- ID
- 187723
- Banca
- CESPE / CEBRASPE
- Órgão
- DPU
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Jornalismo
- Assuntos
A respeito de características da fotografia, assinale a opção correta.
A respeito de características da fotografia, assinale a opção correta.
Quanto a características do fotojornalismo, assinale a opção correta.
Assinale a opção correta com relação ao uso de fotografias no jornalismo impresso.
Quanto ao uso e armazenamento da imagem, assinale a opção correta.
O caráter comercial da fotografia foi conquistado na década de 40 do século XIX, com as ilustrações fotográficas. Nesse período, também foram utilizadas como material jornalístico, como na assinatura do tratado de paz entre China e França, em 1843, e no conflito entre norte-americanos e mexicanos, em 1846, cobertos com o daguerreótipo. A esse respeito, é correto afirmar que a apropriação da fotografia pelo jornalismo
Erich Salomon foi o pioneiro na comercialização de fotografias no mundo, inicialmente como free-lancer e, a partir de 1930, fundando a primeira agência de fotojornalismo. Ele foi um dos primeiros fotógrafos a revelar ao público bastidores da política e seus personagens e também da vida privada das celebridades. Os métodos que usava - entrada em locais proibidos, perseguição, uso de equipamentos escondidos - fizeram dele um precursor dos paparazzi. Salomon assegurou a constituição de direitos sobre as imagens.
Tendo as informações acima como referência inicial, assinale a opção correta.
Acerca da estrutura de composição da fotografia, assinale a opção correta.
O advento da fotografia no século XIX consolidou a presunção de que ela é o decalque, a reprodução fiel da imagem do mundo, uma prova incontestável da existência.
L.C. Pereira Jr. Guia para a edição jornalística. Editora Vozes, p. 121.
Acerca do assunto tratado no fragmento de texto acima, assinale a opção correta.
Acerca do processo evolutivo de produção de imagens, assinale a opção correta.
Com relação ao fotojornalismo, à produção e ao tratamento de imagens no jornalismo, julgue os itens seguintes.
O fotojornalismo exemplifica o conceito de enquadramento (framing), usado por muitos autores para definir a atividade jornalística. Esse conceito consiste na prática de focar o relato do acontecimento em um aspecto, direcionando o olhar e a atenção do público para o que se considera mais importante.
Com relação ao fotojornalismo, à produção e ao tratamento de imagens no jornalismo, julgue os itens seguintes.
No fotojornalismo, o texto também é importante e possui várias funções como, por exemplo, chamar a atenção para a fotografia ou para alguns dos seus elementos, complementar informativamente a fotografia, devido à incapacidade que a imagem possui de mostrar conceitos abstratos, analisar, interpretar e(ou) comentar a fotografia e(ou) o seu conteúdo.
Tendo em vista que as abordagens dos fenômenos da comunicação pela sociologia trouxeram importantes contribuições para a compreensão desses fenômenos, julgue os itens a seguir.
A perda da aura da obra de arte, decorrente da reprodutibilidade técnica imposta em um contexto de produção seriada — inclusive, de objetos de valor cultural —, corresponde, na compreensão de Walter Benjamin, à dessacralização dos ícones.
Com base no disposto no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (CEJB) e na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes.
O jornalista deve rejeitar alterações que deturpem a realidade nas imagens captadas, informando sempre ao público o eventual uso de recursos de fotomontagem, edição de imagem, reconstituição de áudio ou quaisquer outras manipulações.
Julgue os próximos itens, relativos às ideias de Herbert Marshall
McLuhan e a outras teorias e conceitos da comunicação.
McLuhan foi um dos fundadores da media ecology, que tratava do estudo da relação entre os meios de comunicação, símbolos e cultura.
A fotografia exerce uma série de funções na imprensa escrita. Analise as afirmativas abaixo indicando aquela que explicita a relação da fotografia com o texto e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. A relação da fotografia com o texto é explicitada pelo texto-legenda, que deve suprir o leitor de informações não presentes na imagem.
II. A relação da fotografia com o texto é explicitada pelo texto-legenda, que deve reforçar os elementos presentes na imagem.
III. A relação da fotografia com o texto é explicitada pelo texto-legenda, que deve compreender os elementos circunstanciais que integram a notícia.
IV. A relação da fotografia com o texto é explicitada pelo texto-legenda, que deve estabelecer a relação da imagem com as informações presentes no texto.
V. A relação da fotografia com o texto é explicitada pelo texto-legenda, que deve descrever a imagem, relacionando seus elementos ao texto.
O conceito de reprodutibilidade técnica foi cunhado por Walter Benjamin, um dos principais nomes da Escola de Frankfurt. Sobre esse conceito, considere as afirmativas abaixo:
1) Dentro da cultura reprodutível que emerge na modernidade, o cinema se sobressai como forma de arte mais adequada aos novos modos de produção e circulação.
2) O cinema nazista é um exemplo da maneira como a política contaminou a arte, que deveria estar imune a qualquer projeto político.
3) A aura caracteriza as artes modernas e extravasa, através da fotografia, para o cinema.
4) A reprodução técnica torna uma série de categorias como gênio e autenticidade inadequadas para pensar a arte.
Asinale a alternativa correta.
Podemos afirmar sobre fotojornalismo, exceto:
A imagem é parte da natureza da televisão, mas na TV o texto noticioso também tem lugar garantido, pois
Aumont (1993) define o dispositivo da imagem como a(o)
A organização de uma cena através do visor da câmera fotográfca, emoldurando o tema e proporcionando ao fotógrafo a escolha do que colocar ou tirar antes de efetivar a imagem, levando em consideração os pontos de ouro e a linha do horizonte denomina-se:
A respeito dos quatro gêneros básicos de Fotografa Jornalística, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
A. Fotografas sociais.
B. Fotografas de esporte.
C. Fotografas culturais.
D. Fotografas policiais
( ) Fotos de acidentes com morte, marginais em fagrante, normalmente atendido por setorista.
( ) Fotografa política, de economia e negócios. Fotografas de eventos gerais da cidade, do estado e do país, incluindo a fotografa de tragédia.
( ) Fotos de peças teatrais, de shows e espetáculos. Inclui fotografas de danças.
( ) Fotografa de jogos, jogadores e gols.
José H. Pereira, em seu livro Curso Básico de Teoria da Comunicação, afirma serem os signos “elementos componentes de uma mensagem”.
Uma mensagem significativa supõe um processo de significação, podendo-se assim definir esta última:
O desenvolvimento de tecnologias e métodos computacionais permitiu um novo panorama a respeito do conceito de simulação da realidade e interação do espectador com imagens, as quais é correto afirmar que passam a ser denominadas imagens
Considerando a teoria da imagem, assinale a alternativa correta.
Analise a questão, e julgue o item.
O que caracteriza a TV é o impacto provocado pela mensagem visual e sonora.
Analise a questão, e julgue o item.
O texto escrito ainda é a forma mais potente e confiável para levar a notícia ao público, ao contrário da
imagem que apenas tem função estética na página de um jornal.
Analise a questão, e julgue o item.
As estratégias discursivas da imagem elencam um bom grupo de recursos visuais, tais como a forma,
o ponto de vista, a cor, a iluminação, a orientação, o enquadramento, a localização, de modo que todos
esses fatores são fundamentais na produção da informação.
A utilização da imagem como fonte de informação se baseia,
para o senso comum, na máxima que diz “uma imagem vale
mil palavras". Porém, o valor da imagem diante dos textos
verbais não é absoluto e se sustenta em uma rede de
significados.
A partir destas considerações, analise as afirmativas a seguir.
I. A imagem pode ser uma síntese composta por diferentes
elementos visuais em simultaneidade.
II. A compreensão das imagens sofre restrições temporais,
o que equivale a dizer que toda imagem tem uma história.
III. Tanto a imagem como o texto verbal apresentam uma
relação estreita entre forma e conteúdo.
Assinale:
A produção de informações que tenha como fonte a utilização da imagem deve partir das seguintes premissas, à exceção de uma. Assinale-a.
Nas produções audiovisuais televisivas, a imagem é uma fonte de informação que possui uma intensa relação de solidariedade com a fala, o que se verifica por meio:
Leia o trecho abaixo.
“Todo código é constituído de signos que criam sua
própria sintaxe e maneira de representar; logo, para
decodificar qualquer sistema, é necessário identificar o signo
e a sintaxe que o constituem e lhe dão realidade. A
dificuldade de tal caracterização aponta, paradoxalmente, a
primeira e maior dificuldade do texto não-verbal, ao mesmo
tempo que é o elemento básico de sua definição. (...) Se cada
código se identifica pelo signo e pela sintaxe que engendra,
podemos dizer que o texto não-verbal é uma linguagem sem
código."
(FERRARA, Lucrécia D'Alessio. Leitura sem palavras. São Paulo: Ática,
2004, p.14-5)
A partir do que diz a autora e considerando que o texto não verbal
é um “meio frio", é correto afirmar que a utilização da
imagem como fonte de informação:
A análise técnica de uma imagem a partir dos preceitos da Teoria da Informação, necessariamente, deve:
Em seu livro O óbvio e o obtuso (Lisboa: Edições 70, 1982),
Roland Barthes afirma que “mesmo que se conseguisse uma
imagem inteiramente ingênua, ela ganharia imediatamente o
signo da ingenuidade".
Com isso, o autor está afirmando:
Na pesquisa e na disseminação de informações científicas, a
aplicabilidade dos métodos visuais envolve tanto as
possibilidades como as limitações da imagem.
Em relação a esta idéia, assinale a alternativa incorreta.
Sobre a análise técnica e de conteúdo das imagens, avalie as
afirmativas a seguir.
I. Por mais sutil e simples que seja, a manipulação
semântica da imagem evoca questões ideológicas.
II. A eficácia da imagem se ancora no fato de que os
sentidos a ela atribuídos independem da biografia
individual do observador.
III. Diante de uma imagem, nem todos os receptores estão
aptos a perceber uma mesma informação em sua
plenitude.
Assinale:
Uma das concepções de “informação" diz que “ela só é
retida por um organismo se lhe for significativa"
(Rabaça & Barbosa: 2001, p. 388).
A partir desta definição, é correto afirmar que a utilização da
imagem como fonte de “informação" é mais eficaz quando:
A expressão “imagem acústica" é sinônimo de:
Para Roland Barthes, uma imagem pode reunir três tipos de
mensagem: linguística, icônica codificada e icônica não-codificada.
Em relação a esta concepção estrutural, analise
as afirmativas a seguir.
I. A leitura da imagem massificada se estrutura na
simultaneidade de leitura da mensagem perceptiva e da
mensagem cultural.
II. Apesar de possuírem a mesma substância, as
mensagens icônicas codificada e não-codificada
distinguem-se espontaneamente na leitura do espectador
comum.
III. Análoga à distinção entre significante e significado, a
distinção entre as mensagens icônicas codificada e nãocodificada
permite uma análise sobre o papel social da
imagem.
Assinale:
O realismo estético, a neutralidade e a objetividade podem ser alcançados por meio da produção de cópias minuciosas do real. Em relação às especificidades desta concepção, é correto afirmar que, na produção de imagens, deve, necessariamente, haver:
Na condição de produção humana, a imagem é uma
tentativa de estabelecer relações com o mundo. Segundo
Jacques Aumont, esta relação apresenta-se sob três formas:
simbólica, epistêmica e estética.
Em relação a este tema, assinale a afirmativa incorreta.
É possível reconhecer dois tipos de investimento psicológico
na imagem: o reconhecimento e a rememoração. De maneira
dicotômica, estas duas formas se relacionam de maneira
análoga à distinção operada entre função representativa e
função simbólica.
Em relação a este tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Tanto o reconhecimento como a função representativa da
imagem evocam a memória, o intelecto e o raciocínio.
II. A rememoração e a função simbólica da imagem se
voltam para a apreensão do visível, para as operações
mais diretamente sensoriais.
III. A constância perceptiva caracteriza o re-conhecimento e
pode ser entendida como a comparação ininterrupta que
é feita entre o que “é" e o que já “foi" visto.
Assinale:
A análise estrutural de imagens é definida pelos seguintes aspectos, à exceção de um. Assinale-o.
Genericamente, o instrumento de rememoração da imagem é chamado de “esquema", cuja característica operacional é:
Essa questão contêm duas afirmações sobre a difusão da Ciência e Tecnologia pelos meios de comunicação. Assinale:
I. Em uma visão mais apocalíptica, os meios de comunicação de massa, ao homogeneizar e padronizar as informações,
não estariam preocupados com a difusão de conteúdos, mas na formação de um gosto médio, ideal para obter lucro com
grandes audiências.
PORQUE
II. nos estudos de filmes, revistas especializadas, histórias em quadrinhos, ficção na TV, entre outras produções, percebe-se
forte circulação de imagens, símbolos e ideologias referentes tanto à vida prática, quanto à imaginária, em um sistema de
identificações e projeções.
Por meio da identidade visual, é reforçada a associação das características particulares de uma empresa, entre as quais estão o desenvolvimento histórico dessa empresa, os seus funcionários, os produtos e(ou) serviços oferecidos, as políticas de gestão, o desempenho, o planejamento estratégico e as campanhas de divulgação.
A. Costa e Silva. Branding & design: identidade no varejo. Rio de Janeiro: Rio Books, 2002, p. 113. (com adaptações).
Com referência ao assunto apresentado no texto, julgue o item a seguir.
Símbolo é um sinal gráfico, geométrico ou não, destituído de
emoção, que convencionalmente identifica a empresa.
O telejornal combina os códigos icônico, linguístico e sonoro, sendo que o código
Captain Blood é um filme norte-americano produzido pela Warner Bros, em preto e branco, de 1935. Na trama, Errol Flynn interpreta um personagem que é condenado por traição. Em dado momento, ele se torna líder de um navio pirata. Hasteada no mastro, a bandeira negra composta por um crânio de caveira com os ossos cruzados servia tanto para aterrorizar os tripulantes dos demais navios como para representar o código de conduta daquela embarcação em combate.
Para compreender o que representa aquela bandeira hasteada nos navios piratas, é necessário que os receptores:
Revistas costumam ser um tipo de publicação na qual o designer se encontra mais propício a experimentar diferentes formas e tamanhos, bem como diferentes materiais e técnicas de impressão. No entanto, é preciso ficar atento às características que, padronizadas, conferem a determinada revista uma identidade própria. Marque a alternativa abaixo que contém APENAS elementos cuja presença é frequente na capa de uma revista.
Acerca da gestão de marcas, julgue o próximo item.
O valor que a marca confere a um produto é um investimento
de curto prazo.
Acerca da gestão de marcas, julgue o próximo item.
O design gráfico, importante ferramenta de venda de um
produto, não se restringe ao conteúdo atrativo da embalagem,
cabendo a ele a criação de todas as expressões visuais
referentes à marca.
Acerca da gestão de marcas, julgue o próximo item.
O significado de uma marca não necessita estar expresso na
embalagem do produto porque já faz parte do imaginário do
consumidor
Acerca da gestão de marcas, julgue o próximo item.
A criação de uma marca emocional, com um desenho atraente
e bem definido, é uma maneira de conquistar os consumidores
por meio de aspectos sensoriais.
No que se refere a fotojornalismo, assinale a alternativa correta.
A respeito das teorias criadas ao longo do século XX para consolidar, interpretar e aperfeiçoar os processos de comunicação, julgue o próximo item.
Oriundas da linguística e da semiótica, as teorias semiológicas,
ao enfatizarem as cadeias de sentido operadas pelos sujeitos
receptores da informação, transformaram a comunicação em
uma área das ciências cognitivas.
Walter Benjamin, em seu texto A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica, defende que “com a reprodutibilidade técnica, a obra de arte se emancipa, pela primeira vez na história, de sua existência parasitária, destacando-se do ritual. A obra de arte reproduzida é cada vez mais a reprodução de uma obra de arte criada para ser reproduzida. (...) No momento em que o critério da autenticidade deixa de aplicar-se à produção artística, toda a função social da arte se transforma. Em vez de fundar-se no ritual, ela passa a fundar-se em outra práxis: a política”.
Benjamin, um dos principais teóricos do movimento
que foi chamado de Escola de Frankfurt, ou
Teoria Crítica para alguns pesquisadores, acreditava
na obra de arte produzida em massa e para as
massas como veículo de transformação social, desde
que não estivesse sob o domínio das grandes
empresas capitalistas. Já Adorno e Horkheimer, também
teóricos da Escola de Frankfurt, responsáveis
pela criação do termo indústria cultural, possuíam
uma visão mais crítica da massificação da arte. De
acordo com estes autores, no texto A indústria cultural:
o esclarecimento como mistificação das massas,
capítulo do livro Dialética do Esclarecimento, tal crítica
consiste que a indústria cultural:
Sobre os processos de significação na Fotografia, leia o trecho a seguir.
“As fotografias, e em particular as fotografias instantâneas, são muito instrutivas porque sabemos que, sob certos aspectos, elas se parecem exatamente com os objetos que representam. Porém, essa semelhança deve-se na realidade ao fato de que essas fotografias foram produzidas em tais circunstâncias que eram fisicamente forçadas a corresponder detalhe por detalhe à natureza.”
(PEIRCE apud DUBOIS, 1990:49)
Na classificação peirceana dos signos em relação ao objeto representado, a primeira e a segunda frase se referem, respectivamente, a
Podemos dizer que a imagem é narrativa. Por mais estática que ela seja, outras tantas são desencadeadas em nossa mente, num movimento frenético de associações. Nossas ideias se constroem a partir de imagens. A imagem é questionadora e sempre tentaremos encontrar uma resposta diante dela. Por último, em uma perspectiva subjetiva e até um pouco poética, ela é o próprio espelho, na lente da câmera, na tela, nos olhos de outro alguém. A imagem é a linguagem da alma.
Márcia Nogueira Alves et al Mídia e produção audiovisual: uma introdução Curitiba: IBPEX, 2008 (com adaptações)
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, relativos à teoria da imagem.
A partir da tipificação da mensagem visual, a mensagem
icônica refere-se à imagem das palavras.
Podemos dizer que a imagem é narrativa. Por mais estática que ela seja, outras tantas são desencadeadas em nossa mente, num movimento frenético de associações. Nossas ideias se constroem a partir de imagens. A imagem é questionadora e sempre tentaremos encontrar uma resposta diante dela. Por último, em uma perspectiva subjetiva e até um pouco poética, ela é o próprio espelho, na lente da câmera, na tela, nos olhos de outro alguém. A imagem é a linguagem da alma.
Márcia Nogueira Alves et al Mídia e produção audiovisual: uma introdução Curitiba: IBPEX, 2008 (com adaptações)
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, relativos à teoria da imagem.
A imagem mental é formada a partir da visualidade mediada
por equipamentos tecnológicos, como a câmera fotográfica.
Podemos dizer que a imagem é narrativa. Por mais estática que ela seja, outras tantas são desencadeadas em nossa mente, num movimento frenético de associações. Nossas ideias se constroem a partir de imagens. A imagem é questionadora e sempre tentaremos encontrar uma resposta diante dela. Por último, em uma perspectiva subjetiva e até um pouco poética, ela é o próprio espelho, na lente da câmera, na tela, nos olhos de outro alguém. A imagem é a linguagem da alma.
Márcia Nogueira Alves et al Mídia e produção audiovisual: uma introdução Curitiba: IBPEX, 2008 (com adaptações)
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, relativos à teoria da imagem.
Os desenhos nas paredes das cavernas, no período
pré-histórico, são um exemplo de tentativa de manifestação
artística que procura representar a realidade.
Quanto à imagem na sociedade e à fotografia, julgue o item.
A imagem mental é aquela que ganha forma por meio de desenhos, gravuras, fotografias ou imagens cinematográficas, ou seja, objetos que representam o que se vê.
As personagens descobertas pelos caçadores de talentos e depois lançadas em grande escala pelos estúdios são tipos ideais da nova classe média dependente. A starlet deve simbolizar a empregada de escritório, mas de tal sorte que, diferentemente da verdadeira, o grande vestido de noite já parece talhado para ela. Assim, ela fixa para a espectadora não apenas a possibilidade de também vir a se mostrar na tela, mas ainda mais enfaticamente a distância entre elas. Só uma pode tirar a grande sorte, só uma pode se tornar célebre.
ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahas Editores, 1985.
Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta.
O fotojornalismo cumpre um papel de extrema importância no registro da história. Ele também é responsável por levar informações de maneira clara e objetiva para um público significativo. Assim como outras áreas da fotografia, o fotojornalismo possui gêneros, dentre os quais pode-se citar:
No que se refere à história do jornalismo no Brasil, julgue o item a seguir.
Assim que lançada, em 1928, a revista Realidade causou
grande impacto na edição, na ilustração e na forma de
veiculação de notícias e reportagens no Brasil.
A respeito do Webjornalismo, julgue o item que se segue.
A emergência de uma linguagem multimidiática, no contexto
de navegação na Internet, possibilitou um diálogo simultâneo
entre conteúdos verbais e não verbais, exigindo do redator
maior competência em relação às diversas textualidades
envolvidas no contexto de hipertexto.
Christopher Vogler conceitua alguns arquétipos básicos para construção de personagens em uma narrativa. Eles estão presentes em quase todas as histórias que conhecemos e permitem ao público identificar-se com os personagens e/ou com suas histórias. Segundo o autor, estes arquétipos são: o Herói, o Mentor, o Guardião, o Arauto, o Camaleão, o Sombra e o Pícaro.
A respeito destes, assinale a alternativa correta que se adequa aos conceitos apresentados por Vogler.
Pesquisadores da área de imagens, entre elas a fotografia, entendem que elas (imagens) têm quatro funções primárias:
Entre as várias técnicas fotográficas, o Panning se destaca por capturar uma imagem com quais características?
A relação social entre as pessoas, mediatizada por imagens é conceituada teoricamente como sociedade
No mundo corporativo moderno, as empresas cada vez mais diversificam seus negócios e atuam em mercados com as mais diferentes culturas. Por isso, precisam de uma identidade consistente e que perpasse todos os seus braços e operações.
Desta forma, cada vez mais as empresas trabalham no desenvolvimento de mensagens visuais que reforcem suas características também através de suas(seus)
Existe em qualquer empresa uma preocupação com a imagem institucional que leva a um cauteloso arranjo de variantes tangíveis de comunicação em um todo coerente, para conseguir reconhecimento em meio à diversidade encontrada no mercado.
Segundo Strunch (2007), “Desde que nascemos, começamos a nos acostumar com um mundo de símbolos e logotipos. Esses símbolos são úteis a quem produz, vende e consome, porque distinguem e identificam a marca num contexto complexo global.”
O texto acima faz referência direta à(a)
Sobre enquadramentos, leia as afirmativas.
I. São, frequentemente, analisados com o auxílio das analogias dos enquadramentos na imagem (fotográfica, cinematográfica, entre outras.) ou dos conjuntos matemáticos.
II. A p r e s e n t a m - s e c o m o d i s p o s i t i v o s especificamente inclusivos porque incluem algumas ações e mensagens.
III. Desempenham uma função que visa permitir aos seus utilizadores a explicação de ocorrências que se dão a conhecer na vida social, utilizando o conhecimento disponível e previamente estabelecido.
Está correto, apenas, o que se afirma em: