SóProvas


ID
2314525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atuária

A respeito de taxa interna de retorno e valor presente líquido de um projeto, julgue o item subsecutivo.

Considere que, ao avaliar um projeto, um investidor tenha encontrado dois resultados aparentemente divergentes: a taxa interna de retorno indicava que o projeto não era atrativo, e o valor presente líquido era positivo. Nesse caso, a taxa interna de retorno deverá ser utilizada como norma dominante e, portanto, o projeto deverá ser rejeitado.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. O critério do VPL tende a prevalecer em relação ao da TIR. Para você compreender melhor, suponha que você tenha 100.000 reais, e queira alocar este dinheiro em investimentos. No banco você descobriu que as aplicações financeiras pagam 1% ao mês. Fora isso, você tem dois projetos nos quais você pode investir:

    - comprar balinhas por 5 centavos e vender por 10 centavos no semáforo da esquina, tendo uma incrível rentabilidade de 100%;

    - adquirir uma loja de sapatos, com investimento inicial de 90.000 reais, projeto este que tem VPL positivo e a TIR é de “apenas” 10% ao mês.

    Qual é a melhor decisão? Provavelmente será o segundo projeto, pois ele permite empregar uma parcela maior do seu capital (90.000 reais) a uma boa rentabilidade mensal (10%). O primeiro projeto, embora tenha uma altíssima rentabilidade, certamente não permite empregar uma parcela significativa do seu patrimônio. Ainda que você compre 1.000 reais em balinhas, os outros 99.000 reais ficarão “parados”, e você será obrigado a aplicá-los no banco e obter apenas 1% ao mês.

    Portanto, o critério da TIR pode nos enganar, pois de nada adianta obter uma enorme rentabilidade sobre uma parcela muito pequena do nosso capital disponível. 

  • Olá Pessoal

    Gabarito E

    Objetivamente, VPL SEMPRE PREVALECERÁ SOBRE TIR.

    Bons Estudos.

  • Na minha visão, os dois são o mesmo método sob abordagens diferentes. No VPL, trazem-se os fluxos de caixa futuros para uma mesma data sob a taxa mínima de atratividade (TMA). Se o resultado for positivo, vale a pena investir. Na TIR, acha-se a taxa de juros que anula o VPL e a compara com a TMA, que geralmente é a própria taxa do mercado (j) para ver se é mais vantajosa. Portanto, uma não domina a outra.