SóProvas


ID
231706
Banca
FCC
Órgão
TCE-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

É correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Bens substitutos, quando há uma relação direta entre o preço de um bem e a quantidade de outro. Ou seja, um aumento de preços de um bem leva a uma maior demanda por seus bens substitutos; na escolha entre dois bens substitutos, o consumidor prefere consumir o mais barato. Exemplo: um aumento no preço da carne deve elevar a demanda de peixe.

  • Letra c-)

    Adicionando ao que nossa amiga Neusa comentou, nos bens substitutos ocorre uma mudança  na CURVA DE DEMANDA  do bem "x" enquanto que no bem "y" ocorre mudança da CURVA DE DEMANDA. Coeteris Paribus (tudo o mais permanecendo constante) como no enunciado da questão, a Curva de Demanda é decrescente (inclinada, diagonal para baixo e para à direita), e , no caso do produto X, o valor sai de um ponto infeiror para outro superior localizado na linha da curva ( no eixo y-equivalente a PREÇO, aumenta-se, enquanto no eixo x-equivalente a QUANTIDADE, diminui. Entenda-se eixo y e eixo x mencionado há pouco como no Plano Cartesiano.
    Já o bem "Y" (preço constante-coeteris paribus) será representado em outro plano cartesiano onde sua CURVA DE DEMANDA desloca-se toda, por completo, para a direita.
    BONS ESTUDOS E CARPE DIEM!
  • (A) Incorreta. Na curva de possibilidades de produção, elaborada para dois bens, a diminuição da produção de um dos bens, necessária para aumentar a produção de uma unidade do outro, é cada vez maior ao longo da curva (devido aos custos de oportunidade crescentes).
    (B) Incorreta. O mercado de um bem X está em equilíbrio quando a quantidade demandada desse bem for igual à quantidade ofertada desse bem.
    (C) Correta.
    (D) Incorreta. Para bens de demanda elástica, o aumento de preço faz a quantidade demandada cair em um nível percentual maior que o aumento de preço. Assim, o aumento de preço provoca queda no gasto dos consumidores (ou receita dos produtores), uma vez que o gasto é igual a:
    Gasto = Quantidades X Preços
    Então, se a demanda é elástica, a redução nas quantidades é superior, percentualmente, ao aumento de preços. Assim, o gasto diminui.
    (E) Incorreta. Se a renda dos consumidores aumentar e a quantidade demandada do bem X diminuir, a elasticidade-renda desse bem é negativa (e o bem é inferior).
    Gabarito: C

    Fonte:
    Economia e Finanças Públicas para ICMS/SP - Teoria e exercícios comentados - Prof Heber Carvalho – Aula Demonstrativa