-
GAB. ERRADO.
A DEFINIÇÃO FOI DE ANÁLISE VERTICAL.
-
→Gabarito: Errado.
Um percentual de 4% associado ao saldo da conta estoques de determinado exercício, em uma análise VERTICAL, poderia significar que os estoques em questão representam dos ativos totais 1/25 do exercício.
A análise Vertical é considerada um método de análise que busca avaliar a composição dos itens fazendo um comparativo com todo um grupo ou partes de uma demonstração considerando, previamente, como 100% o total do grupo.
“A finalidade principal da análise horizontal é apontar o crescimento de itens dos balanços e das demonstrações de resultado através dos períodos, a fim de caracterizar tendências.”
Iudícibus (2010, p.83)
Contabilidade Geral para Concursos - Grupo de Estudos
https://www.facebook.com/groups/603992823104104/?fref=ts
-
Gabarito: Errado.
Comentário:
Nessa questão a banca tentou confundir o candidato, uma vez que afirma corretamente que os estoques representam 1/25 dos ativos totais do exercício, se existe um percentual de 4% associado ao saldo dessa conta em determinado exercício. Todavia, não se trata de análise horizontal, como afirma o item, mas análise vertical.
Nunca é demais relembrar que a análise horizontal relaciona cada conta de uma demonstração financeira com a sua equivalente de anos anteriores. Mede a evolução das contas ao longo de dois ou mais exercícios, permitindo uma ideia de tendência futura.
Já a análise vertical evidencia a composição do patrimônio da empresa em determinada data. Indica, portanto, os coeficientes de participação relativa de cada conta no conjunto das demonstrações financeiras.
-
1. Horizontal – análise de evolução, que envolve a comparação de itens patrimoniais em diversos períodos.
2. Vertical – análise de composição ou de estrutura, onde estabelecemos relação entre itens de uma demonstração.
Ou seja, trata-se de análise vertical a questão.
Gabarito: ERRADO
-
A conta está certa, o erro é afirmar que se trata de análise horizontal. É uma análise vertical.
-
Errado
Lembrando que:
1 - Análise Vertical (análise de estrutura).
A Análise Vertical (AV) de uma demonstração contábil consiste comparação de um item do demonstrativo com o seu total, com o objetivo de obter o coeficiente de participação daquele item em relação ao todo.
Análise Vertical: Indica a estrutura das demonstrações contábeis, através de coeficientes de participações, bem como a sua evolução no tempo. No balanço Patrimonial, os coeficientes são calculados em função do total do Ativo e total do
Passivo + PL. Na Demonstração do Resultado, usa-se a Receita Líquida como base (Índice 100).
A análise vertical ou análise de estrutura tem por objetivo o estudo da estrutura das demonstrações contábeis por meio de cálculos dos coeficientes analíticos de participação que são obtidos da divisão que cada conta ou grupo de contas possuem em relação a um valor base, resultando em percentuais que demonstram a proporcionalidade existente em cada conta ou grupo de contas em relação ao valor base. No balanço patrimonial, atribui-se peso 1 ou 100% para o total do ativo e do passivo que são os valores bases, enquanto que na DRE a regra é atribuir peso 1 ou 100% às receitas líquidas.
Portanto, a análise vertical demonstra a importância relativa que cada conta possui em cada demonstrações contábeis e por meio da comparação com outros concorrentes de mesmo ramo de atuação ou com as relações da própria empresa.