SóProvas


ID
2309599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com as normas brasileiras de descrição arquivística e com a norma internacional para a descrição de funções, julgue o item a seguir.

A descrição de funções é um elemento importante na organização dos documentos, principalmente como ferramenta de recuperação e análise de documentos.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Rousseau e Couture, são sete as funções arquivísticas: produção, avaliação, aquisição, conservação, classificação, descrição e difusão.

    descrição é uma ação que perpassa todo o ciclo de vida do documento, devendo ter seus elementos adequados a cada uma das suas fases, à unidade documental a qual se refere e às necessidades do usuário. A indexação é um componente da descrição, como o processo de estabelecimento de pontos de acesso para facilitar a recuperação dos documentos ou informação. Compreende a criação e utilização de índices e de vocabulários controlados. Atualmente no Brasil existe a NOBRADE

    Fonte: http://arquiivosecreto.blogspot.com.br/2013/06/7-funcoes-arquivisticas-por-ivi-borges.html

  • Existe a NOBRADE mas a descrição de funções, especificamente, deve ser orientada pela ISDF (norma voltada para a descrição de funções).

  • Para não assinates: gabarito certo
  • São sete as funções arquivísticas: 

     produção

     avaliação

     aquisição

     conservação

     classificação

     descrição

     difusão

     

    Gab. C

  • "1.3 A análise das funções de entidades coletivas é importante como base para muitas atividades
    de arquivamento. Funções são reconhecidas, geralmente, como mais estáveis que estruturas,
    que são freqüentemente mescladas ou transferidas quando ocorre reestruturação. Em
    conseqüência disso, funções são apropriadas para servir como:
    - uma base para o arranjo, classificação e descrição de documentos;
    - uma base para a avaliação de documentos;
    - uma ferramenta para a recuperação e análise de documentos."

    ISDF
    Norma Internacional para Descrição de Funções

  • Segundo a Norma Internacional para Descrição de Funções - ISDF, a organização de documentos é base para muitas atividades arquivísticas. As funções servem como: base para o arranjo, classificação e descrição de documentos; base para a avaliação de documentos; e ferramenta para a recuperação e análise de documentos.

    Gabarito do professor: Certo
  • As sete funções arquivísticas são as seguintes.

     

     · Criação ou produção, que se refere ao controle da gênese documental, abrangendo a criação de normas, gestão de formulários, padronização de modelos de documentos e elaboração de manuais de produções de documentos.

     · Avaliação, que é a responsável pela definição dos prazos de guarda e destinação final dos documentos de uma organização. Para isso, é necessário que uma comissão permanente de avaliação emita parecer a respeito da eliminação de documentos e elabore a tabela de temporalidade.

    · Aquisição, que contempla a entrada de documentos nas três idades documentais: corrente, intermediária e permanente. Dessa forma, tanto o arquivamento corrente quanto a transferência e o recolhimento se incluem na função aquisição. A idade em que a aquisição é mais evidente é a do arquivo permanente.

     · A conservação ou preservação, que está relacionada com a manutenção da integridade física dos documentos, para garantir seu acesso. Nessa função, o arquivista deve atentar para as diferentes maneiras de armazenamento e acondicionamento dos documentos arquivísticos em seus diferentes suportes.

     · A classificação, que é a função arquivística relacionada à criação de planos de classificação que reflitam as atividades e funções do órgão produtor do acervo arquivístico. Sua utilização, que acontece nas fases corrente e intermediária, facilita o acesso à documentação arquivística da instituição.

     · A descrição, que ocorre exclusivamente na terceira idade documental e tem o objetivo de facilitar o acesso à informação do acervo por meio da elaboração de instrumentos de pesquisa, que são o resultado da atividade descritiva e apresentam, em diferentes graus, as possibilidades de pesquisa do arquivo permanente.

    · A difusão ou acesso, que torna acessíveis os documentos de um acervo, promovendo a utilização dos documentos por meio dos instrumentos de pesquisa elaborados na descrição e disponibilizando diferentes formas de atendimento ao público, entre elas, a realização de exposições e visitas guiadas.

     

    CESPE / UnB

     

    Disponível em: http://www.cespe.unb.br/concursos/MP_15_ENAP/arquivos/Padrao%20de%20respostas__CARGO_3.pdf

  • Resolução: a ISDF estabelece os benefícios de sua aplicação como:

    •base pra arranjo

    •classificação e descrição

    •avaliação

    •recuperação e análise dos documentos

    Resposta: certa