SóProvas


ID
2320993
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A qualidade da fotografia, entre outros elementos, depende da definição correta da relação entre a abertura do diafragma, velocidade do obturador e ISO. Sobre os aspectos técnicos da fotografia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a)

    A alta velocidade do obturador contribui para que a imagem não fique borrada, no caso de fotografia de pessoas em movimento.

  • a) CORRETA A alta velocidade do obturador contribui para que a imagem não fique borrada, no caso de fotografia de pessoas em movimento.

    (A velocidade do obturador permite captar a imagem em movimento, é a técnica que os fotográfos usam para cobrir as corridas de Fórmula 1)

     

    b) ERRADO Para fotografar em lugares escuros, é recomendado que a abertura do diafragma seja menor (quanto mais aberto o diafragma, maIs luz ele capta. fotografia é o registro da luz)

     

    c) ERRADO O ISO não interfere na nitidez da fotografia.(ISO é a sensibilidade do filme (ou no caso da fotografia digital, do sensor) à luz. Então, interfere na nitidez)

     

    d) ERRADO Para fotografar em lugares com baixa luminosidade, é indicado o uso do ISO mais baixo. (Quanto mais sensível o ISO, ao menor fecho de luz, o ISO registrará)

     

    e) ERRADO Não há relação entre a abertura do diafragma e o foco.

  • Para entender o ISO, imagine que a emulsão sensível é espargida sobre o filme físico de diferentes formas: ela pode ser pulverizada em gotículas muito pequenas e próximas (ISO baixo) ou em gotonas maiores (ISO alto). As primeiras, por serem menores, dão maior definição aos contornos da imagem, porém são menos sensíveis, exigindo maior iluminação. Já as segundas, por serem maiores, absorvem luz com maior facilidade (exigindo menor iluminação), porém geram uma imagem com contornos mais grosseiros.

    Portanto o ISO interfere sim, e muito, na nitidez da fotografia.

    Isto vale, obviamente, para a fotografia analógica. Mas quando do advento da fotografia digital aproveitou-se a noção já consagrada de ISO para determinar a sensibilidade de diferentes sensores.