SóProvas


ID
2313649
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Entre os fenômenos básicos que fazem parte do ciclo hidrológico estão a evaporação e a precipitação de água sobre os continentes e oceanos, além de fatores intermediários como infiltração no solo, evapotranspiração dos vegetais e escoamento superficial. Nos oceanos, o processo de evaporação é maior do que o de precipitação; consequentemente, boa parte da água de chuva que cai sobre os continentes provém da evaporação dos oceanos.

Considerando essas informações e os aspectos relacionados aos processos citados no texto, julgue o próximo item.

A bacia amazônica é uma exceção à premissa apresentada no texto, pois nela parte considerável da precipitação provém da evapotranspiração da vegetação e da evaporação que ocorre nos vastos espelhos de água doce existentes na região.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito da questão foi dado como "CERTO", mas ela está ERRADA.

     

    De fato, parte considerável da precipitação provém da evapotranspiração da vegetação e da evaporação que ocorre nos espelhos de água doce existentes na bacia. No entanto, na região costeira da bacia amazônica (no litoral do Pará ao Amapá), a precipitação também é alta devido a influência das linhas de instabilidade que se formam ao longo da costa litorânea durante o período da tarde e que são forçadas pela brisa marítima. 

     

    Além disso, Salati et al. (1979) determinou que a precipitação na região é uma composição da quantidade de água evaporada localmente (evapotranspiração) adicionada de uma contribuição de água advinda do Oceano Atlântico. Desta maneira, pode-se estimar que 50 % do vapor d'água que precipita pelas chuvas é gerado localmente (pela evapotranspiração), sendo o restante (50%) importado para a região pela fluxo atmosférico proveniente do Oceano Atlântico.

     

    Portanto, boa parte da água de chuva que cai sobre a bacia amazônica provém da evaporação dos oceanos (50%), então ela não é uma exceção à premissa apresentada no texto, como a questão sugere.

  • A questão está correta, PARTE CONSIDERÁVEL da precipitação provém da evapotranspiração da vegetação e da evaporação que ocorre nos vastos espelhos de água doce existentes na região. Um fator crucial para que isso ocorra são as  partículas biogênicas emitidas pela vegetação para a atmosfera, essas partículas são importantes porque ajuda na formação das gotículas de água, acelerando o ciclo hidrológico da região.

     

     

    # A questão fala de parte considerável, e não na maior parte.

     

     

     

  • a amazônia é exceção porque as precipitações dali são de origem convectiva. É como se a floresta bebesse o próprio suor... eca rs

  • Pode até ser que a maior parte venha da evapotranspiração e etc. Mas não concordo em dizer que é um exceção, pois assim fica parecendo que a amazônia não recebe água que vem do processo de evaporação dos oceanos, o que não é verdade.