SóProvas


ID
2320333
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A infecção pelo protozoário Neospora caninum é reconhecida atualmente como uma das principais causas de aborto em bovinos. Com relação a essa infecção, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Há tanto infecção horizontal por ingestão de oocistos quanto infecção vertical.
( ) O aborto é resultado de lesões placentárias e fetais em que há multiplicação do microrganismo nas vilosidades coriônicas, podendo ocasionar necrose focal.
( ) A recorrência de aborto por Neospora caninun é muito frequente e comum.
( ) No feto abortado, as lesões mais comuns ocorrem no sistema gastrointestinal.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • ( v ) Há tanto infecção horizontal por ingestão de oocistos quanto infecção vertical.

    "infecção horizontal através de água ou alimentos contaminados com fezes de caninos infectados, contendo os oocistos; infecção horizontal pela via transmamária e transplacentária"

    ( v ) O aborto é resultado de lesões placentárias e fetais em que há multiplicação do microrganismo nas vilosidades coriônicas, podendo ocasionar necrose focal.

      "Ocorre placentite com necrose do epitélio coriônico da placenta, e separação das vilosidades coriônicas das carúnculas do endométrio. O aborto é o resultado da transferência congênita dos taquizoítas para o feto, durante a gestação. No feto ocorre a insuficiência cardíaca associada à miocardite e necrose do miocárdio"

    ( F ) A recorrência de aborto por Neospora caninun é muito frequente e comum.

    é ocasional  

    ( F ) No feto abortado, as lesões mais comuns ocorrem no sistema gastrointestinal

    "Nos fetos , a infecção é sistêmica, com áreas de inflamação na maioria dos órgãos. A lesão mais comum, sendo uma das causas de morte fetal, é a insuficiência cardíaca associada à miocardite e necrose do miocárdio. Nos bezerros com neosporose congênita, os cistos localizam-se no cérebro e na medula espinhal"