SóProvas


ID
2308978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca das demonstrações financeiras e dos instrumentos necessários para a sua elaboração, julgue o próximo item.

O uso do plano de contas aplicado ao setor público é obrigatório para todas as entidades da administração direta e indireta, incluídas as empresas estatais, independentemente de sua natureza.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    NBC T 16.1

    8.As entidades abrangidas pelo campo de aplicação devem observar as normas e as técnicas próprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, considerando-se o seguinte escopo:

    (a) integralmente, as entidades governamentais, os serviços sociais e os conselhos profissionais;

    (b) parcialmente, as demais entidades do setor público, para garantir procedimentos suficientes de prestação de contas e instrumentalização do controle social. Ex: Empresas estatais independentes.

    bons estudos

  • MCASP: 2.4. ALCANCE DO PCASP
    A utilização do PCASP é obrigatória para todos os órgãos e entidades da administração direta e da administração indireta dos entes da Federação, incluindo seus fundos, autarquias, inclusive especiais, fundações, e empresas estatais dependentes.
    A utilização do PCASP é facultativa para as demais entidades.

  • Precisa ter cuidado com as normas esse ano. As NCB T 16.1 até 16.5 foram revogada. Consultem o site do CFC. 

  • 2.4. ALCANCE DO PCASP

    A utilização do PCASP é obrigatória para todos os órgãos e entidades da administração direta e da administração indireta dos entes da Federação, incluindo seus fundos, autarquias, inclusive especiais, fundações, e empresas estatais dependentes.

    A utilização do PCASP é facultativa para as demais entidades.

    MCASP 7ª edição

  • Gabarito: Errado

    Tópicos para melhor compreensão da questão:

    Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/pcasp

    * Plano de contas - Estrutura básica da escrituração contábil, formada por uma relação padronizada de contas contábeis, que permite o registro contábil dos atos e fatos praticados pela entidade de maneira padronizada e sistematizada, bem como a elaboração de relatórios gerenciais e demonstrações contábeis de acordo com as necessidades de informações dos usuários. É obrigatório para todos os Poderes de cada ente da Federação, seus órgãos e entidades da administração direta e da administração indireta, incluindo fundos, autarquias, inclusive especiais, fundações e empresas estatais dependentes.

    PCASP - Plano de Contas Aplicado ao Setor Público - Com o objetivo de uniformizar as práticas contábeis, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em conjunto com o Grupo Técnico de Procedimentos Contábeis (GTCON), elaborou o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), adequado aos dispositivos legais vigentes, às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC T SP), aos padrões internacionais de Contabilidade do Setor Público e às regras e procedimentos de Estatísticas de Finanças Públicas reconhecidas por organismos internacionais. O  PCASP permite a consolidação das Contas Públicas Nacionais, conforme determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

    * MCASP - MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

  • Gabarito Errado

     

    NBC T 16.1

    8.As entidades abrangidas pelo campo de aplicação devem observar as normas e as técnicas próprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, considerando-se o seguinte escopo:

    (a) integralmente, as entidades governamentais, os serviços sociais e os conselhos profissionais;

    (b) parcialmente, as demais entidades do setor público, para garantir procedimentos suficientes de prestação de contas e instrumentalização do controle social. Ex: Empresas estatais independentes.

  • O uso do plano de contas aplicado ao setor público é obrigatório para todas as entidades da administração direta e indireta, incluídas as empresas estatais, independentemente de sua natureza.

    2.4. ALCANCE DO PCASP
    A utilização do PCASP é obrigatória para todos os órgãos e entidades da administração direta e da administração indireta dos entes da Federação, incluindo seus fundos, autarquias, inclusive especiais, fundações, e empresas estatais dependentes. PCASP, 7 ed, Pag. 341.
     

  •       O uso do Plano de Contas aplicado ao setor público, será obrigatório para as empresas estatais, somente se estas forem dependentes.

          O campo de aplicação do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), abrange todas as entidades governamentais, exceto as estatais independentes, cuja utilização é facultativa.

    O PCASP deve ser utilizado por todos os Poderes de cada ente da Federação, seus fundos, órgãos, autarquias, inclusive especiais, e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, bem como pelas empresas estatais dependentes.

    Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/113505/Parte_IV_PCASP2012.pdf

  • Campo de aplicação ANTIGO (NBC T 16.1)

    Integralmente: Entidades governamentais (inclui estatais dependentes), serviços sociais e conselhos profissionais.

    - Parcialmente: demais entidades (inclui estatais indeoendentes), pessoas físicas equiparadas

     

    Campo de aplicação ATUAL (Estrutura conceitual)

    Obrigatório: Governos nacionais, estaduais e distritais, órgãos, secretarias, departamentos, agências, autarquias, fundações (instituídas e mantidas pelo poder público) e fundos, consórcios públicos e outras repartições públicas congêneres das administrações direta e indireta inclusive as empresas estatais dependentes)  - os que estão inclusos no orçamento fiscal e seguruidade social.

    Facultativo: demais entidades e entidades Independentes - os que estão inclusas no orçamento de investimento.

    Ex. OSCIP e fundações privadas

     

     

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Todas...? Sei

  • Errado!

    Para as empresas estatais independentes a utilização do PCASP é facultativa.

  • aplicadas ao setor PRIVADO = LEI DAS SOCIEDADES POR AÇÕES - No 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976.

    APLICADAS AO SETOR PÚBLICO = elaboração e controle dos orçamentos - LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964

    GABARITO = ERRADO

  • A utilização do PCASP é obrigatória para todos os órgãos e entidades da administração direta e da administração indireta dos entes da Federação, incluindo seus fundos, autarquias, inclusive especiais, fundações, e empresas estatais dependentes.

    A utilização do PCASP é facultativa para as demais entidades.

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP)

  • Essa questão versa sobre o alcance do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público - PCASP.

    Conforme dispõe o MCASP, a utilização do PCASP é obrigatória para todos os órgãos e entidades da administração direta e da administração indireta dos entes da Federação, incluindo seus fundos, autarquias, inclusive especiais, fundações, e empresas estatais dependentes.

    Note que o MCASP restringe o alcance do PCASP às estatais dependentes, logo, o item está errado, uma vez que afirmou que as estatais são abrangidas pelo PCASP independentemente de sua natureza.


    Gabarito do Professor: ERRADO.