-
Gabarito letra E.
e) F - F - V
-
Na 2º alternativa ressalta o crescimento industrial e a nacionalização das empresas. Nesta época (também conhecida como república populista) surgiram grande parte das gigantes nacionais, dentre elas a Petrobrás, além da abertura ao capital extrangeiro ( com JK) e crescente industrialização. Alguem poderia explicar porque esta errada?
-
Jean Vinícius, acho que o erro da segunda é dizer que a produção industrial cresceu fortemente.
-
a 2º ta errado no cresceu fortemente e o processo de nacionalizacao, pelo contrario, foi interrompido, começa o capitalismo de fato a surgir que inclusive ficou mais forte apos a queda da URSS
-
O item II - A produção industrial cresceu fortemente e aprofundou o processo de nacionalização das empresas. ERRADO
Devido ao pedido de empréstimo no exterior e aumento da dívida externa para investimentos internos, no Brasil AUMENTOU o processo de nacionalização das empresas.
-
A dívida externa foi severamente reduzida e a economia nacional teve picos de crescimento. (FALSO)
A produção industrial cresceu fortemente e aprofundou o processo de nacionalização das empresas.(FALSO)
Esses dois itens são falsos, pois entre 1930 e 1960, completou-se a etapa da industrialização brasileira caracterizada pelo modelo de substituição de importações voltado para o abastecimento interno e baseado na união de capitais estatais e nacionais e estrangeiros privados, o que acarrreta o aumento da divida externa e consequentemente na privatização de empresas nacionais.
GABARITO: LETRA E
FONTE: LIVRO VOAZ GEOGRAFIA, LUCIA MARINA E ETÉRCIO
-
"A produção industrial cresceu fortemente e aprofundou o processo de nacionalização das empresas."
Não "aprofundou" o processo de nacionalização das empresas. Lembremos, por exemplo, da Instrução 113 da SUMOC (criada no fim do governo Café Filho e largamente utilizada no governo JK), que era um mecanismo cambial que facilitava a entrada de empresas estrangeiras no Brasil. Lembremos, também, da implantação da indústria automobilística com empresas estrangeiras (Ford, Volksvagen, General Motors...) no governo JK.
-
A questão tem uma grande armadilha que é o recorte temporal. Deter-se no imediato período pós II Guerra é pensar no segundo momento da Era Vargas. Entretanto o texto de chamada fala da inserção da economia brasileira no capitalismo monopolista que apenas começa na metade do século XX, mas se aprofunda nos anos seguintes. Nos períodos de JK, governos militares e mesmo na redemocratização, o que se viu foi aumento da dívida externa, crescimento da produção industrial, privatização (especialmente pós-1990) e internacionalização do parque industrial e forte dependência tecnológica e financeira em relação aos capitais externos
Fonte: Curso Cidade