-
Adolscente de 12 a 18 anos incompletos! gabarito correto!
-
artigo 2° da lei 8.069/1990
Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
-
Cuidado ao ler o enuciado: A questão diz que é correto afirmar, EXCETO! Ou seja, pede o item incorreto:
Gabarito: LETRA C
-
As alternativas B e C denunciam que a resposta só pode ser uma das duas!
-
Cuidado! A Convenção sobre a Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil e a Ação Imediata para a sua Eliminação, entende que criança é toda pessoa menor de 18 anos (art. 2º)
Bons estudos.
-
EXCETO
-
Este ''exceto'' me pegou. Tenho de ter atenção redobrada!
-
AIIIIIIIIIIIIIIII EXCETOOOOOOOO
-
E quando o cérebro não lê o EXCETO? hahahahah
-
sim, a questão tbem me pegou, nao prestei atençao no exceto
-
maldito EXCETO
-
Necessário prestar maior atenção ao enunciado... a Questão pede o que é correto afirmar, mas EXCETO....
-
exceto:letra C
-
GABARITO C
Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.
-
se tem uma coisa q eu tenho ódio é desse "exceto".
-
A questão exige o conhecimento literal dos artigos iniciais do Estatuto da Criança e do Adolescente, e pede que o candidato identifique a alternativa incorreta. Veja:
A - correta. Art. 1º ECA: esta lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.
B - correta. Art. 2º ECA: considera-se criança, para os efeitos desta lei, a pessoa até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade.
C - incorreta. O erro está na parte final: adolescente é a pessoa de 12 a 18 anos, e não de 12 a 15. Ou seja, no dia do aniversário de 18 anos deixará de ser adolescente e será adulto; ocasião em que o ECA deixará de ser aplicado como regra e só poderá ser aplicado em casos excepcionais.
Em relação à criança, devemos ter o mesmo raciocínio: no dia do aniversário de 12 anos, a pessoa deixa de ser considerada criança para os efeitos do ECA e se torna adolescente.
Art. 2º ECA: considera-se criança, para os efeitos desta lei, a pessoa até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade.
D - correta. Art. 4º ECA: é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Gabarito: C