SóProvas


ID
2310457
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a doença Zika vírus, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O principal modo de transmissão descrito do vírus é por vetores.

II. Está descrito na literatura científica, a ocorrência de transmissão ocupacional em laboratório de pesquisa, perinatal e sexual, além da possibilidade de transmissão transfusional.

III. A febre por vírus Zika é descrita como uma doença febril crônica, com duração de 10 a 17 dias, com complicações graves e alguns registros de mortes.

IV. A taxa de hospitalização é potencialmente alta.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I- O principal modo de transmissão descrito do vírus é por vetores.

    II- Outras possíveis formas de transmissão documentadas na literatura são a de mãe para filho, por transplante de órgãos e medula óssea, por transfusão sanguínea ou via sexual e exposição laboratorial. 

    III- A febre por vírus Zika é descrita como uma doença febril aguda, autolimitada, com duração de 3-7 dias, geralmente sem complicações graves, porém há registro de mortes e manifestações neurológicas, além de  microcefalia. O paciente suspeito apresenta exantema maculopapular pruriginoso acompanhado de dois ou mais dos seguintes sinais e sintomas: febre ou hiperemia conjuntival sem secreção e prurido ou poliartralgia ou Edema periarticular.

    Gabarito letra D.

    Complementando: 

    * O surgimento de pacientes com manifestação neurológica com história prévia de infecção viral tem sido registrado em estados com circulação de vírus Zika e circulação concomitante de dengue e/ou chikungunya, principalmente nos Estados da região nordeste. As manifestações neurológicas dos pacientes incluem encefalites, meningoencefalite, mielite, Síndrome de Guillain-Barré - SGB, entre outras.

    *  Embora o RNA ZIKV tenha sido detectado no leite materno, a transmissão através da amamentação ainda não foi demonstrada, reforçando as recomendações atuais de que as mães com infecção por ZIKV devem manter a amamentação para seus bebês.

    Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/descricao-da-doenca-zika

     

  • I. O principal modo de transmissão descrito do vírus é por vetores.

    II. Está descrito na literatura científica, a ocorrência de transmissão ocupacional em laboratório de pesquisa, perinatal e sexual, além da possibilidade de transmissão transfusional.

    III. A febre por vírus Zika é descrita como uma doença febril AGUDA, AUTOLIMITADA com duração de 3 a 7 dias s, geralmente SEM  complicações graves e NÃO HÁ registros de mortes.

    IV. A taxa de hospitalização é potencialmente BAIXA.

     

  • Alternativa correta: D

    É uma arbovirose causada pelo vírus Zika (ZIKV), agente etiológico transmitido por fêmeas dos mosquitos do gênero Aedes. No Brasil, o vetor comprovado até o momento é o mosquito Aedes aegypti. As formas de transmissão do vírus documentadas, além da vetorial, são: sexual, pós-transfusional e vertical (transplacentária). A enfermidade aguda se caracteriza, mais frequentemente, por manifestações clínicas brandas e autolimitadas. Por isso, muitas vezes, o sintoma que ocasiona a busca pelo serviço de saúde é o exantema pruriginoso.

    A infecção pelo vírus Zika pode ser assintomática ou sintomática. Quando sintomática, pode apresentar quadro clínico variável, desde manifestações brandas e autolimitadas até complicações neurológicas e malformações congênitas.

    Fonte: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2019/junho/25/guia-vigilancia-saude-volume-unico-3ed.pdf

  • Existem três formas principais de transmissão do Zika Vírus:

    - Transmissão pela picada do mosquito Aedes Aegypti.

    - Transmissão sexual.

    - Transmissão de mãe para o feto durante a gravidez 

    No caso do feto ser infectado durante a gestação, este pode desenvolver lesões cerebrais irreversíveis e ter comprometida, definitivamente, toda a sua estrutura em formação. As doenças neurológicas, especialmente nas crianças com a doença congênita (infectados no útero materno), têm sequelas de intensidade variável, conforme cada caso.

    O comprometimento nesses casos é tão importante que algumas crianças, ao nascerem, têm microcefalia, uma deformação dos ossos do cabeça, sinal do não crescimento adequado do encéfalo (cérebro). 

    Não há evidências de transmissão do vírus Zika por meio do leite materno, assim como por urina e saliva.