-
Um canal virtual pode ser identificado unicamente pelo seu VCI. Não discordo da opção "C", mas não entendi porque a "E" esta opção está errada.
VC (Virtual Channel): é o canal virtual configurado também entre 2 equipamentos adjacentes da rede ATM. O VC usa como infraestrutura o VP. Um VP pode ter um ou mais VC’s, Cada VC tem um identificador VCI (Virtual Channel Identifier), que também deve ser único para um dado TP(Transmission Path).
AGORA, se a questão está se referindo ao CIRCUITO VIRTUAL, aí sim: é formado pelo VCI + VPI
-
A tecnologia ATM é baseada no uso de conexões virtuais. O ATM implementa essas conexões virtuais usando 3 conceitos:
- TP (Transmission Path): é a rota de transmissão física (por exemplo, circuitos das redes de transmissão SDH/SONET) entre 2 equipamentos da rede ATM.
- VP (Virtual Path): é a rota virtual configurada entre 2 equipamentos adjacentes da rede ATM. O VP usa como infraestrutura os TP’s. Um TP pode ter um ou mais VP’s. Cada VP tem um identificador VPI (Virtual Paths Identifier), que deve ser único para um dado TP.
- VC (Virtual Channel): é o canal virtual configurado também entre 2 equipamentos adjacentes da rede ATM. O VC usa como infraestrutura o VP. Um VP pode ter um ou mais VC’s, Cada VC tem um identificador VCI (Virtual Channel Identifier), que também deve ser único para um dado TP.
A partir desses conceitos, definem-se 2 tipos de conexões virtuais: - VPC (Virtual Paths Connection): é a conexão de rota virtual definida entre 2 equipamentos de acesso ou de usuário. Uma VPC é uma coleção de VP’s configuradas para interligar origem e destino.
- VCC (Virtual Channel Connection): é a conexão de canal virtual definida entre 2 equipamentos de acesso ou de usuário. Uma VCC é uma coleção de VC’s configuradas para interligar origem e destino.
Em cada equipamento as células dos VPC’s são encaminhadas de acordo com o seu VPI, e as células dos VCC’s de acordo com a combinação VPI/VCI.
http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialatm/pagina_2.asp
-
Destrinchando as opções:
A) - Errada - São conceitos e coisas distintas. Um caminho virtual é composto por um ou mais canais virtuais
B) - Errada - A relação de um para muitos é INVERSA, conforme a letra C:
C) - Correta - Um caminho virtual é composto por diversos canais virtuais.
D) - Errada - Não, podem haver vários canais virtuais dentro de um caminho virtual
E) - Errada - A identificação leva em conta o VPI(Virtual Path ID). Imagine se tivermos diversos "canal 01" ou "canal 02" com o mesmo identificador? Viraria uma bagunça dentro do ATM.
-
Justificativa do erro da alternativa E:
Existem dois tipos de conexão ATM: os caminhos virtuais (VP) que utilizam identificadores de caminho virtual, e canais virtuais (VC) que utilizam a combinação de um VPI e um identificador de canal virtual (VCI).
Fonte: http://blog.ccna.com.br/2010/05/15/atm-modo-de-transferencia-assincrona/