SóProvas


ID
2317465
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social

Geralmente, o processo de comunicação é descrito como sendo composto por vários elementos e aspectos. Assinale a seguir a alternativa que faz referência ao elemento que corresponde à verificação do sucesso obtido na transferência das mensagens tais como originalmente pretendidas, isto é, à verificação da reação à comunicação do emissor.

Alternativas
Comentários
  • Feedback ajuda na penetrabilidade de ideias importantes que podem ser bem vindas na empresa e implantadas pela organização.

  • Gab. D

     

    A fonte – inicia a mensagem codificando uma informação.

    O transmissor – é o meio que codifica a mensagem, o produto da codificação da fonte.
    O canal – é o meio que a fonte escolhe para enviar a mensagem.
    O receptor – é o modo ou instrumento que decodifica a mensagem.
    O destino – é a pessoa que deve receber a mensagem.
    O ruído – representa as barreiras de comunicação que distorcem o sentido da mensagem.
    A retroação/ feedback – é o retorno do destino confirmando o sucesso ou não do processo de comunicação. 

     

    Fonte: Adm. Geral para concursos - Rennó - 2015

  • Gabarito D

     

    A retroação ou feedback  – é o retorno do destino confirmando o sucesso ou não do processo de comunicação.

     

     

  • Gabarito D

    A importância do Feedback

    O feedback, como vimos, tem como objetivo informar o emissor, acerca da recepção e da eficaz descodificação da mensagem por parte do receptor.

    O feedback provoca:

    Segurança para o emissor;

    Confiança entre emissor e receptor;

    Mais comunicação (futura);

    Motivação;

    Damos feedback para:

    Aprovar ou reprovar a mensagem recebida;

    Revelar entendimento e compreensão da mensagem enviada;

    Demonstrar inteligência e habilidade;

    Expressar consideração e respeito;

    Repreender ou elogiar o interlocutor;

    Ajudar outra pessoa a alcançar seus objetivos de maneira mais efetiva.

    Algumas dificuldades em dar feedback

    Desconhecimento do assunto;

    Falta de esclarecimento dos objetivos do retorno;

    Inexistência de meios de comunicação apropriados;

    Falta de ambiente favorável ao diálogo;

    Inibição ou dificuldade de se expressar;

    Medo de magoar ou desapontar;

    Temor de ser mal interpretado.

    Fonte: http://ebook1o.empresaagil.com.br/?page_id=113

  • A retroação ou feedback:

     

    é o retorno do destino confirmando o sucesso ou não do processo de comunicação

  • GABARITO (D)

    Inicialmente o emissor , igualmente denotado , dentre outros termos , remetente ou locutor , formula , utilizando-se para tanto de um código , uma mensagem , tal qual e como esta vem a tanger o texto em si produzido e aquele à línguagem propriamente dita empregada por quem da vez , ou melhor dizendo , um verdadeiro conjunto de símbolos , cada qual entendido dessa forma , convencionado ainda por cima , e essa mensagem na sequência segue através de um canal , simplesmente o meio por que transportado fica a codificação , sentido receptor , destinatário ou locutário , que enfim por ventura irá , se de fato tiver recebido-a , mais que isso , entendido-a (descodificado-a, interpretado-a) , dar a entender ou subentender determinada correspondência (resposta, réplica, feedback etc.) , confirmando doravante a efetivação da comunicação. Eu , inclusive , me deparei há não muitos dias com uma frase afeta ao tema , qual dizia qualquer parafraseio similar : ''Comunicar não é ter boa dicção ou bons ouvintes , consequência um do outro , e sim se fazer compreendido pelo segundo , tercerio ...'' 

  • GABARITO: LETRA D

    Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento. O termo é utilizado em áreas como Administração de Empresas, Psicologia ou Engenharia Elétrica. Em alguns contextos a palavra feedback pode significar resposta ou reação.

  • O processo de comunicação foi estudado por inúmeros autores nas últimas décadas. Shannon e Weaver, por exemplo, desenvolveram a Teoria Matemática da Comunicação ou Teoria da Informação, que aborda a comunicação a partir de princípios lógicos, como um processo de troca de mensagens. O objetivo dos autores era encontrar um modo de melhorar a comunicação, deixando-a sem ruídos e com a melhor qualidade possível.

    O esquema linear proposto por eles trazia vários elementos: fonte de informação/emissor quer transmitir uma mensagem; o transmissor converte a mensagem em sinais, de acordo com um código determinado, e esses sinais são transmitidos para o destinatário através de um canal adequado; o receptor recebe e decodifica os sinais recebidos, para entender a mensagem. A existência de ruído na comunicação está intimamente relacionada à desordem do sistema (entropia) enquanto que a ausência ou minimização do ruído está ligada ao entendimento da informação e ao equilíbrio (homeostase). O feedback é a resposta do receptor.

    O interessante dessa teoria é a preocupação com vários aspectos relacionados à comunicação: técnico/mecânico (volume do som ou qualidade do papel adequado para realizar a comunicação), semântico (compreensão da mensagem pelo receptor) e eficácia/pragmático (efeitos causados pela comunicação no indivíduo que a recebe).

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO

    B) ERRADO

    C) ERRADO

    D) CERTO

    E) ERRADO

    Gabarito do professor: Letra D.