SóProvas


ID
231007
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O problema básico do roteamento é descobrir o caminho de menor custo entre dois nós de uma rede. Sendo o RIP e o OSPF protocolos de roteamento muito difundidos nas redes IP, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Kurose, "Um algoritmo de roteamento global calcula o caminho de menor custo entre uma destino usando conhecimento completo e global sobre a rede." . Nesta classificação se enquadra os protocolos de roteamento de link state (LS) como o OSPF.
    O OSPF é um protocolo de estado de enlace que usa broadcasting de informação de estado de enlace. Após receber todas as informações sobre as rotas existentes na rede, ele constrói um mapa topológico da rede. O roteador então roda localmente o algoritmo do caminho mais curto de Dijkstra para determinar uma árvore de caminho mais curto para todas as sub-redes, sendo ele próprio o nó raiz. Os custos de enlaces individuais são configurados pelo administrador da rede.
    Ao contrário do RIP, o OSPF transmite informações de roteamento a todos os outros roteadores no sistema autônomo, e não apenas a seus roteadores vizinhos.
    O OSPF pode ser configurado em áreas criando sistemas autônomos. Cada área roda seu próprio OSPF, as áreas se comunicam através da área 0 (área de backbone para os SAs).
    Ainda segundo Kurose: “Em um algoritmo de roteamento descentralizado, o cálculo do caminho de menor custo é realizado de modo iterativo e distribuído. Nenhum nó tem informação completa sobre todos os enlaces da rede”. O RIP é um protocolo de distance vector (DV).
    O RIP troca sua tabela de rotas com os roteadores vizinhos a cada 30s. O cálculo das rotas de menor custo é feito após o recebimento da informação (ele não precisa de um conhecimento completo da rede para realizar os cálculos de rotas). Usa contagem de saltos como métrica de custo, cada enlace tem um custo 1. O custo máximo é limitado a 15, assim o RIP é limitado a sistemas autônomos que tem menos de 15 saltos de diâmetro. Usa a porta UDP 520 para a troca de informações


  • O OSPF divide o AS em áreas, sendo que a Área-0, também conhecida de backbone, é obrigatória.