SóProvas


ID
2315929
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No atendimento a paciente do ambulatório com história de ingesta voluntária de grande quantidade de medicamento para epilepsia, como primeira medida, o médico prescreve a realização da lavagem gástrica por meio de sonda gástrica. Para a passagem da sonda gástrica, um dos procedimentos é

Alternativas
Comentários
  • Deve-se confirmar a presença da sonda para assegurar o posicionamento. Habitualmente, insufla-se ar por meio de uma seringa ao mesmo tempo em que se ausculta a região epigástrica. Em adultos, uma lavagem gástrica bem sucedida necessita de uma média de 6 a 8 litros de líquido (soro fisiológico ou água). Em crianças, utilizam-se 5-10 ml/kg até o máximo de 250 ml/ vez. Volume total usado em média para RN 500 ml; lactentes 2-3 l; escolares 4-5 l. Administramse pequenas quantidades (máximo 250 ml/vez), visto que volumes maiores podem “empurrar” o toxicante para o duodeno. Repete-se esse procedimento várias vezes (mínimo oito).

  • Gabarito: Letra C.

     

    Complementando

     

     

     

    a) Errada.

    Colocar o paciente sentado ou deitado com a cabeceira do leito elevada a 45º graus.

     

    b) Errada.

     

    c) Correta.

     

    d) Errada.

     

    e) Errada.

    Mensure até onde a sonda deverá ser inserida na narina. Coloque a ponta da sonda na asa do nariz do paciente e extenda até o lóbulo da orelha, continuando a medida do lóbulo da orelha até a ponta do processo/apófise xifóide (antes chamado de apêndice xifóide). Marque essa medida com um pedaço de fita adesiva.