SóProvas


ID
2321905
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente portador de cardiomiopatia dilatada com disfunção grave do ventrículo esquerdo deu entrada na emergência do hospital geral, apresentando hipoperfusão periférica, hipotensão arterial, congestão pulmonar, cansaço ao repouso e respiração irregular e cíclica, que se iniciava com aumento gradativo da amplitude respiratória seguido por outra fase de diminuição progressiva, até chegar à apneia, esta durando alguns segundos.

As informações descritas caracterizam a

Alternativas
Comentários
  • platipneia: dificuldade de respirar em pé que melhora em supino. ortopneia: dispneia que não permite ao paciente deitar-se, tendendo a ficar deitado ou em pé. Trepopneia é a dispneia (dificuldade em respirar) que é sentida quando a pessoa está em decúbito lateral, não sendo sentida no decúbito contralateral. Resulta de doença de um pulmão, um brônquio principal ou insuficiência cardíaca congestiva crónica.
  • Gabarito Letra B

    A respiração de Cheyne-Stokes caracteriza-se por uma fase de apneia seguida de incursões respiratórias cada vez mais profundas até atingir um máximo, para depois vir decrescendo até a pausa. Embora apresente um padrão irregular, ela é previsível.

    As causas mais frequentes são: Insuficiência Cardíaca, Hipertensão Intracraniana, AVE e TCE.

  • A respiração de Cheyne-Stokes é uma forma de respiração periódica na qual apnéias e hipopnéias se alternam com períodos de hiperpnéias que apresentam um padrão crescendo e decrescendo de volume corrente.

    _________________________________________________________

    O que é sinal de Kussmaul?

    Tipo de respiração em que se verifica uma inspiração rápida e profunda, seguida de uma pausa, uma expiração súbita, em geral seguida de nova pausa. Encontra-se nos doentes em coma diabético e é uma respiração com hiperventilação que tenta compensar a acidose diabética