SóProvas


ID
2312089
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Seja no setor público, seja na iniciativa privada, antes mesmo do desenvolvimento detalhado de um projeto executivo, já há uma preocupação do gestor em ter uma noção do custo total do empreendimento. É uma preocupação bastante compreensível, porque é a partir dessa avaliação prévia que ele irá optar pelo prosseguimento do projeto. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo.

I. A depender do tipo de obra, a estimativa consegue ser mais ou menos precisa. Quando se trata de uma construção convencional, com um projeto relativamente tradicional, com os serviços bem conhecidos, a estimativa pode produzir números bem próximos da realidade.

II. Quando o projeto é pouco convencional, como uma indústria sem precedentes ou uma ponte de design inovador a ser feita com uma tecnologia construtiva poucas vezes aplicada, a estimativa de custos naturalmente apresentará uma imprecisão maior.

III. Em geral, a estimativa de custos é feita a partir de indicadores genéricos, números consagrados que servem para uma primeira abordagem da faixa de custo da obra. A tradição não representa um aspecto relevante na estimativa.

IV. No caso de obras de edificações, um indicador bastante usado é o custo do metro quadrado construído. Inúmeras são as fontes de referência desse parâmetro, sendo o Custo Unitário Básico (CUB) o mais utilizado.

V. Por se tratar de um parâmetro médio, no valor do CUB estão considerados os custos referentes às especificidades da construção, como o valor do terreno, fundações especiais, paisagismo, elevadores, instalações e equipamentos diversos, obras complementares, impostos, taxas, honorários, etc.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    I e II ok

     

    III. Parte I

    Em geral, a estimativa de custos é feita a partir de indicadores genéricos, números consagrados que servem para uma primeira abordagem da faixa de custo da obra. Achei muito genérica essa coisa de "números consagrados" e "indicadores genéricos". CUB é um indicador realmente genérico. Mas não é "número consagrado", visto que nem número é.  Por outro lado, tenho em mente que R$1200/m² em casa de alto padrão é uma estimativa genérica e muito utilizada. Agora, consagrar um número é muito forçado. Ou isso foi tirado descontextualizadamente de alguma publicação genérica ou é falso. [vide adendo abaixo: aconteceu os dois - a banca retirou a frase descontextualizadamente e adicionado um "não"]

    III. Parte II

    A tradição não representa um aspecto relevante na estimativa. Novamente uma afirmação genérica e certamente fora das normas. Não sei nem o que a tradicionalidade está adjetivando. Será a estimativa tradicional ou a obra tradicional?

     Vejamos... caso seja muito comum se fazer obra X (sendo esta, assim, tradição), será fácil orcá-la, sendo relevante a sua tradição.

    Caso seja muito comum se orçar com BDI em um lugar X (sendo este método, assim, tradição), certamente se faz isso porque este método é preciso. Ou simplesmente porque ninguém sabe fazer outro. Concluindo... não há como se afirmar a veracidade do item III.

     

    V. no valor do CUB NÃO estão considerados os custos referentes às especificidades da construção, como o valor do terreno, fundações especiais, paisagismo, elevadores, instalações e equipamentos diversos, obras complementares, impostos, taxas, honorários, etc.

     

    ___________________________

    Adendo 21/07/18:

    "Em geral, a estimativa de custos é feita a partir de indicadores genéricos, números consagrados que servem para uma primeira abordagem da faixa de custo da obra. A tradição representa um aspecto relevante na estimativa."

    ALDO DOREA MATTOS. Como preparar orçamentos de obras. São Paulo: PINI, 2006.

     

    Na mesma página, com o contexto, esclarecem-se algumas dúvidas que levantei, como a quem estaria "tradicionalidade" adjetivando:

    "(...) um projeto relativamente tradicional,"

     

     

    Todas as alternativas saíram desta obra.