SóProvas


ID
2318005
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As massas têm o direito de exigir uma transformação do regime de propriedade; o fascismo quer permitir que se expressem, mas conservando esse regime. O resultado é que tende, naturalmente, para uma estetização da vida política.
[...] Fiat ars, pereat mundus [Deixe a arte ser criada, deixe o mundo perecer]: é essa a palavra de ordem do fascismo, que, como Marinetti o reconhece, espera obter na guerra a satisfação artística de uma percepção sensível modificada pela técnica. Reside aí, evidentemente, a perfeita realização da arte pela arte. Na época de Homero a humanidade se oferecia em espetáculo aos deuses do olimpo; ela agora se converteu no seu próprio espetáculo. Tornou-se tão alienada de si mesma que consegue viver sua própria destruição como um prazer estético de primeira ordem.
(Epílogo: BENJAMIN, Walter: A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: LIMA, Luiz Costa: Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000, p. 252-254)
Neste clássico texto nos estudos das teorias da comunicação social e da cultura de massa, Walter Benjamin realiza uma crítica e propõe uma solução para evitar que a arte faça propaganda para a autodestruição humana. Este autor defende

Alternativas