-
Segundo o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia a catalogação abrange não somente a descrição bibliográfica, mas também a análise temática com seus produtos, entre eles a identificação temática. Assim ampliam o conceito de catalogação.
-
Essa bacana é terrível! A resposta se encontra no enunciado da questão, mas por trazer conceitos nada haver no inicio da questão o candidato marca errado.
Sob o nome de catalogação ou representação descritiva, a área é explicada por instrumentos como a AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules) e o formato de registro bibliográfico MARC (Machine Readable Cataloging).
O Marc surgiu como formato de intercâmbio de registros bibliográficos dos códigos de catalogação tornando-os legíveis por máquina.
-
A catalogação também é conhecida por representação descritiva, assim, podemos dividir as catalogações em:
1- Catalogação descritiva- realizada através da catalogação, verifica aspectos extrínsecos ao documento.
2- Representação temática- é realizada, por exemplo, através da indexação, aqui, consideram-se os aspectos INTRÍNSECOS ao documento.
-
Representação descritiva trata da representação das características específicas do documento. Ela padroniza os pontos de acesso responsáveis pela busca e recuperação da informação. Veremos mais sobre o assunto na aula de catalogação. Aguardem.
Gabarito: C
-
Questão que aborda conceitos relacionados à catalogação.
Para encontrar a resposta certa, podemos analisar cada uma das partes da assertiva separadamente.
“Os termos representação descritiva e representação temática, adotados com o objetivo de ampliar o conceito de catalogação, remetem à produção de catálogos de biblioteca."
Este trecho está correto. Mais recentemente, a catalogação tem sido tratada na área como um sinonimo de representação descritiva sem abordar a representação temática. Porém, são encontrados na literatura da área diversos autores que identificam a representação temática (que envolve a indexação e a classificação) como um tipo ou parte da catalogação.
“Sob o nome de catalogação ou representação descritiva, a área é explicada por instrumentos como a AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules) e o formato de registro bibliográfico MARC (Machine Readable Cataloging)".
O AACR2 é um padrão que propõe a definição dos formatos de representação descritiva em diversos tipos de materiais. O formato MARC é, por sua vez, utilizado para intercambiar registros bibliográficos produzidos na catalogação em um formato que seja legível por maquina. Ambos os instrumentos são utilizados no desenvolvimento dos processos de catalogação. Este trecho também está correto.
Gabarito do Professor: CERTO .