SóProvas


ID
2308903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item subsequente, a respeito dos procedimentos para registro, mensuração e avaliação de ativos.

Caso tenha sido reconhecida uma perda de valor realizável em um goodwill e se constate, em exercício subsequente, que houve recuperação do valor realizável, a perda reconhecida deverá ser revertida até o montante do valor originalmente reconhecido como perda.

Alternativas
Comentários
  •  

    SEGUE UM RESUMO DO CPC 01 QUANTO À REVERSÃO:

    Reversão de perda por desvalorização:

    a) para ativo individual - HÁ REVERSÃO;

    b) para uma unidade geradora de caixa - HÁ REVERSÃO;

    c) para o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) - NÃO HÁ REVERSÃO.

     

    PORTANTO, NA QUESTÃO NÃO HÁ REVERSÃO POR SER GOODWILL!

     

    GAB. ERRADO

     

    QUESTÃO SEMELHANTE, PORÉM COM CÁLCULO. Q684047

  • QUESTÃO - Caso tenha sido reconhecida uma perda de valor realizável em um goodwill e se constate, em exercício subsequente, que houve recuperação do valor realizável, a perda reconhecida deverá ser revertida até o montante do valor originalmente reconhecido como perda. 

    "O limite é o valor contábil, caso nunhuma perda fosse reconhecida."

     

    https://goo.gl/Pjc9uM (MINUTO 9)

  • ERRADO.

    CPC 01 Texto literal:

    Reversão de perda por desvalorização do ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill)

    124. A perda por desvalorização reconhecida para o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) não deve ser revertida em período subsequente.

    125. O Pronunciamento Técnico CPC 04 – Ativo Intangível proíbe o reconhecimento de ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente. Qualquer aumento no valor recuperável do ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) nos períodos subsequentes ao reconhecimento de perda por desvalorização para esse ativo é equivalente ao reconhecimento de ágio por expectativa de rentabilidade futura gerado internamente (goodwill gerado internamente) e não reversão de perda por desvalorização reconhecida para o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill).

  • Gabarito: ERRADO

     

    O Pronunciamento Técnico CPC 04 – Ativo Intangível proíbe o reconhecimento de ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente.

  • CPC 01:

    Reversão de perda por desvalorização do ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill)

    124. A perda por desvalorização reconhecida para o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwillnão deve ser revertida em período subsequente.

    125. O Pronunciamento Técnico CPC 04 – Ativo Intangível proíbe o reconhecimento de ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente. Qualquer aumento no valor recuperável do ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) nos períodos subsequentes ao reconhecimento de perda por desvalorização para esse ativo é equivalente ao reconhecimento de ágio por expectativa de rentabilidade futura gerado internamente (goodwill gerado internamente) e não reversão de perda por desvalorização reconhecida para o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill).

  • Como não sou Contador pensei assim: Goodwill não está refletido no BP não sendo depreciável ou amortizável. E lembro só do CPC 01 dizendo que não há reversão. 

    É o que tem me ajudado em algumas questões quando vejo a palavra goodwill.

  • GOODWIIL É IGUAL VIRGINDADE - NÃO HÁ REVERSÃO.


    Copiei de um colega que não lembro o nome, mas isso me fez gravar de primeira.

  • KKKKK Kauam Pagliarini , o melhor comentário

  • Goodwill não amortiza e nem faz reversão

  • Assistam o vídeo da Prof Camila Sá, tenho certeza que ajudará muito.

    https://youtu.be/4eBA1BxpoRA

  • A entidade deve avaliar, ao término de cada período de reporte, se há alguma indicação de que a perda por desvalorização reconhecida em períodos anteriores para um ativo possa não mais existir ou ter diminuído. Se existir alguma indicação, a entidade deve estimar o valor recuperável desse ativo. Isso pode ser uma evidência de que a vida útil remanescente, o método de depreciação, amortização ou exaustão ou o valor residual necessitem ser revisados ou ajustados.

    O aumento do valor contábil de um ativo atribuível à reversão de perda por desvalorização não deve exceder o valor contábil que teria sido determinado (líquido de depreciação, amortização ou exaustão), caso nenhuma perda por desvalorização tivesse sido reconhecida para o ativo em anos anteriores.

    O Pronunciamento Técnico CPC 04 – Ativo Intangível proíbe o reconhecimento de ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente. Qualquer aumento no valor recuperável do ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) nos períodos subsequentes ao reconhecimento de perda por desvalorização para esse ativo é equivalente ao reconhecimento de ágio por expectativa de rentabilidade futura gerado internamente (goodwill gerado internamente) e não reversão de perda por desvalorização reconhecida para o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill).

    Assim, incorreta a afirmativa.

  • GOODWIIL É IGUAL VIRGINDADE - NÃO HÁ REVERSÃO.

    Olha a putaria ai rsrs

    Grande, Thallíus Morais!!!

  • Só hoje já vi 4 questões sobre REVERSÃO DE GOODWILL

  • Caso tenha sido reconhecida uma perda de valor realizável em um goodwill e se constate, em exercício subsequente, que houve recuperação do valor realizável, a perda reconhecida deverá ser revertida até o montante do valor originalmente reconhecido como perda. ERRADO

    Nas consolidações, goodwill é o excesso de valor pago pela investidora por sua participação sobre os ativos da subsidiária, devendo ser registrado no ativo não circulante investimentos. ERRADO

    Ao adquirir um investimento avaliado pelo método da equivalência patrimonial, a entidade adquirente deve incluir o goodwill no valor contábil do investimento e amortizar o referido goodwill em prazo não superior a dez anos. ERRADO

    Se uma empresa for adquirida em uma combinação de negócios e, inesperadamente, após a aquisição, o adquirente obtiver um ganho com a liquidação em condições vantajosas de um passivo da adquirida, tal ganho representará um goodwill. ERRADO.

    Goodwill é um termo contabilístico usado para refletir a parte do valor de mercado de um negócio que não é diretamente atribuível aos seus ativos e passivos, contabilizado apenas em caso de uma aquisição. CERTO

    Considere que, em decorrência de uma combinação de negócios entre duas sociedades, realizada em fevereiro de 2014, uma sociedade adquirente tenha reconhecido um goodwill no valor de dois milhões de reais, alocado a duas unidades geradoras de caixa. Em face dessa situação hipotética, anualmente, a sociedade adquirente, deverá comparar o valor contábil do goodwill adquirido com o seu valor recuperável. CERTO

    Os fundos de comércio adquiridos, quando destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, devem ser reconhecidos no ativo imobilizado. ERRADO

    Não deve ser reconhecido como ativo o ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente. CERTO

    Assinale a opção correspondente a elemento que é classificado no ativo intangível

    d) ágio pago por rentabilidade futura (goodwill) 

    ----------------------------------------------------

    Goodwill gerado internamentenão reconhecemos como ativo e sim como despesa*PF/14 (Q236050)

    Goodwill adquirido (balanço consolidado): ativo intangível *MPE/2020 (Q1153867)

    Goodwill adquirido (balanço individual): ativo investimento (para quem adquiriu)

    ----------------------------------------------------

    Goodwill não amortiza

    Goodwill não pode ser depreciado

    Goodwill não é patrimônio

    Goodwill não pode ser revertido

    Goodwill somente na aquisição

    ----------------------------------------------------

    Goodwill é um valor intrínseco

    Goodwill é gerado internamente

    ------------------------------------------------------

    Goodwill exemplo: marcas, imagem da empresa, parte do valor do mercado.

    Exemplo simples: uma franquia da marca. mc donald, coca cola, walmart.

  • Goodwill = valor pago – valor justo

    fundo de comércio (Goodwill) gerado internamentenão reconhecemos como ativo e sim como despesa

    Goodwill adquirido (balanço consolidado): ativo intangível 

    Goodwill adquirido (balanço individual): ativo investimento (para quem adquiriu)

    não amortiza

    não pode ser depreciado

    não é patrimônio

    não pode ser revertido

    somente na aquisição

    é um valor intrínseco

    é gerado internamente

    exemplo: marcas, imagem da empresa, parte do valor do mercado.

  • Por algum motivo o Mauro usou essa questão no resumo, mas não postou seu belo comentário, aí vai:

    ------------------------------------------------

    GOODWILL:

    1) O que é o goodwill?

    (CESPE/SEBRAE/2011) Denomina-se goodwill ágio por expectativa de rentabilidade futura. (CERTO)

    (CESPE/MPOG/2015) Goodwill é um termo contabilístico usado para refletir a parte do valor de mercado de um negócio que não é diretamente atribuível aos seus ativos e passivos, contabilizado apenas em caso de uma aquisição.(CERTO)

    2) Como é determinado?

    (CESPE/MPU/2010) O ágio por rentabilidade futura (goodwill) é determinado pela diferença positiva entre a soma do valor da contraprestação transferida em troca do controle da adquirida (mensurada a valor justo) e o valor justo dos ativos líquidos identificáveis na adquirida.(CERTO)

    3) Pode ser revertidoNÃO!

    (CESPE/SEDF/2017) Caso tenha sido reconhecida uma perda de valor realizável em um goodwill e se constate, em exercício subsequente, que houve recuperação do valor realizável, a perda reconhecida deverá ser revertida até o montante do valor originalmente reconhecido como perda.(ERRADO)

    4) Pode ser AmortizadoNÃO!

    (CESPE/TCE-ES/2013) Se um ágio fundamentado em rentabilidade futura de uma coligada tiver sido reconhecido pela empresa investidora, o valor reconhecido deverá ser amortizado nas avaliações subsequentes.(ERRADO)

    (CESPE/SUFRAMA/2014) Na aquisição de um investimento em controlada, o ágio como fundamentado em rentabilidade futura (goodwill) é parte do valor contábil do investimento, vedada a sua amortização.(CERTO)

    5) Se for gerado internamente deve ser reconhecido? NÃO!

    (CESPE/CGM-PB/2018) O ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwillgerado internamente deve ser reconhecido como ativo intangível.(ERRADO)

    (CESPE/PF/2012) NÃO deve ser RECONHECIDO como ativo o ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwillgerado internamente.(CERTO)

    6) Deve-se realizar anualmente o teste de recuperabilidadeSIM!!!

    (CESPE/SEFAZ-RS/2018) Um ativo torna-se desvalorizado quando o valor contábil excede o valor recuperável. Nesse caso, o Pronunciamento Técnico n.º 01 (CPC-01) estabelece que o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) em combinação de negócios deve ser testado a cada ANO.(CERTO)

    (CESPE/FUB/2015) A substância econômica do ágio pago pela expectativa de rentabilidade futura na aquisição de uma entidade deve ser verificada, no mínimo, ANUALMENTE, por meio de um impairment test.(CERTO)

  • No caso de Goodwill, reconhece a despesa, ano seguinte reconhece a receita. NÃO HÁ REVERSÃO!

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Gravem: Imparmeint de GOODWILL não cabe reversão.

    Goodwill não reverte!

  • Em regra, se houver recuperação do valor realizável de um ativo, a perda

    reconhecida deverá ser revertida até o montante do valor originalmente

    reconhecido como perda.

    Porém, não deve ser realizada a reversão de perdas por desvalorização de

    ativos para o goodwill.

    Gabarito: Errado.

  • Goodwill

    • Ágio por expectativa de rentabilidade futura Q244718 | Q560844
    • Não pode ser revertido Q769632
    • Não pode ser Amortizado Q360149
    • Gerou internamente? NÃO reconhecido Q236050 | Q236050
    • Teste de Recuperabilidade ANUAL Q952536 | Q1680314✅

    O teste de recuperabilidade ANUAL é obrigatório nas seguintes situações:

    1. Intangível com vida útil indefinida*
    2. Intangível ainda não disponível para uso
    3. Ágio por rentabilidade futura (goodwill)

    *Se tiver vida útil definida Teste de Recuperabilidade dispensável (Faz se houver indício de perda)

    fonte qc

  • Se tem algo que consegui gravar nessa bagaceta de contabilidade é que:

    Goodwill não reverte!

    Goodwill não reverte!

    Goodwill não reverte!

    Goodwill não reverte!

    Goodwill não reverte!

    Goodwill não reverte!

    Goodwill não reverte!

    Goodwill não reverte!

    Goodwill não reverte!

    Goodwill não reverte!

    Não amortiza!

    Não amortiza!

    Não amortiza!

    Não amortiza!

    Não amortiza!

    Não amortiza!

    Não amortiza!

    Não amortiza!