SóProvas


ID
2310214
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando os princípios da Bioética, é correto afrmar que fazer o bem aos outros significa

Alternativas
Comentários
  • Significado de Benemerência

    s.f.Ação ou característica de benemérito, de quem é digno de honras e louvores; merecimento.sinônimo de: merecimento, honorabilidade

    Significado de Benevolência

    s.f.Bondade; excesso de boa vontade em relação a outra pessoa.Tolerância; que é tolerante, indulgente; que perdoa com facilidade.

    Significado de Autonomia

    s.f.Aptidão ou competência para gerir sua própria vida, valendo-se de seus próprios meios, vontades e/ou princípios.Direito dado a uma nação (país) de se governar de acordo com seus próprios.regimentos ou leis.Direito ao livre arbítrio que faz com que qualquer indivíduo esteja apto para tomar suas próprias decisões.

    Significado de Beneficência

    s.f.Caridade; ação de quem faz o bem; comportamento da pessoa que busca ajudar ou fazer bem ao próximo: dinheiro destinado à beneficência.Filantropia; ato de beneficiar outrem: obras de beneficência.Benfazer; tendência para o bem: tendência natural para beneficência.

    Significado de Indulgência

    s.f.Clemência; facilidade em perdoar os erros cometidos pelos outros; demonstração de perdão a um castigo, a uma pena, a uma ofensa.Catolicismo. Misericórdia; remissão dos castigos ou dos pecados cometidos por alguém cuja culpa já havia sido perdoada pela igreja.

    Fonte: https://www.dicio.com.br/

  • Gabarito: Letra D.

     

     

    A autonomia é o respeito às pessoas por suas opiniões e escolhas segundo seus valores e crenças;

     

    A beneficência é a obrigação de sempre buscar o bem, maximizando os benefícios;

     

    A não maleficência é o princípio que diz que não se pode causar males a outros;

     

    e a justiça diz respeito à imparcialidade na distribuição dos riscos e benefícios.

  • A forma correta de escrita da palavra é beneficência. A palavra beneficiência está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino beneficência sempre que quisermos referir a disposição que algumas pessoas têm para fazer o bem, praticar caridade e ajudar os outros. Assim, beneficência é sinônimo de benevolência, filantropia, humanitarismo, bondade, benignidade, caridade, ajuda, altruísmo, benfazer, entre outros. 

    Exemplos: 
    Com este jantar de beneficência conseguiremos arrecadar dinheiro para ajudar crianças abandonadas. 
    Ela é uma pessoa caridosa, muito estimada por sua beneficência. 

    A palavra beneficência tem sua origem na palavra em latim beneficentia, sendo assim escrita com cên na quarta sílaba e não ciên: be-ne-fi-cên-ci-a. Também a palavra beneficente, cognata de beneficência, deverá ser escrita cen e não cien. Beneficência, sendo uma palavra proparoxítona, deverá ser acentuada. 

  • A "beneficiência" talvez possa ser a "ciência do benefício", mas a prática da caridade é a BENEFICÊNCIA (sem i antes depois do c), do latim beneficentia. 

  • São princípios da bioética: 

    Justiça - ser equitativo e justo; igualdade de tratamento entre iguais e tratamento diferenciado entre desiguais, de acordo com a necessidade individual. 

    Respeito a autonomia - liberdade individual a cada um de determinar suas próprias ações, de acordo com sua escolha; reconhecer sua competência para tomar decisões por parte dos profissionais; decisões tomadas de acordo com valores e convicções pessoais. 

    Beneficência - fazer o bem e evitar o mal para as pessoas ou sociedade; ajudar os outros a obter o benefício ou o que promova o bem-estar e reduzir riscos maléficos (danos). 

    Não maleficência - não causar mal ou dano ao paciente; distribuir benefícios da benevolência entre as pessoas. 

    Fidelidade - criação de confiança entre o profissional e o cliente; compromisso de ser fiel no relacionamento com o outro. A confiança é a base para qualquer relacionamento e para a confidência espontânea. Portanto, quando a enfermeira implementa um plano e o monitora é um sinal de confiança entre paciente e profissional. 

    Portanto, os princípios bioéticos corretos, segundo as alternativas apresentadas pela banca, são: Autonomia, beneficência, não maleficência e justiça