-
Insumo adquirido de terceiros representa os valores relativos às aquisições de matérias-primas, mercadorias, materiais, energia, serviços, etc. que tenham sido transformados em despesas do período. Enquanto permanecerem nos estoques, não compõem a formação da riqueza criada e distribuída.
Valor adicionado recebido em transferência representa a riqueza que não tenha sido criada pela própria entidade, e sim por terceiros, e que a ela é transferida, como por exemplo receitas financeiras, de equivalência patrimonial, dividendos, aluguel, royalties, etc. Precisa ficar destacado, inclusive para evitar dupla-contagem em certas agregações.
CPC 09 - Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
GAB. ERRADO
-
GABARITO: ERRADO
Complementando.....
Serviços de 3os fazem parte dos "Insumos Adquiridos de Terceiros" na DVA:
2) INSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROS
2.1 CMV
2.2 Materiais, energia, serviços de 3os
2.3 Perda/Recuperação de valores ativos
2.4 Outras (especificar)
-
Obrigado Pelos Comentários.
-
O custo de serviços de terceiros é classificado como Insumos Adquiridos de Terceiros.
Assim, incorreta a afirmativa.
-
Segundo o CPC 09, o valor adicionado recebido em transferência representa a riqueza que não tenha sido criada pela própria entidade, e sim por terceiros, e que a ela é transferida, como por exemplo receitas financeiras, de equivalência patrimonial, dividendos, aluguel, royalties, etc.
Já os insumos adquiridos de terceiros abrangem:
Custo dos produtos, das mercadorias e dos serviços vendidos
Valores das matérias primas adquiridas junto a terceiros e contidas no custo do produto vendido, das mercadorias e dos serviços vendidos adquiridos de terceiros;
Não inclui gastos com pessoal próprio. Materiais, energia, serviços de terceiros e outros.
Logo, percebe-se que o custo dos serviços de terceiros recebidos para a execução da atividade fim da entidade representa um insumo adquirido de terceiro.
Gabarito: Errado
-
Errado
CPC 09
Definições
9.Os termos abaixo são utilizados neste Pronunciamento com os seguintes significados:
Valor adicionado recebido em transferência representa a riqueza que não tenha sido criada pela própria entidade, e sim por terceiros, e que a ela é transferida, como por exemplo receitas financeiras, de equivalência patrimonial, dividendos, aluguel, royalties,etc. Precisa ficar destacado, inclusive para evitar dupla contagem em certas agregações.
32.Insumos adquiridos de terceiros
Materiais, energia e outros - valor dos materiais e energia consumidos, despesas gerais e administrativas e todas aquelas que não possuem tratamento específico, adquiridos de terceiros.
Serviços de terceiros, comissões líquidas -valor dos recursos pagos a terceiros por prestação de serviços, além das comissões pagas aos corretores.
Variação das despesas de comercialização diferidas - valor do ajuste das despesas de comercialização (basicamente, comissões) para o regime de competência de acordo com a vigência de cada apólice de seguro.
Perda e recuperação de valores ativos - inclui os valores relativos a valor de mercado de investimentos (se no período o valor líquido for positivo, deve ser somado).
Depreciação, amortização e exaustão - inclui a despesa contabilizada no período.
-
Quem não entendeu os comentários, estratifiquei o excelente comentário da colega Beatriz:
O custo dos serviços de terceiros recebidos para a execução da atividade fim da entidade representa um valor adicionado recebido em transferência, visto ser uma riqueza criada por terceiros.
valor adicionado + recebido em transferência
representa a riqueza que não tenha sido criada pela própria entidade,
representa a riqueza que tenha sido criada por terceiros,
representa a riqueza que tenha sido criada por terceiros e que a ela é transferida,
exemplo:
> receitas financeiras;
> receitas de equivalência patrimonial;
> dividendos;
> aluguel;
> royalties, etc.
insumos adquiridos de terceiros abrangem
( + ) Custo dos produtos, das mercadorias e dos serviços vendidos
( + ) Valores das matérias primas adquiridas junto a terceiros e contidas no custo do produto vendido, das mercadorias e dos serviços vendidos adquiridos de terceiros;
( - ) Não inclui gastos com pessoal próprio. Materiais, energia, serviços de terceiros e outros.
-
GAB: ERRADO
Complementando!
Fonte: CPC 09 / Gilmar Possati - Estratégia
Assertiva: O custo dos serviços de terceiros recebidos para a execução da atividade fim da entidade representa um valor adicionado recebido em transferência, visto ser uma riqueza criada por terceiros. Rrepresenta um insumo adquirido de terceiro.
Segundo o CPC 09, o valor adicionado recebido em transferência representa a riqueza que não tenha sido criada pela própria entidade, e sim por terceiros, e que a ela é transferida, como por exemplo receitas financeiras, de equivalência patrimonial, dividendos, aluguel, royalties, etc.
Já os insumos adquiridos de terceiros abrangem:
- Custo dos produtos, das mercadorias e dos serviços vendidos – inclui os valores das matérias-primas adquiridas junto a terceiros e contidas no custo do produto vendido, das mercadorias e dos serviços vendidos adquiridos de terceiros; não inclui gastos com pessoal próprio.
- Materiais, energia, serviços de terceiros e outros – inclui valores relativos às despesas originadas da utilização desses bens, utilidades e serviços adquiridos junto a terceiros.
Logo, percebe-se que o custo dos serviços de terceiros recebidos para a execução da atividade fim da entidade representa um insumo adquirido de terceiro.
-
ERRADO
A questão diz que o custo dos serviços de terceiros foi recebido para a execução da atividade fim da entidade.
Não pode ser um "valor adicionado" porque não se trata de uma riqueza criada por terceiros. Ora, a empresa comprou matéria prima para produzir seus próprios produtos. Então, estamos falando de "Insumo adquirido de terceiros".
Definições do CPC 09:
Valor adicionado recebido em transferência: representa a riqueza que não tenha sido criada pela própria entidade, e sim por terceiros, e que a ela é transferida. Ex: receitas financeiras, equivalência patrimonial, dividendos, aluguel, royalties.
Insumo adquirido de terceiros: representa os valores relativos às aquisições de matérias primas, mercadorias, materiais, energia, serviços, etc. que tenham sido transformados em despesas do período.
-
CPC te amo!!!!
-
O Custo dos Serviços de Terceiros não é classificado como Valor Adicionado Recebido em Transferência, mas como Insumos Adquirido de Terceiros.
GABARITO: ERRADO.