-
Gabarito está C.
Um cliente pode estar apto a compartilhar seus recursos computacionais, não?
-
Creio que o pulo do gato está aqui:
Uma das principais características da arquitetura cliente/servidor é o fato de um cliente, mesmo solicitando serviços ou recursos em um servidor, não estar apto a compartilhar seus recursos computacionais. OU seja pode ser negado pelo Servidor
-
Eude Jaziel, não entendi muito bem seu ponto de vista.
Você poderia explicar de outra maneira, por favor?
Obrigado.
-
Jaziel deu uma viajada forte!
Isso aqui é uma afirmativa...O que o cara da banca quis dizer é que a maior parte do processamento se dá pelo lado do servidor, não permitindo que o lado cliente ajude no processamento. Há outras arquiteturas que distribuem melhor esta carga. Mas que foi mal formulada pra caralho a questão, foi!
-
Fiquei entre C e D e marquei D. Mas depois de analisar a questão cheguei as seguintes conclusões:
A) Errada. Na arquitetura cliente/servidor, cada instância de software instalado no computador cliente deve aguardar a finalização de uma requisição enviada ao servidor por outro software para que uma nova comunicação possa ser estabelecida. Não existe essa necessidade. O que ocorre é que isso fica transparente para o usuário que faz a solicitação e o servidor que se vire para processar as requisições. Se houver grid ou não isso é um outro contexto a ser analisado.
B) Errada. Na arquitetura cliente/servidor, os computadores clientes nem sempre iniciam as sessões de comunicação com os servidores. A comunicação pode partir dos servidores, onde o cliente desenvolve o papel de servidor e vice-versa. Essa é uma característica da arquitetura P2P onde o cara pode ser uma hora servidor, outra, cliente e virce-versa.
C) GABARITO;
D) Uma das principais desvantagens da arquitetura cliente/servidor é a impossibilidade de acrescentar clientes no ambiente sem haver a interferência no funcionamento da rede. O que a questão quis dizer é que o aumento das requisições é transparente pra o usuário. Mas sabemos que na prática isso não é verdade. Por exemplo vejamos o ataque DDoS onde várias requisições fazem com que a rede pare de funcionar. Agora ficou patente não ficou? Mas enfim, isso é na prática. Como estamos falando de questão de concurso o que vale é a menos errada.
E)Na arquitetura cliente/servidor o processo da informação é dividido em 2 processos: Processo cliente, responsável pela manutenção da informação, e processo servidor, responsável pela obtenção dos dados. Aqui ele inverteu as coisas e viajou. Quem mantém a informação é o processo servidor e não o cliente.
-
Na letra C, acho que ele está se referindo ao cliente, uma vez que na arquitetura cliente-servidor, o cliente é aquele que solicita recurso e não o contrário, ou seja, de disponibilizar recursos.
-
o cliente não é obrigado a compartilhar seus recursos computacionais, já que as solicitações partem dele.
-
A ideia do servidor/cliente é que tarefas mais complexas sejam executadas no servidor e não nos clientes, poupando seus recursos computacionais.
O cliente pode compartilhar seus recursos, mais em outro modelo de comunicação, como p2p.