-
(V ) A leptospirose relacionada ao trabalho tem sido descrita em trabalhadores que exercem atividades em contato direto com águas contaminadas
(V ) A transmissão pode ocorrer pelo contato com solo contaminado pela urina dos animais portadores, mais raramente pelo contato direto com sangue, tecido, órgão e urina destes animais
(V ) Não há transmissão inter-humana, exceto a intrauterina para o feto
(F ) A leptospirose pode ser considerada como doença relacionada ao trabalho, do Grupo I da Classificação de Schilling, na qual o trabalho é causa necessária.
-
Esse gabarito na minha opinião não está correto.
O contágio se dá pelo contato direto com a urina dos animais infectados ou pela exposição à água contaminada pela Leptospira, que penetra no organismo através das mucosas e da pele íntegra ou com pequenos ferimentos, e dissemina-se na corrente sanguínea.
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/leptospirose/
"Raramente se dá pelo contato direto com a urina destes animais" é muito forçado e induz até as pessoas a não terem medo de terem contato com a urina de ratos.
-
Eu não concordo com o fato do item II ter sido considerado verdadeiro, uma vez que o item afirma: ... mais raramente pelo contato direto... e urina destes animais.... eu julgaria esse item como falso, uma vez que o contato com a urina desses animais é uma das principais formas de transmissão da doença.
-
eu tb não concordo com o gabarito, mas fui pesquisar de onde isso havia saído e pasmem... o gabarito está correto!
EPIDEMIOLOGIA – FATORES DE RISCO DE NATUREZA OCUPACIONAL CONHECIDOS
As leptospiroses constituem verdadeiras zoonoses. Os roedores são os principais reservatórios da doença, principalmente os domésticos. Atuam como portadores os bovinos, ovinos e caprinos.
A transmissão é realizada pelo contato com água ou solo contaminados pela urina dos animais portadores, mais raramente pelo contato direto com sangue, tecido, órgão e urina destes animais.
Não há transmissão inter-humana, exceto a intrauterina para o feto.
A leptospirose relacionada ao trabalho tem sido descrita em trabalhadores que exercem atividades em contato direto com águas contaminadas ou em locais com dejetos de animais portadores de germes, como nos trabalhos efetuados dentro de minas, túneis, galerias e esgoto; em cursos d’água e drenagem; contato com roedores e com animais domésticos; preparação de alimentos de origem animal, de peixes, de laticínios e em outras atividades assemelhadas. Em determinados trabalhadores,
a leptospirose pode ser considerada como doença relacionada ao trabalho, do Grupo II da Classificação de Schilling, posto que as circunstâncias ocupacionais da exposição à Leptospira podem ser consideradas como contribuintes, no conjunto de fatores associados com a etiologia desta doença infecciosa.
fonte:Ministério da Saúde do Brasil. Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde / Ministério da Saúde do Brasil, Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil; organizado por Elizabeth Costa Dias ; colaboradores Idelberto Muniz Almeida et al. – Brasília: Ministério da Saúde do Brasil, 2001. pág 68
-
Contato com direto com a urina no caso de mucosas ou portas de entradas como lesões, agora se for na pele íntegra tem que ter um tempo grande de contato, no caso se a agua tiver contaminada e a pessoa ficar horas na água mesmo tento a pele íntegra aí sim corre bastante risco de contaminação. Por isso concordo cm o gabarito e sim tem no Ministério da Saúde
-
O gabarito está correto, chequem os cadernos dos Ministério da Saúde, guia de vigilância à saúde, guia de bolsa de doenças infecto parasitárias e etc. Quase todas as questões de doenças é Ctrl C+ Ctrl V de lá.
-
A transmissão pessoa a pessoa é rara, mas pode ocorrer pelo contato com urina, sangue, secreções e tecidos de pessoas infectadas.
GAB errado, pois o item ll fala de animais , o guia fala de pessoas.
-
De acordo com os manuais, a questão está correta. Mas os manuais estão desatualizados, já que sabe q existe (mesmo que rara) a transmissão inter-humana. O candidato deve ter atenção à bibliografia exigida no concurso.
-
Sabrina, o gabarito está errado sim. A questão foi mal formulada.O trecho que tiraram do seu texto menciona bovinos, caprinos e etc que são portadores da doença e não roedores (que são transmissores) - Perceba essa sutil palavra e veja que o gabarito contem erro, portando a questão deveria ser anulada ou colocada integralmente com o texto, aí sim faria sentido, mas a questão não menciona esses animais, ela foi cuspida ali sem ter a conexão com o texto de onde tiraram, então o gabarito está incorreto sim.
Pela questão apresentada, ele se refere ao rato e não aos bovinos e caprinos como no seu texto.
-
Se houver alguma questão correta, é a letra D, pois se chega até ela sabendo-se que o primeiro item é Verdadeiro e o segundo é Falso. Tem algo errado aí.