-
alt...E
Tipos de prevenção criminal:
Doutrinariamente, a prevenção divide-se em primária, secundária e terciária, vejamos:
Prevenção primária: Age na raiz do conflito com ataques direto, são ações demédio/longo prazopois são voltadas aos indivíduos em geral.
Busca atuar nas raízes dos problemas sociais, as ações preventivas são colocadas a médio e longo prazo configurando investimentos sociais em: Lazer; Moradia; Trabalho e outros
Prevenção secundária: Intervenção na sociedade sendo uma intervenção dentro do problema criminal em específicoassim denota ummédio / longo prazo pois depende de gestão pública e intervenções sujeitas a fatores como por exemplo as:UPP´s (Unidades de Polícia Pacificadora).
Atua nos locais onde os índices de criminalidade são maiores, operam a curto e médio prazo, pois são baseadas em estatísticas oficiais e chegam as zonas mais violentas de determinada sociedade para uma atuação de forma mais preventiva e atua de forma concentrada e seletiva.
É uma prevenção tardia, pois manifesta-se após o crime.
Prevenção terciária: Destina-se exclusivamente a população prisional são medidas para evitar a reincidência. É uma atuação tardia muitas vezes ineficaz e problemática.
É a única modalidade de prevenção com público definido pois visa que haja vida escorreita após o encerramento do cárcere com as políticas de prevenção adotas.
FONTE...https://thiagochiminazzo.jusbrasil.com.br/artigos/195510008/atuacao-do-estado-na-prevencao-do-crime-segundo-a-criminologia
-
GAB: E
Prevenção PRIMÁRIA (EDUCAÇÃO – ATUA EM POLÍTICAS VOLTADAS P/ A SOCIEDADE)
Dirige-se a sociedade toda, é mais ampla, com elevados custos, tem longo prazo. Atua na raiz dos conflitos sociais, que deterioram as relações humanas. Desenvolve atividades, como: educação, assistência social e psicológica, atendimento médico, infraestrutura de lazer e recreação, elevação da qualidade de vida. Ex: Baratta: Bologna, o Progetto Città Sicura.
Prevenção SECUNDÁRIA (POLICIAMENTO – ATUA NO FOCO DO CRIME)
Trata-se de uma atuação mais focada nas zonas de concentração de violência. Consistem em práticas pontuais de intervenção no espaço público. Opera a curto e médio prazo, em programas de prevenções policiais, de reordenamento urbano, de práticas de monitoramento. Cuidado: muitas vezes a Prevenção Secundária, ao incidir nos espaços de violência, localiza-se em zona de segregação socioeconômica, o que ocasiona uma aproximação equivocada entre criminalidade e pobreza, reforçando a estigmatização dessas populações.
Prevenção TERCIÁRIA (CARCERAGEM – ATUA SOBRE O CRIMINOSO)
Destina-se aos apenados, aos indivíduos que estão encarcerados. Almeja evitar a reincidência criminal. Atua tardiamente, sendo bem mais complicado, diante da prisão, que segrega e isola, além de impor regras da administração prisional e dos próprios presos. Dificuldade da Prevenção Terciária: prisão é uma instituição total, possui violações físicas e morais, produz estigmatização, há perda de sua identidade, prisionização e reificação (o momento em que a característica de ser uma “coisa” se torna típica da realidade objetiva).
-
PREVENÇÃO PRIMÁRIA: Repousa sobre as causas do delito, incidem na concretização dos direitos da pessoa, como SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, QUALIDADE DE VIDA, com prevenção de médio a longo prazo.
PREVENÇÃO SECUNDÁRIA: Atua em setores específicos da sociedade. Atua no momento do crime ou após a sua realização, com foco nas ações policiis, programas de apoio e comunição, com prevenção a curto e médio prazo. ATUA NA EXTERIORIZAÇÃO DO DELITO.
PREVENÇÃO TERCIÁRIA: CONSISTE NA PREVENÇÃO DA REINCIDÊNCIA, e "realiza-se por meio de medidas socioeducativas, como a laborterapia, a liberdade assistida e a prestação de serviços comunitários".
FONTE: Nestor Sampaio PENTEADO FILHO. Manual esquematizado de ciminologia.
-
Vitimização primária: é normalmente entendida como aquela provocada pelo cometimento do crime, pela conduta violadora dos direitos da vítima – pode causar danos variados, materiais, físicos, psicológicos, de acordo com a natureza da infração, a personalidade da vítima, sua relação com o agente violador, a extensão do dano etc.
Vitimização secundária: ou sobrevitimização; entende-se ser aquela causada pelas instâncias formais de controle social, no decorrer do processo de registro e apuração do crime, com o sofrimento adicional causado pela dinâmica do sistema de justiça criminal (inquérito policial e processo penal).
Vitimização terciária: falta de amparo dos órgãos públicos às vítimas; nesse contexto, a própria sociedade não acolhe a vítima, e muitas vezes a incentiva a não denunciar o delito às autoridades, ocorrendo o que se chama de Cifra Negra (crimes que não são levados ao conhecimento das autoridades).
-
I-
A transferência da administração das escolas públicas para organizações sociais sem fins lucrativos, com a finalidade de melhorar o ensino público do Estado, é uma das formas de prevenção terciária do delito.
ERRADA
Forma de prevenção primária.
Concretização de direitos sociais.
Instrumentos preventivos de médio e longo prazo.
II-
O aumento do desemprego no Brasil incrementa o risco das atividades delitivas, uma vez que o trabalho, como prevenção secundária do crime, é um elemento dissuasório, que opera no processo motivacional do infrator.
ERRADA
Trabalho, direito social, prevenção que ataca a raiz do conflito.
Prevenção primária.
III-
A prevenção primária do delito é a menos eficaz no combate à criminalidade, uma vez que opera, etiologicamente, sobre pessoas determinadas por meio de medidas dissuasórias e a curto prazo, dispensando prestações sociais
ERRADA
A assertiva tratou da prevenção secundária que destina-se a setores da sociedade que podem vir a padecer do problema criminal e não ao indivíduo, manifestando-se a curto e médio prazo de maneira seletiva, ligando-se à ação policial, programas de apoio, controle das comunicações etc.
A prevenção primária é, via de regra, a mais eficáz pois ataca a raiz do problema (direitos sociais).
IV -
Em caso de a Força Nacional de Segurança Pública apoiar e supervisionar as atividades policiais de investigação de determinado estado, devido ao grande número de homicídios não solucionados na capital do referido estado, essa iniciativa consistirá diretamente na prevenção terciária do delito.
ERRADA
A assertiva trata de prevenção secundária, que é destina-se a setores da sociedade que podem vir a padecer do problema criminal e não ao indivíduo, manifestando-se a curto e médio prazo de maneira seletiva, ligando-se à ação policial, programas de apoio, controle das comunicações etc.
A prevenção terciária do delito é voltada AO INDIVÍDUO -visando sua recuperação e evitando a reincidência (sistema prisional);
V -
A prevenção terciária do crime consiste no conjunto de ações reabilitadoras e dissuasórias atuantes sobre o apenado encarcerado, na tentativa de se evitar a reincidência.
CORRETA
-
Muito bom o seu comentário Ivando Braga, no entanto, a questão fala sobre prevenção criminal (Prevenção do crime) que é dividida em três vertentes:
Prevenção Primária - Na qual ataca a raiz do conflito (Emprego, educação, moradia, segurança, etc..)
- Age a médio e longo prazo, considerado a prevenção mais eficaz.
Prevenção Secundária: Destina-se a setores da sociedade que podem vir a padecer do problema criminal. (Política de segurança pública -OPP)
-Age a curto e médio prazo.
Prevenção terciária: Visa a recuperação e evitar a reincidência da população carcerária. (Medidas socio educativas, laborterapia, liberdade assistida, prestação de serviço a comunidade...)
-
Prevenção Primária: Convivência em comunidade, saneamento básico, acesso ao sistema educacional, ao sistema de saúde pública, imuninação pública. É o estado fazendo seu trabalho.
Prevenção Secundária: Atuação do estado utilizando os aparelhos de prevenção: Polícia nas ruas.
Prevenção Terciária: Previno o crime mostrando que quem cometeu o crime ficará preso.
Só um pequeno resumo.
-
Prevenção TERCIÁRIA:
Destinatário: população carcerária;
Caráter punitivo;
Objetivo: evitar a reincidência;
A prevenção terciária do crime consiste no conjunto de AÇÕES reabilitadoras e dissuasórias atuantes sobre o apenado encarcerado, na tentativa de se evitar a reincidência.
Intervenção tardia, parcial e insuficiente.
✔ *Única que possui um PÚBLICO ALVO: O RECLUSO*, uma vez que possui o objetivo certo de *EVITAR A REINCIDÊNCIA*;
-
prevençao terciaria na criminologia é eviar a reincidencia dos criminosos
-
A prevenção primária representa a atuação estatal que, objetivando diminuir a criminalidade, concretiza direitos sociais, como a educação, moradia, trabalho, dentre outros. Por meio desse bem-estar social, o Estado busca atacar a etiologia do delito, ou seja, suas causas. Contudo, a prevenção primária é uma solução a longo prazo, que nem sempre é bem aceita pela sociedade, que reclama por respostas imediatas.
A prevenção secundária, por sua vez, representa o reconhecimento do Estado de que as políticas de prevenção primária são insuficientes, e, por esse motivo, resolver adotar ações mais concretas, em locais específicos, como forma de combater a criminalidade. A instalação de Unidades de Polícia Pacificadora, no Rio, por exemplo, é um exemplo de atuação da política de prevenção secundária. O Estado, sabedor de que as favelas são dominadas por traficantes, por conta do fracasso das políticas sociais, direciona suas forças policiais para esses locais, como forma de evitar o cometimento de delitos. Da mesma forma, é exemplo de prevenção secundária a ordenação urbana de uma comunidade carente, por ser sabido que isso ajuda a reduzir os índices de criminalidade.
A prevenção terciária, por fim, tem um único destinatário: o encarcerado. Tem como objetivo “ressocializar” o indivíduo que se encontra dentro do sistema prisional, para que, ao ser liberado, não venha a reincidir.
FONTE: MATERIAL CICLOS R3
-
Gabarito E
FORMAS DE PREVENÇÃO DO CRIME
1. Primária (medida INDIRETA) – Dirige-se à raiz do problema criminal, isto é, tenta agir antes que o crime ocorra, eliminando os fatores que o ensejam. Ex: Educação, moradia, emprego, qualidade de vida em geral, etc. Opera a longo prazo e possui alta eficácia, todavia não é efetivada, sobretudo, pois não gera repercussão política, tampouco midiática.
Envolve toda a sociedade e é implementada através de programas focados em neutralizar os fatores motivadores das práticas delitivas, buscando promover a educação, melhoria da qualidade de vida, saúde e moradia.
Tais políticas publicadas, levadas a efeito, visam concretizar os direitos fundamentais, reduzindo as desigualdades e prevenindo a prática de crimes.
Ocorre, portanto, anterior ao crime. Realizada a longo prazo.
2. Secundária (medida DIRETA) – Atua quando o crime se manifesta ou está prestes a ocorrer e confunde-se com a repressão penal. Efetiva-se por meio de ações policiais específicas, programas de apoio, políticas para grupos de risco ou vulneráveis e controle de comunicações.
3. Terciária (medida DIRETA) – Atua e momento posterior à prática do crime.
Tem como destinatário o preso e visa evitar a reincidência. Confunde-se com a ressocialização. É chamada de prevenção tardia. Possui baixa eficácia!
PREVENÇÃO DO DELITO NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO
O Estado Democrático de Direito, sob o enfoque da criminologia, requer uma orientação prevencionista, que, por sua vez, busca-se uma prevenção eficaz ao invés de punição.
Para que ocorra a prevenção do delito, dois tipos de medidas são necessárias: Medidas diretas e medidas indiretas.
As medidas indiretas agem sobre as causas das quais o delito é efeito. Tem o propósito de alcançar o indivíduo e o meio em que ele vive (prevenção primária).
As medidas diretas incidem diretamente sobre o próprio delito, como a pena, regime prisional, ressocialização, etc. (prevenções secundária e terciária).
Nas trevas da ignorância, a melhor luz é o conhecimento!
-
a) A transferência da administração das escolas públicas para organizações sociais sem fins lucrativos, com a finalidade de melhorar o ensino público do Estado, é uma das formas de prevenção terciária do delito.
Errado. Prevenção primária, pois está implantando uma melhora no Direito Social educação.
b) O aumento do desemprego no Brasil incrementa o risco das atividades delitivas, uma vez que o trabalho, como prevenção secundária do crime, é um elemento dissuasório, que opera no processo motivacional do infrator.
Errado. O trabalho é elemento de prevenção primária, por ser Direito Social.
c) A prevenção primária do delito é a menos eficaz no combate à criminalidade, uma vez que opera, etiologicamente, sobre pessoas determinadas por meio de medidas dissuasórias e a curto prazo, dispensando prestações sociais.
Errado. É a mais eficaz, por atacar a raiz do problema, porém o resultado vem a médio e longo prazo.
d) Em caso de a Força Nacional de Segurança Pública apoiar e supervisionar as atividades policiais de investigação de determinado estado, devido ao grande número de homicídios não solucionados na capital do referido estado, essa iniciativa consistirá diretamente na prevenção terciária do delito.
Errado. A atuaçaõ pós-crime com foco em locais com maior índice de criminalidade é prevenção secundária. Ex.: subida do Exército Brasileiro ao morro da Rocinha ou a instalação de UPPs nestes locais.
e) A prevenção terciária do crime consiste no conjunto de ações reabilitadoras e dissuasórias atuantes sobre o apenado encarcerado, na tentativa de se evitar a reincidência.
Exatamente. Atinge a população carcerária, visando recuperação e evitando reincidência.
-
GABARITO E
1) Formas de Prevenção:
Primária
Antes; está voltada à segurança e qualidade de vida, atuando na área da educação, emprego, saúde e moradia (Criminologia da Prevenção).
Secundária
Durante; políticas legislativas e ações policiais
Terciária
Depois; prevenção orientada a ressocialização à população carcerária.
Para haver progresso, tem que existir ordem.
DEUS SALVE O BRASIL.
-
Letra E. A prevenção terciária dá-se exclusivamente a população carcerária. Com o objetivo de evotar a reincidência. Ela e temporária,insuficiente,tardia e parcial.
Força!
-
Só um parenteses: Para os nossos governantes só vale a prevenção secundária, que também não previne nada. Infelizmente, investir em infraestrutura, educação, saúde (prevenção primária) não gera voto, pois é a longo prazo o resultado. A prevenção terciária então nem se fala. Essa tá abandonada há tempos. O que dá voto e é rápido é fazer lei penal e achar que polícia é que resolve tudo sozinha.
-
a) é uma forma de prevenção primária.
b) é uma forma de prevenção primária.
c) a prevenção primária funciona a médio e longo prazo.
d) é uma forma de prenvenção secundária.
e) Alternativa correta.
-
Item (A) - A melhoria do ensino é uma das medidas de caráter social que caracterizam a prevenção primária e não terciária.
Item (B) - Na mesma toada da análise da alternativa anterior, a disponibilidade de trabalho integra a seara da prevenção primária, ou seja, aquela caracterizada como um conjunto de ações que criem um ambiente desfavorável à prática de delitos.
Item (C) - A prevenção primária opera etiologicamente sobre um grupo difuso de pessoas e busca criar, a médio ou longo prazo, um ambiente desfavorável à prática de delitos, com a disponibilização de acesso à moradia, à educação, ao trabalho e a outras prestações sociais.
Item (D) - A assertiva contida neste item não constitui medida de prevenção terciária. Tal medida de controle talvez se enquadre como prevenção secundária.
Item (E) - A prevenção terciária do crime é a que incide especificamente sobre o grupo formado por condenados e egressos do sistema prisional e consiste basicamente na dissuasão decorrente da aplicação da pena e na adoção de medidas reabilitadoras a fim de reinserir o egresso do sistema prisional na sociedade e, assim, a reincidência na prática de crimes.
Resposta: A alternativa correta é a (E)
-
GAB E - VOLTADO AO APENADO, À POPULAÇÃO PRESA PARA QUE SE EVITE A REINCIDÊNCIA.
-
Exemplo de prevencao secundária: Temos a invasão do Exército Brasileiro no morro do alemão (2010), local que estava com altos índices de violência e grande concentração da criminalidade.
A prevenção secundária, diferente da primária, atua após a existência do crime, tendo como alvos locais onde os crimes já acontecem e são mais avançados. Tem uma ação mais concentrada e foco nos setores da sociedade com problemas criminais, em áreas de maior violência, não no indivíduo.
-
Para os que não são assinantes do QC, segue a respota do professor:
Item (A) - A melhoria do ensino é uma das medidas de caráter social que caracterizam a prevenção primária e não terciária.
Item (B) - Na mesma toada da análise da alternativa anterior, a disponibilidade de trabalho integra a seara da prevenção primária, ou seja, aquela caracterizada como um conjunto de ações que criem um ambiente desfavorável à prática de delitos.
Item (C) - A prevenção primária opera etiologicamente sobre um grupo difuso de pessoas e busca criar, a médio ou longo prazo, um ambiente desfavorável à prática de delitos, com a disponibilização de acesso à moradia, à educação, ao trabalho e a outras prestações sociais.
Item (D) - A assertiva contida neste item não constitui medida de prevenção terciária. Tal medida de controle talvez se enquadre como prevenção secundária.
Item (E) - A prevenção terciária do crime é a que incide especificamente sobre o grupo formado por condenados e egressos do sistema prisional e consiste basicamente na dissuasão decorrente da aplicação da pena e na adoção de medidas reabilitadoras a fim de reinserir o egresso do sistema prisional na sociedade e, assim, a reincidência na prática de crimes.
Resposta: A alternativa correta é a (E)
-
Gab. E
Tenha em mente os seguintes termos:
1. primária = prevenção do crime. Ex: escolas, igreja, movimentos sociais;
2. secundária = atuação no cerne do problema criminógeno. Ex: Intervenção Federal, Garantia da Lei e da Ordem;
3. terciária = prevenção da reincidência. Ex: Prestação de serviços comunitários, liberdade assistida.
Abraço e bons estudos.
-
São formas de prevenção: Prevenção primária: ataca a raiz do problema (provém da educação, emprego, moradia, segurança, etc). Estado tem que implantar os direitos sociais, que são medidas de médio e longo prazo.
Prevenção secundária: voltado a setores da sociedade que podem padecer dos problemas da criminalidade. São medidas de curto e médio prazo. Ligada à ação policial e controle das comunicações.
Prevenção terciária: voltada ao recluso: tem dois objetivos: ¹Recuperação; ²Evitar reincidência. São medidas socioeducativas, como trabalho e prestação de serviços a comunidade.
Prevenção: - primária: educação - secundária: após o crime (atividade policial) - terciária: presos
-
ATENÇÃO PARA NÃO CONFUNDIR PREVENÇÃO COM VITIMIZAÇÃO
Q650529
- Prevenção PRIMÁRIA: públicas voltadas para a sociedade. Antes do crime acontecer (palavra chave: EDUCAÇÃO)
- Prevenção SECUNDÁRIA: atua no foco do crime (palavra chave: POLICIAMENTO)
- Prevenção TERCIÁRIA: Atua sobre o criminoso, depois de cometido o crime, visando ressocializá-lo (palavra chave: CARCERAGEM)
...................
- Vitimização PRIMÁRIA: quando a vítima sofre uma lesão do bem jurídico. Ofensa ao bem jurídico primário (roubo viola o patrimônio, homicídio viola a vida...)
Vitimização SECUNDÁRIA: ou SOBREVITIMIZAÇÃO; entende-se ser aquela causada pelas instâncias formais de controle social, no decorrer do processo de registro e apuração do crime, com o sofrimento adicional causado pela dinâmica do sistema de justiça criminal (inquérito policial e processo penal).
Vitimização TERCIÁRIA: Cifras negras: ao não ter o seu caso solucionado, a vítima deixa de confiar no sistema penal.
-
Eu amo questões de criminologia que abordam o caso concreto. Parabéns ao examinador!
-
Gab E
A) A transferência da administração das escolas públicas para organizações sociais sem fins lucrativos, com a finalidade de melhorar o ensino público do Estado, é uma das formas de prevenção terciária do delito.( Errada ) - Prevenção terciária destina-se ao preso.
b)O aumento do desemprego no Brasil incrementa o risco das atividades delitivas, uma vez que o trabalho, como prevenção secundária do crime, é um elemento dissuasório, que opera no processo motivacional do infrator.( Errada ) O trabalho é considerado prevenção primária.
c)A prevenção primária do delito é a menos eficaz no combate à criminalidade, uma vez que opera, etiologicamente, sobre pessoas determinadas por meio de medidas dissuasórias e a curto prazo, dispensando prestações sociais.( Errada ) - A prevenção primária, médio e longo prazo, é considerado a mais eficaz
d)Em caso de a Força Nacional de Segurança Pública apoiar e supervisionar as atividades policiais de investigação de determinado estado, devido ao grande número de homicídios não solucionados na capital do referido estado, essa iniciativa consistirá diretamente na prevenção terciária do delito.( Errada ) É a prevenção secundária, policiamento destina-se a setores da sociedade.
e)A prevenção terciária do crime consiste no conjunto de ações reabilitadoras e dissuasórias atuantes sobre o apenado encarcerado, na tentativa de se evitar a reincidência.( Certa) - A prevenção terciária destina-se ao preso, porém é considerada a menos eficaz.
-
Prevenção Primária: Medidas de médio e longo prazo que atingem a raiz do conflito criminal. Investimentos em educação, trabalho, bem-estar social.
Prevenção Secundária: Atua onde o crime se manifesta ou se exterioriza. As chamadas "zonas quentes de criminalidade". A prevenção secundária tem em suas principais manifestações a atuação policial.
Prevenção Terciária: Possui destinatário específico, o recluso. Possui objetivo certo: ressocialização do preso, evitando a reincidência.
-
Questão interessante que exige do candidato conhecimentos básicos dos modelos de prevenção do delito, notadamente da seguinte classificação: Prevenção Primária, Secundária e Terciária, valendo tecer breves considerações. A Prevenção Primária incide sobre as causas do crime, notadamente na concretização de direitos fundamentais e sociais de todos, como o acesso a saúde, educação, trabalho, moradia, etc., tendo como responsáveis os administradores públicos e como destinatários toda a população, tratando-se de instrumentos preventivos de médio a longo prazo. Já a Prevenção Secundária atua na iminência do crime ou em momento posterior, conduzindo sua atenção para o momento e local em que o crime é praticado. Foca em setores sociais que mais podem sofrer com a criminalidade, e não o indivíduo propriamente dito, relacionando-se com as ações policiais (patrulhamento ostensivo de viaturas policiais, por exemplos), programas de apoio, controle das comunicações, etc. Por fim, a Prevenção Terciária surge após a condenação definitiva do delinquente por crime, ou seja, surge como instrumento de prevenção da reincidência, notadamente na fase de cumprimento da pena, revelando seu caráter punitivo e ressocializante (exemplos: sistema carcerário, aplicação de penas restritivas de direito como formas alternativas de sanções penais, etc.). Com as explicações acima e respectivos exemplos, ficará muito mais fácil para identificar os erros nas alternativas e encontrar a correta.
A) Errado: Mudanças no sistema da educação, por se traduzir em implementação de direito fundamental (educação) de médio a longo prazo, se revela como exemplo de Prevenção Primária.
B) Errado: O equívoco é o mesmo da alternativa anterior. O trabalho é considerado por muitos como fator inibidor (ou, ao menos, desestimulante para a prática de crimes). Em se tratando de direito social à ser implementado, traduz-se em forma de Prevenção Primária.
C) Errado: A alternativa faz remissão, de forma simplória, ao que seria a Prevenção Terciária (chamando-a de Primária). A Prevenção Primária (como a própria classificação numérica sugere), é reconhecia como a forma mais eficaz no combate à criminalidade. A ideia é que, uma vez colocado em prática com êxito todos os direitos e garantias fundamentais e sociais do cidadão, não haveria qualquer estímulo para a prática de crimes.
D) Errado: A Força Nacional de Segurança Pública atuando em área de número elevado de crimes traduz-se em exemplo de Prevenção Secundária, por incidir de forma ostensiva na iminência da prática de crimes.
E) Correto: Perceba que o enunciado aponta as características da Prevenção Terciária expostas nos comentários introdutórios desta questão (com outras palavras). Tem-se as finalidades de ressocialização e retribuição como meios para se evitar a reiteração de condutas delituosas.
Resposta: E
-
DOS MEUS RESUMOS ATRAVÉS DE QUESTÕES:
GAB. LETRA E)
ESPÉCIES DE PREVENÇÕES
1) Primária: operam a médio e longo prazo, orientam para a origem do conflito criminal, neutralizando antes que se manifeste, sendo mais eficaz. Destina-se a todos os cidadãos (grupo difuso). Foco na educação, trabalho, socialização, qualidade de vida, bem-estar social, resolvendo conflitos sem o uso da violência;
2) Secundária: opera a curto e médio prazo, orientando de forma seletiva a setores específicos da sociedade (grupos e subgrupos) para impedir sua realização; ocorre nos locais onde o crime surge, através de políticas legislativas e da ação policial OU de instrumentos não penais que alteram o cenário criminal modificando alguns dos elementos do mesmo (espaço físico, desenho arquitetônico, urbanístico, atitudes de vítimas, efetividade policial), visando uma prevenção geral, ex: programas de apoio, controle das comunicações sociais e outros.
OBS: ação ocorrida em algum “foco” de criminalidade.
3) Terciária: opera de modo tardio, tem como único destinatário a população carcerária, buscando evitar a reincidência. É caracterizada por programas de ressocialização que atuam tardiamente, parcialmente e insuficientes, enfrentam um conjunto de regras informais existentes dentro das penitenciárias, tanto por parte da população carcerária, quanto pela administração, que geram um estado permanente de angústia e sofrimento, que imputa sofrimento ao condenado.
-
Breve resumo sobre as prevenções:
Prevenção primária: Atingem a raiz (investimento em educação, lazer, saúde etc.)
Prevenção secundária: Atua onde o crime se manifesta ou se exterioriza, prevenção em áreas críticas, zonas quentes (atuação policial, controle dos meios de comunicação, medidas de coordenação urbana)
Prevenção terciária: Age em um indivíduo específico no apenado ou preso preventivo.
-
Macete:
Prevenção PRIMÁRIA - ANTES do crime
Prevenção SECUNDÁRIA - DURANTE o crime
Prevenção TERCIÁRIA - APÓS o crime
-
AJUDA LEMBRAR.
PREVENÇÃO
Primária - ANTES do crime = o incêndio não ocorreu ainda.
Secundária - DURANTE o crime = o incêndio está ocorrendo/reforça a segurança.
Terciária - APÓS o crime = o incêndio está ocorrendo/reeduca.
-
Por prevenção primária entende-se a adoção de medidas de médio e longo prazo que atingem a raiz do conflito criminal, como por exemplo os investimentos em educação, saúde, trabalho, lazer, bem-estar social, atendimento pré e pós-natal a todas as gestantes, etc.
Na prevenção secundária, o foco são os locais onde o crime se manifesta e se exterioriza, nas chamadas “zonas quentes de criminalidade”.
Por fim, a prevenção terciária tem como destinatário específico o preso, objetivando sua ressocialização e, consequentemente, evitando a reincidência.
-
GABARITO: E
Prevenção PRIMÁRIA (EDUCAÇÃO – ATUA EM POLÍTICAS VOLTADAS P/ A SOCIEDADE)
Dirige-se a sociedade toda, é mais ampla, com elevados custos, tem longo prazo. Atua na raiz dos conflitos sociais, que deterioram as relações humanas. Desenvolve atividades, como: educação, assistência social e psicológica, atendimento médico, infraestrutura de lazer e recreação, elevação da qualidade de vida. Ex: Baratta: Bologna, o Progetto Città Sicura.
Prevenção SECUNDÁRIA (POLICIAMENTO – ATUA NO FOCO DO CRIME)
Trata-se de uma atuação mais focada nas zonas de concentração de violência. Consistem em práticas pontuais de intervenção no espaço público. Opera a curto e médio prazo, em programas de prevenções policiais, de reordenamento urbano, de práticas de monitoramento. Cuidado: muitas vezes a Prevenção Secundária, ao incidir nos espaços de violência, localiza-se em zona de segregação socioeconômica, o que ocasiona uma aproximação equivocada entre criminalidade e pobreza, reforçando a estigmatização dessas populações.
Prevenção TERCIÁRIA (CARCERAGEM – ATUA SOBRE O CRIMINOSO)
Destina-se aos apenados, aos indivíduos que estão encarcerados. Almeja evitar a reincidência criminal. Atua tardiamente, sendo bem mais complicado, diante da prisão, que segrega e isola, além de impor regras da administração prisional e dos próprios presos. Dificuldade da Prevenção Terciária: prisão é uma instituição total, possui violações físicas e morais, produz estigmatização, há perda de sua identidade, prisionização e reificação (o momento em que a característica de ser uma “coisa” se torna típica da realidade objetiva).
-
primária = vem primeiro, prevenção. Pra memorizar, vem antes do crime. ex: melhora na educação, políticas sociais, etc.
secundária = repressão. Crime acontecendo. atuação policial e órgãos de segurança.
terceciária = relacionada com presos, detentos. crime já ocorreu. ex: medidas de ressocialização carcerária
-
Considerando que, para a criminologia, o delito é um grave problema social, que deve ser enfrentado por meio de medidas preventivas, assinale a opção correta acerca da prevenção do delito sob o aspecto criminológico.
Alternativas
A
A transferência da administração das escolas públicas para organizações sociais sem fins lucrativos, com a finalidade de melhorar o ensino público do Estado, é uma das formas de prevenção terciária do delito.
B
O aumento do desemprego no Brasil incrementa o risco das atividades delitivas, uma vez que o trabalho, como prevenção secundária do crime, é um elemento dissuasório, que opera no processo motivacional do infrator.
C
A prevenção primária do delito é a menos eficaz no combate à criminalidade, uma vez que opera, etiologicamente, sobre pessoas determinadas por meio de medidas dissuasórias e a curto prazo, dispensando prestações sociais.
D
Em caso de a Força Nacional de Segurança Pública apoiar e supervisionar as atividades policiais de investigação de determinado estado, devido ao grande número de homicídios não solucionados na capital do referido estado, essa iniciativa consistirá diretamente na prevenção terciária do delito.
E
A prevenção terciária do crime consiste no conjunto de ações reabilitadoras e dissuasórias atuantes sobre o apenado encarcerado, na tentativa de se evitar a reincidência.
Macete:
Prevenção PRIMÁRIA - ANTES do crime
Prevenção SECUNDÁRIA - DURANTE o crime
Prevenção TERCIÁRIA - APÓS o crime