-
LETRA C - II, IV E V
I. Os métodos de arquivamento são divididos em duas classes: básicos e padronizados. Na classe dos padronizados, há o método por assunto, o qual não é de fácil aplicação, pois depende de interpretação dos documentos sob análise. (Incorreto, há duas classes no método de arquivamento que são os básicos e padronizados, porém o método por assunto está na classe dos básicos).
Básicos: alfabético, geográfico, numérico e ideográfico ( por assunto).
Padronizados: variadex (cores), automático, soudex, mnemônico e rôneo
II. Quando se trata de planejar a organização de um arquivo ou fichário, os elementos constantes de um documento a considerar são: nome (do remetente, do destinatário, ou da pessoa a quem se refere o documento), local, número, data e assunto. (Correto, um desses elementos determina os métodos de arquivamento alfabético (nomes), geográfico (local), número, data (cronológico) e assunto (ideográfico).
III. No método numérico dígito-terminal, uma das vantagens é a leitura não convencional dos números, porém, tem como desvantagem o aumento de erros de arquivamento. (Incorreto, tem como vantagem a redução de erros de arquivamento).
IV. O método de arquivamento variadex, pertencente à classe dos padronizados, é uma variante do alfabético, no qual as cores foram introduzidas como elementos auxiliares para facilitar o arquivamento e a localização dos documentos. (Correto, para um grupo de letras é associada a uma cor).
V. No método alfabético, as fichas ou pastas são dispostas na ordem rigorosamente alfabética, respeitadas as normas gerais para alfabetização, através de guias divisórias, com as respectivas letras (Correto).
-
Métodos Básicos:
- Alfabético e Geográfico;
- Numéricos (simples, cronológico ou dígito-terminal)
- Ideográficos (alfabético {enciclopédico ou dicionário} ou numérico {duplex, decimal ou unitermo})
Métodos Padronizados:
- Variadex
- Soundex
- Mnemônico
I. Os métodos de arquivamento são divididos em duas classes: básicos e padronizados. Na classe dos padronizados, há o método por assunto, o qual não é de fácil aplicação, pois depende de interpretação dos documentos sob análise. ERRADO. O método por assunto (ideográfico) é da classe dos básicos.
II. Quando se trata de planejar a organização de um arquivo ou fichário, os elementos constantes de um documento a considerar são: nome (do remetente, do destinatário, ou da pessoa a quem se refere o documento), local, número, data e assunto. CORRETO.
III. No método numérico dígito-terminal, uma das vantagens é a leitura não convencional dos números, porém, tem como desvantagem o aumento de erros de arquivamento. ERRADO. Acredito que a leitura peculiar já é uma desvantagem.
IV. O método de arquivamento variadex, pertencente à classe dos padronizados, é uma variante do alfabético, no qual as cores foram introduzidas como elementos auxiliares para facilitar o arquivamento e a localização dos documentos. CORRETO.
V. No método alfabético, as fichas ou pastas são dispostas na ordem rigorosamente alfabética, respeitadas as normas gerais para alfabetização, através de guias divisórias, com as respectivas letras. CORRETO.
Gabarito: C (II, IV, V)
-
Complementando...
Método numérico Dígito-terminal:
três grupos de dois dígitos (cada um) e são lidos da direita para a esquerda.
EX.
001.349 Ben Dez
993.017 Luke Skywalker
876.017 John Snow
002.643 Michael Jordan
Fica desta forma:
99-30-17 Luke Skywalker
87-60-17 John Snow
00-26-43 Michael Jordan
00-13-49 Ben Dez
VANTAGENS
Redução de erros de arquivamento
Rapidez na localização e arquivamento
Expansão equilibrada do arquivo distribuído em 3 grandes grupos
Possibilidade de divisão equitativa do trabalho entre os arquivistas.
DESVANTAGENS:
Leitura não convencional dos números
Disposição física dos documentos de acordo com o sistema utilizado na leitura
Prof. Ronaldo Fonseca.