SóProvas


ID
2316916
Banca
Instituto Excelência
Órgão
SAAE de Barra Bonita - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Poluição do ar e sonora podem elevar risco de hipertensão, diz pesquisa. Risco provocado por poluição do ar é semelhante a excesso de peso. Poluição sonora pode afetar sistemas nervoso e hormonal.


Disponível < http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/11/poluicao-do-ar-e-sonora-podem-elevar-risco-de-hipertensao-diz-pesquisa.html> Acesso em 16/11/2016


Segundo essa pesquisa assinale V (verdadeiro) e F (falso). 


( ) Em relação à poluição sonora, os pesquisadores descobriram que as pessoas que vivem em ruas movimentadas com tráfego noturno barulhento tinham, em média, um risco 6% maior de desenvolver hipertensão em comparação moradores de áreas onde os níveis de ruído eram pelo menos 20% mais baixos.

( ) Os resultados mostram que a exposição a longo prazo à poluição do ar particulada está associada a uma maior incidência de hipertensão autodeclarada.

( ) Mesmo quando o barulho foi excluído, o impacto da poluição do ar sobre a pressão arterial permaneceu.

( ) Acredita-se que a poluição sonora afete o coração e os vasos sanguíneos ao causar inflamação, um acúmulo de radicais livres - conhecido como estresse oxidativo e um desequilíbrio no sistema nervoso.

( ) Já a poluição sonora afetaria o funcionamento dos sistemas nervoso e hormonal.


Assinale a sequência CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

     

  • Parece questão de Biologia, isso sim !

     

  • Agora somos obrigados a acompanhar e decorar o G1. Blz

  • Foi publicado, em 2016, em periódicos no Brasil , que um estudo feito com mais de 41 mil pessoas em cidades europeias demonstrou que os riscos de hipertensão podem aumentar por conta da poluição sonora advinda do tráfego constante e a poluição do ar urbano.
    O estudo revelou que um adulto a mais por grupo de 100 pessoas desenvolveu hipertensão arterial nas partes mais poluídas das cidades em comparação com os bairros de ar mais puro. Além disso, pesquisadores examinaram anualmente a qualidade do ar em cada localidade durante três períodos de duas semanas entre 2008 e 2011, medindo as diferentes quantidades de material em partículas. 

    A conclusão foi que a cada incremento de cinco microgramas - ou milionésimos de um grama - da menor dessas partículas aumentou em 20% o risco de hipertensão para as pessoas que vivem nas áreas mais poluídas, em comparação com os que moram nos locais menos poluídos.

    Acerca da pesquisa as afirmativas são falsas e verdadeiras
    I- VERDADEIRA – A conclusão do estudo foi que há o aumento de 6% na possibilidade de hipertensão entre aqueles que vivem em regiões com alto índice de poluição sonora. 
    II- FALSA – A pesquisa demonstrou que o aumento de microgramas de partículas no ar aumenta a possibilidade de hipertensão, sem que haja diretamente uma relação com o tempo de exposição.
    III- VERDADEIRA – O impacto da poluição do ar não depende do impacto da poluição sonora. 
    IV- FALSA – Os efeitos descritos referem-se àqueles por poluição do ar e não por poluição sonora 
    V- VERDADEIRA – A afirmativa está de acordo com as conclusões apresentadas pelos pesquisadores: a poluição sonora afeta o equilíbrio hormonal e o sistema nervoso

    A alternativa correta é: 
    A) CORRETA- As afirmativas verdadeiras são a I, a III e a V. A II e a IV são falsas
    B) INCORRETA – A única qualificação correta desta alternativa é a da afirmativa V, que é verdadeira 
    C) INCORRETA- A II é apresentada como verdadeira e III como falsa. Estão invertidas
    D) INCORRETA- AS afirmativas I, III e V são verdadeiras 

    Gabarito do Professor: Letra A.