SóProvas


ID
2313463
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação às estruturas de mercado e aos aspectos concorrenciais, julgue o item seguinte.

A firma monopolista nunca opera na zona inelástica da curva de demanda.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Zona inelástica (EPD<1) = o monopolista nao produz aqui, pois o aumento da produção nao reduz a receita total, há incentivo para a produção (Rmg positiva).
    Zona elástica (EPD>1) = o monopolista nao produz aqui, pois o aumento da produção implica em redução da receita total (Rmg negativa)
    Zona unitária (EPD=1) = aqui que o monopolista produz, pois aqui a receita total é máxima (Rmg = 0)

    bons estudos

  • CERTO

    O monopolista irá atuar quando Epd>1, portanto, o monopolista só opera no ramo elástico da curva de demanda.
     

     

  • Lembrem da equação do Preço do Monopólio:

    P = Cmg/[1-(1/|E|)]

    Onde E é a elasticidade-preço da demanda. Pela equação, para que o preço seja positivo, necessariamente o valor de E tem que ser positivo.

  • Acho o termo "nunca" meio forte, pois a RT é crescente quando EpD < 1.
    Por outro lado, sabemos que o monopolista tem interesse em produzir no ponto em que EpD = 1, ponto em que a receita total é máxima.
    A partir deste ponto (EpD > 1), a RT começa a decrescer.  

  • Legal essa para os que gostam dos "bizus". Item CORRETO ok!

  • Gabarito: CERTO

     

    No monopólio há apenas uma empresa para inúmeros consumidores. O produto não possui substitutos próximos e há barreira à entrada de novas firmas. Outra característica é que monopolista só opera no ramo elástico da curva de demanda. O monopolista não irá operar (ou atuar) onde a curva de demanda é inelástica.

  • Por mais que empresa seja monopolista e seu produto seja único, o aumento do preço faz com que ocorra uma redução no número de produtos comprados, pois nem todos os consumidores estarão dispostos a pagar os novos preços. Se não estão dispostos a pagar e irão abrir mão do produto, então existe elasticidade maior que zero da demanda.

    Elasticidade zero sigifica que independente do preço praticado a demanda continua a mesma.

  • Ultimo comentário equivocado, inelástico não quer dizer ''zero'' e sim menor que 1. Zero é anelástica ou completamente inelástica.
    Isso quer dizer que monopólio só atua com elasticidade maior/igual a 1.

  • Correto!

              Se a demanda é inelástica, sempre valerá a pena para o monopolista subir o preço porque a queda na quantidade demandada será menor do que a alta no preço em termos percentuais.

              Enquanto estiver na zona inelástica da curva de demanda, portanto, o monopolista sempre elevará sua receita aumentando o preço ainda que venda menos porque se ele aumentar em 5% o preço, por exemplo, a quantidade vendida cairá menos do que 5%.

              Ele fará esse movimento até que as elevações de preço passem a trazer quedas maiores nas vendas.

              Mas quando isso ocorre, ele estará na zona elástica da curva de demanda.

  • Monopolista se estiver na zona inelástica vai trabalhar com a elasticidade demanda até chegar na zona elástica. Depois escolhe se vai trabalhar fixando o Preço ou a Quantidade

    Cmg = Rmg

    no ramo inelástico Rmg é negativa então a igualdade Cmg=Rmg fica impossível

    No ramo elástico Rmg é positiva.

  • ESSE NUNCA EH COMPLICADO

  • Certo

    Acresce:

    elasticidade (sensibilidade) preço da demanda (consumidor)

    EPD = Variação % da quantidade demandada / variação % do preço

    EPD = 0 perfeitamente inelástica

    EPD < 1 inelástica (poucos substitutos, peso é baixo no orçamento, pouco tempo para se adaptar)

    EPD = 1 unitária

    EPD > 1 elástica (muitos substitutos, peso é alto no orçamento, muito tempo para se adaptar)

    EPD ∞ infinitamente elástica

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Monopólio!

    O objetivo do monopolista é maximizar os seus lucros e ele não consegue fazer isso na zona inelástica da demanda.

    A zona inelástica da curva de demanda é a zona onde a Elasticidade Preço da Demanda (EPD) é menor que 1. Nesta zona, temos maiores quantidades produzidas e preços menores. Olhe o gráfico abaixo (a zona inelástica ocorre entre os pontos A e C): 


    Fonte: imagem cedida pelo professor.

    Nesta zona da curva (entre A e C), como a zona é inelástica, se os preços subirem 10%, por exemplo, as quantidades demandadas caem apenas 5% (é só um exemplo, ok?).

    Isso significa que sempre valerá a pena para o monopolista subir o preço porque a queda na quantidade demandada será menor do que a alta no preço em termos percentuais. Ou seja, se o monopolista estiver na zona inelástica de demanda, ele pode aumentar o seu lucro aumentando os preços (pois os preços podem aumentar 10%, mas a quantidade demandada só cai 5%, por exemplo). Assim, como os preços sobem em uma proporção maior do que a queda da quantidade demandada, o lucro do monopolista aumenta se ele majorar os preços.

    Ora, se o monopolista consegue aumentar os lucros, é porque o lucro ainda não é máximo (se fosse máximo, não teria como aumentar). Em outras palavras, quando o monopolista está na zona inelástica da demanda, ele não está no ponto de lucro máximo.

    Como ele busca maximizar o lucro, o monopolista irá aumentar o preço do seu produto. Ele fará esse movimento até que as elevações de preço passem a trazer quedas maiores nas vendas. Por exemplo, até que um aumento de 10% no preço cause uma queda de 15% nas vendas. Neste ponto, não compensa mais para o monopolista aumentar os preços, pois se ele aumentar, a queda na quantidade demandada será tão brusca que ele terá perderá parte do seu lucro. Quando ele chegar neste ponto, ele simplesmente não aumenta mais o preço (pois, se ele aumentar, perderá lucro).  Para isso ocorrer, no entanto, ele já estará atuando na zona elástica da curva de demanda.

    Portanto, na zona inelástica, o monopolista não maximiza o lucro (pois pode aumentá-lo majorando os preços). Dessa forma, o monopolista nunca irá atuar na zona inelástica da curva, mas sim em algum ponto da parte elástica da curva de demanda (em algum lugar entre os pontos B e C, zona com preços maiores e quantidades produzidas menores). Na zona elástica, ele vai escolher.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Correto!

              Se a demanda é inelástica, sempre valerá a pena para o monopolista subir o preço porque a queda na quantidade demandada será menor do que a alta no preço em termos percentuais.

              Enquanto estiver na zona inelástica da curva de demanda, portanto, o monopolista sempre elevará sua receita aumentando o preço ainda que venda menos porque se ele aumentar em 5% o preço, por exemplo, a quantidade vendida cairá menos do que 5%.

              Ele fará esse movimento até que as elevações de preço passem a trazer quedas maiores nas vendas.

              Mas quando isso ocorre, ele estará na zona elástica da curva de demanda.