SóProvas


ID
2313442
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação à função demanda QD = 5.000 - 10P , julgue os itens subsequentes.

Havendo uma inclinação da função de demanda, que seja -5, e preço de mercado de 100 unidades monetárias, a demanda de consumo dessa economia será de 4.500 unidades.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    onde tem !5, na verdade é -5

    além disso, o coeficiente angular da função determina a inclinação da curva. Como a questão disse que essa inclinação é de -5, entao a função demanda tem a seguinte equação Qd = 5000 - 5P

    Cálculo:
    5000 - 5x100
    = 4500

    bons estudos

  • Questão maldosa... Ele dá uma função de demanda e pede outra...


    Não confundir "inclinação da curva demanda" com elasticidade. A elasticidade é dada por (P/Q)*Aq/Ap... A derivada de Q em relação a P é a inclinação da curva de demanda. A elasticidade é a inclinação vezes P/Q ... Ou seja a elasticidade vai variar de acordo com a coordenada (P,Q) ao longo da curva.

  • Uma curva de demanda é dada pela seguinte equação Qd = a – bP. Onde Qd é a Quantidade Demandada, P é o preço e “a” e “b” são constantes. Mas a constante “b” que está multiplicando o preço, também é chamada de inclinação da curva. Quanto maior for “b”, mais inclinada (mais em pé) será a curva de demanda.

    Agora repare na equação dada pelo enunciado Qd = 5000 – 10P. Pergunto: Qual a inclinação dessa curva? Resposta: a variável que está multiplicando o Preço. No caso, -10.

    O Cespe está nos perguntando o que aconteceria se mudássemos a inclinação para -5 e o preço de mercado fosse de 100 unidades monetárias.

    Se a inclinação for -5, a nova equação de demanda será: Qd = 5000 – 5P. Agora, é só fazer P = 100 para matarmos a questão.

    Qd = 5000 – 5*(100)

    Qd = 5000 – 500 = 4500.

    Resposta: C

  • Olá, bom dia! Como a equação é Qd = a - bP e a CESPE pede uma inclinação -5, ao aplicar o -5 na fórmula da equação, o 5 fica positivo, não? Qd = 5000 + 5(100) = 5500. Obrigada

  • Relembrando:

    OBS: nao precisa cálculo diferencial nesse caso.

    Seja a funçao linear F(p)= a + b.p

    Onde a e b sao constantes.

    "a" é o coeficiente linear (intercepto da curva - ponto onde a curva encontra o eixo das abcissas, qnd b ou p=0 - Ou seja, qnd preço é min, p=0, a quantidade demandada será máxima).

    As questoes Q771146 e Q771147, dessa mesma prova, sao resolvidas com esse raciocínio.

    "b" é o coeficiente angular (tangente do angulo formado com o eixo das abcissas).

    se b>0 - curva crescente

    se b<0 descrescente

    se b=0 - Constante (curva horizontal)

    A curva de demanda é negativamente inclinada. SEMPRE. Portanto, necessariamente o coeficiente angular é negativo.

    Quanto à questao, basta substituir, como fez o Renato.

    Porém, atentar-se para o seguinte:

    O trecho "Havendo uma inclinação da função de demanda, que seja -5..." deve ser lido como: "caso a inclinaçao seja (-5), em vez de (-10)..."

  • Essa proposição nos apresenta uma equação de demanda e, no enunciado, propõe uma alteração na inclinação e nos indica o resultado. Vamos conferir:

    Qd = a -bP

    a = coeficiente linear (quantidade demandada quando preço é igual a zero).
    b = coeficiente angular (mede a inclinação da reta).

    Agora, só precisamos substituir o novo valor dado pelo enunciado na inclinação da função e o preço fornecido, lembrando que não houve alteração no coeficiente linear:

    Qd = 5.000 - 5*(100)
    Qd = 5.000 - 500
    Qd = 4.500

    4.500 unidades conforme o enunciado.


    Gabarito do Professor: CERTO.