SóProvas


ID
2312461
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Andradina - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito do Consumidor
Assuntos

A empresa BokaLoka Ltda é fabricante de maquiagens, devidamente regularizada nos termos das legislações federal, estadual e municipal. Numa fiscalização de um órgão público, verificou-se que na composição de um dos batons da marca era utilizado um produto proibido no Brasil. Diante dessa situação, no que diz respeito às sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Art. 56, parágrafo único, CDC

    Art. 58, CDC

  • Gabarito letra C.

     

    a) CDC - Art. 55. § 1° A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios fiscalizarão e controlarão a produção, industrialização, distribuição, a publicidade de produtos e serviços e o mercado de consumo, no interesse da preservação da vida, da saúde, da segurança, da informação e do bem-estar do consumidor, baixando as normas que se fizerem necessárias.

     

    b) CDC - Art. 56. Parágrafo único. As sanções previstas neste artigo serão aplicadas pela autoridade administrativa, no âmbito de sua atribuição, podendo ser aplicadas cumulativamente, inclusive por medida cautelar, antecedente ou incidente de procedimento administrativo.

     

    c) CDC - Art. 56. Parágrafo único. As sanções previstas neste artigo serão aplicadas pela autoridade administrativa, no âmbito de sua atribuição, podendo ser aplicadas cumulativamente, inclusive por medida cautelar, antecedente ou incidente de procedimento administrativo.

     

    d) CDC - Art. 58. As penas de apreensão, de inutilização de produtos, de proibição de fabricação de produtos, de suspensão do fornecimento de produto ou serviço, de cassação do registro do produto e revogação da concessão ou permissão de uso serão aplicadas pela administração, mediante procedimento administrativo, assegurada ampla defesa, quando forem constatados vícios de quantidade ou de qualidade por inadequação ou insegurança do produto ou serviço.

     

    e) Acredito que a competência decorra da interpretação deste artigo:

    Art. 55. § 1° A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios fiscalizarão e controlarão a produção, industrialização, distribuição, a publicidade de produtos e serviços e o mercado de consumo, no interesse da preservação da vida, da saúde, da segurança, da informação e do bem-estar do consumidor, baixando as normas que se fizerem necessárias.

    Quem pode fiscalizar e controlar, por óbvio pode punir e a legitimação dentro do CDC é concorrente, não subsidiária.

  • Não enxerguei erro na D... Alguém sabe pfvr?

  • Art. 56 - As infrações das normas de defesa do consumidor ficam sujeitas, conforme o caso, às seguintes sanções administrativas, sem prejuízo das de natureza civil, penal e das definidas em normas específicas: 

  • Penso que o erro da letra 'D' é que a expressão "imediatamente" supõe que a outra parte não teve oportunidade de defesa, violando a ampla defesa prevista no artigo 58, CDC.
  • Também não enxerguei erro na "D". Analisando o item notei que está faltando o Distrito Federal no rol dos entes, sendo a COMPETÊNCIA CONCORRENTE automaticamente a responsabilidade de aplicar as sanções seria também de todos os orgãos respectivamente.

  • O erro na letra "D" está em dizer que a aplicação das sanções independem de defesa, quando, na verdade, a lei exige que seja ASSEGURADA A AMPLA DEFESA (art. 58, CDC).

  • Péssima redação da assertiva "D". não menciona a ampla defesa, ficou vago, induzindo o candidato ao erro.

  • Imagine então a Vigilância Sanitária pedindo contraditório enquanto um produto vai envenenando os consumidores. Só nessa porcaria de banca mesmo....

  • A questão trata das sanções administrativas.

    A) as sanções administrativas no caso em tela devem partir de um órgão federal, por serem esses os únicos legitimados a tutelar tais fatos.

    Art. 55. § 1° A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios fiscalizarão e controlarão a produção, industrialização, distribuição, a publicidade de produtos e serviços e o mercado de consumo, no interesse da preservação da vida, da saúde, da segurança, da informação e do bem-estar do consumidor, baixando as normas que se fizerem necessárias.

    As sanções administrativas no caso em tela podem partir da União, Estado e Município, que são os legitimados a tutelar tais fatos.

    Incorreta letra “A”.

    B) não se podem cumular sanções administrativas, como a apreensão do produto e a sua inutilização.

    Código de Defesa do Consumidor:

    Art. 56. Parágrafo único. As sanções previstas neste artigo serão aplicadas pela autoridade administrativa, no âmbito de sua atribuição, podendo ser aplicadas cumulativamente, inclusive por medida cautelar, antecedente ou incidente de procedimento administrativo.

    Pode-se cumular sanções administrativas, como a apreensão do produto e a sua inutilização.

    Incorreta letra “B”.

    C) as sanções administrativas poderão ser aplicadas por medida cautelar antecedente ou incidente de procedimento administrativo.

    Código de Defesa do Consumidor:

    Art. 56. Parágrafo único. As sanções previstas neste artigo serão aplicadas pela autoridade administrativa, no âmbito de sua atribuição, podendo ser aplicadas cumulativamente, inclusive por medida cautelar, antecedente ou incidente de procedimento administrativo.

    As sanções administrativas poderão ser aplicadas por medida cautelar antecedente ou incidente de procedimento administrativo.

    Correta letra “C”. Gabarito da questão.


    D) eventuais sanções de apreensão e de inutilização de produtos serão aplicadas pela administração, imediatamente, independentemente da concessão de medida cautelar ou defesa apresentada pela empresa, desde o início do processo administrativo, dado o risco que tal produto pode causar ao mercado de consumo.


    Código de Defesa do Consumidor:

    Art. 58. As penas de apreensão, de inutilização de produtos, de proibição de fabricação de produtos, de suspensão do fornecimento de produto ou serviço, de cassação do registro do produto e revogação da concessão ou permissão de uso serão aplicadas pela administração, mediante procedimento administrativo, assegurada ampla defesa, quando forem constatados vícios de quantidade ou de qualidade por inadequação ou insegurança do produto ou serviço.

    Eventuais sanções de apreensão e de inutilização de produtos serão aplicadas pela administração,  mediante procedimento administrativo, assegurada ampla defesa, quando forem constatados vícios de quantidade ou de qualidade por inadequação ou insegurança do produto ou serviço.

    Incorreta letra “D”.


    E) a competência para aplicar sanções como a descrita no caso sob análise é subsidiária entre União, Estados e Municípios.

    Código de Defesa do Consumidor:

    Art. 55. A União, os Estados e o Distrito Federal, em caráter concorrente e nas suas respectivas áreas de atuação administrativa, baixarão normas relativas à produção, industrialização, distribuição e consumo de produtos e serviços.

            § 1° A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios fiscalizarão e controlarão a produção, industrialização, distribuição, a publicidade de produtos e serviços e o mercado de consumo, no interesse da preservação da vida, da saúde, da segurança, da informação e do bem-estar do consumidor, baixando as normas que se fizerem necessárias.

    A competência para aplicar sanções como a descrita no caso sob análise é concorrente entre União, Estados e Municípios.

    Incorreta letra “E”.

    Resposta: C

    Gabarito do Professor letra C.

  • O erro da D é o IMEDIATAMENTE, pois essa análise acontece em cada caso concreto.