SóProvas


ID
230953
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação à Rede PDH (Hierarquia Digital Plesiócrono), podemos afirmar:

Alternativas
Comentários
  • http://pt.wikilingue.com/es/Hierarquia_Digital_Plesiocrona

    A Hierarquia Digital Plesiócrona (JDP) é uma tecnologia usada em telecomunicações]] para transportar grandes quantidades de informação sobre um transporte digital equipado com fibra óptica e sistemas de microondas. Esta hierarquia é conhecida como PDH (do inglês Plesiochronous Digital Hierachy). Actualmente esta tecnologia está a ser substituída pela Hierarquia Digital Síncrona (SDH) equipada na maioria das redes de telecomunicações.


    ====================================================
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Plesi%C3%B3crono

    http://www.gta.ufrj.br/grad/98_2/claus/sdhnow~1.html

    Plesiócrono
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Ir para: navegação, pesquisa

    O termo plesiócrono é derivado do grego plesio, que significa próximo, e chronos, que significa tempo. Ele se refere ao fato do sistema plesiócrono funcionar com todos os sub-sistemas quase mas não perfeitamente sincronizados.

    De acordo com as recomendações do ITU-T, os sinais de um sistema são plesiócronos se eles tem a mesma taxa nominal, sendo as variações de taxa limitadas em limites definidos. Em geral os sistemas plesiócronos se comportam de modo semelhante aos sistemas síncronos exceto pelo fato de necessitarem de algum modo de lidar com os escorregamentos de sincronismo que ocorrem devido a natureza plesiócrona do sistema.

    O sistema mais conhecido é a Hierarquia Digital Plesiócrona - PDH (Plesiochronous Digital Hierarchy), utilizado na transmissão de informações digitais originadas por tráfego de dados e voz. Nos sistemas modernos existe uma tendência de utilizar sistemas que são ou assíncronos, como a Ethernet, ou fundamentalmente síncronos como a Hierarquia Digital Síncrona - SDH (Synchronous Digital Hierarchy).

     

  • http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_redes_digitais_plesiocronas.php

    Hierarquia PDH

    A solução encontrada para solucionar os problemas de transporte nas redes de telefonia, ou seja, a falta de sincronismo dos sinais de entrada do multiplexador, foi usar a multiplexação plesiócrona. A palavra plesiócrona vem do grego: PLESÍOS (QUASE) + KRONOS (TEMPO). Uma tradução para plesiócrona poderia ser quase síncrona. A multiplexação plesiócrona é realizada por multiplexador plesiócrono.

    No PDH cada canal multiplexado opera de forma plesiócrona, ou seja, com um relógio que não é sincronizado com os relógios dos outros canais apesar de ser nominalmente idêntico. Como na hierarquia do sistema telefônico existem vários níveis de multiplexação, todo o conjunto de multiplexadores plesíocronos recebe o nome de hierarquia digital plesiócrona, abreviado para PDH (do inglês Plesiochronous Digital Hierarchy).

    As redes digitais que utilizam a Hierarquia Digital Plesiócrona surgiram na área de telecomunicações para atender os sistemas de telefonia onde sinais de alto nível são obtidos de múltiplos sinais de baixo nível adicionados a "bits de enchimento" visando compatibilizar as diferentes velocidades de transmissão.

    O PDH constitui-se na hierarquia digital mais simples de ser implementada, existindo dois padrões principais para sua implementação, o europeu e o americano/japonês, ambos formados pela multiplexação síncrona de uma seqüência de 32 canais de 64Kbps, diferindo-se apenas pelo número de canais:

    Padrão europeu – 32 canais de 64Kbps e 2048Kbps de velocidade primária;

    Padrão americano – 24 canais de 64Kbps e 2048Kbps de velocidade primária.

    Para ambos, há a necessidade da correta sincronização dos extremos da rede para a correta multiplexação / demultiplexação dos sinais, de forma a garantir a integridade da informação transmitida


  • http://www.redt.com.br/SITE/interno.php?idCateg=12

    Os canais da hierarquia PDH são agrupados, formando os níveis hierárquicos. Assim, 32 canais de 64 kbit/s formam um canal com 2,048 Mbit/s, via intercalação seqüencial de bytes, compondo assim um canal de hierarquia de primeira ordem (E1).

    Combinações de canais de hierarquia de primeira ordem compõem canais de hierarquia de segunda ordem, através do mecanismo denominado intercalação seqüencial de bits. Quatro canais de 2 Mbit/s formam um canal de segunda ordem de 8 Mbit/s (E2). Quatro destes formam a terceira ordem em 34 Mbit/s (E3) que, por sua vez, formam a quarta ordem em 140 Mbit/s (E4). Chega-se a quinta ordem em 565 Mbit/s (E5).

    Considera-se a PDH uma tecnologia em descompasso com a evolução dos sistemas de telecomunicação devido à impossibilidade de identificação de canais individuais dentro dos fluxos de bits de hierarquias superiores. Vem sendo substituída por sistemas SDH (Synchronous Digital Hierarchy).