SóProvas


ID
2321989
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação ao Acidente Vascular Encefálico, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Vertigem, náusea, vômito, disartria, dificuldade na marcha e cefaleia são sintomas comuns no infarto cerebelar agudo.
( ) Êmbolos nas artérias vertebrais intracranianas geralmente causam infarto cerebelar.
( ) A artéria basilar, quando parcialmente ocluída gravemente, poderá causar síndrome do encarceramento.
( ) Alterações da personalidade com hemiplegia contralateral podem ser resultado da oclusão dos ramos cortinais da artéria cerebral anterior.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Os infartos cerebelares são agrupados classicamente em4,5:

    • Territoriais – quando há acometimento de territórios específicos das artérias cerebelar superior (SCA), cerebelar póstero-inferior (PAICA) ou cerebelar ântero-inferior (AICA). São relacionados principalmente à doença vascular de grandes artérias.

    • Não-territoriais – são infartos cerebelares pequenos, menores que 2 cm de diâmetro, freqüentemente encontrados em conjunto com os infartos territoriais, ou de aspecto múltiplo nos pacientes acometidos, e mais relacionados com doença de pequenos vasos

     O infarto cerebelar é menos freqüente que o cerebral e representa apenas 1,5% a 3% de todos os infartos encefálicos8,26,37,39 .

    Com o advento da tomografia computadorizada (TC) e da ressonância nuclear magnética (RNM), o diagnóstico de infarto cerebelar tem sido mais freqüente. Sua principal causa é a aterosclerose, seguida de êmbolos cardíacos4,21,39.

    O tratamento ainda hoje é bastante controverso e o prognóstico está diretamente relacionado com a idade do paciente, extensão do infarto e estado de consciência do paciente por ocasião da admissão.