicas, como cor de pele, tipo de cabelo, entre outras, influenciam, interferem e até mesmo determinam o destino e o lugar social dos sujeitos no interior da sociedade brasileira.

       Contudo, o termo foi ressignificado pelo Movimento Negro que, em várias situações, o utiliza com um sentido político e de valorização do legado deixado pelos africanos. É importante, também, explicar que o emprego do termo étnico, na expressão étnico-racial, serve para marcar que essas relações tensas devidas a diferenças na cor da pele e traços fisionômicos o são também devido à raiz cultural plantada na ancestralidade africana, que difere em visão de mundo, valores e princípios das de origem indígena, européia e asiática.

       Convivem, no Brasil, de maneira tensa, a cultura e o padrão estético negro e africano e um padrão estético e cultural branco europeu.

    Fonte: DCN, p. 500

  • Cara, eu não concordo totalmente com a resposta. Não vejo o racismo estrutural como superado, mas ok; todavia meu incomodo está na assertiva 2: população africana? É com a população negra em geral :i

  • Discordo da veracidade da primeira afirmativa, pois não vejo essas relações SUPERADAS como foi citado na questão.

  • Discordo da letra A. Ainda temos muito a superar.

  • Cabe recurso para esta questão. É controversa a questão A.

ID
3039970
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Concórdia - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para conduzir ações voltadas à educação das relações étnico-raciais, os sistemas de ensino, os estabelecimentos e os professores terão como referência, entre outros pertinentes às bases filosóficas e pedagógicas que assumem, o princípio da consciência política e histórica da diversidade que deve conduzir:


1. À igualdade básica de pessoa humana como sujeito de direitos.

2. À compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais distintos, que possuem cultura e história próprias, igualmente valiosas, e que em conjunto constroem, na nação brasileira, sua história.

3. Ao conhecimento e à valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira.

4. À superação da indiferença, injustiça e desqualificação com que os negros, os povos indígenas e também as classes populares às quais os negros, no geral, pertencem, são comumente tratados.

5. Ao diálogo, via fundamental para entendimento entre diferentes, com a finalidade de negociações, tendo em vista objetivos comuns, visando à construção de uma sociedade meritocrática e segregadora.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Este princípio deve conduzir:

    - à igualdade básica de pessoa humana como sujeito de direitos;

    - à compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais distintos, que possuem cultura e história próprias, igualmente valiosas e que em con- junto constroem, na nação brasileira, sua história;

    - ao conhecimento e à valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira;

    - à superação da indiferença, injustiça e desqualificação com que os negros, os povos indígenas e também as classes populares às quais os negros, no geral, pertencem, são comumente tratados;

    - à desconstrução, por meio de questionamentos e análises críticas, objetivando eliminar conceitos, idéias, comportamentos veiculados pela ideologia do branqueamento, pelo mito da democracia racial, que tanto mal fazem a negros e brancos;

    - à busca, da parte de pessoas, em particular de professores não familiarizados com a análise das relações étnico-raciais e sociais com o estudo de história e cultura afro-brasileira e africana, de informações e subsídios que lhes permitam formular concepções não baseadas em preconceitos e construir ações respeitosas;

    - ao diálogo, via fundamental para entendimento entre diferentes, com a finalidade de negociações, tendo em vista objetivos comuns; visando a uma sociedade justa.

    Fonte: DCN, p. 504, 2013

    https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=2ahUKEwio6Mfg_-fkAhXpFLkGHZiGCc4QFjAAegQIABAC&url=http%3A%2F%2Fportal.mec.gov.br%2Fdocman%2Fabril...%2F15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&usg=AOvVaw1T2fXUbZln7f3EbMbpPblx

  • meu deus.... a ultima assertiva chega a doer os olhos

  • GABARITO LETRA D

  • 5. Ao diálogo, via fundamental para entendimento entre diferentes, com a finalidade de negociações, tendo em vista objetivos comuns, visando à construção de uma sociedade meritocrática e segregadora. Democrática e inclusiva.

    Gabarito letra ''d''.

  • 5. Ao diálogo, via fundamental para entendimento entre diferentes, com a finalidade de negociações, tendo em vista objetivos comuns, visando à construção de uma sociedade meritocrática e segregadora. Democrática e inclusiva.

    Gabarito letra ''d''.


ID
3061711
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Teixeiras - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

    -----> Lembrando que queremos a alternativa incorreta:

    -----> O racismo, o mito da democracia racial e a ideologia do branqueamento são temas que envolvem apenas os negros. Ainda assim, a construção de estratégias educacionais que visem ao combate do racismo é uma tarefa de todos os educadores.

    -----> não envolvem somente os negros, mas a sociedade em geral, em todas as raças.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    Força, guerreiros (as)!!


ID
3061732
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Teixeiras - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto aos estudos sobre identidade racial na educação infantil, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) Tardiamente, os elementos da identidade racial emergem na vida das crianças. Diferentes autores destacam que, entre 3 e 5 anos de idade, a criança ainda não percebe a diferença racial e, ao percebê-la, ainda não é capaz de interpretá-la e hierarquizá-la.

( ) Crianças pequenas brancas se mostram confortáveis em sua condição de brancas e raramente explicitam o desejo de ter outra cor de pele ou outro tipo de cabelo. Com frequência explicitam que branco é bonito e preto é feio.

( ) Crianças pequenas negras se mostram desconfortáveis em sua condição de negras, porém raramente reagem à colocação de que preto é feio. Crianças negras revelam o desejo de mudar o tipo de cabelo e a cor da pele.

( ) Crianças pequenas são desatentas ao que é socialmente valorizado ou desvalorizado, não diferenciando qual é o fenótipo que mais agrada e qual é aquele que não é bem aceito.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Chocada com esse gabarito!

  • Fazendo uma revisão bibliográfica de estudos sobre identidade racial na educação infantil (Carter & Goodwin, 1994; Cavalleiro, 2003; Dias, 1997 e 2007; Fazzi, 2004; Godoy, 1996; Trinidad, 2011), constata-se que algumas afirmações se repetem:

    Fonte: https://ceert.org.br/noticias/crianca-adolescente/25624/a-identidade-racial-em-criancas-pequenas

  • Fazendo uma revisão bibliográfica de estudos sobre identidade racial na educação infantil (Carter & Goodwin, 1994; Cavalleiro, 2003; Dias, 1997 e 2007; Fazzi, 2004; Godoy, 1996; Trinidad, 2011), constata-se que algumas afirmações se repetem

  • vim ver se mais alguém está assustado com o gab
  • Será que esse gabarito está correto? Cadê a explicação do professor.

  • Gabarito: D

    F V V F


ID
3077893
Banca
FCC
Órgão
FCRIA-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Educação Escolar Indígena no Brasil para a sua realização plena precisa estar alicerçada em uma política linguística que assegure, entre outros aspectos, o

Alternativas

ID
3077896
Banca
FCC
Órgão
FCRIA-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na organização da escola indígena deve ser considerada a participação da comunidade indígena, na definição do modelo de organização e gestão, bem como,


I. suas práticas socioculturais e religiosas.

II. suas formas de produção de conhecimento, processos próprios e métodos de ensino-aprendizagem.

III. suas atividades econômicas.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Segundo Resolução nº 5 de 22 de julho de 2012:

    Art. 5º Na organização da escola indígena deverá ser considerada a participação de representantes da comunidade, na definição do modelo de organização e gestão, bem como:

    I - suas estruturas sociais;

    II - suas práticas socioculturais, religiosas e econômicas;

    III - suas formas de produção de conhecimento, processos próprios e métodos de ensino-aprendizagem;

    IV - o uso de materiais didático-pedagógicos produzidos de acordo com o contexto sociocultural de cada povo indígena;

    V - a necessidade de edificação de escolas com características e padrões construtivos de comum acordo com as comunidades usuárias, ou da predisposição de espaços formativos que atendam aos interesses das comunidades indígenas. 

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?


ID
3078604
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Etnoeducacionais são territórios

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    em que as terras indígenas, mesmo que descontínuas, são ocupadas por povos indígenas que mantêm relações intersocietárias caracterizadas por raízes sociais e históricas, relações políticas e econômicas, filiações linguísticas, valores e práticas culturais compartilhados.

    Nossa dedicação nos levará a vitória!

  • O TEE foi pensado como um espaço de articulação das políticas públicas voltadas à Educação Escolar Indígena, envolvendo seus diferentes atores e agentes (MEC, FUNAI, estados, municípios, Universidades, Institutos Federais, ONGs) na discussão e planejamento conjunto das ações.

     

    O Decreto 6.861, de 2009, que institui a organização da Educação Escolar Indígena em territórios etnoeducacionais, define que:

     

    "Cada território etnoeducacional compreenderá, independentemente da divisão político-administrativa do País, as terras indígenas, mesmo que descontínuas, ocupadas por povos indígenas que mantêm relações intersocietárias caracterizadas por raízes sociais e históricas, relações políticas e econômicas, filiações linguísticas, valores e práticas culturais compartilhados."

  • E

    compreendidos na divisão administrativa territorial das superintendências de educação estadual e estejam em áreas de difícil acesso que impeçam a frequência das crianças nas escolas da comunidade.


ID
3078616
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

(...) todos os preconceitos e discriminações que permeiam a sociedade brasileira são encontrados na escola, cujo papel deve ser o de preparar futuros cidadãos para a diversidade, lutando contra todo o tipo de preconceito.


Para conduzir ações relativas à educação étnico-racial na escola, um dos princípios explicitados nas Diretrizes Curriculares Nacionais é o de Ações Educativas de Combate ao Racismo e às Discriminações. Tendo em vista as atribuições do coordenador pedagógico quanto a otimizar as relações interpessoais na comunidade escolar, segundo as diretrizes, este princípio encaminha para:


I. a instituição de ouvidoria na escola para receber denúncias anônimas sobre acontecimentos que sugerem práticas racistas ou discriminatórias na escola e correspondente tratamento ao currículo, adequando-o com conteúdos que melhor produzam a adaptação e convivência respeitosa entre negros e não negros, utilizando as aulas de História para tal finalidade em toda a educação básica.

II. a conexão dos objetivos, estratégias de ensino e atividades com a experiência de vida dos alunos e professores, valorizando aprendizagens vinculadas às suas relações com pessoas negras, brancas, mestiças, assim como as vinculadas às relações entre negros, indígenas e brancos no conjunto da sociedade.

III. a construção de condições para professores e alunos pensarem, decidirem e agirem, assumindo responsabilidade por relações étnico-raciais positivas, enfrentando e superando discordâncias, conflitos, contestações, valorizando os contrastes das diferenças.

IV. o cuidado para que se dê um sentido construtivo à participação dos diferentes grupos sociais, étnico-raciais, na construção da nação brasileira, aos elos culturais e históricos entre diferentes grupos étnico-raciais, estimulando a participação de grupos do Movimento Negro e de grupos culturais negros, bem como da comunidade na elaboração de projetos político-pedagógicos.

V. o estabelecimento de regras de convívio civilizadas a serem introduzidas no regimento escolar e de um plano de pacificação entre professores e estudantes com o desenvolvimento de estratégias de mediação de conflitos voltados para naturalizar as especificidades étnico-raciais construindo uma cultura de paz e harmonia na escola.


Está correto o que se afirma APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • B

    II, III e IV.


ID
3127672
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução n° 1 do Conselho Nacional de Educação (Resolução CNE/CP n° 01/2004) institui em seu artigo 1° as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem observadas pelas Instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira e, em especial, por Instituições

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de professores.

    Nossa dedicação nos levará a vitória!


ID
3143455
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática (Resolução CNE/CP n° 01/2004, artigo 2° ). Para corroborar com o combate às práticas e discursos discriminatórios, o artigo 6° § Único da Resolução define que os casos que caracterizem racismo serão tratados como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    crimes imprescritíveis e inafiançáveis.


ID
3163219
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A professora de Língua Portuguesa, que atende o sexto ano de uma escola municipal, sugeriu o desenvolvimento de um projeto que utilizasse contos indígenas e africanos para abordar com os estudantes as características desse gênero textual. A coordenação pedagógica questionou a escolha dessa literatura, por considerá-la muito distante da realidade dos estudantes atendidos. Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a professora argumentou que, nessa modalidade de ensino, a legislação:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Conforme a LDB (9394/96):

    ? Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.    (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

    § 1º O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

    § 2º Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • LDB: Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se OBRIGATÓRIO o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.


ID
3173026
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia a afirmação presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana:

“A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores.”

Em relação à obrigatoriedade de inclusão do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica, pode-se afirmar corretamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito da questão é a Letra C

  • Não entendo este site. após pagar por um pacote premium todas as questões que venho resolver estão marcadas com gabarito errado, e não tem uma aula ou explicação que possa me auxiliar na resolução das questões!!!

  • O gabarito da questão está ERRADO. Entretanto a resposta correta pode ser encontrada na LETRA B segundo costa no documento: Resolução nº 01/2004 – CNE/CP que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana; 

    Nossa dedicação levará a vitória!

  • A resposta correta é a alternativa B

  • B)

    É importante destacar que NÃO se trata de mudar um foco etnocêntrico marcadamente de 

    raiz européia por um africano, mas de ampliar o foco dos currículos escolares para a diversi- 

    dade cultural, racial, social e económica brasileira. Nesta perspectiva, cabe às escolas incluir 

    no contexto dos estudos e atividades, que proporciona diariamente, também as contribuições 

    histórico-culturais dos povos indígenas e dos descendentes de asiáticos, além das de raiz africana 

    e européia. É preciso ter clareza que o Art. 26A acrescido à Lei 9394/ 1996 provoca bem mais do 

    que inclusão de novos conteúdos, exige que se repensem relações étnico-raciais, sociais, peda- 

    gógicas, procedimentos de ensino, condições oferecidas para aprendizagem, objetivos tácitos e 

    explícitos da educação oferecida pelas escolas. 


ID
3173116
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, para conduzir suas ações, os sistemas de ensino, os estabelecimentos e os professores terão como referência, entre outros, o princípio “Ações educativas de combate ao racismo e a discriminações”. Este princípio encaminha para algumas ações; entre elas, está a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D


ID
3173305
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana afirma:

“(...) a construção de estratégias educacionais que visem ao combate do racismo é uma tarefa de todos os educadores, independentemente do seu pertencimento étnico-racial.”

Considerando-se que é uma responsabilidade de todos os educadores o combate ao racismo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A


ID
3173596
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, cabe às escolas

Alternativas
Comentários
  • Questão B

    Incluir no contexto dos estudos e das atividades as contribuições histórico-culturais dos povos indígenas e dos descendentes de asiáticos, além das de raiz africana e europeia.

  • Art. 2° As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática

    § 2º O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, , asiáticas


ID
3173599
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, no que diz respeito à educação, passou a ser particularmente apoiada com a promulgação da Lei n° 10.639/2003, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas. Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, reconhecer é também

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    valorizar, divulgar e respeitar os processos históricos de resistência negra desencadeados pelos africanos escravizados no Brasil e por seus descendentes na contemporaneidade.


ID
3187552
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para a efetivação da educação inclusiva, no que se refere à educação das relações étnico-raciais, e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana (Resolução CNE/CP 1/2004), os sistemas e os estabelecimentos de ensino poderão:

Alternativas
Comentários
  • Art. 4° Os sistemas e os estabelecimentos de ensino poderão estabelecer canais de comunicação com grupos do Movimento Negro, grupos culturais negros, instituições formadoras de professores, núcleos de estudos e pesquisas, como os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, com a finalidade de buscar subsídios e trocar experiências para planos institucionais, planos pedagógicos e projetos de ensino. 

    Art. 5º Os sistemas de ensino tomarão providências no sentido de garantir o direito de alunos afrodescendentes de frequentarem estabelecimentos de ensino de qualidade, que contenham instalações e equipamentos sólidos e atualizados, em cursos ministrados por professores competentes no domínio de conteúdos de ensino e comprometidos com a educação de negros e não negros, sendo capazes de corrigir posturas, atitudes, palavras que impliquem desrespeito e discriminação.

    Art. 7º Os sistemas de ensino orientarão e supervisionarão a elaboração e edição de livros e outros materiais didáticos, em atendimento ao disposto no Parecer CNE/CP 003/2004. 

    Vai dar certo!!!

  • Gabarito: B


ID
3215710
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução n° 1, de 17 de junho de 2004 – Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana – prevê que a educação e o estudo ocorram por meio do desenvolvimento de conteúdos, competências, atitudes e valores. Em relação às situações de discriminação que, porventura ocorram na escola, a Resolução estabelece:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

  • Os órgãos colegiados da escola, em suas finalidades, responsabilidades e tarefas, devem prever situações educativas para o reconhecimento, a valorização e o respeito da diversidade.

  • Alguém sabe aonde encontro essa informação?

  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, parecer CNE/CP 3/2004

    Art. 6° Os órgãos colegiados dos estabelecimentos de ensino, em suas finalidades, responsabilidades e tarefas, incluirão o previsto o exame e encaminhamento de solução para situações de discriminação, buscando-se criar situações educativas para o reconhecimento, valorização e respeito da diversidade. 


ID
3219496
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Rio Claro - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder à questão.

    Ao longo de quase quatro séculos, articularam-se, no processo histórico da formação da sociedade brasileira, elementos étnico-culturais, caracterizados por rica diversidade, com relações político-econômicas de natureza colonial, marcadas pela desigualdade. Em novembro de 2016, o Brasil completará 127 anos de regime republicano, conturbados por dois períodos de ditadura, a de Vargas (1930-45) e a militar (1964-83/84), os quais somam 35 anos, deixando o país com apenas 82 anos de funcionamento regular das instituições republicanas.
    No decorrer do século XX, o Brasil avançou bastante no terreno dos direitos individuais e sociais e no combate à desigualdade. Esta, contudo, ainda é profunda e desafia os brasileiros, agravando problemas em todas as áreas. Na educacional, área de grande complexidade e que se articula com todas as demais, a desigualdade participa da produção do fracasso escolar e dele se alimenta.

Um exemplo de política curricular para construir relações de igualdade e valorizar a diversidade são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Étnico-Racial e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, definidas pela Resolução CNE/CP 01/2004. Elas visam à divulgação e produção de conhecimentos, com objetivo de promover o reconhecimento, o respeito e a valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, europeias e asiáticas, bem como de capacitar o cidadão de uma nação plural para interagir e negociar objetivos comuns, na busca de consolidar a democracia brasileira. Para isso, o projeto político-pedagógico da escola, como um todo, deve expressar esse ideal democrático, porém, de acordo com o parágrafo 3º do artigo 3º da citada Resolução, o ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica refere-se, em especial, apenas ao(s) componente(s) curricular(es):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E


ID
3229762
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sonia, ao estudar sobre currículo, multiculturalismo, diversidade e igualdade étnico racial, reportou-se inicialmente à Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN), artigos 26 e 26-A. No § 4º do art. 26, estabelece-se que o ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia. De acordo com essa legislação, os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.

O art. 26-A destaca que se torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, nos estabelecimentos de

Alternativas
Comentários
  • Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.        

    QUESTÃO SEM GABARITO!! COM CERTEZA CABE RECURSOS ....

    A banca considera a letra B.

  • Ensino Fundamental e Médio!

  • A LDB fala dos ensinos: fundamental e médio, público lá e privados. Artigo 25-A. A questão com certeza deve caber recursos.

  • Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).


ID
3240856
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução nº 01/2004 – CNE/CP institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana a serem observadas pelas Instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira e, em especial, por instituições que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de professores. Sobre o contexto de finalidades contemplado por esta Lei, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. As Instituições de Ensino Superior incluirão nos conteúdos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos que ministram a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como o tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes.
II. Os sistemas e os estabelecimentos de ensino poderão estabelecer canais de comunicação com grupos do Movimento Negro, grupos culturais negros, instituições formadoras de professores, núcleos de estudos e pesquisas, como os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, com a finalidade de buscar subsídios e trocar experiências para planos institucionais, planos pedagógicos e projetos de ensino.
III. O ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Educação Física, Geografia e História do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D


ID
3241096
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução nº 01/2004 – CNE/CP institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana a serem observadas pelas Instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira e, em especial, por instituições que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de professores. Sobre o contexto de finalidades contemplado por esta Lei, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. As Instituições de Ensino Superior incluirão nos conteúdos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos que ministram a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como o tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes.
II. Os sistemas e os estabelecimentos de ensino poderão estabelecer canais de comunicação com grupos do Movimento Negro, grupos culturais negros, instituições formadoras de professores, núcleos de estudos e pesquisas, como os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, com a finalidade de buscar subsídios e trocar experiências para planos institucionais, planos pedagógicos e projetos de ensino.
III. O ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Educação Física, Geografia e História do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • O ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, nos termos da Lei 10639/2003, refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Educação Artística, Literatura e História do Brasil. 


ID
3241276
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução nº 01/2004 – CNE/CP institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana a serem observadas pelas Instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira e, em especial, por instituições que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de professores. Sobre o contexto de finalidades contemplado por esta Lei, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. As Instituições de Ensino Superior incluirão nos conteúdos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos que ministram a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como o tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes.
II. Os sistemas e os estabelecimentos de ensino poderão estabelecer canais de comunicação com grupos do Movimento Negro, grupos culturais negros, instituições formadoras de professores, núcleos de estudos e pesquisas, como os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, com a finalidade de buscar subsídios e trocar experiências para planos institucionais, planos pedagógicos e projetos de ensino.
III. O ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Educação Física, Geografia e História do Brasil.

Alternativas

ID
3241696
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução nº 01/2004 – CNE/CP institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana a serem observadas pelas Instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira e, em especial, por instituições que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de professores. Sobre o contexto de finalidades contemplado por esta Lei, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. As Instituições de Ensino Superior incluirão nos conteúdos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos que ministram a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como o tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes.
II. Os sistemas e os estabelecimentos de ensino poderão estabelecer canais de comunicação com grupos do Movimento Negro, grupos culturais negros, instituições formadoras de professores, núcleos de estudos e pesquisas, como os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, com a finalidade de buscar subsídios e trocar experiências para planos institucionais, planos pedagógicos e projetos de ensino.
III. O ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Educação Física, Geografia e História do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • § 3° O ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação

    Básica, nos termos da Lei 10639/2003, refere-se, em especial, aos componentes curriculares de

    Educação Artística, Literatura e História do Brasil.

  • Gabarito: D

    Apenas as afirmativas I e II estão corretas


ID
3313153
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Governador Lindenberg - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Brasil é um país multiétnico e pluricultural, portanto, todos devem ser incluídos, e ter garantido o direito de aprender e de desenvolver conhecimentos, sem precisar negar a sua identidade, nem a sua ascendência étnico/racial. Uma análise cuidadosa à luz “História e Cultura Afro Brasileira e Africana” permite afirmar que essa inclusão em prática de maneira decidida e apropriada no cotidiano da vida escolar, certamente, estaremos trabalhando com indicadores da qualidade da educação, considerando:

I. A pluralidade étnica.
II. As características regionais que fazem parte da realidade brasileira.
III. As discriminações socioeconômicas advindas da aculturação.

Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • Aculturação é a interpenetração de culturas. É um termo que foi criado inicialmente por antropólogos norte-americanos para designar as mudanças que podem acontecer em uma sociedade diante de sua junção com elementos culturais externos, geralmente por meio de dominação política, militar e territorial. Wikipédia

     

    Gab: B

    De nada. Não desistam!

  • Não acreditem resposta acima está errada,

  • Aculturação: .

    1. processo de modificação cultural de indivíduo, grupo ou povo que se adapta a outra cultura ou dela retira traços significativos.
    2. fusão de culturas decorrente de contato continuado.


ID
3324013
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base na leitura das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • para que negros não se discriminem entre si?

    essa frase fez com que eu acertasse!

  • GABARITO LETRA B

  • Essa alternativa estava errada na alternativa de outra questão de concurso que acabei de ver no qconcursos

    A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão pedagógica, com fortes repercussões políticas, inclusive na formação de professores.


ID
3355768
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia a afirmação presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana:

“A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores.”

Em relação à obrigatoriedade de inclusão do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica, pode-se afirmar corretamente:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão envolve conhecimentos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Com base no conteúdo das Diretrizes, deve-se indicar a alternativa correta em relação à obrigatoriedade de inclusão do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica.

    A) Valoriza-se a oralidade, a corporeidade e a arte, por exemplo a dança, a culinária e as vestimentas, marcas da cultura de raiz africana, em detrimento da literatura africana. 
    ERRADO – As Diretrizes estabelecem a valorização da oralidade, da corporeidade e da arte, por exemplo, como a dança, marcas da cultura de raiz africana, ao lado da escrita e da leitura. 

    B) Busca-se a inclusão de conteúdos novos e diversificados e, na medida em que forem paulatinamente assimilados, possibilitará o repensar das relações étnico-raciais e dos objetivos da educação oferecida pelas escolas de Ensino Fundamental. 
    ERRADO - Mais do que inclusão de novos conteúdos, exige-se que se repensem relações étnico-raciais, sociais, pedagógicas, procedimentos de ensino, condições oferecidas para aprendizagem, objetivos tácitos e explícitos da educação oferecida pelas escolas. 

    C) Entende-se que, ao garantir vagas para negros nos bancos escolares, é preciso valorizar a história e a cultura do Brasil, buscando reparar danos, que se repetem há cinco séculos, à identidade e aos direitos dos cidadãos brasileiros.
    ERRADO - A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores. Com esta medida, reconhece-se que, além de garantir vagas para negros nos bancos escolares, é preciso valorizar devidamente a história e cultura de seu povo, buscando reparar danos, que se repetem há cinco séculos, à sua identidade e a seus direitos. A relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira e africana não se restringe à população negra, ao contrário, diz respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma nação democrática. 

    D) Tem como pressuposto a não mudança de um foco etnocêntrico marcadamente de raiz europeia por um africano, mas ampliação do foco nos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira. 
    CORRETO – Conforme consta no texto das Diretrizes Curriculares: É importante destacar que não se trata de mudar um foco etnocêntrico marcadamente de raiz europeia por um africano, mas de ampliar o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira. Nesta perspectiva, cabe às escolas incluir no contexto dos estudos e atividades, que proporciona diariamente, também as contribuições histórico-culturais dos povos indígenas e dos descendentes de asiáticos, além das de raiz africana e europeia. É preciso ter clareza que o Art. 26A acrescido à Lei 9.394/1996 (Que determina a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados) provoca bem mais do que inclusão de novos conteúdos, exige que se repensem relações étnico-raciais, sociais, pedagógicas, procedimentos de ensino, condições oferecidas para aprendizagem, objetivos tácitos e explícitos da educação oferecida pelas escolas. 

    E) Assume a relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira e africana como pertinentes e restritos à população branca, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural. 
    ERRADO - Tais Diretrizes constituem uma política curricular, fundada em dimensões históricas, sociais, antropológicas oriundas da realidade brasileira, e busca combater o racismo e as discriminações que atingem particularmente os negros. Nesta perspectiva, propõem a divulgação e produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial – descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos – para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos, igualmente, tenham seus direitos garantidos e sua identidade valorizada. A relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira e africana não se restringe à população negra, ao contrário, diz respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma nação democrática. 

    Portanto, a letra D é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • GABARITO LETRA D - Tem como pressuposto a não mudança de um foco etnocêntrico marcadamente de raiz europeia por um africano, mas ampliação do foco nos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira.


ID
3356038
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia a afirmação presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana:

“A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores.”

Em relação à obrigatoriedade de inclusão do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica, pode-se afirmar corretamente:

Alternativas
Comentários
  • Questão A

    Tem como pressuposto a não mudança de um foco etnocêntrico marcadamente de raiz europeia por um africano, mas ampliação do foco nos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira.

  • Essa questão envolve conhecimentos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Com base no conteúdo das Diretrizes, deve-se indicar a alternativa correta em relação à obrigatoriedade de inclusão do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica. A) Tem como pressuposto a não mudança de um foco etnocêntrico marcadamente de raiz europeia por um africano, mas ampliação do foco nos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira.
    CORRETO – Conforme consta no texto das Diretrizes Curriculares: É importante destacar que não se trata de mudar um foco etnocêntrico marcadamente de raiz europeia por um africano, mas de ampliar o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira. Nesta perspectiva, cabe às escolas incluir no contexto dos estudos e atividades, que proporciona diariamente, também as contribuições histórico-culturais dos povos indígenas e dos descendentes de asiáticos, além das de raiz africana e europeia. É preciso ter clareza que o Art. 26A acrescido à Lei 9.394/1996 (Que determina a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados) provoca bem mais do que inclusão de novos conteúdos, exige que se repensem relações étnico-raciais, sociais, pedagógicas, procedimentos de ensino, condições oferecidas para aprendizagem, objetivos tácitos e explícitos da educação oferecida pelas escolas.

    B) Busca-se a inclusão de conteúdos novos e diversificados e, na medida em que forem paulatinamente assimilados, possibilitará o repensar das relações étnicoraciais e dos objetivos da educação oferecida pelas escolas de Ensino Fundamental.
    ERRADO - Mais do que inclusão de novos conteúdos, exige-se que se repensem relações étnico-raciais, sociais, pedagógicas, procedimentos de ensino, condições oferecidas para aprendizagem, objetivos tácitos e explícitos da educação oferecida pelas escolas.

    C) Valoriza-se a oralidade, a corporeidade e a arte, por exemplo a dança, a culinária e as vestimentas, marcas da cultura de raiz africana, em detrimento da literatura africana.
    ERRADO – As Diretriz estabelecem a valorização da oralidade, da corporeidade e da arte, por exemplo, como a dança, marcas da cultura de raiz africana, ao lado da escrita e da leitura.

    D) Entende-se que, ao garantir vagas para negros nos bancos escolares, é preciso valorizar a história
    e a cultura do Brasil, buscando reparar danos, que se repetem há cinco séculos, à identidade e aos direitos dos cidadãos brasileiros.
    ERRADO - A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores. Com esta medida, reconhece-se que, além de garantir vagas para negros nos bancos escolares, é preciso valorizar devidamente a história e cultura de seu povo, buscando reparar danos, que se repetem há cinco séculos, à sua identidade e a seus direitos. A relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira e africana não se restringe à população negra, ao contrário, diz respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma nação democrática.

    E) Assume a relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira e africana como pertinentes e restritos à população branca, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural.
    ERRADO - Tais Diretrizes constituem uma política curricular, fundada em dimensões históricas, sociais, antropológicas oriundas da realidade brasileira, e busca combater o racismo e as discriminações que atingem particularmente os negros. Nesta perspectiva, propõem a divulgação e produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial – descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos – para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos, igualmente, tenham seus direitos garantidos e sua identidade valorizada. A relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira e africana não se restringe à população negra, ao contrário, diz respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma nação democrática.
    Portanto, a letra A é a alternativa correta.
    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Texto mal elaborado e não correspondente ao texto original. O texto adequado seria: "Tem como pressuposto não a mudança" e não " Tem como pressuposto a não mudança". Com a mudança, o sentido foi alterado.

  • Esse tipo de questão só atrapalha.


ID
3440455
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Barão de Cocais - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A Educação das Relações Étnico-Raciais e o estudo de História e Cultura Afro-Brasileira e História e Cultura Africana será desenvolvida por meio de conteúdo, competências, atitudes e valores a serem estabelecidos pelo Ministério da Educação, com o apoio e supervisão dos sistemas de ensino.

( ) As Diretrizes constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de uma nação democrática.

( ) No dia 20 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, entendendo-se consciência negra nos termos explicitados anteriormente no parecer. Entre outras datas de significado histórico e político, deve ser assinalado o dia 21 de março, Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

( ) O ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, evitando-se distorções, envolve articulação entre passado, presente e futuro no âmbito de experiências, construções e pensamentos produzidos em diferentes circunstâncias e realidades do povo negro.

( ) Os sistemas de ensino devem estabelecer canais de comunicação com grupos do movimento negro, grupos culturais negros, instituições formadoras de professores e núcleos de estudos afro-brasileiros, com a finalidade de que esses atores planejem os planos institucionais, os planos pedagógicos e os projetos de ensino.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • D

    F V V V F

  • I - A Educação das Relações Étnico-Raciais e o estudo de História e Cultura Afro-

    Brasileira, e História e Cultura Africana será desenvolvida por meio de conteúdos, competências,

    atitudes e valores, a serem estabelecidos pelas Instituições de ensino e seus professores, com o apoio e

    supervisão dos sistemas de ensino, entidades mantenedoras e coordenações pedagógicas, atendidas as

    indicações, recomendações e diretrizes explicitadas no Parecer CNE/CP 003/2004. (art. 3)

    IV - Os sistemas e os estabelecimentos de ensino poderão estabelecer canais de

    comunicação com grupos do Movimento Negro, grupos culturais negros, instituições formadoras de

    professores, núcleos de estudos e pesquisas, como os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, com a

    finalidade de buscar subsídios e trocar experiências para planos institucionais, planos pedagógicos e

    projetos de ensino. (art. 4)

  • ( F) A Educação das Relações Étnico-Raciais e o estudo de História e Cultura Afro-Brasileira e História e Cultura Africana será desenvolvida por meio de conteúdo, competências, atitudes e valores a serem estabelecidos pelo Ministério da Educação, com o apoio e supervisão dos sistemas de ensino.

    Assim, tanto a Educação das RER quanto o estudo de HCA serão desenvolvidos por meio de conteúdos, competências, atitudes e valores, que serão estabelecidos pelas instituições de ensino e seus professores, com o apoio e supervisão dos sistemas de ensino, entidades mantenedoras e

    coordenações pedagógicas, atendidas as indicações, recomendações e diretrizes explicitadas no Parecer CNE/CP 003/2004.

    (F ) Os sistemas de ensino devem estabelecer canais de comunicação com grupos do movimento negro, grupos culturais negros, instituições formadoras de professores e núcleos de estudos afro-brasileiros, com a finalidade de que esses atores planejem os planos institucionais, os planos pedagógicos e os projetos de ensino.

    Art. 4° Os sistemas e os estabelecimentos de ensino poderão estabelecer canais d comunicação com grupos do Movimento Negro, grupos culturais negros, instituições formadoras de professores, núcleos de estudos e pesquisas, como os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, com a finalidade de buscar subsídios e trocar experiências para planos institucionais, planos pedagógicos e projetos de ensino.


ID
3524596
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Serra - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, para conduzir suas ações, os sistemas de ensino, os estabelecimentos e os professores terão como referência, entre outros pertinentes às bases filosóficas e pedagógicas que assume o seguinte princípio, dentre outros:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Fortalecimento de identidades e de direitos.


ID
3535981
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Petrópolis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, no que diz respeito à educação, passou a ser apoiada por políticas de reparações voltadas para a educação dos negros que devem oferecer garantias de ingresso, permanência e sucesso na educação escolar e de valorização do patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro. Nesse sentido, analise as afirmações seguintes e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) em suas lacunas:
( ) O reconhecimento implica justiça e iguais direitos sociais, civis, culturais e econômicos, bem como a valorização da diversidade daquilo que distingue os negros dos outros grupos que compõem a população brasileira.
( ) O reconhecimento exige que se questionem relações étnico-raciais baseadas em preconceitos que desqualificam os negros e salientam estereótipos depreciativos, palavras e atitudes que, velada ou explicitamente violentas, expressam sentimentos de superioridade em relação aos negros, próprios de uma sociedade hierárquica e desigual.
( ) Reconhecer requer adoção de políticas educacionais e de estratégias pedagógicas de valorização, a fim de contribuir com a diversidade e desigualdade étnico-racial presente na educação escolar brasileira, nos diferentes níveis de ensino.
( ) Reconhecer é também valorizar, divulgar e respeitar os processos históricos de resistência negra desencadeados pelos africanos escravizados no Brasil e por seus descendentes na contemporaneidade, desde as formas individuais até as coletivas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • A- V V F V

  • V - V - F V

    Não devemos contribuir com a desigualdade étinico-racial..

    ;)


ID
3577666
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itápolis - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Parecer CNE/CP 03/2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais sobre Ed. das Relações Ético-Raciais – recomenda que o Estado e a Sociedade tomem medidas para ressarcir os descendentes de africanos negros, dos danos psicológicos, materiais, sociais, políticos e educacionais sofridos sob o regime escravista, bem como em virtude das políticas explícitas ou tácitas de branqueamento da população, de manutenção de privilégios exclusivos para grupos com poder de governar e de influir na formulação de políticas, no pós-abolição. Propõe, também, que tais medidas se concretizem em iniciativas de combate ao racismo e a toda sorte de discriminações. Entre essas medidas, as políticas de reparações e de reconhecimento formarão programas de ações afirmativas, isto é, conjuntos de ações políticas dirigidas à correção de desigualdades raciais e sociais, orientadas para oferta de tratamento___________ com vistas a corrigir desvantagens e marginalização criadas e mantidas por estrutura social excludente e discriminatória.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, a lacuna do texto.

Alternativas

ID
3725839
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, é correto afirmar que o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da:

Alternativas
Comentários
  • GAB. E

    § 2º O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, européias, asiáticas.

    Mais informações:

    http://www.prograd.ufu.br/sites/prograd.ufu.br/files/media/documento/resolucao_cne-cp_n.o_1_de_17_de_junho_de_2004.pdf


ID
3770560
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o excerto a seguir:

“A presente Resolução institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem observadas pelas Instituições de ensino _________________ e, em especial, por Instituições que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de professores.”
(BRASIL. Resolução CNE/CP nº 01/04)

Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna, conforme o texto original.

Alternativas
Comentários
  • que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira

  • Essa questão requer conhecimentos sobre legislação e políticas educacionais. Deve-se indicar a alternativa que completa adequadamente a lacuna do texto apresentado no enunciado, retirado da Resolução CNE/CP nº 01/04. 

    A Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004, elaborada pelo Conselho Nacional de Educação, institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 

    Conforme consta em seu Art. 1°, “a presente Resolução institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem observadas pelas Instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira e, em especial, por Instituições que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de professores. 

    Portanto, a letra E, “que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira", é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Essa questão requer conhecimentos sobre legislação e políticas educacionais. Deve-se indicar a alternativa que completa adequadamente a lacuna do texto apresentado no enunciado, retirado da Resolução CNE/CP nº 01/04. 

    A Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004, elaborada pelo Conselho Nacional de Educação, institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 
    De acordo com o seu Art. 1°, “a presente Resolução institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem observadas pelas Instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira e, em especial, por Instituições que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de professores. 

    Portanto, a letra E, “que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira", é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Gabarito "E"

    Art. 1° A presente Resolução institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem observadas pelas Instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira e, em especial, por Instituições que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de professores.


ID
3780274
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Serra - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a “consciência política e histórica da diversidade” é um princípio que conduz para:

Alternativas
Comentários
  • Ao combate à privação e violação de direitos.


ID
3828094
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Bossoroca - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em conformidade com o Parecer CNE/CP nº 003/2004, analisar os itens abaixo:

I - Para reeducar as relações étnico-raciais no Brasil, é necessário fazer emergir as dores e os medos que têm sido gerados. É preciso entender que o sucesso de uns tem o preço da marginalização e da desigualdade impostas a outros.
II - A educação das relações étnico-raciais impõe aprendizagens entre brancos e negros, trocas de conhecimentos, quebra de desconfianças, projeto conjunto para construção de uma sociedade justa, igual, equânime.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Os itens I e II estão corretos.


ID
3832279
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao instituir as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, o Conselho Nacional de Educação se refere à necessidade da criação de políticas de reparações e de reconhecimento definidas como conjuntos de ações políticas dirigidas à correção de desigualdades raciais e sociais, o que define

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    os programas de ações afirmativas.


ID
3878023
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os princípios da ERER estão sustentados e articulados na perspectiva de (re)conhecimento e valorização da temática, como indicador de qualidade da/na educação.

Segundo o documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira que instituíram a categoria “Educação para as Relações Étnico-Raciais – ERER (2016), são princípios da ERER:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe me dizer por que a C está errada? obrigado.

  • Princípios da Erer: Consciência política e histórica da diversidade; fortalecimento de identidades e de direitos; ações educativas de combate ao racismo e às discriminações.

  • Porque a questão está cobrando o que consta no documento!


ID
3878032
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No âmbito da educação nacional, foram as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira que instituíram a categoria “Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER)”.


Em relação à ERER, é correto afirmar:

1. A ERER tem se formatado como expressão para qualificar aquilo que trata de questões de etnia de base africana na educação.

2. Expressa em sua diversidade a intencionalidade de suas ações pelo reconhecimento e valorização dos conteúdos de matriz africana nas diversas dinâmicas pedagógicas da Educação Básica.

3. Identifica e compreende estudos e/ou políticas públicas institucionais que objetivam a promoção da igualdade étnico-racial por intermédio do processo educativo em todas as etapas e modalidades da educação brasileira.

4. A ERER objetiva reeducar os modos de convivência dos sujeitos sociais, para a compreensão e a valorização dos conteúdos étnicos de base indígena que se inserem na constituição da identidade brasileira.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • atuam com a intencionalidade de reeducar os modos de convivência dos sujeitos sociais, para a compreensão e a valorização dos conteúdos étnicos de base africana que se inserem na constituição da identidade brasileira. (ROMÃO, 2014)

  • Gabarito: B

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.