O enfermeiro do plano de saúde possui papel fundamental na organização do serviço prestado ao usuário. A auditoria realizada pelo enfermeiro do plano de saúde pode ser: externa, externa “in loco”, interna. O enfermeiro também atua na promoção e prevenção da saúde dos usuários e no credenciamento junto aos prestadores de serviços.
***Na auditoria externa o enfermeiro vai aos prestadores, e analisa as contas hospitalares após a alta do usuário do seu plano de saúde. É chamada de externa quando realizada nas instalações dos prestadores, mas não deixa de ser retrospectiva já que é feita após a alta do paciente.
A Auditoria externa “in loco” é realizada enquanto o paciente estiver internado, e visa o fechamento diário da conta hospitalar e a visita ao paciente, A visitação ao paciente é importante na verificação dos procedimentos envolvidos com a prestação do cuidado e também para verificar se está a contento do usuário a instituição e o atendimento.
A auditoria Interna é a análise das contas hospitalares de hospitais, clínicas, laboratórios, enfim todos os prestadores que possuam envolvimento com o pessoal de enfermagem, realizado dentro das instalações das operadoras de saúde. Também é considerada retrospectiva, pois envolve o fato após ter ocorrido.