SóProvas


ID
23098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O mercado de câmbio é o ambiente abstrato onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo BACEN e entre estes e seus clientes. No Brasil, o mercado de câmbio é dividido em dois segmentos - livre e flutuante -, que são regulamentados e fiscalizados pelo BACEN. O mercado livre é também conhecido como "comercial" e o mercado flutuante, como "turismo". À margem da lei, funciona um segmento denominado mercado paralelo, mercado negro ou câmbio negro. Todos os negócios realizados no mercado paralelo, bem como a posse de moeda estrangeira, sem origem justificada, são ilegais e sujeitam o cidadão ou a empresa às penas da lei. Acerca do mercado de câmbio no Brasil, julgue os itens abaixo.

No mercado livre, podem ser realizadas as operações decorrentes de comércio exterior, ou seja: as de exportação e de importação; as relacionadas às atividades dos governos, nas esferas federal, estadual e municipal; as relativas aos investimentos estrangeiros no país e aos empréstimos a residentes sujeitos a registro no BACEN; e as referentes aos pagamentos e recebimentos de serviços.

Alternativas
Comentários
  • Se alguém souber de alguma legislação que justifique esta questão, por favor cite em um comentário!
    Para mim o gabarito está errado ou, pelo menos, a questão deveria ter sido anulada... porém, parece que foi dado como CERTO mesmo!
    Acho que quem formulou a questão quis mudar um pouco as coisas, mas se atrapalhou com a pontuação... os "dois pontos" ficaram no lugar errado!!!
    ERRADO: "No mercado livre, podem ser realizadas as operações decorrentes de comércio exterior, ou seja: as de exportação e de importação;..." (aqui, tudo que for citado depois dos dois pontos seria um "sinônimo" de "comércio exterior")
    CERTO: "No mercado livre, podem ser realizadas as operações: decorrentes de comércio exterior, ou seja as de exportação e de importação;..."

    Olha como está no site do BACEN, em "Glossário":
    "Mercado de câmbio - Segmento livre
    O segmento livre é também conhecido como "comercial" e corresponde às operações: (a) decorrentes de comércio exterior, ou seja, de exportação e de importação; (b) relacionadas às atividades dos governos, nas esferas federal, estadual e municipal; (c) relativas aos investimentos estrangeiros no País e aos empréstimos a residentes sujeitos a registro no Banco Central; e (d) referentes aos pagamentos e recebimentos de serviços."

    Fonte: http://www.bcb.gov.br/glossario.asp?Definicao=470&idioma=P&idpai=GLOSSARIO
  • ACC - Adiantamento sobre Contratos de Câmbio

    Antecipação parcial ou total do contravalor em moeda nacional da moeda estrangeira comprada por banco autorizado a operar em câmbio para entrega em momento futuro pelo cliente.
  • As partes em negrito serão da questão. Entre parênteses a explicação.

    No mercado livre, podem ser realizadas as operações decorrentes de comércio exterior, ou seja: as de exportação e de importação. 

    (Na realidade, só vai existir exportação e importação devido as operações seguintes descrito na questão. Mas, vamos ao conceito desses dois. Bem, importação é quando alguma empresa compra algo do exterior com pagamento em moeda estrangeira. Já exportação, é a venda de algo, de uma empresa brasileira, por exemplo,  para o exterior pagos em moeda estrangeira. Vou dar uma dica para não haver confusão entre esses termos. Pense assim: sempre que for importação o "M" será de compra; e sempre que for exportação o "E" será de venda. Então, quando nós - brasileiros - compramos, estamos importando; quando vendemos, estamos exportando.

    Seguindo... as relacionadas às atividades dos governos, nas esferas federal, estadual e municipal; 

    (nessa parte da questão está relacionado empréstimos internacionais - para financiar projetos dos estados e municípios - que nosso querido governo se endivida cada vez mais, além da dívida interna).

     as relativas aos investimentos estrangeiros no país e aos empréstimos a residentes sujeitos a registro no BACEN; e as referentes aos pagamentos e recebimentos de serviços.

    (Aqui é quando uma empresa estrangeira investe diretamente no mercado brasileiro, ou seja, ela tem uma filial e coloca mais investimento para que a mesma produza mais, através de importação e exportação. Como falei no começo da questão).

    Questão: certa.



  • Mercado de Câmbio de Taxas Livres

    Segmento existente até 2005, criado pela Resolução 1.690, de 18/3/1990, no qual cursavam, por exemplo, operações relativas a exportação e importação e operações sujeitas a registro no Banco Central. O Mercado de Câmbio de Taxas Livres e o Mercado de Câmbio de Taxas Flutuantes foram unificados em 2005 com a Resolução 3.265. Desde então, há único mercado de câmbio no País.

  • Mercado de Câmbio de Taxas Livres
    Segmento existente até 2005, criado pela Resolução 1.690, de 18/3/1990, no qual cursavam, por exemplo, operações relativas a exportação e importação e operações sujeitas a registro no Banco Central. O Mercado de Câmbio de Taxas Livres e o Mercado de Câmbio de Taxas Flutuantes foram unificados em 2005 com a Resolução 3.265. Desde então, há único mercado de câmbio no País.

    http://www.bcb.gov.br/glossario.asp?Definicao=470&...




    DESATUALIZADA

  • Questão desatualizada, desde 2005 a taxa de câmbio é flutuante.

    questão errada!