SóProvas


ID
2313433
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito da teoria do consumidor, julgue o item a seguir.

Um bem inferior possui utilidade marginal negativa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Um bem inferior possui,a verdade, efeito renda negativo.

    O efeito renda preconiza uma variação na renda real do consumidor, tornando-o mais rico (no caso de preço mais baixo), induzindo-o a comprar mais, ou mais pobre (no caso de preço mais alto), induzindo-o a comprar menos
     

    Quanto à utilidade, a satisfação ou utilidade que um consumidor retira do consumo de um bem pode ser medida de duas formas:

    - Utilidade Total: a satisfação que o consumidor retira do consumo de determinada quantidade de um bem, que vai variar com a quantidade consumida.

    - Utilidade marginal: acréscimos de satisfação obtidos pelo consumidor com o consumo de mais uma unidade do bem

    Assim, a utilidade inicialmente aumenta, atinge um máximo e depois declina. É a lei da utilidade marginal decrescente: a utilidade marginal do bem diminui com o aumento do seu consumo

    bons estudos

  • isso é direito do consumidor?

  • Uma vez que usamos, na teoria do consumidor, a utilidade ordinal, acredito que a utilidade de um intem não possa ser mensurada em negativa.

    Penso assim, pela lógica.

     

  • ERRADO

    Um bem inferior possui Utililidade Marginal Decrescente, Efeito Renda Positivo e Efeito Substituição Negativo.

    O Efeito Renda é Positivo porque um aumento no preço do bem inferior reduz o poder de compra do consumidor forçandoo a consumir mais bens to tipo inferior. Um aumento no preço gera um aumento no consumo e por isso o efeito é positivo.

    O Efeito Subustituição é Negativo (o efeito substituição sempre é negativo) pois um aumento nos preços sempre incentivam à substituição do bem consumido.

    Bons Estudos

  • O andré rios acima, confundiu bens inferiores com bens de giffens. Nem todo bem inferior será mais demandado se seu preço aumentar, isso ocorre apenas nos bens de giffens.

  • Eu acho que o erro está em dizer que a utilidade marginal é negativa, quando deveria ser decrescente.

    Alguém saberia dizer se interpretei corretamente?

    Abs e bons estudos!

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Teoria do Consumidor.

    Um bem inferior é um bem que quando o consumidor aumenta a renda, tem sua demanda diminuída. Ou seja, o normal seria que com maior renda, o consumidor demandasse mais de um bem. Mas o bem inferior tem justamente característica oposta: com maior renda, o consumidor demanda MENOS desse bem.

    São exemplos de bens inferiores o transporte público, a carne de segunda e a margarina. Com maior renda, o consumidor passa a consumir menos destes três bens e mais de outros (carro próprio, carne de primeira e manteiga).

    Seguindo o raciocínio, todo bem traz uma certa utilidade ao consumidor. Assim, quando ele consome um bem, ele aumenta o seu bem estar. No entanto, a primeira unidade de um bem traz muito mais utilidade do que a décima por exemplo.

    Imagine que você está num deserto, com muita sede, mas com um pote de ouro. Do nada, aparece um vendedor de água. Para o primeiro copo de água, você estaria disposto a pagar muito dinheiro, pois a sede está de lascar. Após o primeiro copo, sua sede arrefece um pouco, ou seja, você obteve utilidade do copo com água.

    No segundo copo, sua sede já não está tão forte quanto antes, mas você ainda está disposto a pagar uma grande quantia de dinheiro ao vendedor, pois ainda está com sede. Após o segundo copo, sua sede arrefece mais, e você obteve mais utilidade do copo de água.

    Mas lá pelo décimo copo, você já está totalmente dessedentado e tomar mais um copo de água parece impossível.

    Ou seja, o primeiro copo de água traz muita utilidade, mas o décimo copo já não traz nenhuma.

    Isso é o que os economistas chamam de "utilidade marginal decrescente". Ou seja, quanto mais de um bem você tem, menos extrairá utilidade dele. A primeira unidade do bem te acrescenta grande utilidade, a décima quase nada ou nada.

    No entanto utilidade marginal decrescente é DIFERENTE DE utilidade marginal negativa.

    Utilidade marginal decrescente ocorre quando a utilidade vai diminuindo.

    Já a utilidade marginal negativa ocorre quando o bem em questão faz mais mal do que bem. Ou seja, utilidade marginal negativa ocorre quando o bem RETIRA utilidade do consumidor.

    É o meu caso, se alguém me forcasse a comer palmito. Meu bem-estar cairia (utilidade marginal negativa) se eu comesse palmito.

    Bens inferiores não tem necessariamente utilidade marginal negativa, pois eles não fazem "mal" ao consumidor, apenas tem sua demanda diminuída quando o consumidor aumenta de renda.

    Após ser aprovado para auditor do TCU, eu passei a andar muito menos de metrô. Mas, de vez em quando, ainda prefiro utilizá-lo. Não me faz mal, apenas uso menos do que antes. Ou seja, para mim, o metrô é um bem inferior, mas não tem utilidade marginal negativa.

    No entanto, com certeza, se eu fosse obrigado a usá-lo todo dia, a utilidade marginal decrescente estaria presente.

    Acho que esta é a lição que fica desta questão: utilidade marginal decrescente é diferente de utilidade marginal negativa.


    Gabarito do Professor: ERRADO.