SóProvas


ID
2310988
Banca
IADES
Órgão
METRÔ-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O diagrama de sequência é usado em UML para representar a sequência de processos em um programa de computador ou sistema de informação. Ele dá ênfase à ordenação temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos de um sistema. Quanto aos componentes de um diagrama de sequência, assinale a alternativa que apresenta o conceito correto.

Alternativas
Comentários
  • Atores: São entidades externas que interagem com o sistema e que solicitam serviços. Normalmente, o ator primário é o responsável por enviar a mensagem inicial que inicia a interação entre os objetos.

    Objetos: Representam as instâncias das classes representadas no processo.

    Gate: Indica um ponto em que a mensagem pode ser transmitida para dentro ou para fora.

    Fragmento: Fragmentos de interação como: Alt (Alternativa), Opt (Opcional), Break (Parar), Loop (Repetição) e outras.

    Linha de vida: As linhas de vida compõem a dimensão vertical. Uma linha de vida é composta de duas partes, a cabeça e a cauda. A cabeça é representada por um retângulo com dois compartimentos, no compartimento superior a identificação do objeto é exibida e no compartimento inferior (cuja utilização é opcional), aparecem valores para os atributos definidos na classe do objeto. A cauda corresponde a uma linha vertical tracejada.

  • Questão retirada da Wikipedia : https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_sequ%C3%AAncia

  • b-

    Um Diagrama de Sequência identifica os métodos, atributos, responsabilidades de cada classe na realização de um caso de uso. Elementos:


    Atores: entidades externas que interagem com o sistema e que solicitam serviços. Normalmente, o ator primário é o responsável por enviar a mensagem inicial que inicia a interação dos objetos.


    Objetos: instâncias das classes representadas no processo.


    Linha do tempo (uma para cada objeto e ator): dimensão vertical.


    Comunicação: ator e objeto ou entre objetos.


    Interpretação das mensagens
    ou de uma interface, envio de mensagem ou chamada de método.