SóProvas


ID
2308894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com referência à elaboração de demonstrações contábeis, julgue o item seguinte à luz da legislação societária, dos princípios fundamentais da contabilidade e dos pronunciamentos contábeis do CPC.

O total de dividendos reconhecidos como distribuição aos acionistas durante dado exercício pode ser evidenciado na demonstração das mutações do patrimônio líquido.

Alternativas
Comentários
  • 107. A entidade deve apresentar, na DMPL ou nas notas explicativas, o montante de dividendos reconhecidos como distribuição aos proprietários durante o período e o respectivo montante dos dividendos por ação.

     

    CPC 26 (R1) - Apresentação das Demonstrações Contábeis

     

    GAB. CERTO

  • Não entendi esse pode? É opcional? Não seria deve?

  • Gabarito Certo.

    Joceli a norma impõe a obrigatoriedade da apresentação. Entretando, a obrigatoriedade deve ocorrer com a apresentação na DMPL ou nas notas explicativas.   Portanto, o "pode" é perfeitamente aplicável,  pois a entidade optando por não apresentar o montante de dividendos na DMPL  deverá, obrigatoriamente, apresenta-lá em notas explicativas.

     

    Espero ter ajudado.

     

    Bons estudos a todos

  • Lei 6.404:

     

    Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

     

    III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

     

    § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

  • § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia

    Bizu matador desse artigo 186

    O artigo 186 demonstra a estrutura mínima da DLPA.
    - DLPA indica montante do dividendo por ação do capital social.
    - DRE indica lucro por ação.
    - DLPA pode ser incluída na DMPL

     

  • A distribuição de dividendos deve ser evidenciada na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, pois afeta o saldo da conta Lucros Acumulados, conforme lançamento abaixo.

    D – Lucros Acumulados              (PL)

    C – Dividendos a Pagar               (Passivo)

    Assim, correta a afirmativa.

  •  DEMONSTRAÇÃO DE MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (DMPL): Fornece a movimentação ocorrida durante os exercícios nas contas componentes do Patrimônio Líquido, faz clara indicação do fluxo de uma conta para outra além de indicar a origem de cada acréscimo ou diminuição no PL.

    para evidenciar as alterações das contas de 

    -Capital Social, 

    -Reservas de Capital e de Lucros, 

    -Ajustes de Avaliação Patrimonial, 

    -Ações em Tesouraria e 

    -Lucros Prejuízos Acumulados.

  • Gabarito: Certo.

    Essa discriminação, conforme o Art. 186 da Lei 6404, ocorre na DLPA. No entanto, o dispositivo informa que caso uma entidade elabore a DMPL, ela está dispensada de elaborar a DLPA. Então, o total de dividendos pode estar discriminado na DMPL.

    Bons estudos!

  • - Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Telebras Prova: CESPE - 2015 - Telebras - Contador

    No que se refere à elaboração de diversas demonstrações contábeis, julgue o item a seguir.

    O valor dos dividendos distribuídos aos proprietários a cada período e o valor do dividendo distribuído por ação podem ser evidenciados na demonstração de mutações do patrimônio líquido (DMPL).

    CERTO

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Gilmar Possati - Estratégia

    Nos termos da Lei n. 6.404/76,

    Art. 186 § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

    Logo, realmente o total de dividendos reconhecidos como distribuição aos acionistas durante dado exercício pode ser evidenciado na DMPL

    =-=-=-=

    INDO MAIS FUNDO!

    A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) discrimina:

    --> Os saldos no início do período;

    --> Os ajustes de exercícios anteriores;

    --> As reversões e transferências de reservas e lucros;

    --> Os aumentos de capital, discriminando sua natureza;

    --> A redução de capital;

    --> As destinações do lucro líquido do período;

    --> As reavaliações de ativos e sua realização, líquida do efeito dos impostos correspondentes;

    --> O resultado líquido do período;

    --> As compensações de prejuízos;

    --> Os lucros distribuídos;

    --> Os saldos no final do período.

  • Nos termos da Lei n. 6.404/76, Art. 186 § 2º

    A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

    Logo, realmente o total de dividendos reconhecidos como distribuição aos acionistas durante dado exercício pode ser evidenciado na DMPL.

    Gabarito: Certo

  • LSA

       Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

           I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

           II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

           III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

           § 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

           § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

    CPC 26

    107. A entidade deve apresentar, na demonstração das mutações do patrimônio líquido ou nas notas explicativas, o montante de dividendos reconhecidos como distribuição aos proprietários durante o período e o respectivo montante dos dividendos por ação.

  • OU NOTA EXPLICATIVA