SóProvas


ID
2313163
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo no contexto das técnicas de análise e avaliação de riscos.
1. A Técnica de Incidentes Críticos é um método excelente para o estudo dos fatores que poderiam causar um evento indesejável e encontra sua melhor aplicação no estudo de situações complexas. Ela determina as frequências de eventos indesejáveis (topo) a partir da combinação lógica das falhas dos diversos componentes do sistema.
2. A Análise de Árvore de Falhas é uma análise operacional, qualitativa, de aplicação na fase operacional de sistemas, cujos procedimentos envolvem o fator humano em qualquer grau. É um método para identificar erros e condições inseguras que contribuem para a ocorrência de acidentes com lesões reais e potenciais, onde se utiliza uma amostra aleatória estratificada de observadores-participantes, selecionados dentro de uma população.
3. A Análise Preliminar de Riscos é uma análise inicial “qualitativa”, desenvolvida na fase de projeto e desenvolvimento de qualquer processo, produto ou sistema, possuindo especial importância na investigação de sistemas novos de alta inovação e/ou pouco conhecidos, ou seja, quando a experiência em riscos na sua operação é carente ou deficiente. Apesar das características básicas de análise inicial, é muito útil como ferramenta de revisão geral de segurança em sistemas já operacionais, revelando aspectos que às vezes passam desapercebidos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • 1 - FTA - Fault tree Analysis (AAF -  análise de árvore de falhas) - busca identificar, a partir de uma ocorrência indesejável (falha), denominada Evento Topo, as possíveis causas para esta falha, identificando a probabilidade de ocorrência e os conjuntos mínimos de fatores que podem levar a esta falha.

    o principal conceito na AAF é a transformação de um sistema físico em um diagrama lógico estruturado (a árvore de falhas), onde são especificados as causas que levam a ocorrência de um específico evento indesejado

    de interesse, chamado evento topo. (LEE et alli 1985)

     

    2 -  Incident Recall - Ténica de Incidentes Crítico - análise OPERACIONAL, QUALITATIVA, de aplicação na fase OPERACIONAL de sistemas, envolvem o fator HUMANO em qualquer GRAU.

     

    A TIC possui grande potencial, principalmente naquelas situações em que deseja-se identificar perigos sem a utilização de técnicas mais sofisticadas e ainda, quando o tempo é restrito. A técnica têm como objetivo a detecção de incidentes críticos e o tratamento dos riscos que os mesmos representam.