-
O mps .BR começa no g e vai até o a
-
A letra c trocou o cmmi por mpsbr que esta errado, o mpsbr NAO tem nível de capacidades! So de maturidade.
Ja o cmmi EXIGE maior nível de capacidade a cada elevacao de nivel. Ex gerencia de requisitos deve ter capacidade 2 no nivel 2, porem no cmmi nivel 3 este e todos processos do nível tem que esta com capacidade 3! Inclusive o proc de gerenciamento de projeto (do nivel2).
Deveria ser anulada.
-
Diogo Soares, entendo que a questão esteja sim mal elaborada, mas penso da seguinte forma: O MPS BR utiliza os atributos (que refletem capacidade, ou seja, o nível de institucionalização ou refinamento com o qual o processo é executado). Ele apenas não realiza uma "avaliação" dos níveis de capacidade, a avaliação é realizada apenas para atingir os níveis de maturidade. Acredito que quando a questao cita "maior nível de capacidade" ela tenha intenção de referenciar os atributos exigidos, e essa exigência realmente cresce conforme vai aumentando o nível de maturidade.
-
a) (ERRADA) o modelo MPS.BR define 7 níveis de maturidade cuja escala inicia-se no nível G e progride até o nível A.
b) (ERRADA) o PMBOK, 5ª edição, indica, ao todo, 7 ferramentas de qualidade básicas, ou 7 ferramentas do CQ, usadas no contexto do ciclo PDCA para solucionar problemas de qualidade.
Texto tirado no item 8.1.2.3 Sete ferramentas de qualidade básicas, do livro PMBOK 5: "As sete ferramentas de qualidade básicas, também conhecidas no setor como as 7 sete ferramentas do CQ, são usadas no contexto do ciclo PDCA para solucionar problemas de qualidade."
Essas ferramentas são: Diagramas de causa e efeito, Fluxogramas, Folhas de verificação, Diagramas de Pareto, Histogramas, Gráficos de controle e Diagramas de dispersão.
c) (CORRETA) no MR-MPS-SW, à medida que a organização evolui nos níveis de maturidade, um maior nível de capacidade para desempenhar o processo deve ser atingido.
d) (ERRADA) todos os custos incorridos durante a vida do produto são chamados de custos de qualidade, de acordo com o PMBOK 5ª edição.
Segundo PMBOK5, no item 8.1.2.2 Custo da qualidade (CDQ), diz: "O custo da qualidade inclui todos os custos incorridos durante a vida do produto através de investimentos na prevenção do não-cumprimento dos requisitos, na avaliação do produto ou serviço quanto ao cumprimento dos requisitos, e ao não-cumprimento dos requisitos (retrabalho). ... Os custos de falhas também são chamados de custos de má qualidade."
e) (ERRADA) o modelo CMMI define 6 níveis de capacidade cuja escala se inicia no nível 0 e progride até o nível 5.
-
DEVERIA TER SIDO ANULADA! VEJO CINCO ABERRAÇÕES E NENHUMA RESPOSTA CORRETA! O PDF DA SOFTEX DEIXA MUITO CLARO QUE N EXISTE NIVEL DE CAPACIDADENO MPSBR...
-
c-
G é o mais baixo. A é o maior:
G – Parcialmente Gerenciado: somente gerenciamento de requisitos e projetos;
F – Gerenciado: controles de mediação, gerência de configuração, conceitos de aquisição e garantia de qualidade;
E – Parcialmente Definido: processos como treinamento, adaptação de processos para gerência de projetos e melhoria e o controle do processo organizacional;
D – Largamente Definido: validação, verificação, liberação, instalação e integração;
C – Definido: gerência de riscos;
B – Gerenciado Quantitativamente:desempenho dos processos e sua gerência quantitativa
A – Otimização: inovação e análise de causas.