Gabarito: D
Entre numerosas metodologias, os cinco algoritmos aglomerativos mais populares são:
(1) ligação individual: também conhecido como método do vizinho mais próximo ou single-linkage; define a semelhança entre agrupamentos como a menor distância de qualquer objeto de um agrupamento a qualquer objeto no outro.
(2) ligação completa: também conhecido como o método do vizinho mais distante ou o método do diâmetro ou complete-linkage; é comparável ao da ligação simples, exceto que a similaridade de agrupamento se baseia em distância máxima entre observações em cada agrupamento.
(3) ligação média (average linkage): difere dos procedimentos de ligação simples e completa no sentido de que a similaridade de quaisquer dois agrupamentos é a similaridade média de todos os indivíduos em um agrupamento com todos os indivíduos em outro.
(4) método centroide: a similaridade entre dois agrupamentos é a distância entre seus centroides. Centroides são os valores médios das observações sobre as variáveis na variável estatística de agrupamento. Neste método, toda vez que indivíduos são reunidos, um novo centroide é computado.
(5) método de Ward: a seleção de qual par de agrupamentos a combinar é baseada em qual combinação de agregados minimiza a soma interna de quadrados das distâncias em relação às médias no conjunto completo de agrupamentos separados ou disjuntos. O objetivo é minimizar a variação interna.