SóProvas


ID
2317141
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito, que ocorre em cerca de 1% das infecções causadas pelo poliovírus. Sobre este assunto, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O déficit motor instala-se subitamente e sua evolução, frequentemente, não ultrapassa 3 dias.
II. Acomete em geral os membros inferiores, de forma simétrica, tendo como principais características: a flacidez muscular, com perda da sensibilidade, e a arreflexia no segmento atingido.
III. O reservatório é o ser humano, especialmente crianças.
IV. O modo de transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D. Corretas as assertivas I, III e IV. Corrigindo o erro da assertiva II:

    II-  Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada, e a arreflexia no segmento atingido.

    FONTE: Guia de Vigilância em Saúde. MS, 2016.

  • A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito, que ocorre em cerca de 1% das infecções causadas pelo poliovírus. O deficit motor instala-se subitamente e sua evolução, frequentemente, não ultrapassa 3 dias.

    Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada, e a arreflexia no segmento atingido.Sinonímia Paralisia infantil.

    Agente etiológico Poliovírus, sorotipos 1, 2 e 3, pertencentes ao gênero Enterovirus, família Picornaviridae. Os poliovírus selvagens dos três sorotipos podem causar paralisia flácida – o sorotipo 1 com maior frequência e o sorotipo 3 mais raramente.

    Reservatório O homem, especialmente crianças.

    Modo de transmissão Ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus. Período de incubação Geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias.

  • O que é ?

    Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. 

    A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito, que ocorre em cerca de 1% das infecções causadas pelo poliovírus. O deficit motor instala-se subitamente e sua evolução, frequentemente, não ultrapassa 3 dias.

    Reservatório O homem, especialmente crianças.

    Causas.

    A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus, causador da poliomielite

    Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada, e a arreflexia no segmento atingido.