SóProvas



Questões de Higiene nos Procedimentos de Enfermagem


ID
108199
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere aos cuidados com a higiene pessoal realizada pelos pacientes, ou pelos profissionais de enfermagem quando existe algum impedimento, julgue os itens seguintes.

O paciente submetido à dieta zero ou com sonda nasogástrica não necessita de higiene oral.

Alternativas
Comentários
  • Sério galera, se não podem ou não querem contribuir, não "avacalhem" com quem quer estudar!
    Colocar certo e errado, qualquer um faz, ganhar pontinhos, mesmo que baixos com um "certo ou errado", todo mundo quer, MAS FUNDAMENTAR, que é o problema. 
    Aqui, neste espaço, tiramos dúvidas, contribuímos...

    Campanha: NÃO ao certo ou errado sem fundamentação no Questao de Concursos!!
  • apoiado! se nao sabe argumentar...fica quieto...

    foco, força e fé..
  • As pessoas que colocam CERTO ou ERRADO, acredito que seja pelo fato de AJUDAR quem não tem os planos avançado e premium, pois só podem responder 10 questões por dia, dessa forma têm nos comentários uma forma de saber o gabarito. Não sei se foi o que aconteceu aqui porque a pessoa provavelmente apagou o comentário, mas pra quem não sabe, é bom ficar sabendo antes de julgar, e para os que não têm os planos, o gabarito é ERRADO.

  • A cavidade bucal sendo parte integrante do corpo humano deve receber igual atenção na elaboração do planejamento de enfermagem. De todos os sítios do corpo humano a cavidade bucal é aquela que apresenta os maiores níveis e diversidade de microrganismos. As características anátomo-fisiológicas da boca são responsáveis por esta diversidade, uma vez que a boca apresenta diferentes tipos de tecidos e estruturas que variam quanto à tensão de oxigênio, disponibilidade de nutrientes, temperatura e exposição aos fatores imunológicos do hospedeiro. O dorso da língua funciona como um reservatório de diversos microrganismos, os quais vão posteriormente ocupar outros nichos nas superfícies dentárias. Muitos microorganismos Gram-negativos e Gram-positivos encontrados em altas proporções no dorso da língua podem ser patogênicos ao colonizar a placa dental. A falta de higiene oral (HO) favorece o aparecimento e manutenção das bactérias na cavidade oral, uma vez que estas se proliferam quando a microbiota se altera em decorrência do acúmulo do biofilme e do desenvolvimento da doença periodontal. A HO então, objetiva diminuir essa colonização bucal, prevenir e controlar infecções, manter a integridade da mucosa além de proporcionar conforto, independentemente da pessoa estar se alimentando ou não, estar sondada ou não. Resposta ERRADO Bibliografia Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS) Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES). Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. 1ª edição, 2013. Luz MF. Enfermagem fundamentos técnicos do cuidar. Rio de Janeiro. Imperial Novo Milenio. 2010.
  • ALGUÉM SABE COMO É ESSA LIMPEZA, DE QUEM USA SONDA?


ID
108202
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere aos cuidados com a higiene pessoal realizada pelos pacientes, ou pelos profissionais de enfermagem quando existe algum impedimento, julgue os itens seguintes.

Durante a realização do procedimento de banho no leito, o profissional deve fazer massagem para ativar a circulação e proporcionar conforto ao paciente; além de exercícios ativos e passivos após avaliar as condições do paciente e a prescrição médica.

Alternativas
Comentários
  • O banho no leito é a higienização total ou parcial do corpo executada em pacientes acamados, impossibilitados de saírem do leito. Um banho completo no leito limpa a pele, estimula a circulação, proporciona um exercício leve (ativos e passivos ) e promove conforto. Também possibilita ao enfermeiro avaliar a condição da pele, a mobilidade articular e a força muscular. Durante o banho no leito deve ser realizado massagem para melhorar a circulação sanguínea e linfática, ajudando a nutrição dos tecidos do paciente, diminuindo as chances de formação de escaras, e a formação de edemas, situação muito comum em pacientes há muito tempo acamados. Porém, toda movimentação e atividades devem ser realizadas levando em consideração condições do paciente e a prescrição médica. Resposta CERTO Bibliografia Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
  • fazer massagem? não se deve.

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
108205
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere aos cuidados com a higiene pessoal realizada pelos pacientes, ou pelos profissionais de enfermagem quando existe algum impedimento, julgue os itens seguintes.

Na higiene oral do paciente inconsciente e com dependência total da enfermagem, fica dispensado o uso de luvas de procedimento.

Alternativas
Comentários
  • Errado, é indispensável
  • De todos os sítios do corpo humano a cavidade bucal é aquela que apresenta os maiores níveis e diversidade de microrganismos. As características anátomo-fisiológicas da boca são responsáveis por esta diversidade, uma vez que a boca apresenta diferentes tipos de tecidos e estruturas que variam quanto à tensão de oxigênio, disponibilidade de nutrientes, temperatura e exposição aos fatores imunológicos do hospedeiro. O dorso da língua funciona como um reservatório de diversos microrganismos, os quais vão posteriormente ocupar outros nichos nas superfícies dentárias. Muitos microorganismos Gram-negativos e Gram-positivos encontrados em altas proporções no dorso da língua podem ser patogênicos ao colonizar a placa dental. Além disso, as luvas devem ser utilizadas para a proteção individual, nos casos de contato com sangue e líquidos corporais e contato com mucosas e pele não íntegra de todos os pacientes. Logo, sempre que a higiene oral for realizada devem-se usar as luvas, o paciente estando acordado ou não consciente. Resposta ERRADO Bibliografia Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS) Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES). Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. 1ª edição, 2013. Luz MF. Enfermagem fundamentos técnicos do cuidar. Rio de Janeiro. Imperial Novo Milenio. 2010.

ID
357307
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
AGECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O controle dos comunicantes deve ser encarado como uma medida preventiva importante a ser cumprida no controle das doenças infectocontagiosas. São consideradas (os) como comunicantes:

Alternativas

ID
357325
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
AGECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Importante cuidado na prevenção de infecção em clientes com problemas tegumentares é:

Alternativas
Comentários
  • gab A. vc de Timon ou Teresina-PIAUÍ- veganos acessem @restaurante.mercado.vegan.food


ID
357331
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
AGECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A lavagem das mãos é, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares. Sobre a lavagem das mãos, marque a opção INCORRETA:

Alternativas

ID
725608
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No campo da higiene e sua relação com as condições de saúde da população, deve-se pensar na responsabilidade pessoal e governamental. São exemplos de responsabilidade

I. pessoal: lavar as mãos antes das refeições.
II. governamental: executar ações de vigilância sanitária.
III. pessoal: planejar e executar ações coletivas de notificação compulsória.
IV. governamental: investir em saneamento básico.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  •  
    Visando elucidar os limites que determinam o que, em termos de higiene, corresponde às responsabilidades pessoais e governamentais, utilizaremos uma exemplificação pertinente à alimentação.Todos sabem a importância das verduras, legumes e frutas.No nível pessoal, ao decidir comer um tomate você o lavará antes de acrescentá-lo a sua salada, bem como as mãos antes de fazer a refeição.Embora você tenha sido cuidadoso, isto de nada adiantará se medidas de responsabilidade governamental não tiverem sido anteriormente tomadas. Por exemplo: o tomate, tão cuidadosamente lavado, pode conter agrotóxico. Caso o governo não tenha estabelecido uma política de controle de pesticidas; e a água pode não ter sido adequadamente tratada se não houve investimentos na rede de abastecimento de sua cidade ou bairro. Outro exemplo significativo que permite a observação dos limites que diferenciam a responsabilidade pessoal da governamental, no tocante á higiene, é a fiscalização de restaurantes, bares e lanchonetes.Esses estabelecimentos servem alimentos largamente consumidos pela população.Por isso, além de sofrerem a "fiscalização" do consumidor- que pode denunciar, optar por comer em outro lugar, etc. -, devem ser fiscalizados pelo governo, a fim de que cumpram as rigorosas medidas de higiene necessárias para evitar doenças.As responsabilidades dos governos federal,estaduais e municipais estendem-se aos âmbitos da educação e cultura, e à adoção de políticas públicas voltadas para o investimento nas areas de saúde e meio ambiente
     Tendo isto em vista é fácil excluir o item III. pessoal: planejar e executar ações coletivas de notificação compulsória, restando como resposta a letra C. Abraços!
  • Higiene individual - Compreende o estudo das diversas fases da evolução do indivíduo. Ocupa-se dos cuidados que ele deve ter com o corpo, vestuário, alimentação, trabalho, tanto físico como mental. Higiene coletiva ou governamental - Abrange o estudo do meio em que o homem vive, com os recursos da salubridade para a vida coletiva, considerada esta sob os seus diferentes aspectos a vida urbana, vida rural, vida militar e etc. Logo: Lavar as mãos antes das refeições é uma atitude individual, ou seja, uma responsabilidade da própria pessoa que a realiza, pessoal. Executar ações de vigilância sanitária visa a coletividade, ela trabalha com um grupo, logo é uma responsabilidade governamental. Planejar e executar ações coletivas de notificação compulsória, essa atitude também visa o bem coletivo, logo é uma responsabilidade governamental. Investir em saneamento básico, assim como descrito pela banca é uma responsabilidade governamental. Resposta C Bibliografia Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

ID
725677
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O indivíduo que tem hemofilia deve receber instruções para evitar complicações decorrentes dessa patologia. Dentre as orientações, consta

Alternativas
Comentários
  • A hemofilia é uma doença hemorrágica hereditária ligada ao cromossomo X, caracterizada pela deficiência ou anormalidade da atividade coagulante do fator VIII (hemofilia A) ou do fator IX (hemofilia B). As complicações das hemofilias podem ser decorrentes da doença (por exemplo: artropatia hemofílica) ou do tratamento (por exemplo: doenças transmissíveis por transfusões sanguíneas e desenvolvimento de inibidor). As pessoas com hemofilia não devem utilizar medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico como AAS, pois eleva o risco de sangramento. Logo a pessoa com hemofilia nunca deve se automedicar com AAS no caso de gripe. Hemorragias articulares também podem ser chamadas de hemartrose, além da aplicação de gelo, repouso e medicação pode-se imobilizar parcial e temporária (para evitar a atrofia por desuso) com talas, tipoias e muletas, de acordo com a articulação envolvida, por aproximadamente 72 horas. A orientação da manutenção da higiene oral após as extrações é de fundamental importância como medida preventiva de extrações dentárias excessivas. Na vigência de sangramentos posteriores, a higiene oral não deve ser suspensa. O banho quente não auxilia no tratamento da hemofilia, o calor leva a uma vasodilatação aumentando o sangramento, logo o calor deve ser evitado. Os antinflamatórios não esteroides (AINE) não melhoram a agregação plaquetária, muito pelo contrário, essa droga tem efeito antiplaquetário. Resposta C Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Manual de hemofilia / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada e Temática. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual de atendimento odontológico a pacientes com coagulopatias hereditárias / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde 2008.

ID
878305
Banca
FEPESE
Órgão
CASAN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A sonda nasogástrica é um procedimento realizado sobre limites anatômicos externos. Deve-se estar muito atento para estabelecer o mais precisamente possível esses limites descritos na técnica.

Identifque-os:

Alternativas
Comentários
  • Gab D


ID
906457
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao orientar o paciente com relação à correta higienização bucal, o técnico de enfermagem está realizando práticas de educação

Alternativas
Comentários
  • A educação em saúde é um instrumento fundamental para uma assistência de boa qualidade, pois os membros da equipe de enfermagem além de serem cuidadores são também educadores, tanto para o paciente quanto para a família, realizando orientações. A educação em saúde, para o paciente, é uma experiência de aprendizagem planejada, utilizando-se uma combinação de métodos como o ensino, o aconselhamento, a comunicação, que influenciam a modificação de comportamentos cognitivos, psicomotores e afetivos. Com o conhecimento desenvolvido, o paciente pode alterar o seu comportamento de saúde. Logo, a orientação com relação à correta higienização bucal feita pelo técnico de enfermagem é uma forma de educação em saúde. Resposta C Bibliografia Pelicioni MCF, Mialhe FL. Educação e Promoção da Saúde - Teoria e Prática. Ed. Santos, 2012. Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília : CONASS, 2011.

ID
935878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UEPA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A manutenção da higiene pessoal é importante para o conforto, a segurança e o bem-estar de uma pessoa. Assinale a opção correta acerca desse tema.

Alternativas
Comentários
  • Deve-se limpar a região da narina onde está fixada a sonda nasogástrica de um paciente. A limpeza dos orifícios nasais do paciente, pelo menos uma vez ao dia, retira as crostas que se acumulam ao redor da sonda; visando prevenir ulcerações, o profissional de enfermagem deve inspecionar o local e manter a sonda livre de pressão sobre a mucosa nasal. A pele tem como funções: controlar a temperatura do corpo e estabelecer uma barreira entre o corpo e o meio ambiente, impedindo a penetração de microrganismos. As fibras nervosas sensitivas são responsáveis pela sensação de calor, frio, dor, pressão, vibração e tato, essenciais para a sobrevivência. Logo, um paciente com sensibilidade diminuída tem maior risco de apresentar comprometimento da pele, já que torna-se muito mais vulnerável a ferimentos do que aqueles com a pele normal. A higienização deve ser sempre realizada da parte mais limpa para a parte mais suja, evitando assim contaminação da parte limpa. Logo, a limpeza das nádegas e do ânus de um paciente acamado deve ser feita da genitália para o ânus. A higiene oral consiste na limpeza dos dentes, gengivas, bochechas, língua e lábios. A técnica da higiene bucal é um fator significante para a manutenção da saúde e conforto dos pacientes. A negligência com a higiene bucal pode levar a formação do biofilme (placa bacteriana) e na orofaringe um propício reservatório de microrganismos, inclusive aos que não pertencem à flora oral, instalando ou agravando infecções à distância. No paciente inconsciente usa-se para a higiene uma espátula envolta em gazes e solução antisséptica ou solução bicarbonatada. Deve-se sempre utilizar as luvas mas não escova de dente e água. Resposta B Bibliografia Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

ID
1125679
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Observando que o Brasil é um país de múltiplas culturas, que influenciam de uma forma direta os hábitos pessoais de higiene, julgue cada uma das proposições seguintes:

A hospitalização é uma boa oportunidade de promover a educação em saúde.

Alternativas
Comentários
  • A educação em saúde é um instrumento fundamental para uma assistência de boa qualidade, pois a equipe de enfermagem além de serem  cuidadores são também educadores, tanto para o paciente quanto para a família, realizando orientações. A educação em saúde, para o paciente, é uma experiência de aprendizagem planejada, utilizando-se uma combinação de métodos como o ensino, o aconselhamento, a comunicação, que influenciam a modificação de comportamentos cognitivos, psicomotores e afetivos. Com o conhecimento desenvolvido, o paciente pode alterar o seu comportamento de saúde.

    Contudo a educação em saúde pode ocorrer em qualquer ambiente desde de a Unidade Básica de Saúde até os Hospitais, a educação deve ser realizado com base nas necessidades dos usuários do serviço em que estão sendo atendidos, o que inclui o curso da hospitalização.

    Resposta CERTO

    Bibliografia

    Pelicioni MCF, Mialhe FL. Educação e Promoção da Saúde - Teoria e Prática. Ed. Santos, 2012.

    Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília : CONASS, 2011.

  • Ou meu ver a educação em saude deve-se ser ensinada antes de ser hospitalizado!


ID
1125682
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Observando que o Brasil é um país de múltiplas culturas, que influenciam de uma forma direta os hábitos pessoais de higiene, julgue cada uma das proposições seguintes:

A Higiene oral inclui a escovação dos dentes, a limpeza da língua, gengivas e de toda mucosa oral, sempre pela manhã, à noite antes de deitar e após as refeições. Em pacientes com lesões em mucosa oral deve ser feita com maior frequência.

Alternativas
Comentários
  • A higiene oral frequente reduz a colonização local, sendo importante para prevenir e controlar infecções, diminuir a incidência de cáries dentárias, manter a integridade da mucosa bucal, evitar ou reduzir a halitose, além de proporcionar conforto ao paciente. A higiene oral consiste na limpeza dos dentes, gengivas, bochechas, língua e lábios. A técnica da higiene bucal é um fator significante para a manutenção da saúde e conforto dos pacientes. A higiene oral deve ser realizada pela manhã, à noite antes de deitar e após as refeições. Em pacientes com lesões em mucosa oral deve ser feita com maior frequência já que a mucosa não íntegra é uma porta de entrada pra infecções. Resposta CERTO Bibliografia Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

ID
1134115
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para realizar a higiene oral de pessoa portadora de herpes simples, o profissional de enfermagem deve utilizar

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra B

    PRECAUÇÕES DE CONTATO

    Infecções gastrointestinais, respiratórias, de pele - ferida cirúrgica ou colonização por agentes multiresistentes de significância clínica ou epidemiológica. Infecção entérica (Clostridium difficile, E.coli enteropatogênica, Shigella sp, Hepatite A ou rotavirus)

    Vírus sincicial respiratório, vírus parainfluenza ou infecções virais entéricas em crianças. Infecções cutâneas ( difteria cutânea, herpes simples, mucocutâneo extenso ou disseminado, impetigo, grandes abscessos, celulite ou úlcera de decúbito, pediculose, escabiose, furunculose estafilocócica em crianças, síndrome da pele escalada, herpes zoster disseminado ou em paciente imunocomprometido). Conjuntivite viral ou hemorrágica. Febres hemorrágicas (febre amarela, hantavirus,...)


  • O herpes é uma infecção causada pelo Herpes simplex virus. O contato com o vírus ocorre geralmente na infância, mas muitas vezes a doença não se manifesta nesta época. O vírus atravessa a pele e, percorrendo um nervo, se instala no organismo de forma inativa, até que venha a ser reativado. A reativação do vírus pode ocorrer devido a diversos fatores desencadeantes, tais como: exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica. Algumas pessoas têm maior possibilidade de apresentar os sintomas do herpes. Outras, mesmo em contato com o vírus, nunca apresentam a doença, pois sua imunidade não permite o seu desenvolvimento. As localizações mais frequentes são os lábios e a região genital, mas o herpes pode aparecer em qualquer lugar da pele. Uma vez reativado, o herpes se apresenta inicialmente com coceira e ardência no local onde surgirão as lesões; a seguir, formam-se pequenas bolhas agrupadas como num buquê sobre área avermelhada e inchada; as bolhas rompem-se liberando líquido rico em vírus e formando uma ferida. É a fase de maior perigo de transmissão da doença; a ferida começa a secar formando uma crosta que dará início à cicatrização; a duração da doença é de cerca de 5 a 10 dias. Não existe um EPI (equipamento de proteção individual) para realizar a higiene oral em uma pessoa com herpes simples. Deve-se utilizar a luva para a realização da higiene oral, tendo o paciente herpes simples ou não, já que as luvas devem ser utilizadas para a proteção individual, nos casos de contato com sangue e líquidos corporais e contato com mucosas e pele não íntegra de todos os pacientes. Resposta B Bibliografia http://bvsms.saude.gov.br Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

ID
1239022
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as doenças relacionadas com a precária higiene pessoal estão

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que a questão pede as doenças relacionadas a "higiene precária" o que não quer dizer que esta seja a única causa para se ter a doença! Qualquer pessoa pode ter foliculite ou alguma dermatose sem que esteja "com precária higiene pessoal". 


  • Mas, a má higiene pode ser, uma causa direta dessas doenças.

     

  • Questão mal formulada... 


  • FCC como sempre favorecendo quem não estuda...

  • A Aids, patologia provocada pelo vírus do HIV, não tem relação com a higiene pessoal, ela é transmitida pelo contato sexual, por via sanguínea (transfusão, compartilhamento de agulhas e seringas) e vertical. O diabetes é uma doença endócrina relacionada com a deficiência da insulina, também não tem relação com a higiene pessoal. A hepatite B transmitida pela via sexual, por transfusões de sangue, pela transmissão vertical (mãe-filho), acidentes perfurocortantes, compartilhamento de seringas e de material para a realização de tatuagens e piercings. A rubéola é uma doença infecciosa transmitida pelo contato com secreções nasofaríngeas de pessoas infectadas. Malária, a transmissão se dá por meio de vetor, da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada pelo Plasmodium. A pele está sujeita a uma grande quantidade de doenças como resultado da falta de asseio agravada por fatores ligados à idade, ao sexo, ambiente de moradia, trabalho e transporte, e outras condições. Esses males, que constituem o grupo das dermatoses, são principalmente as piodermites, que são infecções inflamatórias diretamente provocadas por bactérias nas diversas camadas da pele, além de certas verminoses e micoses. Resultam de contágio e são transmissíveis por contato, sendo mais frequentemente incidentes durante a época mais quente e húmida do ano. Logo, está relacionado com precária higiene pessoal. As foliculites são piodermites representadas por folículos pilosos inflamados que produzem forte coceira na barba ou em qualquer área pilosa da pele (bordas do couro cabeludo na nuca, zona cabeluda do púbis, etc.). Pessoas mais sujeitas às foliculites devem lavar com mais frequência os cabelos nessas partes mais susceptíveis de serem afetadas. Logo, está relacionado com precária higiene pessoal. O impetigo, também conhecido por impetigem e salsugem, comum em crianças, é contraído por contagio ao contato da pele com superfícies contaminadas. Pode ocorrer em qualquer local da pele, porém é mais frequente na face e extremidades e nas áreas do corpo expostas a objetos engordurados pelo uso público, como os assentos no transporte coletivo (contaminação na curva interna do joelho). Formam-se na pele bolhas que dão lugar a feridas planas, cobertas de uma crosta tipicamente cor do mel. Logo, está relacionado com precária higiene pessoal. Resposta A Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010. Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.

ID
1315609
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As atividades básicas na promoção da saúde do adolescente constituem ações que incluem promoção, diagnóstico, tratamento e recuperação, buscando satisfazer as necessidades de atenção nos diversos níveis. A esse respeito, é correto afirmar que a adição de flúor na água, conjugada com bons hábitos alimentares, está associada ao nível de atenção denominado saúde

Alternativas
Comentários

ID
1321912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca das mucosites, julgue o item que se segue.

Os colutórios orais alcoólicos devem ser utilizados nos cuidados de higiene oral durante o período da mucosite, pois agem como antissépticos, prevenindo a infecção e preservando a mucosa.

Alternativas
Comentários
  • Os colutórios orais são medicamentos que agem diretamente na gengiva e na mucosa bucal, ajudam a eliminar o mau hálito e também podem ter efeito antibacteriano e anti-cárie. Os alcoólicos não devem ser utilizados para pessoas com boca sensível nem tampouco para pessoas com lesões nas mucosas, pois os mesmos vão ocasionar demasiado desconforto local e irritação. Pode-se escolher um com ação antibacteriana que seria mais eficaz no combate ao aumento da infecção. 

    Gab: Errado!

    Bons Estudos!

  • usar os sem álcool pois preserva a mucosa
  • "Os colutórios orais alcoólicos"


ID
1321930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca das mucosites, julgue o item que se segue.

A avaliação dos exames hematológicos quanto à trombocitopenia é relevante com relação ao uso do fio dental nas crianças portadoras de neoplasias malignas.

Alternativas
Comentários

ID
1347592
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Orientar quanto à importância da realização de uma higiene oral bem feita integra ações de prevenção na saúde básica.


São finalidades deste procedimento as apresentadas a seguir, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Não é tratar, é PREVENIR cáries dentárias. 

  • Higienizar a língua e os dentes é uma finalidade?



ID
1461427
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para Leal (2007), a definição de higiene representa

Alternativas
Comentários
  • É um conjunto de procedimentos destinados á promoção da integridade física, mental e social do indivíduo, no seu contexto sociocultural, mediante a utilização de conhecimentos multidisciplinares.


ID
1461430
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A higiene pessoal faz parte das medidas de prevenção primária. Ela visa à

Alternativas
Comentários
  • Ela visa à proteção do indivíduo contra doenças infecciosas e parasitárias.


ID
1461433
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise os itens abaixo, sobre a higiene pessoal.

L Higiene do corpo em geral.
II. Higiene das mãos.
III. Higiene do ambiente.
IV Higiene do trabalho.

Considerando V(verdadeiro) e F(falso), assinale a opgao que contem a sequencia correta.

Alternativas
Comentários
  • Higiene do corpo em geral;

    Higiene das mãos.

  • GAB- D= vc de timon e teresina-PI veganos. acessem @restaurante.mercado.vegan.food


ID
1462948
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na lavagem das mãos, deve ser garantido

Alternativas

ID
1482952
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Entre as atividades de promoção de higiene e confortos dos clientes, devem-se promover cuidados com as bolsas de colostomia e ileostomia. A correta execução destes procedimentos exige os itens indicados abaixo EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • luvas de procedimentos!


ID
1569730
Banca
UFPel-CES
Órgão
UFPEL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os cuidados com higiene e conforto dos pacientes internados são alvo da atuação do auxiliar de enfermagem. Em relação aos cuidados com a higiene bucal é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1576831
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item subsequente, que dizem respeito a procedimentos técnicos de enfermagem.


Quando o paciente encontra-se acamado, a técnica de higiene corporal que pode ser adotada é a do banho no leito, que se deve iniciar pela lavagem dos olhos do paciente com gazes umedecidas em água morna, mediante movimento de limpeza que vá do canto interno para o limite lateral externo de cada olho.


Alternativas
Comentários
  •  Lavar os olhos do paciente com água morna. Usar diferentes áreas do esfregão para cada olho. Lavar os olhos da comissura palpebral externa para a interna.

    ifcursos prof Marilia Varela.

    Não sei se to errada, mas acho que a questão está errada. Alguem saberia me responder ????????

     

  • seria comecar pelos cabelos

  • não seria exterior para interior?


ID
1741303
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Você, auxiliar de enfermagem no exercício de suas atividades, realiza ações para o bem-estar, o conforto e a segurança por meio de práticas de higiene. Sobre as ações de higiene do paciente, analise as afirmativas a seguir.

1) Banho no leito completo é aquele administrado em algumas partes do corpo do paciente.

2) Banho parcial diz respeito à lavagem das áreas do corpo predispostas a mais sujeiras ou que são fontes de mau cheiro, como o rosto, mãos e axilas.

3) A higiene do olho deve ser realizada do canto interno para o externo.

4) A higiene oral em pacientes inconscientes necessita de maior frequência do que a dos pacientes conscientes. 

Estão corretas: 

Alternativas
Comentários
  • O banho no leito é a higienização total ou parcial do corpo executada em pacientes acamados, impossibilitados de saírem do leito. Um banho completo no leito limpa a pele, estimula a circulação, proporciona um exercício leve (ativos e passivos) e promove conforto, é realizado em todo o corpo incluindo couro cabeludo e higienização da cavidade oral. A afirmativa 1 está errada. Já o banho no leito parcial está relacionado à lavagem das áreas do corpo predispostas a mais sujeiras ou que são fontes de mau cheiro, como o rosto, mãos, axilas e região perineal. A afirmativa 2 está correta. Os olhos são órgãos muito delicados e que exigem cuidados especiais. Devem ser limpos com soro fisiológico e para isso deve utilizar compressas esterilizadas macias (uma para cada olho). O movimento de lavagem deve ser no sentido de dentro para fora, ou seja, do canto nasal (interno) para a orelha (externo), num movimento único. A afirmativa 3 está correta. A higiene oral consiste na limpeza dos dentes, gengivas, bochechas, língua e lábios. A técnica da higiene bucal é um fator significante para a manutenção da saúde e conforto dos pacientes. A negligência com a higiene bucal pode levar a formação do biofilme (placa bacteriana) e na orofaringe um propício reservatório de microrganismos, inclusive aos que não pertencem à flora oral, instalando ou agravando infecções à distância. A frequência de higienização bucal do paciente inconsciente deve ser maior uma vez que um risco importante relacionado aos pacientes inconscientes e intubados, é que aspirem secreções para os pulmões, ricas em bactérias que se encontram na cavidade oral. A afirmativa 4 está correta. Resposta A Bibliografia Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
  • Umidecer a gaze com soro fisiológico e proceder a higienização do olho, com movimentos firmes da parte externa para o orifício lacrimal, utilizando um lado da gaze de cada vez

    Gabarito errado ?

  • ) Banho no leito completo é aquele administrado em algumas partes do corpo do paciente. 

    2) Banho parcial diz respeito à lavagem das áreas do corpo predispostas a mais sujeiras ou que são fontes de mau cheiro, como o rosto, mãos e axilas. 

    3) A higiene do olho deve ser realizada do canto interno para o externo. 

    4) A higiene oral em pacientes inconscientes necessita de maior frequência do que a dos pacientes conscientes. 


ID
1741372
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante a visita de enfermagem ao Sr. Pedro, que se encontra acamado, o enfermeiro prescreveu banho no leito. Esse procedimento contribui para proporcionar higiene e conforto ao paciente. Ao realizar a higiene íntima do paciente, foi constatada presença de esmegma. Tal sujidade localiza-se na região:

Alternativas
Comentários
  • Os tecidos da glande e do prepúcio descamam como qualquer outro tecido externo do organismo humano, formando uma “massa" esbranquiçada, conhecida como esmegma. O esmegma da criança difere daquele do adulto. Nesse último, ele deriva das secreções produzidas pelas glândulas de Tyson na glande, que têm a função de lubrificação e proteção. A limpeza do esmegma da criança deve ser realizada com água e sabão, sem a necessidade de panos, algodão ou cotonetes, tendo-se o cuidado para não deixar acumular sabão que é irritante ao prepúcio. Resposta C Bibliografia Agencia Nacional de Saúde Suplementar (Brasil). Manual técnico para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças na saúde suplementar / Agencia Nacional de Saúde Suplementar (Brasil). – 4. ed. rev. e atual. – Rio de Janeiro : ANS, 2011. Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
  • Presença de esmegna?

    Gab,c.

    GLANDE  substância branca e pastosa que se encontra entre a glande e o prepúcio do homem e no clitóris e pequenos lábios da mulher.


ID
1769566
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em se tratando de higiene pessoal, os dois produtos apresentados em cada alternativa abaixo possuem apenas nomes diferentes, mas têm a mesma função, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Os antiperspirantes são produtos destinados a inibir ou diminuir a transpiração, podendo ser coloridos e/ou perfumados, apresentados em formas e veículos apropriados, bem como, associados aos desodorantes. O desodorante possui substâncias químicas, principalmente o triclosan, que são capazes de inibir o crescimento das bactérias na pele, mascarando assim o cheiro ruim. Os desodorantes são tidos como formulações destinadas a remover o odor das axilas, enquanto que os antitranspirantes são usados para promoverem a redução da quantidade de suor produzido através de mecanismos fisiológicos. A maioria dos antitranspirantes também funciona como desodorante, mas a maioria dos desodorantes não age como antitranspirante. Resposta A Bibliografia http://www.anvisa.gov.br/divulga/informes/antitranspirante.htm
  • Os antiperspirantes são produtos destinados a inibir ou diminuir a transpiração, podendo ser coloridos e/ou perfumados, apresentados em formas e veículos apropriados, bem como, associados aos desodorantes. O desodorante possui substâncias químicas, principalmente o triclosan, que são capazes de inibir o crescimento das bactérias na pele, mascarando assim o cheiro ruim. Os desodorantes são tidos como formulações destinadas a remover o odor das axilas, enquanto que os antitranspirantes são usados para promoverem a redução da quantidade de suor produzido através de mecanismos fisiológicos. A maioria dos antitranspirantes também funciona como desodorante, mas a maioria dos desodorantes não age como antitranspirante. Resposta A Bibliografia http://www.anvisa.gov.br/divulga/informes/antitranspirante.htm
  • Os antiperspirantes são produtos destinados a inibir ou diminuir a transpiração, podendo ser coloridos e/ou perfumados, apresentados em formas e veículos apropriados, bem como, associados aos desodorantes. O desodorante possui substâncias químicas, principalmente o triclosan, que são capazes de inibir o crescimento das bactérias na pele, mascarando assim o cheiro ruim. Os desodorantes são tidos como formulações destinadas a remover o odor das axilas, enquanto que os antitranspirantes são usados para promoverem a redução da quantidade de suor produzido através de mecanismos fisiológicos. A maioria dos antitranspirantes também funciona como desodorante, mas a maioria dos desodorantes não age como antitranspirante. Resposta A Bibliografia http://www.anvisa.gov.br/divulga/informes/antitranspirante.htm

ID
1769743
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quais são as ações básicas que devemos ter de higiene pessoal?

I - Tomar banho.

II - Manter a casa sempre fechada sem ventilação.

III - Lavar a mão antes das refeições, sempre que fizer uso do banheiro e assim que chegar da rua.

IV - Lavar o cabelo no mínimo duas vezes por semana.

Dentre as afirmativas acima estão corretas:  

Alternativas
Comentários
  • É muito importante todas as pessoas terem consciência de quais são hábitos de higiene pessoal necessários como:

    - Tomar banho e trocar de roupa todos os dias;

    - Lavar a cabeça pelo menos duas vezes por semana, pois os cabelos podem conter microrganismos existentes no ar. Para retirar esses microrganismos, os cabelos devem ser lavados com água e xampu;

    - Escovar os dentes após cada refeição, retirando os resíduos dos alimentos que ficam nos dentes, evitando assim a multiplicação das bactérias que ficam na boca.

    - Manter as unhas curtas, limpas e sem esmalte. Esse é um dos locais preferidos pelos microrganismos;

    - Manter o cabelo preso ao manipular alimentos, evitando que caia algum fio sobre o alimento que será servido;

    - Lavar as mãos com água e sabão quando: preparar os alimentos; antes e após as refeições; ao tocar em objetos sujos; antes e após o uso do banheiro; após a limpeza de um local; após remover lixo e outros resíduos; após tossir, espirrar e/ou assoar o nariz; assim que chegar da rua.

    Manter a casa fechada, sem ventilação não é uma medida de higiene pessoal. O ambiente deve ser sempre arejado e ventilado.

    Resposta B

    Bibliografia


     Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

  • Letra B- Apenas as afirmativas I, III e IV.


ID
1783189
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Higiene são todas as ações que praticamos no nosso dia a dia para prevenir doenças. A higiene pessoal e fundamental para um corpo saudável. São ações de higiene pessoal as seguintes situações, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    'Sem a higienização correta, os cabelos ficam com muita  oleosidade, o que pode provocar a queda dos fios e dar a sensação de perda capilar no dia da lavagem'

    -

    Quanto a lavagem de cabelo :

    1.Tipo de pele

    Se a sua pele e cabelo forem normais ou perto disso (não super oleosos e não super secos), você provavelmente só precisa lavá-lo uma ou duas vezes por semana. Se você tem um couro cabeludo oleoso, você provavelmente precisa lavar o cabelo com mais freqüência.

    -

    2. A textura do cabelo

    A textura importa porque afeta a rapidez com que o sebo faz o seu caminho a partir de suas raízes através do comprimento de seu cabelo. Cabelos grossos ou crespos retardam a propagação do sebo, por isso, se você tiver o cabelo assim, pode precisar apenas de shampoo uma vez por semana,. Por outro lado, as pessoas com cabelos finos, em linha reta, provavelmente precisam de shampoo duas vezes por semana ou mais.

    -

    Quanto as alternativas :

    a) tomar banho diariamente. = se não tomar , vai ficar fedendo , dai será chamado de *cheiroso* pelos amigos =D

    b) lavar o cabelo somente uma vez por mês.  = explicação acima

    c) manter as unhas sempre limpas e curtas. = isso evita elas de quebrar , infecções 

    d)escovar os dentes após as refeições.  = sem a higiene bucal os dentes ficam amarelados e a boca com mal hálito
  • É muito importante todas as pessoas terem consciência de quais são hábitos de higiene pessoal necessários como:

    - Tomar banho e trocar de roupa todos os dias;

    - Lavar a cabeça pelo menos duas vezes por semana, pois os cabelos podem conter microrganismos existentes no ar. Para retirar esses microrganismos, os cabelos devem ser lavados com água e xampu;

    - Escovar os dentes após cada refeição, retirando os resíduos dos alimentos que ficam nos dentes, evitando assim a multiplicação das bactérias que ficam na boca.

    - Manter as unhas curtas, limpas e sem esmalte. Esse é um dos locais preferidos pelos microrganismos;

    - Manter o cabelo preso ao manipular alimentos, evitando que caia algum fio sobre o alimento que será servido;

    - Lavar as mãos com água e sabão quando: preparar os alimentos; antes e após as refeições; ao tocar em objetos sujos; antes e após o uso do banheiro; após a limpeza de um local; após remover lixo e outros resíduos; após tossir, espirrar e/ou assoar o nariz; assim que chegar da rua.

    Os cabelos devem ser lavado pelo menos duas vezes por semana e não 1 vez ao mês.

    Resposta B

    Bibliografia

    Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

     


ID
1824625
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O banho, mais que uma técnica, é um momento importante para a enfermagem interagir com o cliente. Sendo assim o banho no leito engloba que tipo de higiene?

Alternativas
Comentários
  • O banho no leito é a higienização total ou parcial do corpo executada em pacientes acamados, impossibilitados de saírem do leito. Um banho completo no leito limpa a pele, estimula a circulação, proporciona um exercício leve (ativos e passivos) e promove conforto, é realizado em todo o corpo incluindo couro cabeludo, higienização da cavidade oral, ocular e das partes íntimas. O banho no leito também possibilita ao enfermeiro avaliar a condição da pele, a mobilidade articular e a força muscular. Durante o banho no leito deve ser realizada massagem para melhorar a circulação sanguínea e linfática, ajudando a nutrição dos tecidos do paciente, diminuindo as chances de formação de escaras, e a formação de edemas, situação muito comum em pacientes há muito tempo acamados. Porém, toda movimentação e atividades devem ser realizadas levando em consideração condições do paciente e a prescrição médica.

     Enfim o banho no leito engloba a higiene ocular, oral, do couro cabeludo e dos cabelos, do corpo e íntima. 


    Resposta B


    Bibliografia


    Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

  • Banho no leito engloba ?

     

    Apenas íntima e oral.

    Higiene ocular, oral, do couro cabeludo e dos cabelos, do corpo e íntima.

    Apenas ocular e couro cabeludo.

    Apenas dos cabelos e íntima.

    Apenas oral e ocular.


ID
1903225
Banca
CETRO
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O banho no leito, como qualquer outro procedimento, requer prévio planejamento e organização dos materiais e roupas da unidade, considerando as especificidades do paciente. Na higiene íntima do sexo masculino, deve-se remover sujidade, como esmegma, localizada na região

Alternativas

ID
1911481
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Pacientes com problemas urinários, que exigem o uso de sonda uretral de demora, requerem cuidados específicos para reduzir a ocorrência de traumas, sendo o cuidado principal manter a higiene rigorosa da área de inserção da sonda, com solução antisséptica.

Alternativas
Comentários
  • CUIDADO COM AS PEGADINHAS: Pacientes com problemas urinários, que exigem o uso de sonda uretral de demora, requerem cuidados específicos para reduzir a ocorrência de traumas, (SERIA A FIXAÇÃO ADEQUADA DA SONDA, O ADEQUADO MANEJO DA BOLSA COLETORA - SISTEMA FECHADO) sendo o cuidado principal manter a higiene rigorosa da área de inserção da sonda, com solução antisséptica (ESSES CUIDADOS CITADOS SE REFEREM AO RISCO DE INFECÇÃO)

    .

  • QUESTÃO com pegadinha e daquelas, ele pergunta para evitar TRAUMA devido a SVD ai trás a SOLUÇÃO como se fosse evitar um PROCESSO DE INFECÇÃO DEVIDO à SVD, então de maneira resumida ele trás a SOLUÇÃO para um processo de infecção e não de trauma.


ID
1945546
Banca
IVIN
Órgão
Prefeitura de Piracuruca - PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante a higienização oral de um paciente inconsciente, o auxiliar de enfermagem, poderá usar como anti-séptico oral:

Alternativas

ID
1954009
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São finalidades básicas da higiene corporal, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Infecções só um Médico Especialista pode prescrever o Tratamento;

    c

    Pele saudável pela cura de infecções. Exceto


ID
2088868
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Alguns cuidados básicos de higiene pessoal são de suma importância para evitar a transmissão de doenças. Algumas medidas simples promovem o bem-estar de todos. São medidas de higiene pessoal as seguintes ações:
I - Retirar lixo de cozinha e banheiros somente uma vez por semana.
II - Lavar sempre frutas e verduras antes do consumo.
III - Lavar sempre as mãos após utilizar banheiros.
IV - Lavar sempre as mãos antes e após as refeições.
Dentre as afirmativas acima estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Como faço pra ter acesso ao gabarito desse concurso?


ID
2112985
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Alguns pacientes requerem métodos especiais de higiene oral devido a seus níveis de dependência, como os pacientes inconscientes com vias aéreas artificiais (tubos orotraqueais). Diante dessa situação, assinale a alternativa correta relacionada ao procedimento da higiene oral.

Alternativas
Comentários
  • Limpar a boca com água ou agente de limpeza disponível na unidade e aspirar as secreções bucais, se necessário.


ID
2113003
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

 A realização da higiene do paciente é uma prática diária e fundamental na rotina da equipe de enfermagem. Com relação à técnica do banho no leito, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Verificar as condições do ambiente e adequá-las às necessidades da tarefa, bem como observar e avaliar alterações que o paciente possa apresentar.
II. Antes do início do banho no leito, deve-se proporcionar privacidade, orientar sobre o procedimento, reunir material necessário e tirar totalmente a roupa do paciente.
III. Calçar luva de procedimento, sendo este o único equipamento de proteção individual (EPI) preconizado para banho no leito.
IV. Quando iniciar a higiene dos membros superiores, deve-se começar pelo membro proximal e, em seguida, o distal; seguir esse mesmo sentido para a higiene de cada membro (axila, braço e punho).
V. Ao término do banho no leito, deve-se enxugar criteriosamente o paciente e colocar uma vestimenta limpa. 

Alternativas
Comentários
  •  Quando iniciar a higiene dos membros superiores, deve-se começar pelo membro distal e, em seguida, o proximal; seguir esse mesmo sentido para a higiene de cada membro (axila, braço e punho).

  • Para os pacientes acamados, o banho é dado no leito, pelo pessoal de enfermagem. O banho no leito, como qualquer outro procedimento, requer prévio planejamento e organização dos materiais e roupas da unidade  considerando as especificidades do paciente. Verificar as condicoes do ambiente, com uso de biombos por exemplo. Alem disso, e um momento de avaliacao do paciente como condições da pele, mucosas, cabelos e unhas do paciente, cuidando para mantê-lo saudável. A primeira afirmativa e verdadeira.

    Ao prover os cuidados de higiene tentar manter o maximo de privacidade possivel com atitudes como colocar biombos e manter o paciente coberto durante o banho, expondo apenas o segmento do corpo que está sendo lavado. A segunda afirmativa e falsa.

    Os equipamentos de protecao individual para o banho no leito sao o avental descartável, luvas de procedimento e máscara. A terceira afirmativa e falsa.

    A secagem do paciente deve ser criteriosa, principalmente nas pregas cutâneas, espaços interdigitais e genitais, base dos seios e do abdome em obesos evitando a umidade da pele, que propicia proliferação de microrganismos e pode provocar assaduras. A ultima afirmativa e verdadeira.

    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem. Profissionalização de auxiliares de enfermagem: cadernos do aluno: fundamentos de enfermagem / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem. - 2. ed. rev., 1.a reimpr. - Brasília: Ministério da Saúde; Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.
  • Resposta do professor

    Para os pacientes acamados, o banho é dado no leito, pelo pessoal de enfermagem. O banho no leito, como qualquer outro procedimento, requer prévio planejamento e organização dos materiais e roupas da unidade considerando as especificidades do paciente. Verificar as condicoes do ambiente, com uso de biombos por exemplo. Alem disso, e um momento de avaliacao do paciente como condições da pele, mucosas, cabelos e unhas do paciente, cuidando para mantê-lo saudável. A primeira afirmativa e verdadeira.

    Ao prover os cuidados de higiene tentar manter o maximo de privacidade possivel com atitudes como colocar biombos e manter o paciente coberto durante o banho, expondo apenas o segmento do corpo que está sendo lavado. A segunda afirmativa e falsa.

    Os equipamentos de protecao individual para o banho no leito sao o avental descartável, luvas de procedimento e máscara. A terceira afirmativa e falsa.

    A secagem do paciente deve ser criteriosa, principalmente nas pregas cutâneas, espaços interdigitais e genitais, base dos seios e do abdome em obesos evitando a umidade da pele, que propicia proliferação de microrganismos e pode provocar assaduras. A ultima afirmativa e verdadeira.

    Gabarito do Professor: Letra C

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem. Profissionalização de auxiliares de enfermagem: cadernos do aluno: fundamentos de enfermagem / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem. - 2. ed. rev., 1.a reimpr. - Brasília: Ministério da Saúde; Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.


ID
2113006
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o banho no leito a enfermeira foi informada de que a pele dos membros inferiores do paciente está ressecada, escamosa e pruriginosa. Qual a conduta correta que poderá ser realizada diante da situação? Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  Pele dos membros inferiores do paciente está ressecada, escamosa e pruriginosa.A CONDUTA é ?

     

    Aumentar a frequência dos banhos, para três vezes ao dia

    Usar sabonete suave que não resseque a pele e enxaguar fazendo movimentos vigorosos.  

    Aplicar loção prescrita na pele após o banho, mantendo a umidade.

    Utilizar clorexidina dergemante, pois diminui o prurido.


ID
2125786
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O banho no leito é uma prática diária da equipe de enfermagem, devendo seguir alguns passos para a correta realização. É correto afirmar que o sentido da lavagem dos membros do paciente ocorre no sentido:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

    O sentido da lavagem dos membros do paciente ocorre no sentido:

     

    distal-proximal

     

     

     

  • Gab D,

    Distal-Proximal ou seja Cefalo - Caudal

    – Técnica: o banho deve obedecer ao sentido cefalocaudal, deixando para a última etapa as partes íntimas e a região anal.

    – Risco de hipotermia: evitar que o paciente permaneça exposto a baixas temperaturas, por isso todo o processo deve ser feito no máximo em 20 minutos, pois o frio pode ser prejudicial ao quadro clínico.

    – Risco de infecções: deve-se usar materiais de uso individual, preferencialmente produtos descartáveis. Nunca reutilizar a água da bacia que esteja com sujidade de substâncias orgânicas para lavar outra parte do corpo.

    – Dispositivos: o profissional precisa atentar-se a cateteres, drenos, sondas e cânulas de intubação inseridos no paciente, principalmente na UTI, para não movê-los ou retirá-los na hora da higienização.

    – Instabilidade da respiração: o enfermeiro deve avaliar as condições respiratórias associadas ao exame de raios-X do tórax do paciente, para saber se ele possui atelectasia ou infiltrado pulmonar difuso. Os que tiverem essas alterações devem ser mobilizados durante o banho sempre do lado contrário ao pulmão comprometido.

    – Risco de quedas: é importante realizar a avaliação das condições psicomotoras do paciente, como agitação, confusão mental, nível de sedação e superfície corpórea. O paciente necessita estar calmo e a equipe assistencial preparada para não realizar movimentos bruscos e garantir a movimentação do paciente com segurança (atenção especial aos obesos). As camas devem ter travas nas rodas e grades para diminuir o risco de queda.


ID
2125861
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um técnico de enfermagem está realizando a troca de curativo e inadvertidamente, sem luvas, entrou em contato com a drenagem da ferida, ficando suas mãos visivelmente sujas. Diante do caso, assinale o item correto sobre a higienização das mãos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

    De acordo com Higienização das Mãos nos Serviços de Saúde.Anvisa

     

    USO DE ÁGUA E SABÃO

     

    Indicação:

     

    Quando as mãos estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais.

    Ao iniciar o turno de trabalho.

    Após ir ao banheiro.

    Antes e depois das refeições.

    Antes de preparo de alimentos.

    Antes de preparo e manipulação de medicamentos.

     


ID
2142325
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto ou através do contato com objetos e superfícies contaminados. As diferentes situações de trabalho da enfermagem demandam técnicas e insumos específicos para a higienização das mãos. Assinale a correta utilização da higienização anti-séptica das mãos.

Alternativas
Comentários
  • questao que deixa duvidas

  • Não entendi esta questão... me deixou confusa.

  • Affffffff...Só a funrio!

     

  • A higienização antisséptica tem por finalidade promover a remoção de sujidades e de microrganismos, reduzindo a carga microbiana das mãos, com auxílio de um anti-séptico.

    A técnica de higienização anti-séptica é igual àquela utilizada para higienização simples das mãos, substituindo-se o sabão por um anti-séptico.

    A higienização anti-séptica deve ser utilizada

    - Nos casos de precaução de contato recomendados para pacientes portadores de microrganismos multirresistentes.

    - Nos casos de surtos

    A higienização após a utilização do banheiro e feita com agua e sabão, não e necessário o uso do anti séptico.


    Gabarito do Professor: Letra D

    Gabarito da Banca: Letra C


    Bibliografia


    Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Higienização das mãos em serviços de saúde/ Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília : Anvisa, 2007.
  • achei estranha...aff

     

  • TENHO minhas duvidas ?

    Antes e depois das refeições.

    Antes de preparo e manipulação de medicamentos. 

    Após ir ao banheiro.

    Nos casos de precaução de contato recomendados para pacientes portadores de microrganismos multirresistentes.

    Determinação do pulso, da pressão arterial, da temperatura corporal.

  • Acredito que seja letra D, questão estranha. ..

  • gabarito C

    kkkk

    só rindo

  • Segundo manual da Anvisa (SEGURANÇA DO PACIENTE Higienização das mãos)

    HIGIENIZAÇÃO ANTI-SÉPTICA DAS MÃOS

    Tem A Finalidade Promover a remoção de sujidades e de microrganismos, reduzindo a carga microbiana das mãos, com auxílio de um anti-séptico. Duração do procedimento: 40 a 60 segundos. 

    A técnica de higienização anti-séptica é igual àquela utilizada para higienização simples das mãos, substituindo-se o sabão por um anti-séptico.

    Exemplo: anti-séptico degermante. 

    indicação de Higienização anti-séptica das mãos:

    • Nos casos de precaução de contato recomendados para pacientes portadores de microrganismos multirresistentes;

    • Nos casos de surtos.  

  • Higienizar as mãos com água e sabonete nas seguintes situações: • Quando as mãos estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais. • Ao iniciar e terminar o turno de trabalho. • Antes e após ir ao banheiro. • Antes e depois das refeições. • Antes de preparo de alimentos. • Antes de preparo e manipulação de medicamentos.

    Referência: SEGURANÇA DO PACIENTE Higienização das mãos - ANVISA

  • A higienização anti-séptica deve ser utilizada

    - Nos casos de precaução de contato recomendados para pacientes portadores de microrganismos multirresistentes.

    - Nos casos de surtos

    Referência: SEGURANÇA DO PACIENTE Higienização das mãos - ANVISA


ID
2142379
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto à higiene dos clientes, o tipo de banho no qual existem vários panos de algodão macios de produtos não tecidos, pré- umedecidos em uma solução tensoativa de limpeza e hidratação que não necessita de enxágue é conhecido como banho de

Alternativas
Comentários
  • Eu conheço isso como banho seco...

  • gabarito D

    saco

    ??????

  • ?? Saco??


ID
2147434
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Parnarama - MA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O banho no leito além de proporcionar conforto e bem estar ao paciente, ele é indicado para:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta é o item A, pois no momento do banho devemos lavar os membros no sentido do retorno venoso.


ID
2164579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    Uma mulher com 58 anos de idade está internada em um hospital para se recuperar de um acidente vascular cerebral. A paciente, que depende de ajuda para os cuidados com a higiene, não é capaz de deambular, está com sondas vesical e nasogástrica e tem recebido o banho no leito.

Com referência a esse quadro clínico, julgue o item subsequente.

Os cuidados com a sonda vesical dessa paciente incluem a limpeza perineal com água e sabão pelo menos duas vezes ao dia ou após evacuação, a fixação da sonda na parte interna da coxa e o esvaziamento frequente da bolsa de drenagem a fim de não permitir acúmulo de urina.

Alternativas

ID
2164582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    Uma mulher com 58 anos de idade está internada em um hospital para se recuperar de um acidente vascular cerebral. A paciente, que depende de ajuda para os cuidados com a higiene, não é capaz de deambular, está com sondas vesical e nasogástrica e tem recebido o banho no leito.

Com referência a esse quadro clínico, julgue o item subsequente.

Ao se utilizar a técnica de banho no leito, a limpeza dos olhos deve ser feita utilizando partes diferentes da luva de banho (ou compressa dobrada) para cada olho, movendo-se a luva do canto interno, próximo ao nariz, para o externo.

Alternativas

ID
2164585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    Uma mulher com 58 anos de idade está internada em um hospital para se recuperar de um acidente vascular cerebral. A paciente, que depende de ajuda para os cuidados com a higiene, não é capaz de deambular, está com sondas vesical e nasogástrica e tem recebido o banho no leito.

Com referência a esse quadro clínico, julgue o item subsequente.

A sequência final do banho no leito envolve a lavagem da região glútea, seguida da lavagem da região perineal e da lavagem dos pés.

Alternativas

ID
2181643
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma das mais relevantes ações para prevenir e controlar as infecções hospitalares é, principalmente, a lavagem das mãos. Assim sendo, é possível fazer a seguinte afirmação:

Alternativas

ID
2206762
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Uso de Hipoclorito em instrumentos que entram em contato com a pele integra é um método de:

Alternativas
Comentários
  • Desinfecção de nível intermediario

  • desinfecção gabarito letra C

ID
2222662
Banca
Fundação La Salle
Órgão
FHGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São finalidades da realização da higiene ocular, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gab C,

    umidiflcar a superfície dos olhos de um paciente inconsciente

    remover secreções do saco conjuntival.

    remover substâncias químicas ou corpos estranhos do olho.

    promover alívio de prundo ocular

    impedir o tratamento de infecções

  • GABARITO E

     

     e) impedir o tratamento de infecções


ID
2267629
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Amontada - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para compreender os objetivos da limpeza/lavagem das mãos, é necessário o conhecimento da flora normal da pele e sua fisiologia. Nesse sentido, considere as seguintes afirmações:
I. A pele humana normal, em especial a das mãos, é colonizada por bactérias que são dividas em duas categorias: transitórias e residentes.
II. A flora transitória coloniza as camadas superficiais da pele, é mais susceptível à remoção pela lavagem rotineira das mãos. É aquela que contém os microrganismos mais frequentes associados a infecções ligadas à assistência à saúde.
III. A flora residente é a que se liga às camadas mais profundas da pele, é mais resistente à remoção e está menos associada à infecção.
IV. A função principal da pele é aumentar a perda de água, prover proteção contra a ação abrasiva e de microrganismos, e agir como barreira de impermeabilidade para o ambiente.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I A pele humana normal, em especial a das mãos, é colonizada por bactérias que são dividas em duas categorias: transitórias e residentes.

    II. A flora transitória coloniza as camadas superficiais da pele, é mais susceptível à remoção pela lavagem rotineira das mãos. É aquela que contém os microrganismos mais frequentes associados a infecções ligadas à assistência à saúde.

    III. A flora residente é a que se liga às camadas mais profundas da pele, é mais resistente à remoção e está menos associada à infecção.

  • I. A pele humana normal, em especial a das mãos, é colonizada por bactérias que são dividas em duas categorias: transitórias e residentes.

    II. A flora transitória coloniza as camadas superficiais da pele, é mais susceptível à remoção pela lavagem rotineira das mãos. É aquela que contém os microrganismos mais frequentes associados a infecções ligadas à assistência à saúde.

    III. A flora residente é a que se liga às camadas mais profundas da pele, é mais resistente à remoção e está menos associada à infecção.

    IV. A função principal da pele é aumentar a perda de água, prover proteção contra a ação abrasiva e de microrganismos, e agir como barreira de impermeabilidade para o ambiente.


ID
2276338
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, de acordo com o grau de risco podem ser divididos em duas categorias: grau 1 e 2. Os produtos de grau 1 são aqueles que possuem propriedades básicas, que não precisam de informações detalhadas quanto ao seu modo de uso e restrições, tendo como exemplo

Alternativas

ID
2276341
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a rotulagem de produtos de higiene pessoal, no caso de enxaguatórios bucais com flúor, qual advertência/restrição de uso deve constar em sua embalagem?

Alternativas
Comentários
  • Jamais em crianças menores de 6 anos, risco de FLUOROSE.


ID
2280829
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir, sobre os cuidados com o dreno de tórax a um paciente hospitalizado, e a seguir assinale a alternativa CORRETA.

I) O frasco de drenagem é mantido com selo d’água para restabelecer a pressão intrapleural.

II) A posição considerada ideal para o paciente com o dreno é a semi-Fowler.

III) Na troca dos frascos de drenagem, pinças hemostáticas acolchoadas são utilizadas.

IV) No transporte do paciente, deve-se manter o frasco de drenagem aberto e no nível do tórax.

V) A desobstrução do dreno é realizada por meio da aspiração a vácuo.

Alternativas
Comentários
  • Gab D.

    I) O frasco de drenagem é mantido com selo d’água para restabelecer a pressão intrapleural.Certa

    II) A posição considerada ideal para o paciente com o dreno é a semi-Fowler.Certa

    III) Na troca dos frascos de drenagem, pinças hemostáticas acolchoadas são utilizadas.Certa

    IV) No transporte do paciente, deve-se manter o frasco de drenagem aberto e no nível do tórax.

    V) A desobstrução do dreno é realizada por meio da aspiração a vácuo. 

  • Por que as pinças são utilizadas?


ID
2298088
Banca
PM-MG
Órgão
PM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A higienização das mãos é reconhecida como uma medida primordial no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, incluindo as infecções decorrentes da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes. Marque a alternativa que NÃO apresenta a indicação adequada de higienização das mãos:

Alternativas

ID
2302435
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A lavagem gástrica é um procedimento de urgência que deve ser realizado precocemente, nos casos de ingestão acidental ou intencional de substâncias tóxicas.
Identifique abaixo os casos em que esse procedimento é indicado ( I ) ou contraindicado ( C ).
( ) Nos casos de ingestão de cáusticos ou corrosivos.
( ) Quando o paciente ingeriu Paraquate.
( ) Na ingestão de hidrocarbonetos com alta volatilidade.
( ) Em pacientes com varizes de esôfago de grosso calibre.
( ) Na ingestão de pacotes contendo drogas.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • O Paraquate é um herbicida com uso agrícola autorizado para aplicação em pós-emergência de plantas infestantes e como dessecante em diversas culturas, incluindo algodão, milho e soja.


ID
2315851
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante a consulta ambulatorial, colaboradora refere dor na vulva e às evacuações. Para avaliação da região perineal, o auxiliar de enfermagem deve colocar a paciente na posição

Alternativas
Comentários
  • A avaliação do períneo é através da posição ginecológica ou litotómica. 

    Acredito que essa questão não tenha alternativa certa.

  • Genupeitoral

    É um tipo de decúbito ventral, com tórax e coxas flexionadas, levantando o assento, apoiando-se nos joelhos e cotovelos. Geralmente é utilizada para exames do reto e próstata.

    (de quatro mas com a cabeça no solo)

  •  

    Fowler  é uma posição em que o paciente fica em decúbito dorsal, semisentado ou sentado, onde os braços podem ficar estendidos ao lado do corpo, cabeceira da cama elevada e os membros inferiores podem permanecer retos e estendidos sobre a cama ou levemente elevados.. 

    Ventral O paciente fica deitado com o ventre para baixo, braços fletidos e mãos sob a testa ,, ventral está relacionado a ventre ou seja pessoa que está deitada com o peito pra baixo ou debruço...  

     

    Genupeitoral ou genito - peitoral é o decúbito no qual o peito e os joelhos ficam apoiados no leito. Essa posição é indicada para realizar exames do reto e vagina, sigmoidoscopia, em casos de flatulência, etc.

     

    Trendelemburg. Posição utilizada especialmente para observação ou cirurgia ginecológica. Consiste em colocar o indivíduo em decúbito dorsal com a bacia mais elevada do que os ombros e a cabeça.Nesta posição também podem ser utilizadas variações como as com pernas e pés mais elevados que o corpo, normalmente usada em casos de hemorragia, edema entre outros.

     

    Dorsal.  ou posição supina é uma das posições mais utilizadas na a´rea da sáude. São diversas situações que podemos utilizar este tipo de posição para a reaização de exames ou mesmo a administração de medicamentos, o que conta é a parte do corpo que está em contato com o solo.​

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre posicionamento ideal para avaliação do paciente.



    A posição indicada para avaliação da região perineal, de uma colaboradora que refere dor na vulva e às evacuações, é a genupeitoral (letra C). Nessa posição o paciente fica com o ventre para a cama e joelhos apoiados, com a cabeça lateralizada e os braços flexionados com a mão próximo a cabeça, favorecendo a visualização da região genital e anal.  

    A) Incorreto. Fowler é uma posição em que o paciente fica deitado com a cabeça elevada a 45º e os joelhos fletidos, semelhante a estar sentado na cama.
     

    B) Incorreto. Ventral é a posição em que o paciente fica com o torax para baixo, deitado reto na cama. 

    C) Correto. 


    D) 
    Incorreto. Trendelemburg é a posição em que o paciente fica com a cabeça mais baixa que as pernas, favorecendo o retorno venoso. 

    E) Incorreto. Dorsal é a posição que o paciente fica com o torax para cima, deitado na cama.  

     

    Resposta do Professor: C.



ID
2315929
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No atendimento a paciente do ambulatório com história de ingesta voluntária de grande quantidade de medicamento para epilepsia, como primeira medida, o médico prescreve a realização da lavagem gástrica por meio de sonda gástrica. Para a passagem da sonda gástrica, um dos procedimentos é

Alternativas
Comentários
  • Deve-se confirmar a presença da sonda para assegurar o posicionamento. Habitualmente, insufla-se ar por meio de uma seringa ao mesmo tempo em que se ausculta a região epigástrica. Em adultos, uma lavagem gástrica bem sucedida necessita de uma média de 6 a 8 litros de líquido (soro fisiológico ou água). Em crianças, utilizam-se 5-10 ml/kg até o máximo de 250 ml/ vez. Volume total usado em média para RN 500 ml; lactentes 2-3 l; escolares 4-5 l. Administramse pequenas quantidades (máximo 250 ml/vez), visto que volumes maiores podem “empurrar” o toxicante para o duodeno. Repete-se esse procedimento várias vezes (mínimo oito).

  • Gabarito: Letra C.

     

    Complementando

     

     

     

    a) Errada.

    Colocar o paciente sentado ou deitado com a cabeceira do leito elevada a 45º graus.

     

    b) Errada.

     

    c) Correta.

     

    d) Errada.

     

    e) Errada.

    Mensure até onde a sonda deverá ser inserida na narina. Coloque a ponta da sonda na asa do nariz do paciente e extenda até o lóbulo da orelha, continuando a medida do lóbulo da orelha até a ponta do processo/apófise xifóide (antes chamado de apêndice xifóide). Marque essa medida com um pedaço de fita adesiva.


ID
2317231
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A higiene hospitalar envolve diferentes processos. Entre eles, o processo de limpeza hospitalar é o processo de remoção de sujidades de superfícies do ambiente, materiais e equipamentos, mediante a aplicação e ação de produtos químicos, ação física, aplicação de temperatura ou combinação de processos. Abaixo apresentamos dois processos distintos de limpeza:

I. Processo de limpeza realizado diariamente em diferentes dependências: unidade do paciente, piso de quartos e enfermarias, corredores, saguões, instalações sanitárias, áreas administrativas etc. Esta limpeza é úmida e menos completa quando comparada à outros tipos de limpeza, não envolvendo a utilização de máquinas para limpeza do piso.

II. Processo de limpeza que ocorre em todas as superfícies horizontais e verticais de diferentes dependências, incluindo parede, vidros, portas, pisos etc. No piso, a limpeza é mais completa quando comparada à outros tipos de limpeza, sendo realizada através de máquina. A periodicidade depende da área onde a limpeza é realizada, sendo que em quartos e enfermarias, ocorre após a alta, óbito ou transferência do paciente. Já em centro cirúrgico, por exemplo, a frequência da limpeza é sempre diária, tanto para um ou outro tipo de limpeza. A unidade do paciente é representada por todo o mobiliário, materiais e equipamentos que estejam próximos ao paciente e sejam passíveis de toques freqüentes pelas mãos dos profissionais de saúde e paciente. Sua freqüência deve ser diária e quando necessária, antecede outros tipos de limpeza de piso.

Portanto, podemos afirmar que os tipos de limpeza citados em I e II são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Limpeza concorrente e Limpeza terminal

  • limpeza realizado diariamente em diferentes dependências Limpeza concorrente

     limpeza que ocorre em todas as superfícies horizontais e verticais de diferentes dependências, sendo que em quartos e enfermarias, ocorre após a alta, óbito ou transferência do paciente,Limpeza terminal

  • Limpeza Concorrente: realizada enquanto o paciente encontra-se no ap. Limpeza úmida, não envolvendo utilização de máquinas.

    Limpeza Terminal: após óbito, alta ou transferência. Desinfeção de superfícies, tanto vertical quanto horizontal.

    Manutenção: intervalo entre a terminal e concorrente, manutenção .

  • Resposta correta letra D


ID
2353267
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

NÃO é objetivo da administração de Clister:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

    De acordo com o Parecer Coren-SP CAT nº 032/2010.Lavagem Intestinal

     

     

    A lavagem instestinal consiste no processo de introdução no intestino de solução. medicamentosa ou não, por meio de sonda retal.O processo de lavagem intestinal é também denominado de enteroclisma.

     

    Enteroclisma (mais que 150 ml de solução) ou clister (até 150 ml de solução)


ID
2359900
Banca
IBADE
Órgão
SEJUDH - MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A sondagem gastrintestinal é um procedimento bastante realizado nas unidades hospitalares podendo ter várias finalidades. A respeito desse procedimento analise as afirmativas a seguir.

I. A determinação do comprimento da sonda nasoentérica é feita medindo a distância da ponta do nariz até o lobo da orelha e do lobo da orelha até a extrem idade do processo xifoide, acrescentando de 20 a 25 cm.

II. A sonda de Levin é uma sonda nasogástrica que mede 120cm de comprimento, radiopaca, com luz dupla, empregada para descomprimir o estômago e mantê-lo vazio.

III. A sonda de Salem é uma sonda de borracha, com luz única, muito usada nas emergências e ambientes de cuidados intensivos para tratar varizes esofágicas hemorrágicas.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Sonda de Levin- é de plástico com orifícios laterais próxima as pontas.Apresenta luz única,  são usadas para remover líquidos e gazes do trato gastrointestinal superior e obter uma amostra  do conteúdo gástrico e administrar medicamentos e alimentos no trato gastrointestinal.

  • As sondas nasoenterais por serem bastante maleáveis, têm um guia metálico e flexível é utilizado para facilitar sua introdução nasal além de serem radiopacas para a confirmação radiológica da localização da sonda. A medida da sonda deve ser realizada da seguinte forma: do nariz ao lóbulo da orelha, descer até até o apendice xifóide e acrescentar mais 20 a 25 cm a essa medida (algumas literaturas falam em acrescentar 10cm). A primeira afirmativa é verdadeira.

    A sonda nasogástrica é introduzida através do nariz ou boca até o estômago. As mais comumente usadas são: sonda de Levine, gástrica simples, Nutriflex, a Moss e a Sengstaken-Blakemore (S-B). A Sonda de Levin tem uma luz (14 a 18Fr) e tem 125 cm de comprimento. Possui uma luz única, manufaturada com plástico ou borracha, com aberturas localizadas próxima à ponta; as marcas circulares contidas em pontos específicos da sonda servem como guia para sua inserção. A sonda é usada para remover líquidos e gases do trato gastrintestinal superior em adultos, obter uma amostra do conteúdo gástrico para estudos laboratoriais e administrar alimentos e medicamentos diretamente no trato gastrintestinal. A segunda afirmativa é falsa.

    Sonda gástrica simples, ou sonda de reservatório gástrico ou Salem é uma sonda radiopaca, de plástico claro, dotada de duas luzes. É usada para descomprimir o estômago e mantê-lo vazio. A sonda utilizada para inflar balões é a Sengstaken-Blakemore (S-B). A terceira afirmativa é falsa.


    Gabarito do Professor: Letra A


    Bibliografia

    Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS) Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES). Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. 1ª edição, 2013.

    Luz MF. Enfermagem fundamentos técnicos do cuidar. Rio de Janeiro. Imperial Novo Milenio. 2010.

    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.
  • A alternativa correta é a A

  • sonda de Levine: é uma das mais usadas, existindo no mercado tanto tubos de plástico como de borracha, com orifícios laterais próximos à ponta; são passadas normalmente pelas narinas. Apresenta uma única luz (números 14 a 18). A sonda é usada para remover líquidos e gases do trato gastrintestinal superior em adultos, obter uma amostra do conteúdo gástrico para estudos laboratoriais e administrar alimentos e medicamentos diretamente no trato gastrintestinal. 

    A colocação da sonda pode ser checada depois de colocada aspirando-se o conteúdo gástrico e checando-se o ph do material retirado. O ph do aspirado gástrico é ácido (± 3); o ph do aspirado intestinal (± 6,5), e o ph do aspirado respiratório é mais alcalino (7 ou mais). Uma radiografia é o único meio seguro de se verificar a posição da sonda; 

    Sonda gástrica simples (“Salem-VENTROL”): é uma sonda radiopaca, de plástico claro, dotada de duas luzes. É usada para descomprimir o estômago e mantê-lo vazio; 
     

  • 20 a 25? Não seria 10?!

  • Prezados colegas, segue um pequeno complemento.

     

    SONDA DE LEVINE

     

    sondagem nasogástrica é frequentemente utilizada no ambiente hospitalar. Neste procedimento, utilizamos uma sonda de Levine onde introduzimos a mesma através da boca ou nariz até o estômago com a finalidade de estabelecer via pérvia para alimentação e/ou administração de medicamentos ou para alívio de distensão abdominal por meio de drenagem de conteúdo gástrico.

    A sonda nasogástrica é feita de PVC e é transparente, flexível e atóxico. Ela não é radiopaca e não possui fio guia.

     

    Indicação:

     

    Descompressão estomacal;

    Diagnosticar motilidade intestinal;

    Prevenção de distensão abdominal no pós cirúrgico;

    Administração de dietas ou medicações;

    Obter amostras de materiais gástricos para exames;

    Remover substâncias tóxicas ingeridas;

    Remover gás e secreções do estômago;

    Controlar sangramento gástrico;

    Dificuldade para deglutição.

     

    Pode ser utilizada:

     

    Aberta: drenagem de conteúdo gástrico e gases.

     

    Fechada: Administração de medicamentos e dietas.

     

     

    Contraindicações:

     

    Atresisas e estenoses de esôfago;

    Varizes esofagianas sem sangramento (a sonda pode ferir as varizes ou deslocar coágulos tamponantes);

    Pós operatório de cirurgia realizada via transnasal;

    Traumas de base de crânio;

    Fraturas de face;

    Fístulas nasais;

    Restrições anatômicas;

    Lesões de mucosas orais ou nasais por ingestão cáustica.

     

    http://enfermagemcomamor.com.br/index.php/2018/02/07/sondagem-nasogastrica/

  • Item correto:


    I. A determinação do comprimento da sonda nasoentérica é feita medindo a distância da ponta do nariz até o lobo da orelha e do lobo da orelha até a extrem idade do processo xifoide, acrescentando de 20 a 25 cm.

  • essa questão deve ter sido anulada essa medição da SNE não se usa mais.

  • Para mim item I está incorreto. Procurando nas literaturas achei um POP do HU, a qual diz " medir a sonda da ponta do nariz ao lóbulo da orelha até o apêndice xifoide e dai mais 3 cm marcando com esparadrapo"

     

     

  • Não adianta ninguém falar se acha "certo" ou "errado", tudo depende da literatura utilizada.Se a informação estiver no livro, então está correto.

    Acredito que essa banca utilizou o BRUNNER e SUDDARTH (2013), pois o texto é semelhante às informações descritas nessa bibliografia.

    Medição da sonda:

    SNG= acrescentar 15 cm

    SNE= acrescentar 20 a 25 cm

    Sonda de levin: unico lumen

    Sonda de Salem: Duplo lumen

    Sonda que trata varizes esofágicas é a blakemore sengstaken.

    GABARITO: A


ID
2438647
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o manuseio correto do cateter para prevenção de infecção do trato urinário relacionada ao uso de sonda vesical de demora, considera-se desnecessário

Alternativas
Comentários
  • A) correta

    B) correta

    C) correta

    D) correta

    E) não é necessário usar luvas ou material antisséptico para limpeza rotineira da região genital.

  • A higiene perianal com àgua e sabão deve ser feita pelo menos 3 vezes ao dia ou sempre após a defecação.

  • Desnecessário quando se faz o Manuseio do Cateter no trato urinario,em uso de SVD q 

    Gab e,

    limpar rotineiramente o meato uretral com solução antisséptica, basta com agua e sabão. 

  • LIMPAR COM ÁGUA E SABÃO !


ID
2443594
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma das complicações da constipação intestinal é a impacção fecal, detectada diante do acúmulo de uma massa de fezes secas. O tratamento para a remoção da impacção pode ser doloroso e constrangedor, porquanto será feito com:

Alternativas
Comentários
  • GAB correto D


ID
2445460
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A realização da limpeza da unidade requer conhecimentos básicos de assepsia e uso de técnica adequada. Sobre a técnica de limpeza de unidade de paciente, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta

    A - Deve-se sempre executar a limpeza com luvas de procedimento.


ID
2455450
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos cuidados de enfermagem ao paciente crítico envolve o cateterismo vesical indicado para pacientes em condições de trauma, cirurgia, condições neurológicas e aqueles que requerem controle rigoroso da diurese. Em relação a este procedimento é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O enfermeiro deve prevenir infecção relacionada ao cateter por medidas de cuidados extraluminal (biofilme) e intraluminal.

    Fonte: Anvisa, 2017.

    #

    #

    #

    Foco nos estudos, pessoal, e sempre, sempre busquem boas fontes!

    Não caiam na cilada de só se basearem em "certos cursinhos", não!

  • intraluminal e extraluminal.inicialmente, a colonização extraluminal, que são as bactérias da pele que formam biofilme ao redor do dispositivo é a principal causa. 

  • O enfermeiro deve prevenir infecção relacionada ao cateter por medidas de cuidados extraluminal (biofilme) e intraluminal


ID
2491462
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com Knobel (2006), no tratamento de pacientes graves, a posição prona é utilizada como adjuvante à terapia de suporte ventilatório, por promover melhor oxigenação e relação ventilação-perfusão. Trata-se de uma contraindicação para posicionar o paciente em prona:

Alternativas

ID
2491501
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Brunner & Suddarth (2011), a intubação gastrointestinal é a inserção de uma sonda flexível dentro do estômago, além do piloro para dentro do duodeno ou jejuno. Marque a opção correta quanto aos cuidados que devem ser prestados aos pacientes que recebem alimentação por sonda.

Alternativas

ID
2505466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Antes de verificar os sinais vitais de um paciente, o técnico de enfermagem deve tomar precauções a fim de reduzir a carga de microrganismos nas próprias mãos, realizando um procedimento simples, que consiste em aplicar uma preparação alcoólica na pele e que é denominado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

    De acordo com Higienização das Mãos em Serviços de Saúde.ANVISA

     

    FRICÇÃO ANTI-SÉPTICA DAS MÃOS 

    (COM PREPARAÇÕES ALCOÓLICAS)

     

    Finalidade

    Reduzir a carga microbiana das mãos (nãoremoção de sujidades).

    A utilização de gel alcoólico a 70% ou de solução alcoólica a 70% com 1-3% de glicerina pode substituir a higienização com água e sabão quando as mãos não estiverem visivelmente sujas.

    Duração do Procedimento: 20 a 30 segundos.

  • Complementando o prezado colega Mano!

     

    IMPORTANTE!


    • Para evitar ressecamento e dermatites, não higienize as mãos com água e sabão imediatamente antes ou depois de usar uma preparação alcoólica.


    • Depois de higienizar as mãos com preparação alcoólica, deixe que elas sequem completamente (sem utilização de papel-toalha).


    Passo a passo:


    1º. Aplicar na palma da mão quantidade suficiente do produto para cobrir todas as superfícies das mãos.


    2º. Friccionar as palmas das mãos entre si.


    3º. Friccionar a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos e vice-versa.


    4º. Friccionar a palma das mãos entre si com os dedos entrelaçados.


    5º. Friccionar o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos e vice-versa.


    6º. Friccionar o polegar esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita, utilizando-se movimento circular e vice-versa.


    7º. Friccionar as polpas digitais e unhas da mão direita contra a palma da mão esquerda, fazendo um movimento circular e vice-versa.


    8º. Friccionar os punhos com movimentos circulares.


    9º. Friccionar até secar. Não utilizar papel-toalha.

     

    "Descanse na fidelidade de Deus, ele nunca falha."

  •  

    Gab B,

    Fricção antisséptica das mãos.

    Finalidade

    Reduzir a carga microbiana das mãos (não há remoção de sujidades)

    A utilização de gel alcoólico a 70% ou de solução alcoólica a 70% com 1-3% de glicerina pode substituir a higienização com água e sabão quando as mãos não estiverem visivelmente sujas.

    Duração do Procedimento: 20 a 30 segundos.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Biossegurança e a precaução padrão.

    Quando realizamos higienização, a fim de reduzir a carga de microrganismos nas próprias mãos, realizando a aplicação de uma preparação alcoólica na pele, estamos realizando a fricção antisséptica das mãos (letra B). Essa consiste em aplicar o álcool a 70% para eliminar microorganismos. Lembrando que não conseguimos eliminar a sujidade.

    A) Incorreto. A antissepsia cirúrgica das mãos é realizada antes de procedimentos cirúrgicos e consiste na lavagem cirúrgica das mãos seguida da aplicação de uso do sabão com antisséptico (clorexidina degermante 4%). Tem o objetivo de eliminar a microbiota transitória e reduzir a microbiota residente da pele dos profissionais.

    B) Correto.

    C)  Incorreto. A higienização antisséptica das mãos é a realização da técnica de lavagem das mãos, porém com substituição do sabonete por um antisséptico como o álcool a 70%. 

    D)  Incorreto. A higienização cirúrgica das mãos consiste na lavagem cirúrgica das mãos.
    E)  Incorreto. Não há fricção simples das mãos.

    Resposta do Professor: B.



ID
2505487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na coleta de material biológico a ser submetido à urocultura, se o paciente estiver consciente e conseguir controlar sua micção, deve-se

Alternativas
Comentários
  • A - Não é necessário cateterismo uretral, pois o paciente está consciente e controla a micção;

    B - Não é necessário coletar todo o conteúdo da bexiga, apenas 0,1 mL já é suficiente para realizar o exame;

    C - Não é necessário usar cateter com preservativo, pois o paciente controla a micção

    D - Correto

    E - O material precisa ser estéril

  • Para coleta da urocultura em pacientes do sexo feminino não é necessário o cateterismo uretral, basta orientar a correta higienização genital para a coleta. Alternativa A está errada. 

    A coleta deve ser feita desprezando o primeiro jato e coletar a porção média da urina sem interrupção do fluxo em frasco estéril de boca larga. Desprezar a porção final da urina no vaso sanitário. Alternativa B está errada. 

    Para coleta da urocultura em pacientes do sexo masculino não é necessário o uso do cateter com preservativo, basta orientar a correta higienização genital para a coleta. Alternativa C está errada. 

    Para a coleta da urocultura está correto afirmar que deve-se fazer antissepsia dos genitais externos com água e sabão e desprezar o primeiro jato. Alternativa D está correta. 

    O material utilizado para urocultura deve ser estéril. Alternativa E está errada. 

     

    Gabarito do Professor: Letra D 

     

    Bibliografia 

    Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (47. : 2014: São Paulo) Recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) : boas práticas em microbiologia clínica. -- Barueri, SP: Manole : Minha Editora, 2015. 


ID
2507380
Banca
PM-MG
Órgão
PM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Diferentes posições no leito promovem o conforto do paciente, minimizam sintomas, promovem expansão pulmonar, melhoram o acesso durante determinados procedimentos dentre outras aplicações. Em relação às posições comuns do leito, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Antes de analisar a questão, gostaria de enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Cuidados de Enfermagem e os Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem. Pensando nisso, é importante reforçar que, conforme o enunciado nos orienta, as posições no leito promovem o conforto do paciente, minimizam sintomas, promovem expansão pulmonar, melhoram o acesso durante determinados procedimentos dentre outras aplicações. Pensando nesse direcionamento vamos analisar as alternativas.

    A) Incorreto: A posição de Fowler consiste no leito com a cabeceira elevada aproximadamente 45º e promove a expansão pulmonar. Ressaltamos que pacientes assistidos por ventilador necessitam de avaliação individual para posicionamento. O estudo de Martinez, et al (2015) concluiu que a complacência dinâmica apresentou maior valor na posição a 30°, mas a posição de maior oxigenação foi a 0°. Não é possível afirmar que essa é a melhor angulação. Na pratica, a maioria dos pacientes são colocados em decúbito dorsal com elevação de cabeceira após avaliação individual.

    B)Incorreto: A posição horizontal é utilizada para pacientes com lesões vertebrais, em tração cervical. Para facilitar o retorno venoso nos pacientes com perfusão periférica ruim é necessário elevar os membros e a posição horizontal, ou também chamada de decúbito dorsal, não favorece essa elevação.

    C) Incorreto: A posição de Trendelenburg é utilizada para a drenagem postural, sendo indicada para pacientes hipotensos. A elevação dos membros inferiores é indicada para favorecer o retorno venoso.

    D) CORRETO A posição de Trendelenburg reversa raramente é utilizada. Promove o esvaziamento gástrico e evita o refluxo gastroesofágico. Essa posição coloca órgãos abdominais e alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal e comumente é utilizada para cirurgias.

    Gabarito do Professor: D.

    Referencia Martinez BP, Marques TI, Santos DR, Silva VS, Nepomuceno Júnior BR, Alves GA, et al. Influência de diferentes graus de elevação da cabeceira na mecânica respiratória de pacientes ventilados mecanicamente. Rev Bras Ter Intensiva. 2015;27(4):347-352

ID
2507515
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A premissa das precauções padrão é a de que todos os clientes estão colonizados ou infectados por microrganismos, haja ou não sinais ou sintomas, e que é preciso adotar um nível uniforme de cautela no cuidado a todos os clientes. A causa mais frequente de transmissão bacteriana nas instituições de cuidados de saúde é a:

Alternativas
Comentários
  • Gab B

    Contaminação Cruzada e a  causa mais frequente de transmissão bacteriana nas instituições de cuidados de saúde,

    Disseminação de microrganismos pelas mãos de profissionais de saúde.


ID
2537935
Banca
FEPESE
Órgão
SES-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação à mudança de decúbito.


( ) A mudança de decúbito consiste em mudar a posição do paciente acamado, proporcionando maior conforto e a fim de evitar as complicações devido à imobilidade prolongada, como as contrações musculares e lesão por pressão.

( ) No decúbito dorsal horizontal, o paciente é posicionado com a cabeça alinhada com o tronco, membros superiores ao longo do corpo ou cruzados sobre o tórax e membros superiores estendidos ou levemente fletidos.

( ) No decúbito lateral, a cabeça deve ficar em posição anatômica, ombro posicionado mais à frente, apoio anterior para o membro superior de cima, joelhos semifletidos, sempre com travesseiros entre eles e apoio no dorso com travesseiro ou coxim em ângulo de 30°.

( ) Durante a mudança de decúbito de paciente acamado, o profissional de Enfermagem deve inspecionar as condições da pele do paciente, principalmente os pontos mais sensíveis para o surgimento de lesões por pressão.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • .... E membros INFERIORES.... Será que o erro está apenas na troca dessa palavra??? Estranho.
  • Gab C

    ( ) A mudança de decúbito consiste em mudar a posição do paciente acamado, proporcionando maior conforto e a fim de evitar as complicações devido à imobilidade prolongada, como as contrações musculares e lesão por pressão. CERTO

    ( ) No decúbito dorsal horizontal, o paciente é posicionado com a cabeça alinhada com o tronco, membros superiores ao longo do corpo ou cruzados sobre o tórax e membros superiores estendidos ou levemente fletidos. FALSO Decubito dorsal é a posição supina, ou seja, de barriga para cima, mas é muito comum a confusão, pq as pessoas se concentram na parte do corpo que está visível, mas o que conta é a parte do corpo que está em contato com o solo.

    ( ) No decúbito lateral, a cabeça deve ficar em posição anatômica, ombro posicionado mais à frente, apoio anterior para o membro superior de cima, joelhos semifletidos, sempre com travesseiros entre eles e apoio no dorso com travesseiro ou coxim em ângulo de 30°.  CERTO

    ( ) Durante a mudança de decúbito de paciente acamado, o profissional de Enfermagem deve inspecionar as condições da pele do paciente, principalmente os pontos mais sensíveis para o surgimento de lesões por pressão. CERTO

  • Pegadinha essa

    No decúbito dorsal horizontal, o paciente é posicionado com a cabeça alinhada com o tronco, membros superiores ao longo do corpo ou cruzados sobre o tórax e membros superiores estendidos ou levemente fletidos.

    No caso seria MEMBRO INFERIORES estendidos ou levemente fletidos.

  • SÓ OBSERVO A PROF NEM VIU O ERRO,MEU PAI DO CÉU

  • As posições:

    Posição dorsal (ou supina): é aquela em que o paciente se encontra deitado de costas, com as pernas estendidas e os braços estendidos e apoiados em talas. O dorso do paciente e a coluna vertebral estão repousando na superfície do colchão da mesa cirúrgica. Ex: cesariana.

     

    Posição ventral (ou prona): o paciente fica deitado de abdome para baixo, com os braços estendidos para frente e apoiados em talas. O sistema respiratório fica mais vulnerável na posição de decúbito ventral. Ex: cirurgias da coluna, hérnia de disco.

     

    Posição lateral (ou de Sims): o paciente permanece em decúbito lateral, esquerdo ou direito, com a perna que está do lado de cima flexionada, afastada e apoiada na superfície de repouso. Ex: cirurgias renais, de reto, lobotomia.

     

    Posição de litotomia (ou ginecológica): o paciente permanece em decúbito dorsal, com as pernas flexionadas, afastadas e apoiadas em perneiras acolchoadas, e os braços estendidos e apoiados. Ex: histerectomia.

     

    Posição de Trendelemburg: é uma variação da posição de decúbito dorsal onde a parte superior do dorso é abaixada e os pés são elevados. Mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal. Ex: cirurgias de órgãos pélvicos, laparotomia de abdome inferior.

     

    Posição de Fowler (ou sentada): o paciente permanece semi-sentado na mesa de operação. Posição utilizada para conforto do paciente quando há dispneiaEx: dreno de tórax.

     

    Posição de canivete (ou de Kraske): o paciente se encontra em decúbito ventral, com as coxas e pernas para fora da mesa e o tórax sobre a mesa, a qual está levemente inclinada no sentido oposto das pernas, e os braços estendidos e apoiados em talas. Ex: hemorroidectomia.


ID
2566636
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As mãos constituem a principal via de transmissão de micro-organismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatório de diversos micro-organismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados. A pele das mãos alberga, principalmente, duas populações de micro-organismos: os pertencentes à microbiota residente e à microbiota transitória. É INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab b

    Agentes antissépticos são substâncias aplicadas à pele para eliminar definitivamente os agentes da microbiota transitória e residente.


ID
2582560
Banca
IADES
Órgão
Correios
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Orientar o paciente quanto à higiene íntima rigorosa com água e sabão, coletar o jato médio, desprezando o primeiro jato, e comunicar o profissional quando sentir necessidade de urinar. Lavar as mãos e rotular o material. Encaminhar o paciente ao banheiro, reforçando a importância da higiene íntima. Fornecer o frasco estéril, enfatizando a importância de não contaminá-lo.


Essas são ações para qual tipo de exame de urina?

Alternativas
Comentários
  • Tem como finalidade, coletar urina com técnica asséptica para analisar presença de micoorganismos. É indicado quando o paciente está com piúria, disúria ou odor fétido na urina, cistite, cistite de repetição e outros sinais e sintomas de infecção. O único risco que há neste procedimento é a contaminação do material por falha na realização do procedimento.

  • COLETA DE URINA PARA UROCULTURA

     

    Tem como finalidade, coletar urina com técnica asséptica para analisar presença de micoorganismos. É indicado quando o paciente está com piúria, disúria ou odor fétido na urina, cistite, cistite de repetição e outros sinais e sintomas de infecção. O único risco que há neste procedimento é a contaminação do material por falha na realização do procedimento.



    Materiais utilizados

     

    Bandeja, frasco esterilizado de boca larga com tampa de rosca, etiqueta para identificação, luvas de procedimento, gaze estéril, compressa, água, sabão neutro. Outros materiais: comadre, saco coletor, seringa, agulha de 30 mm x 7 mm, algodão e álcool a 70%, se necessários.

     

     

    Ações da Enfermagem

     

    Reunir o material necessário em uma bandeja;

    Identificar o frasco estéril com o nome do paciente, o leito e o registro hospitalar;

    Higienizar as mãos;

    Levar o material até o paciente;

    Colocar biombo e/ou fechar a porta do quarto;

    Explicar o procedimento ao paciente;

    Calçar as luvas de procedimento;

    Realizar a higiene íntima do paciente com sabão neutro, secando a pele e as mucosas com gaze estéril, da frente para trás, se necessário. Caso contrário, orientar o paciente a fazê-lo ;

    Na mulher, afastar os grandes lábios, lavar a genitália de frente para trás e não usar duas vezes a mesma gaze. No homem, expor a glande;

    Enxaguar com bastante água ou gaze umedecida e enxugar com toalha limpa ou gaze;

    Coletar urina do jato médio (cerca de 10 ml) diretamente em frasco estéril de boca larga;

    Tampar o frasco;

    Recolher o material utilizado;

    Retirar as luvas de procedimento e higienizar as mãos;

    Realizar as anotações de enfermagem no prontuário;

    Encaminhar o frasco, ao laboratório, imediatamente ou refrigerá-la (4ºC) até 4 horas;

     

     

    PACIENTE COM SONDA VESICAL "FOLEY":

     

    Reunir o material necessário em uma bandeja;

    Identificar o frasco estéril com o nome do paciente, o leito e o registro hospitalar;

    Higienizar as mãos;

    Levar o material até o paciente;

    Colocar biombo e/ou fechar a porta do quarto;

    Explicar o procedimento ao paciente;

    Calçar as luvas de procedimento;

    Clampear a extensão da bolsa coletora pouco abaixo do local apropriado para punção até 30 min;

    Realizar a desinfecção no local apropriado para coleta de urina, com algodão e álcool a 70%;

    Introduzir a agulha de 30 mm x 7 mm, aspirar com seringa, injetar no frasco estéril e tampá-lo;

    Retirar as luvas de procedimento e higienizar as mãos;

    Realizar as anotações de enfermagem no prontuário;

    Encaminhar o frasco, ao laboratório, imediatamente ou refrigerá-la (4ºC) até 4 horas;

     

    Fonte: GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL/SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE/SUBSECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE/GERÊNCIA DE ENFERMAGEM

     

     

    "Descanse na fidelidade de Deus, ele nunca falha."

  • Gab d

     Higiene íntima rigorosa com água e sabão, coletar o jato médio,Lavar as mãos e rotular o material . Fornecer o frasco estéril, enfatizando a importância de não contaminá-lo. Exame q deve ser coletado pelo paciente,sende muito IMPORTANTE  os cuidados para nâo contaminar o frasco.

    Urocultura .


ID
2582572
Banca
IADES
Órgão
Correios
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A arte e a ciência de antecipar, reconhecer, avaliar e controlar os riscos à saúde relacionados aos agentes ambientais presentes no local de trabalho são conhecidas como

Alternativas
Comentários
  • Gab A.

     NR 32 Riscos Biológicos

    Riscos à saúde relacionados aos agentes ambientais,

    Higiene ocupacional.

  • Conceituamos higiene do trabalho como a ciência e arte que se dedica ao reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais (químicos, físicos, biológicos e ergonômicos) presentes nos locais de trabalho.

    http://estudio01.proj.ufsm.br/cadernos_seguranca/segunda_etapa/higiene_ocupacional_1.pdf


ID
2592715
Banca
FAU
Órgão
Prefeitura de Ivaiporã - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

NÃO são eliminados com a lavagem frequente dos cabelos e do couro cabeludo:

Alternativas
Comentários
  • Geralmente de ve tomar um Medicamento junto as medidas de higiene para cada uma dessas doenças,Procure seu médico ou especialista.

    b

    Caspa, piolho e seborréia.


ID
2649514
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação a procedimentos técnicos em enfermagem, julgue o item subsequente.

Entre as medidas de organização e de higiene adotadas no manejo de medicamentos, o técnico de enfermagem deve priorizar a antissepsia de artigos e superfícies por meio do uso de álcool 70%.

Alternativas
Comentários
  •  

    Vejamos, então, alguns conceitos importantes referenciados pelo Ministério da Saúde – Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA:

     

    Assepsia é o conjunto de medidas adotadas para impedir a introdução de agentes patogênicos no organismo.


    Antissepsia consiste na utilização de produtos (microbicidas ou microbiostáticos) sobre a pele ou mucosa com o objetivo de reduzir os micro-organismos em sua superfície. (ANVISA).

     

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/antissepsia-x-assepsia-desinfeccao-conceitos-e-consideracoes/55791

  • Complemento:

    O gabarito da questão é ERRADO porque o examinador usou o termo antissepsia, quando na verdade o termo correto é DESINFECÇÃO. Fundamento:

     

    Desinfecção: É o processo de eliminação de formas vegetativas, existentes em superfícies inanimadas, mediante a aplicação de agentes químicos e/ou físicos 

     

    FONTE: http://143.107.206.201/restauradora/biosseguranca/temas/temas_files/desinfeccao.pdf

     

     

  • Assepsia: é o conjunto de medidas que utilizamos para impedir que determinado microorganismo penetre em determinado ambiente que não tem nenhum microorganismos ou seja ambiente estéril, exemplo quando iremos calçar luva estéril temos todo o cuidado para não contaminar à mesma pois a mesma não se encontra contaminada.

    Antissepsia: é o conjunto de medidas para diminuir ou eliminar microorganismos de determinado ambiente.

    OBS: questão tenta confundir o candidato usando o termo antissépsia onde na verdade o correto seria desinfecção.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre higiene nos procedimentos de enfermagem.
    Entre as medidas de organização e de higiene adotadas no manejo de medicamentos, o técnico de enfermagem deve priorizar a assepsia de artigos e superfícies.


    A antissepsia é realizada em pele.


    Resposta do Professor: Errado.



ID
2662684
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos produtos utilizados na desinfecção de superfície em serviços de saúde é o hipoclorito de sódio. Esse produto

Alternativas

ID
2683741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Embora a higienização das mãos seja, comprovadamente, a medida mais importante em prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde, a adesão dos profissionais a essa medida ainda é insuficiente. A respeito desse tema e de aspectos diversos a ele relacionados, julgue o item a seguir.

A finalidade da higienização das mãos é a remoção da sujidade e da microbiota da pele, o que interrompe a transmissão por contato, contribuindo para prevenção das infecções veiculadas por contato.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a ANVISA:

     

    É a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos” devido à maior abrangência deste procedimento. O termo engloba a higienização simples, a higienização anti-séptica, a fricção anti-séptica e a anti-sepsia cirúrgica das mãos.

     

    http://www.anvisa.gov.br/hotsite/higienizacao_maos/higienizacao.htm

  • A higienização das mãos apresenta as seguintes finalidades:

     

     Remoção da sujidade, suor, oleosidade, pêlos,células descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato.

     Prevenção e redução das infecções causadas pela transmissão cruzada.

     

    http://www.ufmt.br/hujm/arquivos/e2a4d1826a78a35703d4c497826c4e64.pdf

  • A higienização é a forma mais eficaz de se prevenir infecções relacionadas à assistência à saúde.

    Objetivo da higienização: remoção de sujidade, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e da microbiota da pele.

    Serve para a prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.

    A higienização deve ser realizada por todos profissionais que trabalham em serviços de saúde.

    Quando: estiverem sujas visivelmente, antes e após contato com paciente, antes e após calçar luvas, ao iniciar o turno de trabalho, após ir ao banheiro, antes e depois das refeições.

    Tempo: 40 a 60 segundos

    Materiais: água, sabão, pia, papel toalha.


ID
2683744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Embora a higienização das mãos seja, comprovadamente, a medida mais importante em prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde, a adesão dos profissionais a essa medida ainda é insuficiente. A respeito desse tema e de aspectos diversos a ele relacionados, julgue o item a seguir.

A higienização das mãos com preparação alcoólica é indicada antes e após o contato com o paciente.

Alternativas
Comentários
  • DE ACORDO COM A ANVISA:

     

    USO DE PREPARAÇÃO ALCOÓLICA

     

    Indicação

     

    Higienizar as mãos com preparação alcoólica quando estas não estiverem visivelmente sujas, em todas as situações descritas a seguir:

     

    Antes de contato com o paciente

     

    Objetivo: proteção do paciente, evitando a transmissão de microrganismos oriundos das mãos do profissional de saúde.

     

    Exemplos: exames físicos (determinação do pulso, da pressão arterial, da temperatura corporal); contato físico direto (aplicação de massagem, realização de higiene corporal); e gestos de cortesia e conforto.

     

     

    Após contato com o paciente

     

    Objetivo: proteção do profissional e das superfícies e objetos imediatamente próxi­mos ao paciente, evitando a transmissão de microrganismos do próprio paciente.

     

     

    FONTE: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/higienizacao_maos/higienizacao.htm

     

     

    "O AMOR SUPERA O ÓDIO."

  • Esta incompleta e não errada.. a cara das questões do CESPE


ID
2683747
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Embora a higienização das mãos seja, comprovadamente, a medida mais importante em prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde, a adesão dos profissionais a essa medida ainda é insuficiente. A respeito desse tema e de aspectos diversos a ele relacionados, julgue o item a seguir.


De acordo com o código de ética dos profissionais de saúde, quando colocam em risco a saúde dos pacientes, esses profissionais podem ser responsabilizados por imperícia, negligência ou imprudência.

Alternativas
Comentários
  • “Negligência:

    Na negligência, alguém deixa de tomar uma atitude ou apresentar conduta que era esperada para a situação. Age com descuido, indiferença ou desatenção, não tomando as devidas precauções.

     

    Imprudência: 

    A imprudência, por sua vez, pressupõe uma ação precipitada e sem cautela. A pessoa não deixa de fazer algo, não é uma conduta omissiva como a negligência. Na imprudência, ela age, mas toma uma atitude diversa da esperada.

     

    Imperícia: 

    Para que seja configurada a imperícia é necessário constatar a inaptidão, ignorância, falta de qualificação técnica, teórica ou prática, ou ausência de conhecimentos elementares e básicos da profissão. Um médico sem habilitação em cirurgia plástica que realize uma operação e cause deformidade em alguém pode ser acusado de imperícia.

     

    Resumindo:

     

    1) negligência: desleixo, descuido, desatenção, menosprezo, indolência, omissão ou inobservância do dever, em realizar determinado procedimento, com as precauções necessárias;


    2) imprudência: falta de cautela, de cuidado, é mais que falta de atenção, é a imprevidência a cerca do mal, que se deveria prever, porém, não previu”.


    3) imperícia: falta de técnica necessária para realização de certa atividade;

     

    REFERÊNCIAS:

    Trecho recortado do seguinte endereço: http://www.nacaojuridica.com.br/2013/07/diferenca-entre-negligencia-imprudencia.html

    http://enfermagememevidencia.com.br/negligencia-x-impericia-x-imprudencia/


ID
2683750
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Embora a higienização das mãos seja, comprovadamente, a medida mais importante em prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde, a adesão dos profissionais a essa medida ainda é insuficiente. A respeito desse tema e de aspectos diversos a ele relacionados, julgue o item a seguir.


Dos antissépticos utilizados para a higienização das mãos, o álcool 70% é o que apresenta mais rápida velocidade de ação, mas ele é pouco eficaz contra bactérias Gram-positivas, Gram-negativas, micobactérias, vírus e fungos.

Alternativas
Comentários
  • Ministério da Saúde

     

    Agência Nacional de Vigilância Sanitária

     

    RESOLUÇÃO-RDC Nº 42, DE 25 DE OUTUBRO DE 2010

     

    Seção III

     

    Definições

     

    Art. 4º Para efeito deste Regulamento Técnico são adotadas as seguintes definições:

     

    IX - Preparação alcoólica para higienização das mãos sob a forma líquida: preparação contendo álcool, na concentração final entre 60% a 80% destinadas à aplicação nas mãos para reduzir o número de microrganismos. Recomenda-se que contenha emolientes em sua formulação para evitar o ressecamento da pele.

     

     

    X - Preparação alcoólica para higienização das mãos sob as formas gel, espuma e outras: preparações contendo álcool, na concentração final mínima de 70% com atividade antibacteriana comprovada por testes de laboratório in vitro (teste de suspensão) ou in vivo, destinadas a reduzir o número de microrganismos. Recomenda-se que contenha emolientes em sua formulação para evitar o ressecamento da pele.

     

     

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2010/res0042_25_10_2010.html

  • Ele não é pouco eficaz. Gab. Errado

  • Estudos recentes comprovam a eficácia do álcool etílico a 70%, glicerinado ou na forma de gel, em mãos sujas com matéria orgânica.

     

    Álcoois - tem atividade antimicrobiana atribuída à sua habilidade de desnaturar proteínas. Soluções contendo 60-95% de álcool são as mais eficazes (concentrações maiores tem menor potência). Tem excelente atividade germicida contra bactérias de Gram-positivos e Gram-negativos, M.tuberculosis e fungos. Tem ação contra a maioria dos vírus (para inativação do HBV e do HCV a concentração deve ser de 60-70%).

    Tem pouca atividade contra esporos bacterianos, oocistos de protozoários e alguns vírus não envelopados e não lipofílicos. Não tem atividade residual, no entanto, o re-crescimento é lento. A adição de clorexidina, quaternários de amônia ou triclosan às soluções alcoólicas resulta em atividade persistente.

     

    http://www.ufmt.br/hujm/arquivos/e2a4d1826a78a35703d4c497826c4e64.pdf

     

    Gabarito: ERRADO


ID
2686678
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação a práticas de higiene hospitalar, julgue o item que se segue.


A limpeza das mais diversas superfícies que compõem um ambiente hospitalar deve ser monitorada, pois há ambientes em que não é necessário o uso de desinfetantes, devendo esse produto ser utilizado apenas em superfícies que contenham matéria orgânica ou em caso de ser expressamente indicado.

Alternativas
Comentários
  • As superfícies carreiam um risco mínimo de transmissão direta de infecção, mas pode contribuir para a contaminação cruzada secundária, por meio das mãos dos profissionais de saúde e de instrumentos ou produtos que poderão ser contaminados ao entrar em contato com essas superfícies e posteriormente, contaminar os pacientes ou outras superfícies.

    O uso de desinfetantes ficam reservados apenas para as superfícies que contenham matéria orgânica ou indicação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

    Gabarito do Professor: CERTO

    Bibliografia

    Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Segurança do paciente em serviços de saúde: limpeza e desinfecção de superfícies/Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Anvisa, 2012.



ID
2686681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação a práticas de higiene hospitalar, julgue o item que se segue.


A frequência de limpeza das superfícies de um hospital pode ser estabelecida para cada serviço, de acordo com o protocolo da instituição.

Alternativas
Comentários
  • As superfícies correm um risco mínimo de transmissão direta de infecção, mas pode contribuir para a contaminação cruzada secundária, por meio das mãos dos profissionais de saúde e de instrumentos ou produtos que poderão ser contaminados ao entrar em contato com essas superfícies e posteriormente, contaminar os pacientes ou outras superfícies.

    O sucesso das atividades de limpeza e desinfecção de superfícies depende da garantia e disponibilização de panos ou cabeleiras alvejados e limpeza das soluções dos baldes, bem como de todos equipamentos de trabalho, além disso, a frequência de limpeza das superfícies pode ser estabelecida para cada serviço, de acordo com o protocolo da instituição.


    Gabarito do Professor: CERTO


    Bibliografia

    Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Segurança do paciente em serviços de saúde: limpeza e desinfecção de superfícies/Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Anvisa, 2012.



ID
2686684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação a práticas de higiene hospitalar, julgue o item que se segue.


Em caso de reprocessamento de partes e acessórios de um equipamento médico-assistencial, se o estabelecimento não dispuser de condições adequadas para fazê-lo, deverá ser prevista, impreterivelmente, a aquisição de outro equipamento de apoio.

Alternativas
Comentários
  • O reprocessamento de produtos médicos é uma prática rotineira nos Centros de Material e Esterilização (CME) dos serviços de saúde em todo o mundo. Constitui-se num processo que objetiva garantir a segurança da reutilização de um produto médico, por meio de uma sequência de etapas de atividades de limpeza, teste de integridade e de funcionalidade, desinfecção ou esterilização e controles de qualidade.

    Essas atividades, apesar de fazerem parte do cotidiano de um CME, são de extrema complexidade e importância, requerem capacidade operativa para a implementação das ações, além da expertise necessária dos profissionais envolvidos.

    Na área do reprocessamento de produtos médicos, deve-se considerar que o uso clínico de um dispositivo médico, seja de uso único ou de uso múltiplo, contribui para a sua natural degradação, que pode ser insignificante após muitos usos ou pode ocorrer após um único uso, mesmo que este produto seja rotulado pelo fabricante como reusável e, assim, tais produtos estarão inseguros para o cuidado assistencial em alguma situação.

    É preciso clarificar que todo dispositivo médico usado na prática assistencial porta um certo grau de risco e pode causar problemas em determinadas condições e, neste sentido, não existe segurança absoluta quanto ao uso de dispositivos médicos.

    Dois principais tipos de riscos estão associados com o reuso de um dispositivo médico, independente se de uso único ou de uso múltiplo: o risco de transmissão de microrganismos infecciosos e o risco de alteração do desempenho do produto após o reprocessamento. Nesta área, a avaliação de risco refere-se ao potencial de perigo de um produto médico, que possa resultar em um dano e em um problema de segurança para pacientes e profissionais de saúde. 

    Artigo: Reprocessamento de produtos médicos: uma proposta de modelo regulatório para hospitais brasileiros

    Intagram: @praticasintensiva

  • Alguns produtos para a saúde podem ser utilizados mais de uma vez, serem reprocessados, em condições de segurança, prática que lhes confere maior vida útil e uso enquanto apresentarem eficácia e funcionalidade.

    Há normas que regulamentam essa utilização contínua. Produtos para saúde passíveis de processamento são aqueles que permitem repetidos processos de limpeza, desinfecção ou esterilização, podendo, portanto, serem reutilizados - desde que obedeçam à normatização vigente.

    Caso o reprocessamento de partes e acessórios de um equipamento médico-assistencial não seja possível, esse material deve ter seu uso interrompido até o adequado reprocessamento e ser substituído imediatamente.

    Gabarito do Professor: ERRADO

    Bibliografia

    www.anvisa.gov.br



ID
2686687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação a práticas de higiene hospitalar, julgue o item que se segue.


Em áreas críticas dos estabelecimentos de saúde, deve-se realizar a varredura a seco, respeitando-se os horários de pouca circulação de usuários e(ou) pacientes.

Alternativas
Comentários
  • Limpeza Seca

    Consiste na retirada de sujidade, pó ou poeira, mediante a utilização de vassoura (varreduras seca), e/ou aspirador. A limpeza com vassouras é recomendável em áreas descobertas, como estacionamentos, pátios etc. Já nas áreas cobertas, se for necessário a limpeza seca, esta deve ser feita com aspirador.

    http://www.conass.org.br/liacc/manual-de-higienizacao-e-limpeza/

  • Em ambiente hospitalar, esta operação só deve ser feita com aspirador, onde houver tapete, e com vassoura envolvida em pano úmido nas áreas não atapetadas (varredura úmida). O uso de varredura a seco é contra indicado, pois, ao se usar a vassoura, levantam-se microrganismos juntamente com a poeira, podendo ser aspirados, ou ainda contaminar artigos e equipamentos presentes nesta área. 

  • Independentemente de ser áreas críticas, semicríticas ou não-críticas nunca se deve realizar a varredura seca nas áreas internas dos serviços de saúde, pois esse ato favorece a dispersão de microrganismos que são veiculados pelas partículas de pó. Utilizar a varredura úmida, que pode ser realizada com mops ou rodo e panos de limpeza de pisos. Para a limpeza de pisos, devem ser seguidas as técnicas de varredura úmida, ensaboar, enxaguar e secar.

    Gabarito do Professor: ERRADO

    Bibliografia

    Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Segurança do paciente em serviços de saúde: limpeza e desinfecção de superfícies/Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Anvisa, 2012.


  • Independentemente de ser áreas críticas, semicríticas ou não-críticas nunca se deve realizar a varredura seca nas áreas internas dos serviços de saúde, pois esse ato favorece a dispersão de microrganismos que são veiculados pelas partículas de pó. Utilizar a varredura úmida, que pode ser realizada com mops ou rodo e panos de limpeza de pisos. Para a limpeza de pisos, devem ser seguidas as técnicas de varredura úmida, ensaboar, enxaguar e secar.

    Gabarito do Professor: ERRADO


ID
2686690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação a práticas de higiene hospitalar, julgue o item que se segue.


Serviços de saúde com menos de 50 leitos estão dispensados de implantar programa de controle de animais sinantrópicos.

Alternativas
Comentários
  • Animais sinantrópicos são aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, a despeito da vontade deste. Diferem dos animais domésticos, os quais o homem cria e cuida com as finalidades de companhia (cães, gatos, pássaros, entre outros), produção de alimentos ou transporte (galinha, boi, cavalo, porcos, entre outros).

     Destacamos, dentre os animais sinantrópicos, aqueles que podem transmitir doenças, causar agravos à saúde do homem ou de outros animais, e que estão presentes na nossa cidade, tais como:

    Abelha Aranha Barata Carrapato Escorpião Formiga Lacraia ou centopéia Morcego Mosca Mosquito Pombo Pulga Rato Taturana Vespa

    https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/controle_de_zoonoses/animais_sinantropicos/index.php?p=4378

  • Animais sinantrópicos são aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, a despeito da vontade deste. Diferem dos animais domésticos, os quais o homem cria e cuida com as finalidades de companhia (cães, gatos, pássaros, entre outros), produção de alimentos ou transporte (galinha, boi, cavalo, porcos, entre outros).

    Destacamos, dentre os animais sinantrópicos, aqueles que podem transmitir doenças, causar agravos à saúde do homem ou de outros animais, e que estão presentes na nossa cidade, como: abelhas, aranhas, baratas, carrapatos, escorpiões, formigas, moscas, etc.

    O programa de controle de animais sinantrópicos independe do número de leitos de um hospital, esse programa deve existir em todo serviço de saúde.

    Gabarito do Professor: ERRADO

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de vigilância, prevenção e controle de zoonoses : normas técnicas e operacionais [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2016.



  • Animais sinantrópicos são aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, a despeito da vontade deste. Diferem dos animais domésticos, os quais o homem cria e cuida com as finalidades de companhia (cães, gatos, pássaros, entre outros), produção de alimentos ou transporte (galinha, boi, cavalo, porcos, entre outros).

    Destacamos, dentre os animais sinantrópicos, aqueles que podem transmitir doenças, causar agravos à saúde do homem ou de outros animais, e que estão presentes na nossa cidade, como: abelhas, aranhas, baratas, carrapatos, escorpiões, formigas, moscas, etc.

    O programa de controle de animais sinantrópicos independe do número de leitos de um hospital, esse programa deve existir em todo serviço de saúde.

    Gabarito do Professor: ERRADO


ID
2692771
Banca
VUNESP
Órgão
IAMSPE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A microbiota transitória existente nas mãos de um profissional de saúde consiste de microrganismos não patogênicos ou potencialmente patogênicos, tais como bactérias, fungos e vírus, que raramente se multiplicam na pele. No entanto, alguns desses microrganismos podem provocar infecções relacionadas à assistência à saúde, sendo esses, inclusive, multirresistentes. Tal situação ocorre devido

Alternativas
Comentários
  • LAVAGEM SIMPLES DAS MÃOS-40 A 60 SEGUNDOS

    FRICÇÃO COM ALCOOL- 20 A 30 SEGUNDOS.


ID
2710702
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Há cinco momentos indicados para a higienização simples das mãos. Dentre eles, o momento cinco diz respeito à higienização das mãos após tocar qualquer objeto, mobília e outras superfícies nas proximidades do usuário ou paciente, mesmo sem ter tido contato com ele. Essa orientação é indicada para

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA:D

    A lavagem das maos evita contaminações cruzadas!

  • Para não assinantes resposta correta letra D


ID
2713174
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os cuidados de higiene adequados ao paciente requerem uma compreensão da anatomia e fisiologia da pele, unhas, cavidade oral, cabelo, olhos e outros segmentos. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A pele é constituída de duas camadas primárias: a epiderme e a derme. Logo abaixo da pele, encontra-se o tecido subcutâneo que compartilha algumas funções de proteção da pele.

  • epiderme - tec. epitelial; derme -tec. conjuntivo; hipoderme - tec. conjuntivo

    GABARITO ERRADO


ID
2744980
Banca
UERR
Órgão
SETRABES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“Higiene das mãos “, é um termo geral que se refere a qualquer ação de higienizar as mãos para prevenir a transmissão de micro-organismos e consequentemente evitar que pacientes e profissionais de saúde adquiram Infecção Relacionada à Assistência à Saúde – IRAS. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, “higiene das mãos”, pode ser: higiene simples, higiene antisséptica e fricção antisséptica das mãos com preparação alcoólica (Programa Nacional de Segurança do Paciente, Anexo 1. 2013. p. 6). Marque a alternativa que explica corretamente a finalidade da higiene antisséptica.

Alternativas
Comentários
  •  

    De acordo com o Manual da ANVISA 

     

    HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

     

    USO DE ANTI-SÉPTICOS

    Estes produtos associam detergentes com anti-sépticos e se destinam à higienização anti-séptica das mãos e degermação da pele.

    Indicação:

    Higienização anti-séptica das mãos

    Nos casos de precaução de contato recomendados para pacientes portadores de microrganismos multirresistentes.

    Nos casos de surtos.

     

    Degermação da pele

     

    No pré-operatório, antes de qualquer procedimento cirúrgico (indicado para toda equipe cirúrgica).

     

    Antes da realização de procedimentos invasivos.

    Exemplos: inserção de cateter intravascular central, punções, drenagens de cavidades, instalação de diálise, pequenas suturas, endoscopias e outros.

     

    Importante

    De acordo com os códigos de ética dos profissionais de saúde, quando estes colocam em risco a saúde dos pacientes, podem ser responsabilizados por imperícia, negligência ou imprudência.

     

     

    https://www.anvisa.gov.br/hotsite/higienizacao_maos/higienizacao.htm

  • Promover a remoção de sujidades e da microbiota transitória, reduzindo a microbiota residente das mãos, com auxílio de um antisséptico.


ID
2744983
Banca
UERR
Órgão
SETRABES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Marque a alternativa que completa corretamente a seguinte frase: “O uso de luvas _____________ a higienização das mãos, seu uso por profissionais de saúde não deve ser adotado indiscriminadamente” (Programa Nacional de Segurança do Paciente, Anexo 1. 2013. p. 10)

Alternativas
Comentários
  •  

    De acordo com o Manual da ANVISAHIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS EM SERVIÇOS PÚBLICOS

     

    IMPORTANTE!!!

    Use luvas somente quando indicado.

    Utilize-as antes de entrar em contato com sangue, líquidos corporais, membrana mucosa, pele não intacta e outros materiais potencialmente infectantes.

    Troque de luvas sempre que entrar em contato com outro paciente.

    Troque também durante o contato com o paciente se for mudar de um sítio corporal contaminado para outro, limpo, ou quando esta estiver danificada.

    Nunca toque desnecessariamente superfícies e materiais (tais como telefones, maçanetas, portas) quando estiver com luvas.

    Observe a técnica correta de remoção de luvas para evitar a contaminação das mãos.

    Lembre-se: o uso de luvas não substitui a higienização das mãos!

     

    https://www.anvisa.gov.br/hotsite/higienizacao_maos/higienizacao.htm

  • Não altera e nem substitui.

  • Pegadinha kkk


ID
2753380
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quando é colocado em decúbito dorsal, com a cabeça em nível mais baixo do que o resto do corpo, com elevação dos pés em 30º a 45º, o cliente/paciente está na posição de Trendelenburg.

Alternativas
Comentários
  • posição de Trendelenburg é uma variação da posição de decúbito dorsal onde a parte superior do dorso é abaixada e os pés são elevados. Mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal.


ID
2754544
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Se as mãos dos profissionais de enfermagem não estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais, antes do contato com o paciente indica-se realizar a

Alternativas
Comentários
  •  Indicação do uso de preparações alcoólicas

    Higienizar as mãos com preparação alcoólica (sob a forma gel ou líquida com 1-3% glicerina) quando estas não estiverem visivelmente sujas, em todas as situações descritas a seguir:

    Antes de contato com o paciente

    • Após contato com o paciente

    • Antes de realizar procedimentos assistenciais e manipular dispositivos invasivos

    • Antes de calçar luvas para inserção de dispositivos invasivos que não requeiram preparo cirúrgico

    • Após risco de exposição a fluidos corporais

    • Ao mudar de um sítio corporal contaminado para outro, limpo, durante o cuidado ao paciente

    • Após contato com objetos inanimados e superfícies imediatamente próximas ao paciente

    • Antes e após remoção de luvas

     Fricção Anti-séptica das Mãos (com Preparações Alcoólicas)

     Finalidade

    Reduzir a carga microbiana das mãos (não há remoção de sujidades).

    A utilização de gel alcoólico preferencialmente a 70% ou de solução alcoólica a 70% com 1-3% de glicerina pode substituir a higienização com água e sabonete quando as mãos não estiverem visivelmente sujas.

    Duração do Procedimento: 20 a 30 segundos.

    https://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/paciente_hig_maos.pdf

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre fundamentos e procedimentos de Enfermagem e biossegurança.

    Se as mãos dos profissionais de enfermagem não estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais, antes do contato com o paciente indica-se realizar a fricção anti-séptica das mãos com gel alcoólico preferencialmente a 70% ou de solução alcoólica a 70% com 1-3% de glicerina (Letra D).

    O uso de álcool a 70% é nesses momentos.


    A) Incorreto. A fricção das mãos com degermante alcoólico a 70% sob a forma gel ou líquida deve ser feita na ausência de possibilidade de lavagem das mãos ou após.


    B) Incorreto. A higienização simples das mãos com água e sabão. Não é indicado o uso de detergente antisséptico líquido com clorhexidine.


    C) Incorreto. A higienização simples das mãos com água e sabão. Não é indicado o uso de preparação de solução antisséptica e degermante.


    E) Incorreto. A higienização anti-séptica das mãos água e sabão. Não é indicado o uso de desinfetante líquido de baixo nível e não alcoólico.

     

    Resposta do Professor: D.


ID
2760814
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante uma consulta, o médico solicita ao profissional de enfermagem que posicione o paciente em decúbito dorsal com as pernas afastadas e suspensas sobre perneiras. Esta posição é denominada de posição

Alternativas
Comentários
  • GINECOLÓGICA: Consiste no decúbito dorsal, com as pernas flexionadas afastadas. É utilizada para exames dos órgãos genitais internos e externos, cirurgias, cateterização, partos, entre outros.

    LITOTÔMICA: A posição Litotômica ou litotomia consiste no posicionamento do paciente em decúbito dorsal com as pernas afastadas e suspensas sobre perneiras.

  • A diferença entre as duas posições é que a ginecológica as pernas são flexionadas e na litotômica não

  • Concordo com vc.


ID
2792998
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As técnicas de higienização das mãos, para profissionais que atuam em serviços de saúde, podem variar dependendo do objetivo ao qual se destinam. Na técnica de higienização simples das mãos, recomenda-se

Alternativas
Comentários
  • Remover os microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade propícia à permanência e à proliferação de microrganismos.

    Duração do procedimento: 40 a 60 segundos.

    http://www.anvisa.gov.br/hotsite/higienizacao_maos/tecnicas.htm

  • Higienizar também os punhos utilizando movimento circular, ao esfregá-los com a palma da mão oposta.

  • Atentem-se ao COMANDO da questão. Existem vários itens corretos em sua estrutura, mas não é o que a questão pede. Ela quer saber sobre a higienização simples. Não tem relação com nenhum outro tipo de higienização das mãos.

    A) Não se usa escova na higienização simples.

    B) O tempo correto é de 40 a 60 seg.

    C) Não se usam antissépticos degermantes na higienização simples, apenas ÁGUA e SABÃO.

    D) Não se usam preparações alcoólicas, apenas ÁGUA e SABÃO.

    E) Gabarito.

  • Para limpar as unhas deve-se friccionar as polpas digitais e as unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha, fazendo movimento circular, e vice-versa. Alternativa A está errada. 


    A higienização simples das mãos deve ter duração de 40 a 60 segundos. Alternativa B está errada. 


    Higienização simples é realizada com água e sabonete comum (não associado a anti-séptico). Alternativa C está errada. 


    As mãos devem ser secas com papel toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos, após a lavagem com sabonete comum. Alternativa D está errada. 


    Durante a higienização das mãos deve-se esfregar o punho esquerdo com o auxílio da palma da mão direita, realizando movimento circular, e vice-versa. Alternativa E está correta. 




    Gabarito do Professor: Letra E 




    Bibliografia 
    Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segurança do Paciente em Serviços de Saúde: Higienização das Mãos / Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2009. 


ID
2819659
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A maneira mais eficaz de garantir uma ótima higiene das mãos é utilizar a preparação alcoólica. Em relação à higienização com água e sabonete, as preparações alcoólicas para as mãos apresentam entre outras vantagens a capacidade de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra a

    De acordo com o Manual de Referência Técnica para a Higiene das Mãos

    Fricção das mãos com preparação alcoólica

    A maneira mais eficaz de garantir uma ótima higiene das mãos é utilizar a preparação alcoólica para as mãos. De acordo com as Diretrizes da OMS sobre Higiene das Mãos em Serviços de Saúde, quando a preparação alcoólica para as mãos está disponível, deve ser adotada como produto de escolha para a antissepsia rotineira das mãos (recomendação IB). As preparações alcoólicas para as mãos apresentam as seguintes vantagens imediatas:

    –– eliminação da maioria dos micro-organismos (incluindo vírus);

    –– curto período de tempo para higienizar as mãos (20 a 30 segundos);

    –– disponibilidade do produto no ponto de assistência*;

    –– boa tolerabilidade da pele;

    –– não há necessidade de qualquer infraestrutura especial (rede de fornecimento de água limpa, lavatório, sabonete e toalha).

    O sabonete (líquido ou espuma) e as preparações alcoólicas para as mãos não devem ser utilizadas concomitantemente (recomendação II).

  • álcool não tem atividade residual.


ID
2819716
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A higiene pessoal afeta o conforto, a segurança e o bem-estar dos pacientes. Os cuidados de higiene adequados requerem uma compreensão da anatomia e fisiologia da pele, unhas, cavidade oral, olhos, orelhas e nariz. Em relação ao banho completo no leito e aos cuidados com a região perineal, analise as afirmativas abaixo.


I Para lavar os membros superiores deve-se colocar a toalha de banho sobre o braço e lava-lo com água e sabão usando movimentos curtos e leves, e no sentido da axila em direção aos dedos para promover o fluxo venoso adequado.

II Na higienização das pernas de pacientes que apresentam história de trombose venosa profunda, deve-se utilizar água e sabão, passadas longas e firmes do tornozelo ao joelho e do joelho até a coxa.

III A limpeza da região genital masculina deve ser iniciada pelo corpo do pênis com movimentos verticais de descida e finalizada na glande, com movimentos circulares ou seja, usando a técnica da área menos contaminada para a área mais contaminada.

IV Antes de iniciar o banho em pacientes conscientes, deve-se oferecer a comadre ou o urinol e fornecer papel higiênico, uma vez que o paciente se sente mais confortável após a micção, e evita-se a interrupção do banho.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • II e IV

  • Pênis área externa é altamente contaminada diferentemente da glande quê é uma área NÃO altamente contaminada, já matamos a questão pelo o simples fato de distinguir contaminado para não contaminado.......


ID
2841196
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando-se o manual de referência técnica para higiene das mãos, publicado em 2009 pela ANVISA, a invasão e a multiplicação de microrganismos em uma parte do corpo ou de um tecido podem causar lesões no tecido e progredir para uma doença. Isso manifesta-se por meio de uma variedade de mecanismos celulares ou tóxicos.


Essa frase define qual termo?

Alternativas
Comentários
  • Infecção.