-
A rentabilidade no setor voltado para o mercado interno foi beneficiada tanto pela demanda nacional quanto pelo corte das importações que represavam a maior parte da demanda no mercado interno e não no externo. Ao mesmo tempo o setor exportador registrava queda nos lucros, o que beneficia a migração dos capitais deste setor para o ligado ao mercado interno, que se tornara mais atraente. Mesmo com a limitada capacidade de importar equipamentos para se expandir esse setor aproveita intensamente a sua capacidade já instalada, segundo suposição de Furtado. Essa condição cria estímulos para a instalação de indústrias do setor de produção de bens de capital, mas a instalação desse setor em uma economia subdesenvolvida e dependente era complicado. Contudo, as indústrias já instaladas, de ferro e aço e cimento registraram crescimento a partir de 1931, o que demonstra que a economia brasileira encontrou instrumentos de enfrentamento da crise dentro de seu próprio sistema e mais, conseguiu fabricar parte dos materiais que precisava para expandir sua capacidade produtiva independentemente das importações. Segundo Furtado, entre 1929 e 1937 a produção industrial cresceu cerca de 50%, a produção primária para o mercado interno, mais de 40% e a renda nacional aumentou em 20%, dados que mostram como o Brasil conseguiu se recuperar da crise enquanto os Estados Unidos, por exemplo, teve um decréscimo na renda per capita no mesmo período...
Fonte :http://rrecia.blogspot.com.br/2013/05/feb-capitulos-27-32.html
-
Vargas era protecionista,nacionalista, ele não deixava os produtos importados tirar lucro do governo,aumentando as taxas de importação para o brasileiro comprar produtos nacionais, Assim como o governo de JANGO.
-
Entre 1929 e 1937, a produção industrial cresceu 50% e a produção agrícola para o mercado interno cresceu 40%. A renda nacional, apesar da depressão mundial, aumentou entre os mesmos anos, 20%, enquanto a renda per capita cresceu 7%. Era o começo de um crescimento que nos 40 anos seguintes foi o maior entre todos os países capitalistas.
Para manter o crescimento econômico e reduzir a importação de insumos básicos (aço, petróleo, produtos químicos), Getúlio concentrou, através do Estado, os recursos e os esforços necessários para criar a siderurgia nacional - CSN -, a indústria petrolífera - Petrobrás - a indústria química - Companhia Nacional de Alcalis -, e projetou a Eletrobrás. Deu extraordinário impulso à indústria de máquinas e equipamentos, com a Fábrica Nacional de Motores; fundou a Companhia do Vale do Rio Doce para colocar os recursos minerais, antes explorados e exportados, a serviço do povo e do desenvolvimento brasileiros.
Fonte: https://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/historia/era_vargas
-
Sobre a letra D, Vargas na verdade limitou os vistos para imigrantes, logo após a revolução de 1930
-
Costuma- se tomar a data de 1930 como marco inicial do processo de susbstituição de importação de produtos manufaturados pela produção interna. Um dado relevante indica a crescente significação das atividades ligadas ao mercado interno. Trata-se do sensível aumento na importância relativa da produção agrícola para esse mercado.
GAB: LETRA (A)
FONTE: LIVRO HISTÓRIA DO BRASIL, BORIS FAUTO
-
Lembra da crise de 30 e as 70 milhões de sacas de cafés queimadas por Vargas. Mata a questão resposta Letra A
-
Vargas e sua política nacionalista.
-
GABARITO= A
VARGAS = É NACIONALISTA.
-
A famosa substituição de importações..
-
Aproveitamento do mercado interno e do corte nas importações.
VARGAS POLÍTICA NACIONALISTA
GABARITO - A