Relative Clauses(Pron. Relativo)
Reiteram a informação (qualidade – adjetivo, portanto) do substantivo. Eles podem ser:
Who (que/qual – utilizado para pessoas);
Which (qual – utilizado para coisas);
Whose (cujo);
That (que – Sujeito/Objeto, Pessoa/Coisa);
Whom (que – Pessoas, Objeto).
Das alternativas apresentadas, a única cujo pronome relativo modifica o objeto da frase (ou ocupa a posição de objeto é a letra E):
A presente questões envolve o estudo dos Pronomes Relativos e das orações subordinadas relativas, bem como o conhecimento de análise sintática. Isso porque, o candidato deve indicar qual das orações relativas relacionadas modifica o objeto da oração.
As “Relative Clauses" [Orações Relativas] são orações subordinadas que trazem informações a respeito de uma pessoa, objeto ou ideia da oração principal. Ou seja, elas complementam a oração principal, criando uma frase mais complexa.
Elas equivalem às orações subordinadas adjetivas do português. E funcionam como um complemento de um substantivo da oração principal, o antecedente, informando detalhes ou especificações sobre ele.
Logo, para resolvermos a questão, basta identificarmos a oração relativa cujo antecedente é o objeto da oração principal.
Vamos às alternativas.
Alternativa A.
ERRADA. A oração relativa “who lives near me" qualifica “boy" , que é o sujeito da oração principal “The boy has four cats."
Alternativa B.
ERRADA. A oração subordinada relativa “which end in death" restring o antecedente “stories" que é o sujeito da oração principal “Stories make me cry".
Alternativa C.
ERRADA. A oração relativa “that she could fly" refere-se a “idea", sujeito da oração “The idea is completely nonsense."
Alternativa D.
ERRADA. A oração relativa restritiva “whose father died yesterday" diz respeito a “girl", que é o sujeito da oração principal “The girl will move to China."
Alternativa E.
CORRETA. A oração relativa “to whom you talked" refere-se a “person" que é o objeto da oração “I can't find the person". É “person" que sofre a ação “can´t be found" (ou seja, é a pessoa que não pode ser encontrada pelo sujeito “I").
Gabarito do Professor: Letra E.