-
Certo:
A guarda de documentos é um problema para qualquer instituição, tendo em vista a necessidade cada vez maior de espaço físico para armazenagem dos mesmos, bem como a dificuldade e morosidade no acesso às informações.
A microfilmagem de documentos é uma metodologia utilizada para a preservação da informação e da imagem documental em microfilme.
É importante ressaltar que a microfilmagem é a única mídia amparada por lei (Nº 5.433/1968 e Decreto nº 1.799/1996), e considerada a única tecnologia reconhecida como cópia fiel do documento original.
A digitalização consiste na captura de imagem documental gerando mídia tecnológica possibilitando rapidez no acesso a partir do gerenciamento eletrônico das imagens.
http://www.cepuerj.uerj.br/microfilmagem.aspx
-
QUESTÃO CERTA
Fácil.
Microfilmagem - vc tá lá sentadinho na frente do visor com a microficha sozinho..............
já na digitalização.......................
1.000 pessoas acessam (acesso multiplo) ao mesmo tempo um documento.
Vantagem da digitalização!
Mas sabe qual é a desvantagem?
A distorção que acontece durante a digitalização ou conversão de analógico para digital. O sinal que se obtém após a digitalização e que é apresentado ao utilizador final tem muito poucas probabilidades e ser igual ao sinal inicial.
-
O ser humano passa o dia resolvendo questões de arquivologia que fica bisonho, eu errei, pq li a técnica (pessoa)... kakkakakkakak
-
Gabarito certo para os não assinates
Vamos agregar conhecimento?
A microfilmagem permite que seja criada uma espécie de cópia reduzida do documento. A aplicação dessa técnica é onerosa e é justamente por isso que so é aplicada a documentos com longos prazos de guarda ou guarda permanente. Para leitura de documentos microfilmados, são necessários leitores especiais (leitores de microfilme ou leitores de microficha).
- O documento microfilmado possui valor legal, ou seja, valor probatório.
- O filme negativo da microfilmagem, ou seja, o seu resultado deve permanecer na própria repartição, mas a CÓPIA do processo de microfilmagem deve ser, por segurança, guardada em local diferente.
-
CORRETO
ORIGINALMENTE = QUEM OFERECE "múltiplo acesso aos documentos." = DIGITALIZAÇÃO
but, CASO
Haja digitalização dos microfilmes = haverá ampliação de acesso aos documentos.
-
As microfichas contendo os documentos digitalizados devem ser lidas em equipamentos chamados de leitores de microfilmes. Esse equipamento só permite a visualização de uma microficha por vez, o que impede o acesso múltiplo aos documentos, ação disponível quando o documento é digitalizado.
Gabarito do Professor: certo
-
Olhem a importância de se fazer questões:
Q155397 - ME 2008
Uma das vantagens de conversão do suporte tradicional (papel) em microfilme é o acesso múltiplo e simultâneo que este permite. (Gab: errado)
Q64412 - MS 2010
A microfilmagem justifica-se pelo uso múltiplo e simultâneo que ela permite, transformando o acesso em uma atividade rápida. (Gab: errado)
Q119377 - ANEEL 2010
A microfilmagem é mais indicada para grande conjunto documental com longo prazo de guarda, com valor fiscal e legal e demanda relativamente pequena, que não exige acesso múltiplo e simultâneo. (Gab: certo)
Q103467 - TJ/ES 2011
A aplicação de microfilmagem em documentos de arquivo é mais adequada em conjuntos documentais com grande quantidade de uso e uso do tipo múltiplo e simultâneo. (Gab: errado)
Q868730 - CGM/PB 2018
Uma das indicações para a digitalização de documentos é a necessidade do múltiplo acesso ou a grande demanda pela documentação. (Gab: certo)
Diz aí se o cespe não ama esse assunto...