SóProvas


ID
2321395
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Os casais apaixonados chegavam à ponte para realizar o ritual romântico tradicional daquele lugar. Vinham de toda parte, contemplavam a paisagem, faziam juras de amor e depois de fechar os cadeados, lançavam as chaves ao mar, desejando amor eterno.”
Marque a alternativa correta, com base no texto acima, no qual observa-se o uso da:

Alternativas
Comentários
  • predominancia do sujeito oculto (eliptico)

  • Elipse é uma figura de linguagem da língua portuguesa, que consiste na omissão de um ou mais termos de uma oração, sendo que estes são facilmente identificados a partir do contexto do texto.

  • Ambiguidade é considerada um vício de linguagem. É também chamada de Anfibologia. Ocorre quando há a duplicidade de sentido em palavras ou expressões do texto.

    ex:  A menina disse à colega que sua mãe havia chegado.

    (A oração deixa um entendimento duvidoso, pois não se sabe ao certo quem chegou. A mãe da menina ou a mãe da colega).

     

    hiperonímia indica uma relação hierárquica de significado que uma palavra superior estabelece com uma palavra inferior. O hiperônimo é uma palavra hierarquicamente superior porque apresenta um sentido mais abrangente que engloba o sentido do hipônimo, uma palavra hierarquicamente inferior, com sentido mais restrito.

     

    hiponímia indica, assim, essa mesma relação hierárquica de significado. Foca-se, no entanto, na perspectiva da palavra hierarquicamente inferior - hipônimo, que, a nível semântico, pode ser incluída numa classe superior que abrange o seu significado - hiperônimo.

     

    País é hiperônimo de Brasil. / Mamífero é hiperônimo de cavalo. / Jogo é hiperônimo de xadrez.

    Brasil é hipônimo de país. / Cavalo é hipônimo de mamífero. / Xadrez é hipônimo de jogo.

     

    Os hiperônimos:

    Apresentam um sentido abrangente;Transmitem a ideia de um todo;Representam as características genéricas de uma classe;

    Permitem a formação de subclasses associadas a elas.

     

    Os hipônimos:

    Apresentam um sentido restrito; Transmitem a ideia de um item ou uma parte de um todo; Representam as características específicas de uma subclasse; Permitem a associação a uma classe superior mais abrangente.

     

    elipse: consiste na omissão de um termo facilmente identificável pelo contexto.
    “Na sala, apenas quatro ou cinco convidados.” (omissão de havia)

     

    Na frase da questão:

     

    Os casais apaixonados chegavam à ponte para realizar o ritual romântico tradicional daquele lugar. Vinham de toda parte, contemplavam a paisagem, faziam juras de amor e depois de fechar os cadeados, lançavam as chaves ao mar, desejando amor eterno.”

     

    (Podemos observar que há a omissão das palavras casais apaixonados, porém ela é identificável se retomado ao termo do início da frase).

     

    GABARITO: LETRA E

    FONTE: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/resumo-de-portugues-figuras-de-linguagem/

  • Poderia ser ZEUGMA se tivesse nas opções?

  • Elipse. Sujeitos ocultos.

    Os casais apaixonados vinham de toda parte,

    os casais apaixonados contemplavam a paisagem,

    os casais apaixonados faziam juras de amor e depois de fechar os cadeados,

    os casais apaixonados lançavam as chaves ao mar, desejando amor eterno.

     

  • Respondendo a pergunta do Filho deDeus abaixo, acredito que seria Zeugma se fosse uma única oração. Porém, percebe-se duas orações nesta frase, a primeira seria: "Os casais apaixonados chegavam à ponte para realizar o ritual romântico tradicional daquele lugar.", a segunda oração, há omissão do pronome pessoal do caso reto da terceira pessoa no singular, Eles, que identifica os casais apaixonados da oração anterior, logo, caracterizando elipse, pois, omite um termo que está implícito e não um termo que foi dito antes na mesma oração, se não seria Zeugma.

    Agora... se a banca colocasse Zeugma em alguma alternativa, eu teria marcado de primeira, pois só percebi duas orações depois. Figura de linguagem pode se tornar confuso, pois depende do contexto e interpretação de vida de cada pessoa também (no caso o da banca), por exemplo, para algumas pessoas um casal só é casal se estiver apaixonado, logo, casais apaixonados poderia ser pleonasmo?

    É confuso!

  • Elipse - Termo Subtendido / evita a repetição vocabular.

    Os casais apaixonados (sujeito)

    -faziam

    -lançavam (verbo)

    -vinham