-
ERRADO
ERRO ESTÁ EM FALAR QUE É O OBJETIVO PRINCIPAL (SUPREMO) - no caso trata-se de uma das VANTAGENS da Microfilmagem.
A principal vantagem da microfilmagem é a substituição do documento em papel por sua cópia em microfilme, que tem validade jurídica como original, de acordo com a legislação vigente. - PROFESSOR ELVIS MIRANDA
Outra vantagem e poder substituir o documento em papel que muitas vezes pode ser antigo por outro em microfilme para evitar destruição do documento original.
-
Tinha que ter recurso na questão. Porque o objetivo da microfilmagem e a redução dos espaços utilizados pelo doc. Pra mim tá certa
-
Concordo com o comentário da colega Bruna, e ainda reintero, seguro Leonardo Reis e João Tiago, em Arquivologia Facilitada, editora Campus Concursos, 2013, pg. 90 - 92:
"No âmbito do processo de reprodução de documentos por microfilmagem, podem ser considerados dois modais distintos:
1a Estratégia – Microfilmagem de Substituição – É aplicada quando o objetivo é microfilmar documentos tendo-se em vista a eliminação futura dos mesmos, com a finalidade de redução de espaço. Como o próprio termo diz, substituem-se os arquivos de outro suporte (por exemplo, papel) pelo microfilme. É aplicada no âmbito dos arquivos correntes e intermediários. Tais rolos de microfilme serão, então, o novo suporte da informação contida anteriormente nos outros documentos. Essa estratégia é perfeitamente possível porque a legislação brasileira autoriza a microfilmagem e reconhece que o microfilme possui a mesma força probante dos originais inclusive em juízo. [...]
Podem ser enumeradas as seguintes vantagens do uso da microfilmagem: [...]
2) Redução de espaço: no modal de substituição, a microfilmagem é capaz de anular a necessidade de serem mantidos os arquivos em suportes convencionais, como o papel. Uma vez microfilmados, os documentos poderão ser eliminados, desde que não sejam arquivos históricos."
Ficou grande, mas enfim, entendo que no âmbito dos arquivos corrente e intermediário a microfilmagem quando aplicada tem a função primordial de liberar espaços ocupados por documentos em outros suportes, a questão não considera essa possibilidade, então assim sendo o gabarito deveria ser Certo.
-
Gente, após a microfilmagem os documentos originais podem ou não ser eliminados???? Olhem essa questão, foi do mesmo concurso da Secretaria de Educação do DF, caiu para o cargo de secretário escolar:
A respeito da microfilmagem de documentos de arquivo, julgue o item subsequente.
Após a microfilmagem, os documentos de arquivo podem ser eliminados, salvo os de valor permanente.
GABARITO: C
**** Comentário do professor Elvis Miranda (Gran cursos online):
"A microfilmagem de documentos permite a eliminação dos documentos originais, de acordo com a legislação a respeito do assunto. A exceção são os documentos de valor histórico ou permanente."
-
Jordana, os documentos podem ser eliminados após a microfilmagem se forem de idade corrente e intermediária, é a chamada microfilmagem de substituição, pois substitui os originais enquanto o documento possuir valor administrativo e/ou legal. Já os documentos de caráter permanente que venham a ser microfilmados não podem ser eliminados, é a chamada microfilmagem de preservação, pois o documento é microfilmado para fins de consulta, evitando assim o manuseio do documento original, para evitar possíveis danos e etc. Espero ter ajudado! Chama que noisssss :)
-
ERRADO.
A principal vantagem da microfilmagem é substituir o documento em papel por microfilme, isso evita a destruição do documento em papel.
-
MICROFILME DE PRESERVAÇÃO- Microfilme que serve à preservação de documentos, protegendo-os do uso e manuseio constantes.
MICROFILME DE SEGURANÇA- Microfilme que serve de cópia de segurança, devendo ser armazenado em local distinto daquele dos originais, de preferência em câmara de segurança.
MICROFILME DE SUBSTITUIÇÃO- Microfilme que serve à preservação das informações contidas em documentos que são eliminados, tendo em vista a racionalização e o aproveitamento de espaço.
Provavelmente o objetivo primordial seja PRESERVAÇÃO, como evitar o manuseio de documentos de valor permanente.
-
Cuidado, galera. O documento que foi microfilmado pode ou não ser destruído, a critério da autoridade competente.
Lei 5433, Art. 1º § 2º: "Os documentos microfilmados poderão, a critério da autoridade competente, ser eliminados por incineração, destruição mecânica ou por outro processo adequado que assegure a sua desintegração."
O erro da questão está em dizer que a eliminação é objetivo promordial, pois nem sempre ocorrerá a eliminação dos originais da microfilmagem. A eliminação é uma discricionariedade.
-
A microfilmagem é a técnica de reproduzir documentos em microfilmes. O processo consiste em capturar a imagem do documento original e registrá-la em microfilme. A redução de tamanho é considerável - cerca de 98%.
Muito embora tenha a vantagem da redução e economia de espaço físico, a microfilmagem não é utilizada para esta finalidade principal (especialmente por que a digitalização também tem essa vantagem, e é muito menos cara e complexa), mas sim para segurança e preservação.
Os documentos microfilmados são guardados em cofres fortes, e sempre em duplicatas, por determinação legal; além disso, para sua leitura é necessário equipamento específico, que é muito caro e de difícil manuseio. Ainda, quando se usa o documento microfilmado, o seu original permanece guardado, o que diminui o risco de sua deterioração contribuindo assim para sua preservação.
Gabarito do professor: Errado
-
prf felipe, apenas os originais permanentes nao podem ser destruidos, correntes e intermediarios podem....
-
Não é só redução de espaço, mas sim a preservação e a segurança do documento.
"Entre as vantagens destacam-se: Garantir a preservação de documentos originais passíveis de destruição pelo manuseio, assim como a segurança do acervo contra furtos, incêndios e inundações."
Fonte:http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/cursos_capacitacao/Apostila_gestao_documentos_2015.pdf
-
Essas questões de arquivologia do Cespe estão muito mal elaboradas.
-
Errado
Principalmente para a preservação e segurança
-
A microfilmagem não é utilizada para esta finalidade principal (especialmente por que a digitalização também tem essa vantagem, e é muito menos cara e complexa), mas sim para SEGURANÇA e PRESERVAÇÃO.
-
ERRADA.
Os objetivos primordiais da microfilmagem são a segurança e a preservação dos documentos originais, que poderão ser eliminados ou recolhidos para guarda permanente.
-
Valentini (2014) = 1.1. Objetivos
• reduzir o volume documental;
• garantir a sua durabilidade (expectativa de vida: 500 anos).
1.2. Vantagens
• validade legal (confere ao microfilme o mesmo valor do documento original);
• economia de espaço;
• redução do volume de papéis e documentos;
• segurança na conservação dos documentos vitais da empresa;
• facilidade de consulta a documentos arquivados;
• durabilidade do suporte;
• complementação de acervos;
• reprodução fiel e exata do documento microfilmado (às vezes, um documento encontra-se em mau estado de conservação, já tendo inclusive ocorrido perda da informação. Ele pode ser microfilmado, mas a imagem não será a reprodução exata do documento original, e sim do documento microfilmado). Portanto, a leitura do documento não ocorrerá de forma tão fácil. Haverá um pouco de dificuldade, nesses casos específicos.
• preservação dos documentos originais;
• favorece o sigilo documental.
1.3. Desvantagens
• alto custo
• é difícil a comparação entre imagens, em um mesmo microfilme.
-
Vantagens e benefícios:
• Evita a deterioração dos documentos e elimina o risco de perda do acervo;
• Dificulta a ação de falsificadores;
• Durabilidade garantida pelas normas ISO e ANSI de aproximadamente 500 anos.
• O microfilme não é afetado pela obsolescência dos sistemas digitais, pois sua imagem é analógica;
• As imagens são digitalizadas e disponibilizadas em mídia com alto padrão de qualidade.
Etapas da Microfilmagem:
• Os documentos são digitalizados e indexados de forma que facilite o controle e localização;
• Após a captura e organização as informações são armazenadas em microfilme;
• Os documentos são armazenados de maneira permanente e ficam protegidos e preservados contra alterações e mudanças tecnológicas.
-
ESSA QUESTÃO DÁ UM POUCO DE DÚVIDA, MAS VOU TE EXPLICAR DA MANEIRA MAIS FÁCIL POSSÍVEL . PRIMORDIAL É A PRESERVAÇÃO E SEGURANÇA DO DOCUMENTO, PORÉM NÃO DEIXA DE SER VANTAGEM A ELIMINAÇÃO DE ESPAÇO.
OBS: OS DOCUMENTOS MICROFILMADOS NÃO PODEM SER ELIMINADOS SE OS MESMOS TIVEREM VALOR PERMANENTE.
''PENSAMENTO POSITIVO FAZ BEM, E CASO VENHA AQUELE PENSAMENTO NEGATIVO MANDA ELE SE FERRAR ''
-
ERRADA.
Economia de espaço é uma das vantagens porém não é o objetivo primordial. Também temos com a microfilmagem o fácil acesso aos microfilmes pois são pequenos a confidencialidade dos dados e informações, pois não se consegue ler olhando diretamente e a durabilidade entre outros.
-
Microfilmagem:segurança e preservação
-
A liberação do espaço ocupado anteriormente por documentos em suporte papel é o objetivo primordial da microfilmagem.
O ERRO DA QUESTÃO !
O documento original permanecerá guardado, logo, a microfilmagem tem o escopo de preservar o documento.
Professor Mayko Gomes
-
Mas com a microfilmagem, o original pode ser descartado,exceto os de guarda permanente, liberando espaço no arquivo, correto? Quando ocorre a digitalização, não pode descartar o original.
-
GAB:E
Não,HUGO o documento original permanece guardado!
-
Nao necessariamente o documento permanecera guardado
-
ERRADO, POIS O DOCUMENTO ORIGINAL PRECISA SER GUARDADO APOS O PROCESSO DE MICROFILMAGEM
-
o principal objetivo da microfilmagem não é a liberação de espaço físico e sim a preservação da informação.
Resposta: errada
-
Para segurança e preservação.
Gabarito: Errado
-
Questão bem capciosa!!! Aqui dependendo da loucura do examinador pode ser certo ou errado, mas vamos lá:
- O principal objetivo da microfilmagem é garantir a segurança dos documentos.
- Mas com a eliminação dos documentos correntes e intermediários, pode-se economizar espaço sim.
E se o objetivo da instituição for ganhar espaço?!
Poxa CESPINHA, vamos elaborar as questões com vontade.