SóProvas


ID
2319382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CB1A1AAA
A diferença básica entre as polícias civil e militar é a essência de suas atividades, pois assim desenhou o constituinte original: a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CF), em seu art. 144, atribui à polícia federal e às polícias civis dos estados as funções de polícia judiciária — de natureza essencialmente investigatória, com vistas à colheita de provas e, assim, à viabilização do transcorrer da ação penal — e a apuração de infrações penais.
Enquanto a polícia civil descobre, apura, colhe provas de crimes, propiciando a existência do processo criminal e a eventual condenação do delinquente, a polícia militar, fardada, faz o patrulhamento ostensivo, isto é, visível, claro e perceptível pelas ruas. Atua de modo preventivo-repressivo, mas não é seu mister a investigação de crimes. Da mesma forma, não cabe ao delegado de polícia de carreira e a seus agentes sair pelas ruas ostensivamente em patrulhamento. A própria comunidade identifica na farda a polícia repressiva; quando ocorre um crime, em regra, esta é a primeira a ser chamada. Depois, havendo prisão em flagrante, por exemplo, atinge-se a fase de persecução penal, e ocorre o ingresso da polícia civil, cuja identificação não se dá necessariamente pelos trajes usados. Guilherme de Souza Nucci. Direitos humanos versus segurança pública. Rio de Janeiro: Forense, 2016, p. 43 (com adaptações).

Infere-se das informações do texto CB1A1AAA que

Alternativas
Comentários
  • Lei 12.830/13. 

    Art. 2o  As funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais exercidas pelo delegado de polícia são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado. 

    § 1o  Ao delegado de polícia, na qualidade de autoridade policial, cabe a condução da investigação criminal por meio de inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei, que tem como objetivo a apuração das circunstâncias, da materialidade e da autoria das infrações penais.

  • GAB: C !! Linhas 4 a 8 : e às polícias civis dos estados as funções de polícia judiciária — de natureza essencialmente investigatória, com vistas à colheita de provas e, assim, à viabilização do transcorrer da ação penal — e a apuração de infrações penais. e Linhas 9 a 11: Enquanto a polícia civil descobre, apura, colhe provas de crimes, propiciando a existência do processo criminal e a eventual condenação do delinquente

  • Antes de mais nada, a questão versa sobre interpretação de texto e não sobre Direito Constitucional ou Processual penal.

    Segundo o primeiro parágrafo do texto, a competência para apurar as infrações penais e a colheita de provas cabe às polícias civil e federal. A única menção do texto que faz a palavra “delegado” é esta: “Da mesma forma não cabe ao delegado de polícia de carreira e a seus agentes sair pelas ruas ostensivamente”. 

    Cabe anulação.

  • A) ERRADO. O uso das fardas pode ser levado em consideração na forma de diferenciar os tipos de policia visualmente, mas a diferença básica entre as polícias civil e militar é a essência de suas atividades.

     

    B) ERRADO. Enquanto a polícia civil descobre, apura, colhe provas de crimes, propiciando a existência do processo criminal e a eventual condenação do delinquente, polícia militar,(...), mas não é seu mister a investigação de crimes. Sendo essa função da Cívil

     

    C) CORRETO

     

    D) ERRADO. (...)Da mesma forma, não cabe ao delegado de polícia de carreira e a seus agentes sair pelas ruas ostensivamente em patrulhamento. (...)

     

    E) ERRADO.  (...)funções de polícia judiciária — de natureza essencialmente investigatória, com vistas à colheita de provas e, assim, à viabilização do transcorrer da ação penal —(...)

  • Nossa, nessa questão foi fodaaa , quase 2 min e assim errei *_* a glr está confundindo português com PENAL , é a 2º x que vejo isso por aqui *-*  na prova da PC -GO  a glr confundiu português com Direito adm ! Vamos com calma !

  • GABARITO : C

     

    a) o uso de fardamento pela polícia militar é o que a diferencia da polícia civil, que prescinde dos trajes corporativos.
    A diferença básica entre as polícias civil e militar é a essência de suas atividades...a polícia civil descobre, apura, colhe provas de crimes... a polícia militar, fardada, faz o patrulhamento ostensivo...Atua de modo preventivo-repressivo.


    b) a essência da atividade do delegado de polícia civil reside no controle, na prevenção e na repressão de infrações penais.
    ...a polícia militar, fardada, faz o patrulhamento ostensivo, isto é, visível, claro e perceptível pelas ruas. Atua de modo preventivo-repressivo, mas não é seu mister a investigação de crimes. Da mesma forma, não cabe ao delegado de polícia de carreira e a seus agentes sair pelas ruas ostensivamente em patrulhamento...


    c) ao delegado de polícia cabem a condução da investigação criminal e a apuração de infrações penais.
    ...atribui à polícia federal e às polícias civis dos estados as funções de polícia judiciária — de natureza essencialmente investigatória, com vistas à colheita de provas e, assim, à viabilização do transcorrer da ação penal — e a apuração de infrações penais...

     

    d) a tarefa precípua dos delegados de polícia civil e de seus agentes é o patrulhamento ostensivo nas ruas.
    ...a polícia militar, fardada, faz o patrulhamento ostensivo...

     

    e) a função de polícia judiciária concretiza-se no policiamento ostensivo, preventivo e repressivo.

    ...atribui à polícia federal e às polícias civis dos estados as funções de polícia judiciária — de natureza essencialmente investigatória, com vistas à colheita de provas e, assim, à viabilização do transcorrer da ação penal — e a apuração de infrações penais...a polícia militar, fardada, faz o patrulhamento ostensivo...

  • Texto da CF

     

    Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

     

    § 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

     

    Lei 12.830/13

     

    Art. 2o  As funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais exercidas pelo delegado de polícia são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado. 

    § 1o  Ao delegado de polícia, na qualidade de autoridade policial, cabe a condução da investigação criminal por meio de inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei, que tem como objetivo a apuração das circunstâncias, da materialidade e da autoria das infrações penais.

  • Não concordo com a sugestão de anulação porque, como já comentado, é uma questão de interpretação, já que manda inferir do texto. Além de que não há outra alternativa correta.

    E uma observação: o pessoal vem fundamentar resposta com lei em toda questão de português com texto jurídico. O problema é que há questões em que o examinador propositadamente extrapola o texto pra fazer o candidato errar, colocando resposta juridicamente correta. Cuidado com isso, principalmente em provas da modalidade certo ou errado! É prova de português, guardem seus conhecimentos jurídicos pra questões de outras matérias!

  • Não entendi o porquê estão solicitando anulação.

     

    Pra mim, a questão está correta, tanto juridicamente quanto textualmente.

  • Segundo a professora Rafaela Motta, quando o comando da questão trabalha a área de compreensão, aquela informação está no texto. Diante disso, você terá alguns enunciados básicos de questões de compreensão. Porém, se a informação estiver além do texto, fora do texto, trata-se de uma questão de interpretação

    Interpretação de texto – consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito. Os comandos de Interpretação (está fora (além) do texto) são:

    ---Depreende-se/infere-se/conclui-se do texto que...

    ---O texto permite deduzir que...

     

    Considerações:

    1. De toda forma, não vejo como inferir o entendimento da alternativa C. (lembrando que tem que inferir do TEXTO e não dos nossos estudos jurídicos).

     

  •  

    Trabalhe enquanto eles dormem. Estude enquanto eles se divertem. Economize enquanto eles esbanjam. Então, viva a vida que eles sempre sonharam.

  • Gabarito dado pela Banca, alternativa C. Questão deve ser anulada. Infere-se signfica segundo o dicionário on-line de Português concluir por inferência ou dedução. Entratanto o texto CB1A1AAA não traz elementos suficientes para que a afirmação da alternativa C fosse inferida, embora essa seja uma conclusão lógica, notória e legal das atribuições do delegado de polícia. O fato de ser portanto uma afirmação de conhecimento geral não serve de justificativa para se depreender com base no texto que aquela é a afirmação correta, pois o mesmo não deu elementos para tanto. Soma-se ainda quanto as atribuições que essas foram sempre mencionadas à Insituição Polícia Civil e não há nada que a indique como de administração de um sujeito nem mesmo na forma oculta.

  • A questão deveria ser anulada. Ao fato de o que consta na alternativa "C" ser uma verdade não torna esta correta, pois tal informação não se depreende do texto. Inferir isto é extrapolar conteúdo do texto, tipo de questão clássica de concurso: afirma-se uma verdade de conhecimento amplo e geral e pergunta-se se é inferida através do texto.  Tampouco a afirmativa "A" é correta. Segundo o texto:

    A diferença básica entre as polícias civil e militar é a essência de suas atividades, pois assim desenhou o constituinte original:

     

  • ao delegado de polícia cabem a condução da investigação criminal e a apuração de infrações penais.
    atribui à polícia federal e às polícias civis dos estados as funções de polícia judiciária — de natureza essencialmente investigatória, com vistas à colheita de provas e, assim, à viabilização do transcorrer da ação penal — e a apuração de infrações penais

  • Minha nossa, eu fiz essa prova e errei. MAS PELO AMOR, dá onde que essa afirmação está presente no TEXTO?????

    - Gente que se baseia em conhecimento jurídico, por favor, pare.

  • @ANDERSON VIEIRA, apoiado.

  • Não tem escrito no texto mesmo. Acertei porque era a única não errada. Horrível questão.

  • Eu erraria mil vezes novamente esta informação. Respondo o porquê: embora a interpretação exija conhecimentos extratextuais, ela refere-se, OBVIAMENTE, ao texto. No texto não tinha elementos suficientes para responder de acordo com a alternativa c.


    Notem que, na única vez que ela cita o agente da frase tida como correta, ela o faz assim: " Da mesma forma, não cabe ao delegado de polícia de carreira e a seus agentes sair pelas ruas ostensivamente em patrulhamento. ".

    Em resumo, ela só diz o que NÃO CABE ao Delegado de Polícia. Seria impossível dizer o que ele faz.

    De toda forma, eu não estava esperando nada dessa prova, mesmo.

    Repetindo: pode vir o PAPA dizer que a alternativa correta era a letra C, eu erraria mil vezes novamente.

  • Acertei a questão pela eliminação, não tem uma ideia clara no texto expressando a letra B, resposta letra C

  • letra C

     

  • lembrando que essa questão foi para delegado viu, pessoal!

  • Eu coloquei na ordem direta: "A condução da investigação criminal e a apuração de infrações penais cabem ao delegado de polícia"

    Olha o início do 2ª paragrafo...pronto vc responde a questão.

  • Compreensão está no texto,já interpretação vai além do texto,ou seja,têm que utilizar conhecimento adquiridos no tempo.ex:"crianças trabalhando nos sinais,enquanto os adultos passam o dia consumindo bebidas"Sendo assim,insere-se não só o trabalho infantil,mas também a questão de dependência química e como uma conclusão tem-se o efeito cascata das crianças se tornarem dependentes de bebidas alcoólicas...

    Voltando ao texto a inferência do texto está relacionada com o art.144 da CF.

  • Quando há na pergunta o termo INFERE-SE a questão quer uma dedução, algo que não está no texto mas que pode-se deduzir através dele.

  • Gabarito: C.

    "...Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CF), em seu art. 144, atribui à polícia federal e às polícias civis dos estados as funções de polícia judiciária — de natureza essencialmente investigatória, com vistas à colheita de provas e, assim, à viabilização do transcorrer da ação penal — e a apuração de infrações penais."

    :)

  • Brincadeida! Uma questão dessa para Delegado?  Até as questões da prefeitura para GARI aqui da minha cidade é mais difícil do que essa.

  • GABARITO:C

    Conforme interpretação do texto:

    Enquanto a polícia civil descobre, apura, colhe provas de crimes, propiciando a existência do processo criminal e a eventual condenação do delinquente, a polícia militar, fardada, faz o patrulhamento ostensivo, isto é, visível, claro e perceptível pelas ruas. Atua de modo preventivo-repressivo, mas não é seu mister a investigação de crimes.

  • questão interpretativa. Vamos analisar cada alternativa:
    a) o uso de fardamento pela polícia militar é o que a diferencia da polícia civil, que prescinde dos trajes corporativos.
    ERRADA. Segundo o texto, o que difere a polícia militar da civil é a “essência de suas atividades”. A polícia militar é reconhecida pela população pelo uso da farda, a polícia civil não necessariamente. Infere-se da leitura que a os agentes da polícia civil não usam a farda para serem identificados, vejam: “ocorre o ingresso da polícia civil, cuja identificação não se dá necessariamente pelos trajes usados”.
    b) a essência da atividade do delegado de polícia civil reside no controle, na prevenção e na repressão de infrações penais.
    ERRADA. A essência da atividade do delegado civil é a investigação de crimes. Segundo o texto, prevenir, controlar e repreender infrações penais é tarefa da polícia militar.
    c) ao delegado de polícia cabem a condução da investigação criminal e a apuração de infrações penais.
    CORRETA. Cabe ao delegado civil a investigação e consequente apuração de infrações penais.
    d) a tarefa precípua dos delegados de polícia civil e de seus agentes é o patrulhamento ostensivo nas ruas.
    ERRADA. Segundo o texto, o patrulhamento ostensivo das ruas é tarefa da polícia militar.
    e) a função de polícia judiciária concretiza-se no policiamento ostensivo, preventivo e repressivo.
    ERRADA. No primeiro parágrafo do texto, entre travessões, fica claro que a função judiciária da polícia civil está na investigação do caso.

    GABARITO: C

  • Questão de portugues ou de penal?
    Foda, é o tipo da coisa, pode até estar certo pra outras bancas, mas isso é cespe. SEMPRE adotou uma linha de raciocínio agora me vem com essa. Quem conhece a banca não teria como acertar. Talvez por exclusão por não ter outra correta.

  • Gente so ler o texto!!!!!!

    A diferença básica entre as polícias civil e militar é a essência de suas atividades, pois assim desenhou o constituinte original: a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CF), em seu art. 144, atribui à polícia federal e às polícias civis dos estados as funções de polícia judiciária — de natureza essencialmente investigatória, com vistas à colheita de provas e, assim, à viabilização do transcorrer da ação penal — e a apuração de infrações penais.

  • A questão pede a inferência ("infere-se"). Logo, você não irá encontrar a resposta da questão na literaliedade do texto, mas na interpretação, na inferência que se faz do assunto tratado no texto. Você tem que deduzir. 

    A questão se torna fácil justamente por isso. Visto que deve-se inferir um entedimento correto, todas as demais alternativas (que não a C) estão bem fáceis de interpretar e de perceber que se opõem quase que totalmente ao que é apresentado no texto.

     

    Sempre é bom prestar atenção ao enunciado da questão.

     

    Gab. C

  • letra c

    Enquanto a polícia civil descobre, apura, colhe provas de crimes, propiciando a existência do processo criminal e a eventual condenação do delinquente...

     

  • Convém saber:

     LC 75/93, Art. 3º O Ministério Público da União exercerá o controle externo da atividade policial tendo em vista:

    [...]

    d) a indisponibilidade da persecução penal;

    Por que?

    Assim, quando se busca garantir a indisponibilidade da ação penal, ao fim e ao cabo o que se pretende é evitar que fatores externos (principalmente $$$) influenciem negativamente na condução da persecução penal, que numa fase preliminar é conduzida pela Polícia, através da investigação criminal, e é nesta fase que a persecução é mais vulnerável.

  • Depois de ter errado a acertiva, fui mais afundo na questão. Realmente a resposta correta é a letra C: quando o comando da questão é de INFERÊNCIA, devemos saber que não pode estar no texto, discordar dele e também deve ser uma situação possivel.

    A partir do fragmento abaixo podemos ver que a opção C não está no texto, não discorda e é possível!

    "...a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CF), em seu art. 144, atribui à polícia federal e às polícias civis dos estados as funções de polícia judiciária — de natureza essencialmente investigatória, com vistas à colheita de provas e, assim, à viabilização do transcorrer da ação penal — e a apuração de infrações penais."

     

  • Questão correta letra "C".

    Infere-se (entende-se) do texto.. entende-se do texto que o delegado de polícia cabem a condução da investigação criminal e a apuração de infrações penais. obviamento não e função da PM e logicamente dos agentes de polícia.

  • GABARITO letra C .

     

    obs: no papel tudo é perfeito, na realidade , tem bastante ressalva ,quanto a esse texto.

  • Essa questao vc responderia ela sem ler o texto

  • Gabarito: Letra C

    A palavra INFERE, nos leva a uma interpretação que extrapola as linhas do texto, e vai para o campo da mensagem que o texto quer realmente passar. Podemos extrair essa informação do trecho: “atribui à polícia federal e às polícias civis dos estados as funções de polícia judiciária — de natureza essencialmente investigatória, com vistas à colheita de provas e, assim, à viabilização do transcorrer da ação penal — e a apuração de infrações penais.”.


    Fonte: Projeto Caveira Simulados

  • Ronald acho que ler o texto é essencial 

  • Essa não precisa nem ler o texto. 

  • Gabarito letra c.

    Pessoal, pela leitura do texto, temos a seguinte divisão:

    A Polícia Civil, judiciária, investiga e apura as infrações penais, sua identificação não se dá necessariamente pelos trajes usados. Não cabe ao delegado de polícia civil sair ostensivamente para fazer patrulhamento.

    A Polícia Militar, ostensiva, atua de modo preventivo-repressivo, é fardada e a população reconhece nessa farda seu caráter repressivo.

    Veja isso no texto:

    Enquanto a polícia civil descobre, apura, colhe provas de crimes, propiciando a existência do processo criminal e a eventual condenação do delinquente, a polícia militar, fardada, faz o patrulhamento ostensivo, isto é, visível, claro e perceptível pelas ruas. Atua de modo preventivo-repressivo, mas não é seu mister a investigação de crimes.

    a) Incorreta. O que diferencia é são as atividades, previstas na constituição.

    b) Incorreta. a essência da atividade do delegado de polícia civil reside na apuração de infrações penais para a formação do processo judicial.

    c) Exato. Ao delegado de polícia cabem a condução da investigação criminal e a apuração de infrações penais.

    d) Incorreta. a tarefa precípua da polícia militar e de seus agentes é o patrulhamento ostensivo nas ruas.

    e) Incorreta. a função de militar concretiza-se no policiamento ostensivo, preventivo e repressivo.


  • Sobre textos teremos dois tipos de questão, apenas, aquelas que versam sobre informações CONTIDAS NO TEXTO e as COMPREENDIDAS ATRAVÉS DO TEXTO, as primeiras serão óbvias, afinal estão no texto, as segundas, serão IMPLÍCITAS, portanto, não óbvias, cabe nessa questão a técnica de eliminação, entenda:

    a questão usa o verbo INFERIR, logo questão do tipo IMPLÍCITA, eliminemos:

    A errada o uso de fardamento pela polícia militar é o que a diferencia da polícia civil, que prescinde dos trajes corporativos. (explícita no texto) B errada a essência da atividade do delegado de polícia civil reside no controle, na prevenção e na repressão de infrações penais. (controle é prevenção, atividade do delegado é a de polícia judiciária, logo, repressão) C CORRETA ao delegado de polícia cabem a condução da investigação criminal e a apuração de infrações penais. (mesmo sem inferir automaticamente pelo texto, poderia acertar por eliminação). D errada a tarefa precípua dos delegados de polícia civil e de seus agentes é o patrulhamento ostensivo nas ruas. (informação se contrapõe à informação do texto, logo, errada.) E errada a função de polícia judiciária concretiza-se no policiamento ostensivo, preventivo e repressivo. (A polícia judiciária reprime)



  • Sobre textos teremos dois tipos de questão, apenas, aquelas que versam sobre informações CONTIDAS NO TEXTO e as COMPREENDIDAS ATRAVÉS DO TEXTO, as primeiras serão óbvias, afinal estão no texto, as segundas, serão IMPLÍCITAS, portanto, não óbvias, cabe nessa questão a técnica de eliminação, entenda:

    a questão usa o verbo INFERIR, logo questão do tipo IMPLÍCITA, eliminemos:

    A errada o uso de fardamento pela polícia militar é o que a diferencia da polícia civil, que prescinde dos trajes corporativos. (explícita no texto) B errada a essência da atividade do delegado de polícia civil reside no controle, na prevenção e na repressão de infrações penais. (controle é prevenção, atividade do delegado é a de polícia judiciária, logo, repressão) C CORRETA ao delegado de polícia cabem a condução da investigação criminal e a apuração de infrações penais. (mesmo sem inferir automaticamente pelo texto, poderia acertar por eliminação). D errada a tarefa precípua dos delegados de polícia civil e de seus agentes é o patrulhamento ostensivo nas ruas. (informação se contrapõe à informação do texto, logo, errada.) E errada a função de polícia judiciária concretiza-se no policiamento ostensivo, preventivo e repressivo. (A polícia judiciária reprime)



  • Sobre textos teremos dois tipos de questão, apenas, aquelas que versam sobre informações CONTIDAS NO TEXTO e as COMPREENDIDAS ATRAVÉS DO TEXTO, as primeiras serão óbvias, afinal estão no texto, as segundas, serão IMPLÍCITAS, portanto, não óbvias, cabe nessa questão a técnica de eliminação, entenda:

    a questão usa o verbo INFERIR, logo questão do tipo IMPLÍCITA, eliminemos:

    A errada o uso de fardamento pela polícia militar é o que a diferencia da polícia civil, que prescinde dos trajes corporativos. (explícita no texto) B errada a essência da atividade do delegado de polícia civil reside no controle, na prevenção e na repressão de infrações penais. (controle é prevenção, atividade do delegado é a de polícia judiciária, logo, repressão) C CORRETA ao delegado de polícia cabem a condução da investigação criminal e a apuração de infrações penais. (mesmo sem inferir automaticamente pelo texto, poderia acertar por eliminação). D errada a tarefa precípua dos delegados de polícia civil e de seus agentes é o patrulhamento ostensivo nas ruas. (informação se contrapõe à informação do texto, logo, errada.) E errada a função de polícia judiciária concretiza-se no policiamento ostensivo, preventivo e repressivo. (A polícia judiciária reprime)


  • Interpretação: Subjetiva! Depreende-se do texto..., INFERE-SE do texto que... , Conclui-se do texto que ...


    GAB. C

  • Juridicamente a pessoa acerta, mas a resposta não está no texto. Acabei eliminando todas as alternativas...

  • Nenhuma alternativa correta, tendo em vista que não se pode inferir/retirar do texto que a alternativa C está correta.

    Na visão do candidato, a alternativa C é uma pegadinha, pois muito embora caiba ao delegado de polícia a condução da investigação criminal e a apuração de infrações penais, isto não está de forma explícita nem implícita no texto.

    Tratando-se da banca Cespe, o candidato tem de ir pela menos errada, ou seja, a alternativa C.

    a) errada. A diferença está nas atividades (está no texto)

    b) errrada. Polícia ostensiva = polícia militar. (está no texto)

    c) certo, competência do delegado de polícia (muito embora não esteja de forma implícita no texto)

     

    d) errada. Polícia militar de novo (está no texto)

     

    e) errada.  a função da polícia judiciária é de natureza essencialmente investigatória, com vistas à colheita de provas [...] (está no texto).

    Eu errei essa questão também, mas o importante é reconhecer o erro e tentar melhorar.

  • Ora, se o texto indica que as funções da Polícia Civil são de investigar, colher provas, viabilizar o andamento da ação penal, bem como de apurar infrações penais, infere-se que tais papeis também se acumulam na figura do delegado, na medida em que a autoridade policial integra a instituição.

  • Nem perco meu tempo com esse tipo de LIX0 que todo mundo erra NA HORA H... aqui é fácil "inventar" teoria de que inferir trata-se de concluir algo que pode não estar no texto. Se vc errou, bola pra frente! Estudar pra acertar aquilo que é cobrado conforme as regras e não essas bizarrices!

  • Infere-se das informações do texto CB1A1AAA que (....)

    Com isso, a resposta não precisa estar escrita bonitinha no texto, é uma conclusão que a pessoa pode fazer a partir da leitura do texto.

    a) Errada. A farda de nada tem relação. A diferença reside nas atribuições de cada uma.

    b) Errada. Competências da polícia militar, não do Delegado.

    c) Correta.

    d) Errada. Novamente, competência da polícia militar.

    e) Errado. A natureza é investigatória, o próprio texto afirma isso.

    Ninguém precisou responder consultando art. 144 da CF. Não precisa saber de regimento interno da policia pra responder. Não precisa recorrer ao conhecimento jurídico pra responder. É uma questão de PORTUGUÊS. O essencial é o candidato saber o que o comando "infere-se" pede.

    Bons estudos!

  • Por que a letra C está correta?

    O enunciado pede para inferir, logo, tente achar pistas no texto para confirmar a afirmação.

    Enquanto a polícia civil descobre, apura, colhe provas de crimes, propiciando a existência do processo criminal e a eventual condenação do delinquente, a polícia militar, fardada, faz o patrulhamento ostensivo, isto é, visível, claro e perceptível pelas ruas. Atua de modo preventivo-repressivo, mas não é seu mister a investigação de crimes. Da mesma forma, não cabe ao delegado de polícia de carreira e a seus agentes sair pelas ruas ostensivamente em patrulhamento. 

    não cabe ao delegado de polícia de carreira e a seus agentes = polícia civil

    Volto a afirmar: só está correto porque o texto pede para inferir

  • A resposta a questão está no tópico frasal no primeiro período!

    "A diferença básica entre as polícias civil e militar é a essência de suas atividades..."

    A questão próxima desse tema é a letra C.

  • RESUMO DA OPERA: O CESPE QUER A MENOS ERRADA.

  • Assertiva C

    ao delegado de polícia cabem a condução da investigação criminal e a apuração de infrações penais.

  • Será que o pessoal não percebeu esse pequeno detalhe: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CF), em seu art. 144. O que é possível inferir do artigo 144? kkkkkkkkkkkkkkk

    [...}

     § 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira...

    Com base no conceito mencionado dentro da parte de segurança pública e com base nas 4 alternativas de compressão textual que estão erradas, pois o texto pede "interpretação" é uma questão bem fácil.

    CESPE é outro nível. Difícil é responder as questões da AOCP que tekkkkkkk

  • Será que o pessoal não percebeu esse pequeno detalhe: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CF), em seu art. 144. O que é possível inferir do artigo 144? kkkkkkkkkkkkkkk

    [...}

     § 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira...

    Com base no conceito mencionado dentro da parte de segurança pública e com base nas 4 alternativas de compressão textual que estão erradas, pois o texto pede "interpretação" é uma questão bem fácil.

    CESPE é outro nível. Difícil é responder as questões da AOCP que tem de ser por adivinhação kkk

  • Gab LETRA C

    Não é porque a PC não usa farda que não deve usar traje da corporação, existe sim um uniforme próprio para exercer o trabalho.

    _____________

    Bons Estudos.

  • Essa é para não zerar, respondi sem ler o texto!

  • Cabe recurso..

  • Comentários:

    Pessoal, pela leitura do texto, temos a seguinte divisão:

    A Polícia Civil, judiciária, investiga e apura as infrações penais, sua identificação não se dá necessariamente

    pelos trajes usados. Não cabe ao delegado de polícia civil sair ostensivamente para fazer patrulhamento.

    A Polícia Militar, ostensiva, atua de modo preventivo-repressivo, é fardada e a população reconhece nessa

    farada seu caráter repressivo.

    Veja isso no texto:

    Enquanto a polícia civil descobre, apura, colhe provas de crimes, propiciando a existência do processo

    criminal e a eventual condenação do delinquente, a polícia militar, fardada, faz o patrulhamento

    ostensivo, isto é, visível, claro e perceptível pelas ruas. Atua de modo preventivo-repressivo, mas não é seu

    mister a investigação de crimes.

    a) Incorreta. O que diferencia é são as atividades, previstas na constituição.

    b) Incorreta. a essência da atividade do delegado de polícia civil reside na apuração de infrações penais

    para a formação do processo judicial.

    c) Exato. Ao delegado de polícia cabem a condução da investigação criminal e a apuração de infrações

    penais.

    d) Incorreta. a tarefa precípua da polícia militar e de seus agentes é o patrulhamento ostensivo nas ruas.

    e) Incorreta. a função de militar concretiza-se no policiamento ostensivo, preventivo e repressivo.

    Portanto, nosso gabarito é Letra C.

    FONTE : Estratégia Concursos

  • o cabra estuda português e responde com noção de D.C

  • O que se fala do delegado no texto.....

    "Da mesma forma, não cabe ao delegado de polícia de carreira e a seus agentes sair pelas ruas ostensivamente em patrulhamento."

    Alternativa.....

    "ao delegado de polícia cabem a condução da investigação criminal e a apuração de infrações penais."

    sei não....

  • ALTERNATIVA C

    Consegui chegar ao gabarito da questão realizando cortes no texto e escolhendo a menos errada.

    Vejamos o que diz o texto:

    ''atribui à polícia federal e às polícias civis dos estados as funções de polícia judiciária — de natureza essencialmente investigatória, com vistas à colheita de provas e,assim, à viabilização do transcorrer da ação penal — e a apuração de infrações penais.''

    Vejamos agora o que diz a questão:

    ao delegado de polícia cabem a condução da investigação criminal e a apuração de infrações penais.

    Enfim, a menos capciosa.

    Bons estudos.

  • LETRA C

    COMPREENSÃO -> ESTAR NO TEXTO

    DE ACORDO COM O TEXTO

    CONFORME O TEXTO

    SEGUNDO O TEXTO

    INTERPRETAÇÃO DO TEXTO -> ALÉM DO TEXTO

    INFERE-SE

    DEPREENDE-SE

    CONCLUI-SE

    BRASIL

  • Infere-se das informações do texto CB1A1AAA que

    Alternativas

    A

    o uso de fardamento pela polícia militar é o que a diferencia da polícia civil, que prescinde dos trajes corporativos.

    B

    a essência da atividade do delegado de polícia civil reside no controle, na prevenção e na repressão de infrações penais.

    C

    ao delegado de polícia cabem a condução da investigação criminal e a apuração de infrações penais.

    D

    a tarefa precípua dos delegados de polícia civil e de seus agentes é o patrulhamento ostensivo nas ruas.

    E

    a função de polícia judiciária concretiza-se no policiamento ostensivo, preventivo e repressivo.